Medidas de pneus e velocidade real

Iniciado por Corolla KE70L, 21 de Outubro de 2006, 18:14

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Kaizen

Não Vítor, o conceito é sempre válido da mesma maneira. Novos sempre à frente.

Há umas semanas atrás assisti ao doscapuzes dar o seguinte exemplo: "Se o carro fugir, seguras melhor o carro se ele fugir de frente ou de traseira?" O homem respondeu "De frente, claro". Mas não tinha a noção do que estava a dizer :p

No caso dos FWD, a necessidade dos melhores à frente é maior por causa da motricidade.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tractortp

Eu sempre aprendi dessa forma, ao contrário do que dizem os "entendidos" nos books.

Novos SEMPRE á frente !

Como disse o Kaizen, e bem dito, é preferível o carro fugir de trazeira que de frente, quer em RWD ou FWD.

Até digo doutra maneira...

O que acham que sai mais caro, um embate frontal ou uma trazeirada ?   :lol

prelude guy

Em minha opinião estão a falar de cor.

Em todos os trabalhos sérios (incluindo um que li da própria Michelin) os melhores pneus vão sempre atrás, sejam carros RWD ou FWD.

Qualquer aprendiz de condutor controla uma subviragem de frente levantando o pé. Já controlar comportamentos esquisitos na traseira  :assobio... então se for em recta e de repente a traseira resolver passar para a frente...  :tijolos

Tudo isto se explica de forma simples. É o eixo traseiro que garante a estabilidade direccional.
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Tractortp

Citação de: prelude guy em 11 de Novembro de 2010, 14:36
Em minha opinião estão a falar de cor.

Em todos os trabalhos sérios (incluindo um que li da própria Michelin) os melhores pneus vão sempre atrás, sejam carros RWD ou FWD.

Qualquer aprendiz de condutor controla uma subviragem de frente levantando o pé. Já controlar comportamentos esquisitos na traseira  :assobio... então se for em recta e de repente a traseira resolver passar para a frente...  :tijolos

Tudo isto se explica de forma simples. É o eixo traseiro que garante a estabilidade direccional.

Luis, eu sei que os especialistas dizem o contrário, mas....

Pergunta a que teve um turbo ie, g40, AE86, AE92, etc, onde colocam os pneus novos.....

Quanto a controlar uma subviragem não é tão fácil como dizes e não só os aprendizes como os normais condutores, aos primeiros sinais de fuga da frente, quando viram o volante e o carro segue em frente........  TRAVÃO a fundo e pimba.......... ou no caso dos mais " racings ", acelerador a fundo......... ( meu trabalho também é buscá-los e depois e ouvir os relatos  :lol )

Claro que o ideal é rodá-los ( traz para frente ) frequantemente, de forma a estarem sempre com a mesma altura de piso, assim muda-se os 4 ao mesmo tempo, é mais seguro e no final gasta-se o mesmo, é o que faço sempre, seja em RWD, FWD ou AWD.




Kaizen

Luís, também vi isso da Michelin mas aquilo era em condições muiiiiitoo especificas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

metralha328

#35
Citação de: prelude guy em 11 de Novembro de 2010, 14:36
Em minha opinião estão a falar de cor.

Em todos os trabalhos sérios (incluindo um que li da própria Michelin) os melhores pneus vão sempre atrás, sejam carros RWD ou FWD.

Qualquer aprendiz de condutor controla uma subviragem de frente levantando o pé. Já controlar comportamentos esquisitos na traseira  :assobio... então se for em recta e de repente a traseira resolver passar para a frente...  :tijolos

Tudo isto se explica de forma simples. É o eixo traseiro que garante a estabilidade direccional.

Além desse estudo, conheço um teste feito no Brasil, em que nas mesmas condições (água na pista), o mesmo carro a curvar à mesma velocidade, com os pneus melhores atrás dá umas guinadas mas aguenta-se; com os pneus melhores à frente, perde o controlo do carro.  :hum:

prelude guy

Claro!  :D

Nuno, as escolas de condução defensiva treinam vários exercícios com os alunos nos seus cursos. E começam com o controle de subviragem... que é realmente muito fácil de fazer pois basta levantar o pé...
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Não queria meter mais areia na engrr grr grenagem...mas vai ter que ser!

As últimas informações técnicas que me deram da marca onde trabalhei é que os novos se colocam atrás!
Qual a lógica?!:

Os melhores pneus devem ficar no eixo onde o condutor não tem actuação - atrás. Na frente temos a direcção e podemos sempre maneja-la e controlar o veículo. Nos carros de tracção atrás parece-me ainda mais premente esta situação.

Mas não se esqueçam que eu sou aquele que acha que os pneus são todos iguais! :assobio



Já agora, deixo aqui uma pergunta em forma de desafio:

No Land Cruiser KZJ90 4X4 tracção integral (igual ao meu) como se deve montar os pneus novos?
1250 pontos fast AJA para quem responder certo!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Brunosantos


Toylex

Citação de: Brunosantos em 12 de Novembro de 2010, 00:09
nas quatro rodas  :lol

De acordo, ou então corre o risco de ter de fazer uma reparação "integral" aos carretos e engrenagens.

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

1250 pontos para o Bruno e um prémio de consolação de 250 pts para o ToyLex que EXPLICOU porquê  :clap:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

metralha328

Então só mais uma achega: Visto que o Shirokuro enquanto não é devidamente reparado gosta muito de rotundas, não seria inteligente colocar os semi-novos atrás? :hum:

Kaizen

Que malucos...

Vítor, como o KE20 nem chegas a entrar na rotunda. Vais de lado ou atravessas a rotunda a direito.
Só um aparte, esse Corolla está treinado na estradas de serra. Rotundas é baixá-lo de categoria :p

Já que a prática não tem peso nas opiniões dos que defendem os novos atrás, talvez esta imagem ajude:




Perante isto, de que servem os pneus atrás?
Como se controla o carro?
Preferem bater de frente ou de traseira?


Pneus mais gastos à frente, resultam numa frente solta.
Exemplo: Fazer uma curva forte... com o carro desengatado!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Brunosantos

esse carro da brochura vai em excesso de velocidade, e com velocidade desajustada para a curva  :lol nem com 4 pneus novos á frente segue a trajectória correcta  :lol e pela cor dos pneus é tracção á frente  :lol

:thumbsup