Atropelamento de animal em AE

Iniciado por manubar, 07 de Setembro de 2010, 22:19

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manubar

Boas pessoal....!

é com grande pena minha que tenho que abrir este post muitissimo off topic! Ou não, já que estava ao volante do meu outro Japones Não-antigo nem moderno, um Nissan Almera N15 .

Hoje ia eu no meu sossego pela A1, Porto - Lisboa, quando leio naqueles avisos "Perigo animal, modere velocidade"... confesso que até me ri com a expressao "perigo animal", mas fiz o recomendado e passei da esquerda pra direita e reduzi de 120 ou 130 para 100, na esperança de ver um cão perdido ou assim... Nao vi. de repente, estava a ser ultrapassado, olhei pro retrovisor e quando olhei de novo pra frente.... sai uma coisa da berma mesmo pra minha frente! Nao tive reacçao nenhuma... acertei em cheio no pobre do animal. Nao me pareceu um cao, mas sim uma raposa. De qualquer forma, o pobre bicho faleceu.  :-X

Olhei para o retrovisor e vi que ninguem se tinha despistado por causa do incidente. Menos mal. Bichos ok mas pessoas primeiro.
O meu primeiro pensamento foi "ao menos nao me meti por um rail adentro" e fiquei ok. O segundo pensamento foi "tenho o para choques feito num oito".

Parei na area de serviço seguinte, na Mealhada, e de facto....estava partido, em baixo. Fiquei furioso porque (e isto parece comédia) o para-choques tinha vindo de pintura ONTEM!!! :wall

Segui viagem, tinha que chegar mesmo a lisboa. Alguma vibraçao, mas nada demais. E um ruido parasita novo no habitaculo.
No caminho, liguei para o numero de apoio ao cliente da brisa, reportei o assunto e o operador enviou uma equipa para recolher o bicho. Achei que era importante nao só tira-lo de lá como também deixar um registo oficial do que tinha acontecido...

As minhas questoes agora sao:
1.isto já aconteceu a alguem? Que outros danos devo procurar?
2.a Brisa vai se chegar a frente e pagar...ou nem por isso?

cumprimentos a todos!
Manuel Barbosa

Santos Silva

Bom,

Quanto aos danos, acho melhor retirar o pára-choques e ver o que está por tras! Espero que não tenhas surpresas...
Vê os suportes dos farois e seu alinhamento e os radiadores.
É possivel que tenhas acertado com uma roda ou braço da suspensão e podes ter a direcção desalinhada.
Não me ocorre nada mais.

Quanto à BRISA: Esquece!
Se não paraste e chamaste a polícia (não a BRISA mas sim a POLÍCIA), a BRISA vai por-se de fora concerteza.
Já soube de relatos de situações identicas em que não foi chamada a Policia e a Brisa "saltou" fora mesmo tendo estado uma viatura de assistência no local.
Mas não há nada como tentar...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Apesar de lesado, tens de analisar a situação com distanciamento:

1. A Brisa fornece-te um serviço, pelo qual é responsável por garantir a segurança de quem o utilizar;
2. Como relatas, tomou medidas preventivas a fim de evitar dano;
3. Utilizaste e pagaste o serviço sem reportar o dano de forma presencial.

A Brisa tem razões para não dar seguimento às tuas intenções porque:

A. Não há forma de fazer prova que os danos ocorreram durante a prestação de serviço;
B. Só há registo do uso do serviço pela tua viatura se tiveres Via Verde.


Se te puseres no lugar deles, compreendes que só poderão accionar o seguro baseados na tua boa fé.
Eles até podem acreditar em ti mas o seguro deles pode só aceitar pagar se tiveres seguido o protocolo formal de queixa.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tractortp

#3
Faço minhas as palavras do Santos Silva e do Kaizen.

Um aviso para quando isso acontece.

Parar na berma logo com segurança ( o mais à direita possível ), sinalizar com os 4 piscas e o triangulo a pelo menos 30 metros ( usar o colete refletor ).

Chamar o 112 ( pedir GNR ao local ) para assinalar a ocorrencia.

Chamar assistencia em viagem ( sim, chamar reboque ), há casos que parece que não ha nada no carro e depois ocorre mais tarde o resultado da pancada e pode provocar estragos muito maiores, exemplo : salta um rótula de direção, ou rótula do triangulo, radiador água furado, radiador óleo furado, etc.

Tenho visto danos enormes com animais pequenos e que não morrem e acabam por fugir.

manubar

Boas pessoal, obrigado pelas respostas, já começo a ver que estou mesmo por minha conta...
Na altura não considerei que fosse preciso tanta burocracia. Sabia que devia reportar, e por isso liguei para o numero de apoio a clientes.
A verdade é que não sou propriamente obrigado a saber o procedimento a tomar numa situaçao destas, apesar de fazer sentido. Mas digam-me lá, se eu liguei para o apoio a clientes e reportei a situaçao, perguntando o que devia fazer, não era dever deles informar-me sobre as medidas a tomar? Do género, encoste a viatura, chame o 112, faça um relatório com a polícia e depois envie tudo isso?

É que o operador não me disse nada! Eu perguntei lhe se a Brisa se encarregava destes gastos (porque estava convencidissimo que sim!) e ele disse me que devia mandar um email a expor a situaçao. nao me disse mais nada. Mas devia tê-lo feito não?

Ainda nao me responderam, mas a verdade é que também tenho alguns argumentos válidos e sólidos... Há registos dos contactos, do assunto da conversa, do envio de uma viatura de assistencia para remover o animal... enfim, só não há mesmo o envolvimento da polícia, nunca pensei que fosse necessário. Vou esperar para ver o que eles dizem.

Entretanto, quanto ao carro, vou tirar o para choques e ver se ha algum dano a olho nu. Para ja, não me parece, até porque ainda fiz quase 200km depois do incidente e ele respondeu bem.

Cumprimentos a todos

Kaizen

Respondendo à tua mensagem com o meu post anterior:

CitaçãoA verdade é que não sou propriamente obrigado a saber o procedimento a tomar numa situaçao destas

Resposta do tractortp:

CitaçãoChamar o 112 ( pedir GNR ao local ) para assinalar a ocorrencia.


Citaçãonão era dever deles informar-me sobre as medidas a tomar?

Isso é o ponto de mau serviço de apoio ao cliente da parte deles. A eles diz respeito e se não houver uma entidade (Deco por exemplo) a zelar pelo procedimentos eles baldam-se (o que é um erro mas a má gestão é da responsabilidade deles, mais nada).


Sobre o carro, tens Via Verde? Se não, não sabem se é esse o carro.
Ou, como escrevi em cima:

Citaçãoo seguro deles pode só aceitar pagar se tiveres seguido o protocolo formal de queixa.






Rui Coelho
Associado AJA Nº1

AJA Team

De repente ocorreu-me que podiamos ter este tópico, e outros do género, guardados como forma de dar informação aos nossos sócios e simpatizantes, de situações estranhas e de como as podemos/devemos tratar para nos salvaguardarmos. Apenas uma ideia. Há por exemplo casos com sinistrso, seguradoras, oficinas de reparação, gasolinas, etc...
Se acharem offtopic, OK.
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

manubar

Nao acho de todo que seja off-topic. Voces de certeza que encontram uma area apropriada pra colocar este tipo de situaçoes, de maneira a construírmos um know-how sobre todo o tipo de surpresas que se podem encontrar no dia a dia.

De volta à situaçao, sim, também tenho Via verde...portanto ficou registado o local e hora de entrada / saida.
LOL so me faltava que me fossem depois lixar a cabeça por ter feito o percurso em menos tempo do que o suposto para as velocidades permitidas...

entretanto, e pior do que o acontecimento em si, não acham absolutamente inaceitável que a brisa nunca me tenha contactado de maneira nenhuma?!

Kaizen

Depende de como eles vê o cliente, como têm monopólio (mais concretamente oligopólio) sabem que vais voltar a usar o serviço deles... a bem ou amuado ;) E que por muita má publicidade que faças deles... não os vai afectar em nada. Azares dos sectores de actividade com pouca concorrência

A Via Verde serve não só para isso, mas no teu caso, para identificar que foi essa a viatura a sofrer danos.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tractortp

Mete a DECO no barulho, pode ser que avance alguma coisa.

Uma vêz recorri ao apoio jurídico deles e ligaram-me passados uns 3-4 dias a elucidar-me.


Abraços

manubar

#10
É mesmo o que o Kaizen diz. É que nem por protesto posso deixar de usar o serviço, não tenho alternativas e eles sabem disso. Mas não vou ficar calado, tenho que fazer barulho para todos os lados possiveis porque uma resposta era o mínimo indispensável!

Se eu precisasse realmente de substituir o para-choques e estivesse à espera de uma peritagem como era? E na verdade quero substití-lo, não vou andar aí com um bocado de plástico pendurado muito mais tempo! que vergonha para uma empresa desta dimensão... mas, de novo, eles não querem saber mesmo.

Vou tentar DECO, tractorp, e mais alguma forma de protesto/queixa. Depois conto como foi.

actualização:
já expus a situação à DECO, voltei a enviar o email à Brisa, vou fazer reclamação num dos postos directamente no livro e também usei o site www.queixas.co.pt

nesse site, aproveitei para ler alguns testemunhos que só sublinham o que vocês disseram aqui: não tenho hipótese. http://queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=3187