Toyota MR-2 ( SW20 ) 1990 - 1996

Iniciado por Carreiras, 08 de Outubro de 2008, 13:52

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A moderação lançou-me um repto, e aqui estou eu a responder.

Apesar de não conhecer profundamente o modelo, vou tentar fazer uma investigação o mais aprofundada possível e depositar aqui toda a informação que encontrar de um carro deslumbrante:

TOYOTA MR2 (SW20)

Pena este modelo ter sido descontinuado mas espero que um dia seja relançado, porque honra bem a história da marca

(Um lamento em particular para aqueles que foram parar às mãos erradas e acabaram por ser adulterados e/ou destruidos!)

Resta-me também convidar todos aqueles que o quiserem fazer a colaborar comigo nesta tarefa e a acrescentar o que entenderem conveniente.

espero que gostem

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Começo justamente por um video promocional que encontrei no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=WTpdWBNC48c

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#2
MR2 TURBO


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#3
MR2


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#4
TOYOTA MR2 TURBO

Dimensões e Peso

Distância entre eixos:2400 mm 
Track
front 1470 mm 57.9 in 
rear 1450 mm 57.1 in 
Comprimento 4140 mm 163 in 
Largura 1700 mm 66.9 in 
Altura 1240 mm 48.8 in 
Length:wheelbase ratio 1.73
Ground clearance 130 mm 5.1 in 
Kerb weight 1240 kg 2734 lb 
Weight distribution
(Front) 42.00 %
Capacidade combustível: 55 litros

MOTOR
Bore × stroke 86.00 mm × 86.00 mm
3.39 in × 3.39 in
Cilindros: S-4
2 litre(1998 cc)
Tipo: DOHC (double over head cam)
16 válvulas

Construction 
Sump Wet sumped
Compression ratio 8.80:1
ALIMENTAÇÃO: BOSCH L-Jet fuel inj.
POTÊNCIA
224.1 PS (221.0 cv) (164.8 kW)@ 6000 rpm
RELAÇÃO PESO POTÊNCIA: 110.6 cv/ltr
BINÁRIO MÁXIMO
304.0 Nm (224 ft·lb) (31 kgm)@ 3400 rpm
bmep 1912 kPa (277.3 psi)
Specific torque 152.15 Nm/litre
Maximum rpm 

CÓDIGO DO MOTOR: 3S-GTE

Main bearings 5
Coolant Water
Bore/stroke ratio 1
Unitary capacity 499.5 cc/cylinder
Aspiration Turbo
Compressor: Garrett CT-26 turbocharger
Intercooler: SIM
Catalytic converter:SIM

VELOCIDADE MÁXIMA:240 km/h (149 mph)

MOTOR CENTRAL
DISPOSIÇÃO DO MOTOR: TRANSVERSAL

JANTES
frente 6J x 14
trás 7J x 14

PNEUMÁTICOS
frente: 195/60 VR 14
trás: 205/60 VR 14

TRAVÕES
DISCOS VENTILADOS/DISCOS VENTILADOS-SERVOFREIO-ABS



Kaizen

   Carreias, estás a trabalhar bem. Infelizmente ainda não tivemos oportunidade para colocar aqui um modelo tipo para inserir informações de modelos.

Como estás com a "mão na massa", por favor introduz a informação técnica na primeira mensagem (copy + modificar + paste). Se tiveres paciência, traduz para português.No assunto coloca "Toyota MR-2 (SW20) - 1991-1996"
Aqui fica uma sugestão do modelo tipo:

Modelo/Model: MR-2
Código/Code: SW20
Produção/Production years: 1991 - 1997
Fábrica/Plant: ? - Japão
Unidades produzidas: ?

Motores/Motors: 3S-GE (156cv); 3S-GE (175cv); 3S-GTE (220cv)

Dimensões/Dimensions:
Peso/Weight:
etc

A intenção é facilitar a visualização dos tópicos e torna-los mais objectivos.
Um dia mais tarde, vamos ter todos assim :p
Esta mensagem e as anteriores que falam sobre o AW11 do BigJap serão apagadas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

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vou fazer isso.

atençao eu tou a recolher informaçao que ainda nao conhecia, por isso ainda estou a
investigar.

à medida que for recolhendo mais informaçao vou tornar tao perfeito quanto possivel!

para ja, fica o MR2 Turbo

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#7
Toyota MR2 - 2ª Geração (SW20)
também designado "Ferrari dos Pobres"

Motores:

2.2L - 130 cv (97 kW) I4 (EUA, Canadá) - SW21 5S-FE
2.0L - 163 cv (121 kW) I4(Japão, Australia, Europa)
2.0L - 178 cv (132 kW) I4(Japão, Australia, Europa)
2.0L - 197 cv (147 kW) I4(Japão)
2.0L - 200 cv (150 kW) Turbocharged I4 (Estados Unidos)
2.0L - 222 cv (165 kW) Turbocharged I4 (Japão)
2.0L - 242 cv (180 kW) Turbocharged I4 (Japão)


Todos os motores tinham 1998 centimetros cubicos, DOHC (dupla arvore de cames à cabeça), 16 válvulas,e ainda um modelo apenas produzido no mercado dos EUA com 2164 cc (motor 5S-FE).
O motor mais potente era o 3S-GTE (TURBO),disponível no Japão com 222 cv(165 kW) e nos EUA com 200 cv(150 kW).
Os Europeus tiveram que se contentar com o motor de 156cv (116 kW), o motor 3S-GE ou com o motor 3S-FE que desenvolvia 118 cv(88 kW).
O modelo japonês MR2 GT model atingia os 100km/h em apenas 5.6 s.

Em 1993 , foram introduzidas alterações substanciais no domínio da segurança para corrigir os problemas de sobreviragem (oversteer) a Toyota introduziu alterçõesno modeloque passou a incluir pneus traseiros mais largos assim como alterou a suspensão traseira o que trouxe melhorias significativas e o perigo de sobreviragem ficou deste modo substancialmente reduzido.

Outra grande mudança ocorreu já no fim de 1993 em que a potência do 3S-GE foi aumentada para 178cv e a do 3S-GTE para 242cv.

Nesta altura, também foram alteradas os farolins traseiros assim como outras alterações a nivel de estética

1995 foi o ultimo ano em que este modelo foi comercializado nos EUA.

Em 1996, foram introduzidas novas e ultimas alterações

Quem imaginou esta máquina foi Kazutoshi Arima

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"SW21 MR2s were built for the USA and Canada and used the 5SFE Engine instead of the 3SGE or 3SGTE fitted to most other Mk 2 MR2s.  SW22 cars were mostly USA and Canadian models using the 3S-GTE Turbo engine though a few SW21s were also made with the 5S-GE engine.  SW23 cars are rare - these were European cars fitted with the 3SFE engine.  These 3S-FE SW23s included the very few automatic MR2s made for Europe."


"The Mk II MR2 was launched in the UK in 1990 and immediately attracted tremendous attention from the press; at the time the UK was the second largest market in the world for the MR2, with almost 13,600 cars having been sold since its launch here in 1985.
The new car was slightly larger and heavier than the outgoing model and received some criticism for this; the Mk1's success was due at least in part to its nimble handling.  However, the new car received the 2 litre 3S-GE engine with an output of 158bhp compared to the outgoing model's 1.6 litre 4A-GE engine which produced 123bhp in 1988.
Visually, the Rev 1 and Rev 2 cars are similar to each other, and different in many respects to later models.  The 14" wheels shown on the example above and the distinctive rear spoiler identify it as a Rev 1 or 2.  Although some owners upgrade the spoilers to those fitted to later cars, and some fit larger wheels, a car wearing original 14" alloys must be a Rev 1 or Rev 2 because these wheels cannot be fitted over the larger brake discs and calipers of the later models.
In the UK, variants of the car were also available with automatic transmission and with the more economical, but lower powered, 3S-FE engine which produced a mere 119bhp.
In 1990 a GT had a list price of £15,440 whilst the T-Bar was priced at £16,650 while the base spec car (running the 3S-FE engine) cost just £14,000 (plus a premium of £735 for the optional automatic gearbox). 
Even these early models of the car hold their value quite will.  The car was designed during the period when Toyota established their reputation for peerless reliability and build quality and as a result many cars that are 15 years old are still running without any major faults.  In addition, the range doesn't seem to be prone to the rust that plagues many older Mk1 cars.
Throughout the 5 revisions of the MkII Mr2 in the UK, the most common engine was the 3S-GE and these cars hold their value better than the few that received the 3S-FE engine.  Unfortunately, we never received officially the 3S-GTE turbocharged version, though so many of these have been privately imported into the UK, there may well now be more turbos here than there are N/A models.
At its launch, the Rev 1 cars were criticised by journalists for their severe handling after a number of testers found that they could easily get into trouble with the car.  Toyota claimed that this was more down to the testers lack of driving skills than any fault with the car.  Nevertheless, the suspension and steering was modified on later models to make it more predictable, though to this day some argue that the sharpness of the original Rev 1 was slightly lost as a result of the changes."


fonte: www.mr2s.co.uk