TVIS - Keep it or Remove it?

Iniciado por nunoturbo, 04 de Janeiro de 2008, 22:27

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nunoturbo

*  TVIS -  Keep it or Remove it?

    There have been many, arguments on the issue of TVIS on early model 16 valve 4A-GE.  The TVIS creates higher velocity intake charge at the engine's lower operating range by closing off one intake runner of the pair on each cylinder.  Now, this is a highly effective method of making usable torque curves while retaining higher volume flow at high operating range.  In most near normal applications, generally meaning light bolt-on tuning, the TVIS continues to function very well. Thus keeping it is a very good idea.   However, heavier modifications including ECU, Carburetion, highly aggressive valve train/cam and internal work all present effects which create difficulty in controlling these items.  For example, the triggers for the TVIS will be eliminated for carbureted applications, and it's variable induction, even if it was operational presents more complex challenge to jetting your carburetors.  Heavily modified engine which greatly alters maximum rev range and shifts the power band in either direction will present similar challenges to an ECU programmer as well.  In those cases it is easier to remove the TVIS and use the capabilities of the ECU tuning or carburetor jets to match your desired torque range.  In short, for most basic performance upgrades, the TVIS should be kept and maintained to give nicer overall torque curve which does NOT inhibit power in any significant way.


Aos entendidos, que acham?


 

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datsunsss

Qual é a duvida?

Concordo plenamente com o que ai diz, embora eu não seja o que chamas entendido.
lol

 

http://img52.imageshack.us/img52/7678/banner25wg.jpg" style="border:0;"/>


doscapuzes

Porque é que eu não quis estudar?http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">

Agora não sei traduzirhttp://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">  

http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/s800rsc_211.jpg"/>


Rasteirinho

Basicamente e sem entrar em muitos detalhes:

Se queres um carro bom de se conduzir no dia-a-dia, com um binário agradavel a baixos regimes, deixa estar o TVIS.

Se queres um carro de pista para fazer mais de 8000 rpm e onde os baixos regimes (< 4000 rpm) sejam raramente utilizados, tira o TVIS.

É uma tecnologia que ainda hoje a Toyota/Lexus utiliza, embora que melhorada e re-baptizada.


nunoturbo

OK.

Agora outra questão....


no 4 AGE 16v Injecção ou carburadores?

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Rasteirinho

Se tiveres a comparar a injecção de origem com carburadores, os carburadores irão obter maior performance.

Agora se tiveres a falar de uma injecção à maneira tipo esta:

http://www.todaracing.com/UserFiles/Image/K20A_DC5_ITB_trial_Ver44_02.jpg" style="border:0;"/>

Aí a vantagem será da injecção.

Qualquer destas opções prejudicam bastante os consumos...


nunoturbo

Pedro, quando puderes reduz o tamanho da foto por favor.

Uma injecção destas "dá-se bem" com GPL?

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prelude guy

Desde que o kit de GPL seja igualmente de injecção deve dar sem nenhuns problemas... mas o melhor é confirmar com  quem sabe... passa na Mastergás, nos Carvalhos http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

TCtwin

Boas nuno

Tenho andado fora daqui, por isso so agora ponho este post.
Tudo acima e muito bonito e resulta se quiseres fazer um contrato com alguma gasolineira, mas o facto e que quem usa os 4age nas pericias tem montados carburadores para melhor respotas nas baixas.
Quanto ao GPL 100.000Kms no problemo chega????
Abraco
J Clemente
RWD forever


nunoturbo

TCTwin que marca é o teu sistema?

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TCtwin

Acho que e lovato mas tenho de confirmar.


nunoturbo

Confirma isso por favor e diz-me qt custou a montagem do kit.

A como está o gás?

Que médias de consumo fazes?

 

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prelude guy

Nuno,
actualmente tens kits muito superiores ao que o João Clemente tem (que é aspirado com uma centralina, presumo que ligado à sonda lambda e que comanda um motor passo-a-passo).
Podes por um sistema a funcionar em injecção sequencial ou em full group. Já te tinha dito: passa na Mastergas http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

TCtwin

realmente o meu sistema e aspirado e so tem um emulador electronico para a injeccao eletronica do carro nao dar erros.
Da um salto a Esmoriz ou Feira que la sao os importadores destes sistemas.
o preco por litro ronda os 60ctms e o consumo(conforme os carros e o pe direito) é cerca de 1,2 a 1,4 litros para 1 de gasolina.
Man andas a metade do preco.http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">
quantos mais kms fizeres mais depressa justificas o invetsimento.
quanto á montagem:
-completa com injeccao mpi de gas deve rondar os 1500euros
ja com legalizacao do sistema e inspecao do veiculo.
Nao quero influenciar ninguem tu e que tens de fazer contas para ver se justifica.
-Desvantagens para mim sao as de nao poder estacionar em certos parque e o espaco que o deposito ocupa na bagageira
-Vantagens: PRECO por km, durabilidade do oleo e velas, poluicao(É muito menos poluente que a gasolina--os residuos sao só CO e vapor de agua).
A escolha e do fregueshttp://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  


nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

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