Motor Cansado

Iniciado por PedroXXL, 09 de Dezembro de 2004, 05:02

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PedroXXL

O Meu Datun 1200 de 1972 já vai com 198.000 Kms mais uns trocados.

Começo já a notar que, em acelerações mais fortes, já começa a deixar para traz um fuminho se bem que ligeiro, nada de especial. O consumo de óleo não é significativo. Para alem disso, é normal que a compressão já não seja o que era em novo.
O óleo que uso é o recomendado no livro do condutor, ou seja  o Shell SuperX100 20W-50.

A minha pergunta é a seguinte: - Sem ter de abrir o motor, o que posso fazer para travar a progressiva perda de compressão e consequente carburação de óleo?
Utilizar Slick 50? Prós e contras?
Utilizar um óleo com viscosidade mais espessa? Prós e contras?

Utilizar Slick 50 + óleo mais espesso?

Digam de vossa justiça...


MazdaMan Toninho, o que tens a dizer?http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]"> http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">  

Pedro Leal


PedroXXL

Em conversa com o Américo, e dito pelo mecanico dele, este motor faz 300.000 kms sem ter de abrir. E quando isto começa a acontecer, normalmente não é dos segmentos mas sim dos vedantes das válvulas, o que torna a situação muito mais facil. Segundo ele, há mecanicos que conseguem substitui-los sem ter de tirar a cabeça. Mas mesmo que se tenha de tirar a cabeça, é uma operação simples e rápida e aproveita-se para verificar e limpar as sedes e rodar as valvolas, se necessário.
No entanto, ainda não queria partir para isto, e gostava de saber se vale a pena a experiência com os lubrificantes...
Se forem os segmentos, fico fulo...  

Pedro Leal


MazdaMan Toninho

Não recomendo ir tentar resolver o problema do fumo com outros lubrificantes. Normalmente não resolve nada.

1- Se os segmentos estiverem colados, gastos ou partidos, passa compressão para o carter, logo o respirador de óleo na cabeça do motor começa a "fumar" um pouco. Se não "fuma", os segmentos estão OK.

2- Em aceleração/desacelaração, regista-se o maior nível de vácuo na câmara de combustão, o que tem como efeito, "chupar" o óleo do topo da cabeça do motor para dentro da câmara de combustão, fazendo algum fumo. Por onde passa este óleo?? Pelos vedantes de válvulas.

3-Pode-se mudar os vedantes das válvulas sem tirar a cabeça.

4-Se já tem muitos Kms, aproveita para descarbonizar e rodar válvulas.

5- Eu não mexia nos segmentos....


ximba

o meu SADO (com 155.000km) também fcomeçou a fazer fumo, o meu mecânico tirou a cabeça, mudou os vedantes e rolou as válvulas... ficou óptimo e a reparação não foi muito cara.
 


Valen

É assim eu vou falar um bocadinho por experiência própria, o meu Datsun 1200 já tem 765000Km e nunca o motor foi preciso de ser aberto ou revisto deita fumo quando está frio mas como tá todo desmanchado já há alguns meses que não trabalha. O fumo está mesmo no limite quando vai à inspecção.Uma vez um amigo do meu pai disse-lhe para testar a compressão do motor pondo o carro a trabalhar e deixar aquecer, depois fechar o ar e retirar um dos cabos que liga a uma das 4 velas, se o carro continuar a trabalhar normalmente é porque está bom se for abaixo é porque já tem problemas de compressão, felizmente que ele continuou a trabalhar, é uma ideia que podes testar no teu !


PedroXXL

Obrigado a todos pelas excelentes respostas sugestões e ideias, incluindo o DatsunSSS que me deu a sua opinião via MSN.
De facto, todas as ideias vão mais ou menos de encontro com o que eu também achava, no entanto estava a pensar retardar essa reparação com lubrificantes, mas já vi que o resultado não iria corresponder às espectativas...

No entanto deixo ou reformulo a pergunta sobre o Silck50:
-Mesmo que o Slick50 não tenha uma acção propriamente correctiva, pode este aditivo ter uma acção preventiva válida?
Quais serão os seus Prós e Contras?
Quem já experimentou? E resultados?

Pedro Leal


whizzzkid

Já agora e porque o meu 1200 se queixava do mesmo fuminho, vou dar o meu muito modesto contributo.O meu 1200 era de um velhote amigo que ultimamente andava muito pouco.Ele e o carrohttp://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> . É de 71 e só tinha 82500 kms qd fiquei c/ ele o ano passado. Passava muitos meses parado embora ele o puzesse a trabalhar semanalmente.E saia só qd ele ias às consultas. O mecânico que o assistia (ao carro ehehehe)já o tinha alertado para o ligeiro fumo que saía quando arrancava de manhã, atribuindo isso precisamente ao facto dos vedantes das válvulas estarem a passar-se. Como referi noutro tópico, o meu actual mecânico (chefe de mecânicos na GNR) disse-me logo que devia ser esse o problema e como neste FDS esta situação já deve estar corrigida por ele, a partir daí já poderei dar uma resposta conclusiva sobre tal assunto. Nisto e noutras coisas, a experiência fala mais alto.Há que ver para crer como S.Tomé. Em relação a cansaço no motor é que não há nada. Sobe o Monsanto em 4ª como se não fosse nada c/ ele, deixando muito condutor "bem calçado" a olhar pró charuto com olhar espantado! E se lhe apertar os calos bate com o ponteiro lá em baixo (o que evito fazer com aqueles pneus com a medida de origem).Estou rendido à eficiência mecânica do 1200!