TOYOTA - Corolla E1 - 1ª Geração KE10, KE11, KE15, KE16, KE17 e KE18 - 1966-1970

Iniciado por Kaizen, 03 de Julho de 2004, 06:38

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Kaizen

Com a recuperação económica após a 2ª guerra mundial, a linha de produtos Toyota tinha sido enriquecida com vários novos modelos e versões e, em 1964, iniciou-se o projecto para um novo modelo com horizontes comerciais alargados.
Foi neste ano que Shotaro Kamiya Chairman Honorário e mais tarde Presidente da Toyota Motor Sales Company disse: "O carro popular do futuro estará dentro da classe dos 1000cc". Passados 2 anos as marcas japonesas tinham já introduzido 9 novos modelos no segmento de 800cc a 1000cc.

Reunidas todas as condições, em 24 de Setembro de 1966 saiu da novíssima fábrica de grande produção de Takaoka o primeiro modelo da linha Corolla.


Legenda: Corolla sedan, 2portas, 1100cc, código KE10

O objectivo comercial da Toyota para este novo modelo passava por construir um carro que agradasse a pessoas do mundo inteiro, a frase chave foi "A car in every garage". A Toyota posicionou o Corolla na classe 1100cc posicionando-se entre o modelo Publica (700cc e 800cc) e o Corona RT40 (1500cc).
Como referido em cima, diversas marcas lançaram modelos para esta classe, a TMC deu especial importância ao Datsun 1000 e posicionou o Corolla num patamar acima de 100cc, de prestigio e de mais impostos. Algumas das diferenças mais relevantes eram a alavanca de 4 velocidades no chão, travões de disco à frente ou a suspensão Macpherson. Nesta altura os condutores japoneses preferiam caixas de 3 velocidades ao volante, eram sinónimo de força no motor (logo menor recurso à caixa) e comodidade.

O Corolla tinha bastante espaço, o seu dono tinha orgulho nele, fiável, resistente e acima de tudo era divertido de conduzir. No mercado externo a classe dos 1100cc era representada pelo Austin 1100, Vauxhall Viva, Opel Kadett, Renault R10 e Fiat 110. O novo Corolla com o seu motor 1100 estava capaz de se bater com todos eles nos seus próprios mercados. Estava pensando para ser assim desde o inicio do seu planeamento.
 

Legenda: Corolla Coupé, versão Deluxe, mercado americano, 1077cc, código KE15

Esta estratégia foi arriscada, mas foi bem sucedida. A diferença de posicionamento no mercado teve em vista o mercado americano e a combinação entre os dois mercados levou ao sucesso das vendas da primeira geração do Corolla.

O nome Corolla refere-se à coroa formada pelas pétalas de uma flor, que por sua vez significam Felicidade e Triunfo. Em japonês pronuncia-se Ka-Ro-Ra.

Em Novembro de 1966 começou o processo de exportação sendo o seu primeiro mercado de destino a Austrália. Em Março de 1968 a Toyota exportava mais de 3.000 Corolla por mês.

Em Abril do mesmo ano começou a exportação para os EUA. Foi feito um questionário aos consumidores americanos sobre os seus novos Corollas e as resposta variavam entre o  "gosto do estilo do carro" a " O meu Corolla é mais silencioso, fácil de usar e mais potente que o meu antigo Volkswagen".

Na Europa as vendas do Corolla estavam sujeitas a uma enorme lista de espera, a titulo de exemplo na Suíça o tempo de espera era em média de 5 meses.


Legenda: Publicidade com Corolla Sedan e Van, códigos KE10 e KE16.

Devido à procura muito superior à oferta de 48,171 Corollas exportados, a fábrica de Takaoka teve uma ampliação e vários melhoramentos em 1968. Neste ano foi apresentada a versão Coupé , comercialmente promovida como "Sprinter" com o código de modelo KE15.

Em 1969 com as exportações a atingirem as 100.000 unidades e foi introduzido o novo motor 1200cc. Foi o melhor ano de vendas. A 1ª geração do Corolla totalizou 157,942 unidades exportadas, fortalecendo uma imagem de "carro mundial".  O primeiro passo do modelo mais vendido da história do automóvel estava dado.

Esta geração foi comercializada oficialmente em Portugal a partir de 1968. Reza a história que aprimeira encomenda de Toyotas foi feita por outra empresa que não teve capacidade para fazer o desalfandegamento das viaturas. A Salvador Caetano dispunha de capacidade para o fazer e assim estabeleceu o acordo com a Toyota para a comercialização da marca em Portugal.

Verifica-se alguma confusão entre o Corolla e o Toyota 1000 (KP30). São modelos diferentes, quer em termos de carroçaria quer em termos de segmento. O tempo encarregou-se de os separar, o Corolla viu a cilindrada subir para os 1200cc em 1970 e o Toyota 1000 (Publica) passou a usar o nome Starlet a partir de 1978.

 
Códigos dos modelos e o seu significado:

KE10 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1077cc (K). Pertencem à primeira fase de comercialização entre 1968 e inícios de 1970.

KE11 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor de 1166cc (3K). Distinguem-se pela grelha e emblema lateral do guarda lamas com referência à cilindrada 1200.

KE15 - Coupé com 1077cc, a Toyota anunciava-o como Corolla "Sprinter". Posteriormente este nome estendeu-se a mais modelos da marca e referia-se ao tipo de carroçaria.

KE17 - Coupé com motor 1166 (3K). Existiu também uma versão SL deste modelo, neste caso montava o motor 3K-B com a mesma cilindrada, mas especificações diferentes.

KE16 - Van de 3 portas com motor 1077cc (K). Anteriores a 1971.

KE18 - Van com motor 1166cc (3K). Comercializadas a partir de 1970.


Autor: Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#1
O equipamento da primeira geração do Corolla consistia:

Base
- Bancos reclináveis
- Calhas no tecto também para transporte de mercadorias. Opcional de concessionário.

Deluxe
- Rádio AM
- Antena eléctrica

Versão SL e Hi-Deluxe
- Volante de 3 raios desportivo
- Conta-Rotações
- Painel de instrumentos em imitação de madeira
- Consola em torno da alavanca de velocidades

- Manual de manutenção (Só nos mercados dos EUA e Australia)
- Leitor de cartuchos

Níveis de equipamento: base, Deluxe, Hi-Deluxe, SL (coupé)
Cores dos interiores: Preto, Beige, 2 tons de bege e vermelho

Motores

O Corolla E1 só montou motores da série K, em Portugal usou 3 versões do motor K, sendo a versão 3K-B original de livrete rara no nosso país:

K - 1100cc. Em modelos de 1966 a 1970.
3K - 1200cc. Em modelos de 1970.
3K-B - 1200cc com dois carburadores duplos Aisan. Exclusivo das versões Sprinter SL. Este modelo é raro porque coincide com o inicio de comercialização da segunda geração do Corolla.

Em Portugal o Corolla E1 foi comercializado com uma caixa manual de 4 velocidades, comum a outros modelos e ás 2 gerações seguintes do modelo. Noutros mercados existia em opção uma caixa automática. Todos os modelos tinham travões de disco à frente.

Dimensões e peso:

Sedan -  KE10 e KE11
Comprimento: 3845mm
Largura: 1485mm
Altura: 1380mm
Distância entre eixos: 2285mm
Altura ao solo: 170mm
Peso: 710kg

Van - KE16 e KE18
Comprimento: 3895mm
Largura: 1490mm
Altura: 1400
Distância entre eixos: 2285mm
Altura ao solo: 170mm
Peso: 740kg

Coupé - KE15 e KE17
Comprimento: 3845mm
Largura: 1485mm
Altura: 1345mm
Distância entre eixos: 2285mm
Altura ao solo: 170mm
Peso: 730kg

A titulo de curiosidade, o manual de utilizador deste modelo é muito bem concebido. Totalmente em português com diversas imagens e dicas de utilização que nos dias de hoje se tornam engraçadas.
Esta geração do Corolla contou com, pelo menos, 3 grelhas diferentes. Pelo menos duas delas diferenciam-se de acordo com o seu ano de produção.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

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http://my.reset.jp/~inu/ProductsDataBase/Products/TOYOTA/COROLLA-SPRINTER/COROLLA-SPRINTER.htm" target="top">Mais algumas brochuras

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http://my.reset.jp/~inu/ProductsDataBase/Products/TOYOTA/COROLLA/COROLLA.htm" target="top">Restantes Brochuras

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kombota

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http://www.toyota.co.jp/en/vision/corolla/index.html" target="top">The "Era of the Family Car" started in 1966 and it was in November of that year that the first Corolla - aimed at the Japanese general public - rolled onto the market to much fanfare.
In the 40 years since, the Corolla has continued to evolve thanks to a philosophy of "always staying ahead of the times."
Today, with a total production of 30 million vehicles and sales in over 140 countries and regions, the Toyota Corolla has earned its title as the "Global Standard Vehicle of the 21st Century."
The birth of a worldwide Corolla was made possible thanks to innovative thinking, technology and managerial decision-making that went on behind the scenes at Toyota Motor Corporation.
All of these comprise the evolving elements of the "Corolla DNA," which has been passed down from generation to generation within the Toyota Motor Corporation.
Let's look back at the original concepts that were calculated to make the first Corolla a success.

http://www.toyota.co.jp/en/vision/corolla/index.html" target="top">Restante Hi

Vale bem a pena perder algum tempo com este site.

História completa deste modelo onde podemos ver video com o seu criador.

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kombota

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nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3