Dez coisas que tem de saber sobre carros eléctricos

Iniciado por nunoturbo, 30 de Junho de 2009, 13:48

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Dez coisas que tem de saber sobre carros eléctricos


Mitsubishi e Renaul-Nissan rivalizam para trazer para Portugal os primeiros carros movidos a electricidade.

O que salta à vista são as vantagens para o meio ambiente, mas os carros eléctricos também trazem benefícios para o bolso dos consumidores. No dia em que foi apresentada a rede de abastecimento nacional, conheça os pró e os contras de optar por um carro movido a electricidade.

1. Quando estarão disponíveis os primeiros carros?
A Mitsubishi promete ter os primeiros carros nas ruas japonesas em Abril de 2010. A partir de amanhã, o site da marca começar a receber as primeiras encomendas. Na Europa, incluindo Portugal, o i-MiEV chegará alguns meses depois. Ocarro da Renault Nissan, cuja rede de abastecimento foi apresentada ontem, deve estar à venda em Portugal na Primavera de 2011.

2. Quanto vai custar um carro eléctrico?
A Mitsubishi já disse que o i-MiEV custará cerca de 32.600 euros (4.380 mil ienes). A Renault Nissan ainda não definiu um preço, mas diz que deverá rondar entre 20 mil a 30 mil euros, semelhante aos carros familiares. De acordo com este fabricante o preço de produção é inferior ao dos carros tradicionais - o carro eléctrico não tem caixa de velocidades, motor de combustão ou sistema de escape -, mas o preço da bateria de iões de lítio faz encarecer estes modelos. Em estudo está a possibilidade das baterias serem disponibilizadas em sistema de 'leasing' para garantir um preço final mais baixo.

3. Quanto custará o carregamento das baterias?
O carro eléctrico irá gastar em média pouco mais de um euro por cada 100 quilómetros. A este valor há que adicionar as taxas de serviço que serão criadas. As contas partem de um consumo de 10 a 15 kw/h a uma tarifa de 11 cêntimos por kilowatt, tal como é hoje paga pelos consumidores domésticos. Para fazer o mesmo percurso e partindo de um consumo de sete litros por cada 100 quilómetros, um carro a gasolina irá gastar cerca oito a nove euros. O valor final irá sempre depender do operador que fornece a energia e da tarifa escolhida. A opção por tarifas bi-horárias poderá ajudar a diminuir a factura.

4. Como será efectuado o pagamento
O sistema de pagamento está ainda em estudo, mas tudo indica que os proprietários de carros eléctricos virão a ter um cartão tipo multibanco associado ao carregamento dos seus automóveis. Este cartão, que também poderá funcionar como pré-pago, irá registar os carregamentos efectuados que posteriormente serão debitados na conta bancária dos utilizadores. Posteriormente, a conta com a energia gasta a carregar os carros eléctricos poderá vir na factura eléctrica mensal.

5. Quanto tempo demora a carregar uma bateria eléctrica?
Existem dois tipo de carregamentos - lento [casa] e rápido [rua], mas tempo de carregamento irá sempre de acordo com o modelo. Tanto no caso da Nissan, como da Mitsubishi , o carregamento total da bateria demorará entre seis a oito horas em casa. Outilizador pode sempre optar por carregar apenas 80% da bateria o que levará cerca de 30 minutos. Se está com pressa, o condutor pode trocar de bateria nos locais de abastecimento. Uma operação que deve demorar cerca de quatro minutos.

6. Quais os benefícios fiscais na compra de um carro eléctrico?
Será criado um sistema de benefícios fiscais específico para os veículos eléctricos. Para já, particulares e empresas terão acesso às mesmas regalias que já são atribuídas aos híbridos. Os automobilistas podem deduzir em sede de IRS até 796 euros do montante gasto, enquanto que para as empresas está contemplado uma dedução de 30%. Além disso, como estes carros não emitem CO2 estão isentos tanto de Imposto sobre Veículos como de Imposto Único de Circulação, refere a Quercus.

7. Onde é que as bateriais de iões de lítio podem ser carregadas?
Até final de 2009 estarão disponíveis 100 pontos de carregamento, número que subirá para os 1.300 no espaço de dois anos.
Parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e algumas vias públicas serão alvo prioritário para instalar os postos de carragamento das baterias dos carros eléctricos. Ao todo serão abrangidas 21 cidades, incluindo Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Viana do Castelo. Além disso, cada consumidor poderá carregar o carro em casa.

8. Quanto pesam as baterias eléctricas?
No caso das baterias fabricadas pela NEC (parceira da Nissan neste projecto) e que serão utilizadas nos carros da Nissan pesam 25O quilos. No início, tanto os carros como as baterias vão ser fabricados no Japão e mediante a velocidade de crescimento dos mercados vão ser instaladas outras fábricas em várias partes do mundo.

9. Qual a velocidade máxima que o carro atinge?
O carro eléctrico da Nissan poderá atingir uma velocidade máxima de 145 km/hora. Apesar de ainda não ser conhecido o modelo definitivo, a Nissan revela que o seu carro eléctrico será superior a um Qasqhai (no segmento C), mas idêntico a um carro familiar a gasolina com um motor 1.6. Em Setembro de 2008, a fabricante começou a produzir os primeiros protótipos no Japão. Os carros da Mitsubishi, que começam a ser vendidos no Japão já amanhã, terá uma velocidade máxima aproximada de 130 km/hora.

10. Quanto tempo demora uma viagem de Lisboa ao Porto?
Ir de Lisboa ao Porto irá demorar sensivelmente três horas, o mesmo que se fosse num carro tradicional. No entanto, como a
autonomia do carro eléctrico é de 160 quilómetros é preciso efectuar uma paragem nos postos de abastecimento de 30 minutos que permitirá carregar a bateria a 100%. Segundo o INE, 95% dos condutores portugueses fazem por dia menos de 45 km. n com S.P.M. e A.M.G.

http://economico.sapo.pt/noticias/dez-coisas-que-tem-de-saber-sobre-carros-electricos_14057.html
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo


Saiba quanto vai custar ter um carro eléctrico


Um carro a gasolina gasta em média oito vezes mais.

Promete ser, não só a primeira pedra de um novo paradigma energético, como reduzir substancialmente a factura do consumidor final em matéria de combustíveis.

Aos preços actuais, percorrer 100 quilómetros com um carro totalmente eléctrico custaria pouco mais do que um euro. Um valor bem inferior aos oito a nove euros que um automobilista tem que desembolsar para atestar o depósito com gasolina, considerando um consumo médio de sete litros por cada 100 quilómetros.

http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-quanto-vai-custar-ter-um-carro-electrico_14058.html
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Sócio Fundador n.º3

prelude guy

Eh, EH,

já responde à questão, que se tinha colocado no outro tópico, do quanto vai custar o abastecimento.

E então para quem for produtor da sua própria energia  :assobio, ainda pode ficar mais em conta.

Agora só tenho de esperar para haver um mercado de eléctricos "usados"  :redface  :-X

:angel:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

 Carros eléctricos vão ter prioridade de circulação

O projecto piloto da rede de abastecimento de veículos eléctricos é hoje lançado e integra 21 cidades nacionais. Em 2011, devem estar a funcionar 1300 postos de abastecimento para carros eléctricos.  

Um total de 21 cidades portuguesas vai aderir ao Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma rede de abastecimento de veículos eléctricos que o Governo  apresenta hoje e desenvolvido pela Efacec, EDP Inovação, Novabase, Critical Software e o CEIIA.

Os veículos eléctricos terão prioridade na circulação em vias de alta ocupação e terão acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos.

A rede nacional de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, prevê 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1.300 daqui a dois anos.

Na fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 21 municípios: Guarda, Faro, Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Sintra, Évora, Castelo Branco, Loures, Porto, Lisboa, Almada, Leiria, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Torres Vedras, Santarém, Cascais e Gaia.

Segundo uma nota do Ministério da Economia , as cidades envolvidas nesta fase piloto do projecto "apresentam características de densidade populacional, de situação geográfica estratégica, de volume de tráfego automóvel e de proximidade geográfica com eixos viários estruturais, propiciadoras da criação de uma rede homogénea para o lançamento da mobilidade eléctrica em Portugal".

A rede piloto para a mobilidade eléctrica será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e acessível em locais como parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios.

A Mobi-e vai contar com pontos de carregamento lento - com duração de 6 a 8 horas, que permite o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite, e pontos de carregamento rápido - 20 a 30 minutos, para carregamentos feitos durante o dia.

O posto de carregamento foi desenvolvido e concebido por um consórcio de empresas nacionais liderado pela Efacec e envolvendo também a EDP Inovação, a Novabase, a Critical Software e o CEIIA, o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria da Mobilidade.

No âmbito do mesmo projecto, o Governo e os municípios da rede piloto criaram ainda mecanismos para incentivar a aquisição e utilização de veículos eléctricos (VE), que passam por isenção de Imposto sobre Veículos e Imposto Único de Circulação, deduções fiscais na aquisição de VE (IRS para particulares e IRC para empresas) e incentivos ao abate de veículos em fim de vida quando trocados por VE.

A cerimónia de lançamento da rede terá lugar no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, com a presença do ministro da Economia.

http://clix.expresso.pt/carros-electricos-vao-ter-prioridade-de-circulacao=f523334
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