Suzuki SC 100 > o "Whizzzkid" está de volta !

Iniciado por whizzzkid, 05 de Janeiro de 2006, 09:25

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whizzzkid

Olá pessoal.
Finalmente e depois de muito insistir com o computador e com o neurónio já consegui estar de volta ao nosso convívio !

Já me re-apresentei num post anterior mas depois disso deixei de conseguir voltar a "entrar". Solucionada a questão, aqui me têm ao vosso dispor para ajudar naquilo que me for possível e também para vos melgar http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  quando for o caso.

Sou o whizzzkid ( com 3 zzz ) porque é esta alcunha de uma das minhas paixões japonesas: o Suzuki SC100. A outra é um Datsun 1200 de 4 portas. Mas cada coisa a seu tempo. Comecemos pelo Suzuki, sobre o qual, infelizmente, aparecem muito poucas referências quer no fórum, quer fora dele. Que é feito dos Suzukistas ?

Com o tempo fui reunindo alguma informação sobre este pequeno brinquedo (ele parece mesmo um carrinho de brincar), que gostaria de partilhar convosco.Existe em Inglaterra um clube dedicado a esta pequena maravilha com 4 rodas e têm um site (que consta da galeria de modelos aqui do fórum) onde podem desde já ficar com alguma informação: www.suzuki-sc100.demon.co.uk/

Para os que dominam menos bem o inglês aqui fica uma breve história sobre as origens e evolução deste modelo. Perdoem-me a tradução se estiver menos correcta tecnicamente. Os especialistas nesta àrea corrijam-me por favor no que estiver menos bem.

Breve história/evolução do  SC100 (Whizzkid)               

O Suzuki Fronte Coupe foi o antecessor do SC100. Era propulsionado por um motor de 356 cc, a 2 tempos, com 3 cilindros e 3 carburadores e debitava 37 b.h.p, mas nunca (infelizmente ) foi vendido neste país.
A designação  Fronte remonta a 1962, quando foi usada nos Fronte LC10, que eram veículos de motor e tracção traseiros e com versões de 2 e 4 portas (coupe ou saloon). Para tornar as coisas ainda mais confusas, uma versão de passageiros da Suzuki TL Van também foi posta à venda no mesmo ano, em Março, e ficou conhecida como Fronte TLA, mas este modelo tinha motor dianteiro!

FRONTE FEA, CARRO VENCEDOR DO GRANDE PRÉMIO DO JAPÃO, EM 1963
Em Fevereiro de 1963, o TLA deu lugar ao modelo FEA, que tinha travões de dimensões mais generosas e um também melhorado sistema de lubrificação. Quando correu pela primeira vez arrebatou o 1º, 3º  e 4º lugares, na classe de mini carros, do Japanese Grand Prix de Suzuka, em 1963. A partir desta data, este tipo de carros tornar-se-ia exclusivamente equipado com motor traseiro.

Para acompanhar a evolução e estar um passo mais à frente, um novo motor tricilíndrico, a 2 tempos e com 360cc, foi desenvolvido, mas desta feita já com arrefecimento a água  e um sistema separado de lubrificação a óleo/injecção conhecido como CCI. Este sistema equipou os Fronte FEA desde 1965 até à data em que o modelo foi descontinuado em 1967.
O novo Fronte LC10 foi lançado em Abril de 1967 tendo recebido imensa cobertura por parte da Imprensa e TV. Em resposta a isso, só na 1ª semana, foram feitos mais de 170.000 mil pedidos de test-drives, superando todas as expectativas, pois apenas 500 veículos estavam disponíveis para demonstrações. Rapidamente o ritmo de produção atingia os 7000 veículos por mês.

Em Novembro de 1968, ficou disponível  uma versão altamente modificada  e performante do Fronte: o  LC10 SS.
Usava o mesmo motor de 3 cilindros de 360 cc, mas agora com 3 carburadores e uma relação 100 hp/litro ( o TVR Cerbera, actualmente, apenas tem 64 hp/litro... Mas uma maior relação potência/litro).
Como parte de uma campanha publicitária, Stirling Moss  e Mitsuo Itoh conduziram um LC10 SS ao longo da estrada italiana "Road of the sun'' (alguém conhece?)

Em 1970, o mercado dos pequenos veículos "musculados" estava em expansão, por isso mais uma vez o design do  Fronte foi alterado para fazer face à procura. Assim, surgiram duas novas versões do Fronte: um saloon e uma versão 2+2 coupe (LC10 SSS). O novo look foi da responsabilidade do gabinete da ITAL Design, dirigida pelo famoso Giugiaro. Mantiveram-se as mesmas motorizações mas foram introduzidas  pequenas modificações/melhorias  para acompanhar as crescentes exigências do controlo de emissões de escape. É este modelo que se pode ver na foto e que é  designado por LC10W GXCF. Pela leitura dos catálogos japoneses da marca eram os topos de gama da época.

Em  1976 os "veículos  K" (algo que tinha a ver com a restrição da capacidade do motor, dimensões da carroçaria e limites de velocidades impostos, para fins de fiscalidade/regulamento de estacionamento) tinha mudado,  permitindo então a produção de veículos de 550cc e de maiores dimensões. O Fronte deixava então de estar incluido nesta categoria.
As carroçarias do Fronte Coupe e Saloon cresceram então em comprimento e largura  (cerca de 4.5 polegadas ) mas também em altura, tendo o Coupe ficado com uma carroçaria  muito semelhante ao que viria a ser o SC100. O modelo ficaria conhecido como Cervo no mercado japonês e estava disponível em 3 motorizações, incluindo pela 1ª vez um novo motor de 4 cilindros, a 4 tempos, desenvolvido de acordo com as cada vez mais restritas regulamentações de emissões de escape.
Esta versão coupé, com motorização de 4 cilindros, ficaria então conhecida como SC100, para o mercado de exportação.
Foi o fim das motorizações a 2 tempos, não só nos carros como nas motos (apesar de que, ao contrário do muita gente pensa, estes veículos nunca terem partilhado motores)

Exemplares do Fronte Saloon e do Coupe foram originalmente levados para a GB, em 1973, para testes de avaliação. Ambos os modelos deram boas provas em percursos citadinos e em pequenas deslocações, mas tinham tendência para sobreaquecer (e gripar) quando utilizados em longas viagens em auto-estradas e os pilotos de teste queixavam-se de alguma falta de torque (pulling power ). Ambos os veículos sobreviveram até aos nossos dias (o Coupe foi usado pelos membros do Barry Sheene RacingTeam), mas infelizmente já não estão em condições de circulação.
Foi somente em 1979 que o SC100 finalmente começou a ser comercializado na Grã-Bretanha e na Holanda. Foi o 1º veículo de passageiros a ser vendido pela então recém criada Heron Suzuki - four wheel division.
Uma inteligente campanha de marketing e publicidade fizeram com que o veículo ficasse conhecido como "Whizzkid":

Whiz : Hissing, whirring sound made by a body flying trough the air > Som sibilante provocado por um corpo que se desloca no ar

Kidhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  slang) child > calão inglês para criança > puto

Ora somando os dois > Whiz+kid = a qualquer coisa parecida com: puto que anda sempre na "broa", na "brasa", sempre a zunir, sempre de prego a fundo!!!! (Perdoem-me a tradução livre, mas é mesmo o que apetece fazer com este carrinho).

Eu alcunhei o meu de Mosca!!!apesar das más línguas lhe chamarem varejeira dada a sua cor amarelo metalizado.

Mas este não foi o 1º veículo de 4 rodas a ser vendido pela nova rede de concessionários de veículos de ... 4 rodas. Eles já estavam muito atarefados a vender o jipe LJ80 4x4 e as carrinhas e pick-ups ST80.

Em 1979 o custo do carro eram £2400 (na altura uma pechincha) e só um nível de equipamento estava disponível para o SC100 vendido em Inglaterra e na Holanda ( a versão GX).
Um dos membros (Martyn Beedham) do The Suzuki sc100 Enthusiasts Club, é o feliz proprietário de um CX-G, de 1983,  importado de Hong-Kong. Entre outras características que o distinguem dos demais modelos ingleses, esta versão vinha equipada com um fantástico interior preto e ...http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  ...ar condicionado !!!
É o único exemplar diferente de que o Clube tem conhecimento em Inglaterra (é esta versão que tenho...mashttp://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">   sem o ar condicionado http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

Logo desde o início a procura suplantou a oferta, devido ao look desportivo do carro, um design único e uma excelente relação qualidade/preço. Contudo em 1982 o Cervo, no Japão, foi descontinuado, em favor da nova versão de motor e tracção dianteiros com o mesmo nome, que foi comercializado na Europa como Suzuki Alto.Por isso, em  1982, após somente 4696 carros terem sido importados e comercializados em Inglaterra UK, as vendas do SC100 pararam. Durante este período apenas foram introduzidas ligeiras alterações, nomeadamente ao nível do tablier e dos manípulos da coluna de direcção.
Os primeiros modelos deste carro são agora extremamente raros e o Clube (em Inglaterra ) só tem conhecimento da existência de 5 exemplares. 2 deles são propriedade de Sam Smith, um dos membros do Clube.

Ao todo estão registados 316 (alguns ainda a circular) SC100 em Inglaterra.

E em Portugal, alguém tem ideia de quantos possa haver ? Apitem se souberem de alguém, porque seria interessante para troca de informações e para tentar-mos dar mais variedade ao AJA.http://www.deephousepage.com/smilies/bis.gif ALT=":[Aja]">  

E para já é tudo. Tentei ser o mais fiel possível ao texto original, que como vos disse pode ser lido no site que vos indiquei. Lá vão encontrar muitas outras informações úteis e claro muitas fotos.
Num próximo post espero conseguir incluir outras (algumas/muitas !!!) fotos diferentes das que surgem no site inglês. São 3 anos de pesquisa mas vou tentar ser mais sucinto do que desta vez.

E como dizem os brazucas...me aguardem. Até lá um abração a todos: Whizzzkid http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  




 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=whizzzkid@amigosdosjaponesesantigos>whizzzkid  http://www.suzuki-sc100.demon.co.uk/images/suzulogo.gif" BORDER=0> at: 5/1/06 3:26

rventura

Então que sejas bem aparecido!!!
Gosto desse Suzuki, muito engraçado!http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  


Kaizen

Tó-Zé.... 3 apresentações?!!

  Uma chega man http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Microsurfer

A apresentação é grande e o suzuki é um bom carro, logo...

http://www.deephousepage.com/smilies/welcome.gif ALT=":[welcome]">  

MAZDA RX-3 Coupé


Santos Silva

Bem vindo....Vou deixar a leitura do tópico para depois porque senão ainda adormeço...http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

Nova Geração Yaris. Inteligência Avançada

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

JONAS1200


http://www.deephousepage.com/smilies/welcome.gif ALT=":[welcome]">

E ainda tens o Datsun? Vai dando notícias!


http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

whizzzkid

Pelo desculpa a todos se me estiquei um bocado na re-apresentação, mas como tinha estado ausente tanto tempo achei que se justificava apresentar-me devidamente, até porque há muita gente nova por cá e que com os quais ainda não me cruzei, nem na prosa nem pessoalmente.

Mas claro que meti prego a fundo http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]"> porque estava a falar do meu meninohttp://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  e porque gostaria de ver mais entusiastas da Suzuki a aparecer por cá. Na diversidade está a beleza da coisa. Deveríamos encorajar o pessoal a aparecer com outros modelos/marcas que não os 1200 e os KE, (e contra mim falo que também tenho um) porque esses já são do conhecimento do grande público.

Lembram-se do sucesso que foi o Contessa na 1ª Automobilia da Moita ?

Apesar de não estar restaurado, aposto que teve mais fâs do que os  Escort e Cortinas ou os 600,todos restauradinhos, que estavam ali ao lado do stand do AJA


rventura

Agora o homem falou bem!!!http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/bis.gif ALT=":[Aja]"> http://www.deephousepage.com/smilies/biggrinangel.gif ALT=":[anjo]">
O Hino esteve no seu melhor!!!


metralha328

http://www.deephousepage.com/smilies/welcome.gif ALT=":[welcome]">  back!

Quanto á sugestão sobre o pessoal aparecer com outros modelos, creio que tens razão, mas apenas se aplica a "coleccionadores entusiastas", um grupo do qual não faço parte porque não tenho tempo (leia-se €€€€).

Os outros "comuns mortais", categoria na qual me insiro, aparecem com o que têm (ou que gostam).


whizzzkid

Fui talvez mal interpretado no meu post anterior.

Não estou a dizer para o pessoal só andar à procura de grandes raridades ou de carros extravagantes. Não é isso que nos torna mais ou menos "coleccionadores entusiastas" por mais ou menos tempo ($$$$) que possamos ter ou poder gastar. Dou até muito mais valor a um 1200, ou 120Y ou KE todo arranjadinho do que a um Ferrari todo XPTO. Porque sei que o dono desse carro concerteza sujou muito mais as mãozinhas e gastou realmente muito mais tempo de volta dele do que o outro tipo a quem certamente lhe bastou apenas abrir os cordões à bolsa para fazer uma figuraça. O que para mim conta não é valor "comercial" do carro, mas sim, como é que lá se chegou!!!
Eu também pertenço ao clube do "comum dos mortais" como tu dizes. E tenho o maior gozo em arregaçar as mangas e raspar, esfregar e lixar e polir etc, etc e depois poder andar com o meu modesto 1200, que era, até me baterem, o meu carro diário.

Quando dizia encentivar o aparecimento de outros carros era no sentido de, como AJA, tentarmos chegar a mais pessoas, dentro, e especialmente fora  do "nosso círculo".

Porque quer queiramos quer não, os clássicos japoneses ainda não têm a mesma visibilidade/credibilidade fora deste grupo de entusiastas.

A malta "lá fora" continua a pensar que só existem Datsuns e Toyotas 1200 porque eles eram muito comuns e, felizmente para nós, extremamente fiáveis, e chegaram até aos nossos dias e povoaram e continuam a povoar a memória de várias gerações. Perguntem-lhes por clássicos japoneses e são essas 2 marcas e modelos que surgem logo. Perguntem-lhes por clássicos ingleses ou italianos e os nomes surgem às dúzias. Para contrariar isso e obter mais "visibilidade lá fora" é que acho que deveria haver uma maior entreajuda e tentarmos reunir e partilhar mais informação, no caso dos menos comuns. Não é à toa que o logo do AJA exibe 2 carros "exóticos" mas isso é outro tópico.

Eu posso ter/gostar de um determinado modelo e qd ando à procura de coisas para ele dou de caras com esta ou aquela peça ou com este ou aquele carro que sei que te pode interessar e dou-te a dica.

Assim estou a incentivar-te a pegar "naquele" projecto para o qual não estavas com coragem de avançar porque não tinhas muita informação (leia-se $$$) e não sabias se conseguirias pegar nele e levá-lo até ao fim.

Vale sempre a pena, desde que, para além dos $$$, estiveres realmente disposto a arregaçar as mangas e sujar as mãos. Pra já fica mais barato !!! E depois ....dá muito mais gozo!

E vais ver que com uma dica daqui e uma dica dali, tudo se torna mais fácil. Se não fosse esse o espírito do AJA, não estaria aqui. Porque tudo se torna mais fácil quando sentimos que temos um grupo de malta amiga que nos apoia ( mesmo qd  a nossa Maria nos melga a cabeça porque passámos o fim de semana de volta do "chaço" em vez de irmos cortar a relva lá do quintal http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">   ahahahahahahaah

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=whizzzkid@amigosdosjaponesesantigos>whizzzkid  http://www.suzuki-sc100.demon.co.uk/images/suzulogo.gif" BORDER=0> at: 7/1/06 23:16

metralha328

Whizzzkid nem sabes como te compreendo...

Se eu tivesse um espaço meu enchia-o de carros e motas...
Mas estou limitado ao que tenho, por isso vou pôr os esforços todos no "Laranja Mecânica".http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

Pode ser que no futuro eu arranje uma casa com espaço para ter mais uns quantos...http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">