Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

ThE CrOw CsC

Então seguindo o teu raciocínio, o CRX será um coupé... Tem lugares apenas de enfeite na traseira...


Já quanto aos Diesel e outros, tens razão nisso. Novamente é o marketing a funcionar...


Kaizen

Woody..... tens o Celica RA28 que teve aquela configuração em 1973 até 1997! E tens o Corolla Coupé de 1968 a 1978!

  Tens todos os Coronas, todos os Camry´s, todos os Crown´s ..............

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=16.topic" target="top">74 TA22 ST
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=4.topic" target="top">74 KE25 - Tune up project
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=3.topic" target="top">87 AE86 Levin

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tractortp


Não esquecer do TE-51, o Primeiro Corolla Liftback.  http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">

Neste modelo se nota quem é o pai do AE-86, verdadeiramente " Liftback ".

Talvéz lá para o final do ano possamos por um ao lado do outro para comparações ( estéticas claro ).


 

Viciado em Toyota : Celica RA-40, Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, VVT-i e TE-51.


Woody PT

Efectivamente acabamos por discutir realmente o sexo dos anjos.


Sim, o CRX poderia ser considerado um Coupé. Mas não esquecer que é um carro bastante posterior ao nascimento da expressão e que se serve de técnicas de construção inimaginaveis para a época.
Mas também é um liftback.


Aliás, muitos liftbacks acabam por ser coupés por definição, mas nem todos (o Super 5 é um Liftback mas não é coupé).


Estive a fazer uma pesquisa (em papel, não dá pra colocar os links) e descobri que o termo "Coupé" é bem anterior ao que eu pensava.
É uma expressão já do tempo das carroças, sendo o mais vulgar nas carroças dos médicos:
Algo bem pequeno por não ser necessario mais, curto para ser maneavel e aceder a todos os caminhos, com apenas dois lugares e uma plataforma atrás.
Os primeiros automoveis Coupé tinham praticamente a mesma configuração.

Para ilustrar a coisa é simples: Abram o Altavista e procurem imagens por "Coupé" e depois por "Liftback", procurem os pontos comuns e concluam.


Pessoalmente acho que são designações de características automoveis, independentemente de serem utilizadas como nomes de baptismo ou não (como chamarem á VW "Pão de Forma" ou á Voyager de monovolume e dizerem-me que é uma Van - uma coisa não exclui a outra).  


Fast Peter

Encontrei uma coisa que pode ajudar a esclarecer algumas duvidas.

Hatchback - Dois volumes com 3 ou 5 portas.

Liftback - Dois volumes e meio com 5 portas.

Sedan - Três volumes de quatro portas.

StationWagon - Carrinha, dois volumes, 5 portas.

Coupé - Dois volumes e meio com 3 portas ou três volumes e 2 portas.

Cabrio - Descapotável derivado de um modelo fechado, com 4 ou 5 lugares e 2 portas.

Roadster - Descapotável desportivo de 2 lugares e 2 portas.

TT - Dois volumes com 3 ou 5 portas e tracção integral.

Van - Comercial derivado de hatchback ou de uma StationWagon, 2 lugares e 3 portas.

Monovolume - Um único volume com 5 portas e habitáculo modulavel.  

http://uploads.clix.pt:8080/fotos/data/imagens/2545339/40C4F0BF177F75759B7D17C33A4BA77D17C3.jpg"/>


ThE CrOw CsC

Então por essas expressões, teremos:

Hatchback - Renault Cio (?)

Liftback - Celica RA28

Sedan - Avensis

StationWagon - Corolla SW

Coupé - Celica RA28 (também) ou Celica TA-22

Cabrio - Porsche 911 Cabrio

Roadster - Porsche Boxster

TT - Land Cruiser

Van - Toyota LiteAce

Monovolume - Corolla Verso



Certo? (Os carros são só para servir de exemplo, para se ter uma ideia de cada, +/-...)


Fast Peter

Pela descrição, o Celica RA28, não se insere nos Liftbacks mas sim nos Coupé.

Um Liftback tem de ter 5 portas. o RA28 tem 3.


Por mim tanto o caso do RA28 como o TA22 ou mesmo as duas versões do AE86, são todas coupé.

Uns com carroçaria de dois volumes, outros de três.
Para se diferenciarem a Toyota deve ter usado o termo Liftback para uma mais fácil identificação (se não, teria de ser AE86 dois volumes e meio e AE86 três volumes). Mas para mim um Liftback puro tem de ter 5 portas.  

http://uploads.clix.pt:8080/fotos/data/imagens/2545339/40C4F0BF177F75759B7D17C33A4BA77D17C3.jpg"/>


Kaizen

Quote:
Algo bem pequeno por não ser necessario mais, curto para ser maneavel e aceder a todos os caminhos, com apenas dois lugares e uma plataforma atrás


  Muito bem então http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  Então pela sua definição histórica o nosso AE86 é mesmo um Coupé. Já sabiamos mas voltou-se a confirmar com mais dados concretos.


  A partir de agora convém distinguir os Corollas da restante gama e não "mexer" nas comparações entre Liftback e Coupé dos Celicas porque é evidente que a Toyota usou duas terminologias diferentes. O que ainda não consegui perceber é porque é que em 1979 alteração as definições próprias dos Liftbacks/Coupés nos Corollas e na restante gama mantêm as designações antigas! http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

 

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=16.topic" target="top">74 TA22 ST
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=4.topic" target="top">74 KE25 - Tune up project
http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm24.showMessage?topicID=3.topic" target="top">87 AE86 Levin

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Woody PT

Eh Eh http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

E como concluimos, temos o AE86 Coupé (o mais vulgar, dois volumes, dois e meio?) que é um Coupé e Hatchback (não concordo, acho que também pode ser Liftback de três portas), em oposição a versão três volumes (duas portas) que também é Coupé (também não concordo com coupé de três volumes).