quando é que um J passa a JA?

Iniciado por Nuno toyotista, 17 de Março de 2004, 19:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno toyotista

Quando é que um J é considerado um JA. A partir de que ano? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

 


ROGER MORGAN

Segundo a FIVA o carro necessitava ter mais de 20 anos.

Agora de acordo com as novas regras essa fasquia passou para 25 anos, pois haviam carros de todos os dias a concorrer ao título.

Vivemos actualmente numa época de transição e assim, um carro de por exemplo 1983 só pode ser homologado como "antigo" em 2008 um de 1982 em 2007 e assim sucessivamente.

Old & Classic Car Fan


ROGER MORGAN

Oh pá eu respondi na verdadeira acepção da nomenclatura ou do termo, pois pensei que era esse o espírito da pergunta, mas talvez tenha entendido mal.

Se assim for as minhas desculpas, mas fica a informação para quem for útil.http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">

Quanto ao resto não tenho nada a opor.http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">  

Old & Classic Car Fan


Kaizen

Sim Nuno, tens o exemplo de um dos nossos membros mais activos e que partilha a 100% do nosso espirito: O CelicaGTi que tem como o nome indica um Celica MKV ST182 2.0 GT-i



  A alteração do nome não tem razão de ser porque o "nosso espirito" está mais presente em proprietários de carros antigos do que propriamente o espirito dos donos dos carros modernos.

  O Woody deu um exemplo engraçado no tópico "O que é que o AJA vos deu?", a própria intenção de modificar os nossos carros segue uma filosofia muito criteriosa e de acordo com os objectivos (á falta de outra palavra) de quem criou estes carros.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Brunosantos

o que me agrada ou o que cativa mais em todo o processo de envelhecimento dos nossos JA, é mante-los tal como sairam de fabrica... porque o mais facil de fazer é pegar neles e desvirtuar completamente o seu aspecto... o dificil é mante-los imaculados... http://www.deephousepage.com/smilies/bis.gif ALT=":[Aja]">

a mentalidade de cada um vai mudando com o passar do tempo, e digo isto por experiência propria...
quando se tira a carta o que se quer é um popo novo para andar a passear... mas como tenho um pai com os olhos bem abertos... carro novo nahhh, toma la o KE70 para aprenderes a conduzir... depois la veio o clio 1.4 (2carburadores), começou a filosofia... o gosto por motores com cariz retro iniciou, e a vontade de manter o aspecto tambem... depois surgiu o KE20, no inicio eu não lhe ligava muito, mas todo o processo de restauro foi como o abrir de um novo horizonte... apartir dai carros novos, não obrigado... e virou-se para carros que pouca gente tivesse, ou então que se visse pouco... então apareceu o SW20, ainda foi preciso dar uns retoques, mas la ficou impec... depois de conversas com o meu primo e ouve aqui e ali... la surgiu a vontade de ter um AE86... la andei á procura, até que apareceu um imaculado, e la perdemos a cabeça... entretanto apareceram mais uns antigos, não JA... mas a vontade continua e a busca pelos TA22 continua, em paralelo la anda o SR e o SL... http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">

enfim... isto era para ser mais curto, mas as coisas prolongaram-se e o entusiasmo levou a melhor... peço desculpa por isto não muito haver com o topico, mas foi mais forte do que eu... http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Woody PT

E além desses pontos de vista, com os quais concordo, existem outros motivo para eu preferir os carros menos recentes:

Adoro mecanica. A mim faz-me uma certa impressão abrir o capot de um actual e ver outro capot lá dentro. pode não ser liso, mas não passa de outra tampa para o motor.
Foi uma coisa que me incomodou (e incomoda ainda) ao comprar o AE86:
Mal o anterior proprietario abriu o capot, a primeira coisa que disse foi "Tenho que arranjar outro passatempo para o fim de semana".
Isto porque todos os meus carros anteriores eram as minhas companhias de fim de semana (talvez por isso os namoros nunca duravam muito http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":("> ). Havia sempre velas para limpar, um oitavo de volta no parafuso da mistura, experimentar um avanço diferente, etc.
E isto feito á porta de casa. Agora com o AE86 e sem garagem, pouco ou nada o carro tem de "meu" mesmo.


Outro motivo e não menos importante é a solidez.
Japonês ou não, incomoda-me que os carros actuais sejam feitos com chapa mais fina que a das latas de cerveja que bebo (quando é chapa).
Eu gosto de me sentir seguro dentro de um carro. Como exemplo tenho o caso da "morte" do meu Escort, em que um BX se enfiou pela lateral:
O BX ficou sem frente e teve que ser arrastado, nem sequer rodava. O Escort viu o pilar B a ficar encostado ao banco, mas fui-me embora com o carro a rodar, nem a direcção desalinhou (no dia seguinte tinha o pescoço um pouco dorido, mas o gajo do BX estava pior).


De maneira que, para trabalhar, evidentemente que será um carro recente, apenas por uma questão de custos.
Mas para me dar prazer, para viajar, para rolar ao fim de semana, um carro menos recente sempre (com os 20.000Km/ano que faço, isso não me incomoda nada).


 


Woody PT

http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">

Eu sei o valor do carro. http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

Conheço-lhe as potencialidades, sei o gozo que dá conduzi-lo.
Ou não tivesse um já há quase dez anos, comprei-o ainda no tempo em que o chamavam de "TwinCam" http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)"> .


O que eu quis dizer que a minha intervenção nele é muito limitada. Há a necessidade de toda uma parafernalia em equipamentos para lhe fazer seja o que for.
Ou seja, do ponto de vista do passatempo, vale praticamente zero.

Entretenho-me mais e dá-me mais gozo trabalhar no Super 5 em que ainda lhe posso fazer alguma coisa e sentir a seguir, quando o conduzo.
Por alguma coisa ainda não estou certo se não preferia o meu Escort. Menos potente, menos rápido, mas os resultados que tinha eram fruto da minha intervenção, dependiam de mim.
Neste, se alguma coisa falhar, limito-me a ver ligações e estado das velas. Tudo o resto é feito por algum fulano com uma máquina (que até compreendo o funcionamento, não fosse a minha formação em electronica, mas é inviavel um particular equipar-se para isso).

Tivesse eu uma garagem onde trabalhar que o AE86 só servia mesmo para conduzir (e é fantastico desse ponto de vista http://www.ezboard.com/images/emoticons/happy.gif ALT=":D"> )...


Brunosantos

bem... no meu AE86 ou simplesmente TwinCam, só lhe meto gasolina, porque ele não precisa de mais nada, saúde e vivacidade são coisa que não lhe faltam, quanto ás idas á "consulta"... são feitas a seu tempo... http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

uma coisa que um dia irei aprender será afinar os carburadores e outras pequenas coisas que se podem fazer com jeitinho... tudo o resto deixo tal como está...
se elas foram feitas assim, lá terão a sua razão de ser...
http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


toyotadude99

ó sr. nunoturbo!
essa foi pesada e custou a engolir!http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]"> http://www.deephousepage.com/smilies/box.gif ALT=":[boxe]">

Pois... a verdade custa um pouco.
Mas vamos voltar à mó de cima um dia destes. Já o actual primeiro ministro dizia "irei um dia ser primeiro ministro! Só não sei quando..."

Em relação aos J passarem a JA, lamento muito mas considero os de pura essência os ke's e alguns datsuns... não excluindo ainda algumas marcas e respectivos modelos menos usuais... Grosso modo os RWD enquadram-se 100% na minha maneira de pensar.

Por outro lado, acho a filosofia deste forum excelente no que respeita a não estragar os carros com lixo que nada tem a ver com o carro original. Isso desenquadraria o carro para fora do seu espirito dos JA... deste forum ou de qq outro lugar.

Uma palavra final para os extras: considero que se era da época... então será "provavelmente" de enquadrar no espirito deste forum... ou se quiserem... não aldraba a sua filosofia.
E refiro-me em particular às jantes. Gosto dos tampões do meu carro, mas com toda a sinceridade que me for permitida, penso ficar mais "bonito" e NAO ADULTERADO com umas jantezinhas da época.

Já em relação a, por exemplo, carburadores não formei opinião, mas em principio volta a desenquadrar o carro, e quanto a outras mexidas em termos mecânicos, concordo que as suspensões são muito menos eficientes que as dos carros actuais... claro, mesmo um pouco perigosas, bem como no caso dos ke20 nem sequer terem um servo-freio para auxilio dos travões, também é algo preocupante.
Mas... conduzi-o durante três anos e não tive acidentes, pelo menos de culpa minha, e adorei todos os minutos. Por isso estou a reconstrui-lohttp://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">
(pois... passou pelas mãos assassinas da minha irmã e parou por três anos)

e num digo mai nadahttp://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  que vou longo! Voltei a entusiasmar-mehttp://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">

Portem-se bem

Toyota dudehttp://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]">