Megasquirt

Iniciado por gon1800, 19 de Junho de 2006, 20:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

gon1800

Boas pessoal.

Tenho investido algum tempo neste projecto DIY de uma ECU (principalmente porque não percebo nada de electrónica)

O projecto desta centralina começou por ter como objectivo passar carros antigos a carburadores (por vezes chatos de pegar com o frio e menos economicos) para injecção, mas foi crescendo crescendo, e hoje em dia é uma ECU programável e bastante capáz como muitas outras no mercado.

http://pwp.netcabo.pt/mundialito/gon/megasquirt/96.jpg" style="border:0;"/>

Podem ver o link em : "http://www.bgsoflex.com/megasquirt.html"
O problema desta centralina é o suporte , apenas existem os forums de suporte em "http://www.msefi.com/".
As vantagens, são essencialmente o preço, de resto pelo que tenho lido é em tudo igual a uma outra qualquer ECU programável.

 Para terem uma ideia, esta ECU fica na casa dos 200 e poucos €

Estou a usar este firmware : "http://megasquirt.sourceforge.net/extra/"
Que consegue fazer tudo o que poderás alguma vez precisar de uma ECU, exemplos:

Switchable tables
Boost control
Water injection control
Shift Lights
Outputs 1, 2, 3 and 4
Knock sensor input
Nitrous control
Tacho Output Pin
Coolant temp timing advance
Inlet temp timing retard
Electric Fan control,
Etc
Etc
Etc

 
Neste momento a minha já está instalada, apesar de ainda só ter ligado o carro 3 ou 4 vezes.

Mas dessas vezes consegui perceber que tudo é fazível com esta ECU, e maior parte das coisas em "Real time".

Existem varias opções para montar esta centralina no 4A-GE, eu optei por uma em que se cortam dois dentes de uma roda dentada que o distribuidor de origem tem, tornando o "roll back" apenas possível com um outro distribuidor "não cortado".

Esta foi a única alteração que fiz no carro.

Depois foi substituir a ECU de origem pela Megasquirt, aplicar o firmware "extra" e interligar todos os sensores de origem com esta nova ECU, para isso tirei os conectores da ECU de origem e fiz um "patch cable"

http://pwp.netcabo.pt/mundialito/gon/megasquirt/95.jpg" style="border:0;"/>

 Depois disso, entretanto arranjei uns mapas para o motor de origem ( que é como o meu está neste momento ) e o motor funcionou bem em todos os regimes.

Esta deve ser a parte pior, fazer mapas, a etapa de fazer mapas será certamente um desafio.
 
No meu caso, é preciso construir dois circuitos (alem dos originais) na própria ECU, um deles com alguma complexidade, outro resume-se a uma resistência.

Tenho muito a agradecer a um bacano do www.aeu86.org com o nick de "Bad Dog" e logicamente a toda a comunidade megasquirt, que desenvolveu quer hardware quer software para aparecer esta solução a este preço.

 E Pronto, se estiverem interessados, consultem os sites leiam muito e qualquer duvida que possam ter, cá estou para responder.

 Um abraço

PS: sei que não faz muito sentido meter uma ECU num carro que já tráz ECU de origem, mas tenho alguns "upgrades" a efectuar no motor (apesar de saber que não é bem o espirito deste forum, mas achei que este projecto podia ser util para voçes)

 

http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=32.topic">Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=46.topic">Yamaha WR250 1996


nunoturbo

Quote:
Tenho investido algum tempo neste projecto DIY de uma ECU (principalmente porque não percebo nada de electrónica)


Gonçalo, para quem não percebe nada de electrónica, vais anos luz á frente do pessoal!

Força nisso, que apesar de estar, algo, fora do espírito do AJA é sempre bom saber que há soluções tecnológicas alternativas ás utilizadas na construção dos nossos carros.

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Muito interessante, parabéns emuita sorte com esse projecto. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  




http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=427.topic" target="top">3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho, participem.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Corolla KE70L

Realmente uma excelente ideia, parabéns pelo grande projecto que estás a construirhttp://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]"> http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  


gon1800

sei mudar um pneu de um carro ,
reparar uma caixa de velocidades de um AE86
recontruir um diferencial de um ae86
montar um autoblocante num ae86
montar suspensões num ae86 e mais umas coisas.
Isto relativamente a carros claro, depoiz à as motas, e ainda à as mulheres http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  se soubesses o que eu lhes sei fazer, ai entao até te passavas http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">

já agora consulta:

http://ae86.page.vu/">ae86.page.vu

http://ae86.site.vu/">ae86.site.vu

e já agora faço uma mini divulgação de uma mailing list que criei (e já conta com alguns users) sobre o AE86 em Portugal, estejam à vontade para se registarem e participar, principalmente se são felizes proprietarios desta maquina http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

http://ae86.pt.vu/">ae86.pt.vu

um abraço

http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  

http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=32.topic">Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
http://p082.ezboard.com/fforumtuningptfrm30.showMessage?topicID=46.topic">Yamaha WR250 1996