Toyota Supra Híbrido - prémio "Motor de Competição 2007

Iniciado por Santos Silva, 16 de Novembro de 2007, 22:49

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Santos Silva

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O Toyota Supra HV-R, preparado pela equipa SARD, fez duplamente história, ao ser o primeiro modelo híbrido a vencer uma competição - as 24 horas de Tokachi realizadas a 14 e 15 de Julho de 2007 - e também por vencer o prestigiado prémio "Motor de Competição 2007". Esta importante vitória na exigente prova, que teve lugar no Japão, contou com o contributo do piloto português André Couto juntamente com outros três pilotos Japoneses.  
 
Os candidatos foram seleccionados pelos editores da publicação "Race Engine Technology" do Reino Unido que, através de várias votações, avaliaram os profissionais da competição automóvel. As quatro categorias do prémio incluem "corridas"; "competições globais"; "corridas na América do Norte"; e "motorizações com combustíveis alternativos", havendo apenas um vencedor para o "Motor de Competição do Ano".  
 
Ao entrar com sistemas híbridos nas corridas os engenheiros da Toyota desenvolveram o conjunto de propulsão híbrido (famoso no modelo de produção de série Toyota Prius) tornando-o mais eficiente e leve. Este ano, o carro vencedor foi baseado no modelo ícone SUPRA GT que é utilizado no Campeonato Japonês de Super GT, ao qual foi aplicado um sistema especial de competição híbrida. De forma a melhorar o sistema de regeneração e toda a eficiência geral durante a longa corrida, foram utilizadas duas tecnologias distintas:
 
Três motores eléctricos
 
Assente num sistema de regeneração de energia às 4 rodas e num sistema de propulsão que inclui motores eléctricos nos cubos das rodas da frente. No eixo traseiro foi colocado um motor eléctrico de 150 Kw. Graças à energia regenerada pelo sistema com três motores/geradores, o Toyota Supra HV-R pode recuperar mais eficientemente e em maiores quantidades a energia durante as desacelerações e as fortes travagens a elevadas velocidades.
 
Condensador especialmente concebido
 
Pelo facto que uma corrida de endurance envolver picos repetitivos de aceleração e desaceleração, foram concebidos condensadores especiais de carga rápida, em substituição das baterias recarregáveis.
 
O prémio foi entregue durante a primeira semana de Novembro na Exposição Mundial de Competição realizada em Colónia, na Alemanha.  

Nome do Veículo          Denso Toyota Supra HV-R
Classe                       GT/TP1
Motor Modificado     (Super GT versão motor 3UZ-FE)
Cilindrada                      4,480cm3
Restritor de admissão 29.6mm
Potência máx.        480 cavalos às 6.800rpm
Binário máx.        510 Nm às 5.600rpm
Motor eléctrico       
Motor frontal:       10kW (no cubo das rodas)
Motor traseiro:     150kW
Peso                    1.080 kg
Nome da equipa        TOYOTA Team SARD
Condutores        Katsuyuki Hiranaka (Japonês)
                          André Couto (Portugal)
                          Akira Lida (Japonês)
                         Tatsuya Kataoka (Japonês)
 


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Santos Silva
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