Tratamento/Restauro de suspensões

Iniciado por ROGER MORGAN, 23 de Fevereiro de 2004, 10:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

ROGER MORGAN

Neste restauro de chapa só irá faltar mesmo a tampa da mala que iremos separar os paineis neste sábado.

O capot seguiu hoje guito para a Holanda - vai ser novo em folha 100 €.

Donde agenda complicada essa Rventura... mas tudo Ok sem dramashttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


JONAS1200

Ok, depois deixas-me dar uma olhada nessas jantes.http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


P.S.O Roger não se vai aguentar muito tempo sem outro projecto.De certeza.

Ando a ver se o convenço a pegar num SSS que precisa de ser salvo...

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

ROGER MORGAN

Prosseguem os trabalhos no actual restauro (o 1904 S)

Agora temos o tratamento da plataforma do carro, aspecto este que normalmente ninguém liga, pois não se vê, mas como se trata de uma área resistente, se ela não tiver sido bem tratada e estiver má, teremos então, um mau restauro.

Depois desta limpeza e tratamento há a vedação de juntas de chapa, seguindo-se a pintura com Gravitex e depois a pintura na cor definitiva do carro (com 2 ou 3 demãos).

Bem basta de "paleio" pois que as imagens falam por si.

A primeira imagem refere-se à posição do carro para possibilitar o trabalho. Cuidado especial deve ser tomado para o carro não tocar no pavimento.

O bidon e a cunha de madeira é uma redondância na segurança, que nunca deve ser descurada nestes trabalhos de restauro.

http://stonevalley.no.sapo.pt/1.jpg" style="border:0;"/>

A limpeza:

http://stonevalley.no.sapo.pt/2.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/3.jpg" style="border:0;"/>

O túnel da caixa e dos veios também é limpo à chapa

http://stonevalley.no.sapo.pt/4.jpg" style="border:0;"/>

Outros aspectos da limpeza do lado inferior da plataforma:

http://stonevalley.no.sapo.pt/5.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/6.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/7.jpg" style="border:0;"/>

E depois a pintura com o anticorrosivo "encapsulator" da Frost

http://stonevalley.no.sapo.pt/8.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/9.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/10.jpg" style="border:0;"/>

Agora talvez compreendam bem melhor as minhas reacções aos que me falam de betumes e fibras nos seus restauros.....http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  

Falta agora virar o carro do outro lado e fazer o mesmo trabalho para não haverem zonas sem intervenção, mas a maior parte já está feita.

Depois vedação de juntas, pintura com gravitex e duas ou três demãos de tinta na cor definitiva do carro.

 

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 30/8/04 8:40

rventura

Já não via este carrito á muito tempo!!!

Então como tens passado?

http://rventura.no.sapo.pt/new-1.jpg" style="border:0;"/> http://rventura.no.sapo.pt/1200_1.jpg" style="border:0;"/>RICARDO VENTURA - DATSUN 240K GT - DATSUN 1200


ROGER MORGAN

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Devagar mas certinho.

Já cá estou novamente http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  vim sexta. http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

De referir que o relativo bom estado da plataforma, deste carro com 30 anos, se deve sobretudo à pintura com Fleetcoat (Woody PT estás aí?) que foi dada pelo anterior proprietário, quando o carro era ainda novo.

Esse Fleetcoat foi retirado à espátula e maçarico, como se pode ver numa das fotografias apresentadas acima.

O piso só levou dois remendos (aqueles das nervuras), na zona de apoio dos macacos da frente (que são novos) e as longarinas tireram algumas reparações.

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 30/8/04 8:56

ROGER MORGAN

Em primeiro lugar as minhas desculpas por continuar a explanar estes trabalhos com fotos de um "cangalho alemão" .

Mas à falta de melhor, quem dá o que tem .... mais não se poderá pedir http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

No entanto, estes trabalhos podem e devem ser realizados em qualquer restauro duradouro.

Pois bem, sábado lá se continuou com os trabalhos na plataforma do actual restauro e que consistiu, antes de se virar novamente o carro, no isolamento com selante de juntas DINITROL (da Frost, mas já vi no mercado nacional um que, em princípio, será equivalente e que é o TIGER SEALER).

Após alicação do cordão aplica-se o pincel com diluente de forma a não se visualizar o cordão.

Fotos dos trabalhos:

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/isolamento3.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/isolamento2.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/Ascona/isolamento1.jpg" style="border:0;"/>

De tarde fui a uma "fábrica de casamentos" (igreja) e era só ver carros antigos para os noivos. Vi dois - uma arrastadeira e um Jaguar XJ6 dos noivos pelo qual fui "agarrado" e os trabalhos oficinais na tarde de sábado foram de "rédea solta" http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 6/9/04 10:52

ROGER MORGAN

Agora sobre a limpeza dos pilares

Limpeza à chapa do pilar A

http://stonevalley.no.sapo.pt/HACETS/Limpeza%20de%20pilarA%20L.jpg" style="border:0;"/>

Limpeza à chapa dos pilares B e C

http://stonevalley.no.sapo.pt/HACETS/Limpeza%20de%20pilares%20B%26C%20L.jpg" style="border:0;"/>

Pintados de Anticorrosivo

http://stonevalley.no.sapo.pt/HACETS/Pilares%20B%26C%20L%20pintados.jpg" style="border:0;"/>

Este trabalho é fundamental quando se pretende mudar a cor de um carro. Se houver suspeita dos pilares não estarem resistentes teremos se desenvolver este trabalho que serve igualmente para confirmar o estado dos mesmos.

Old & Classic Car Fan


ROGER MORGAN

Acontece muitas vezes, num restauro de carros com muitos anos, as vigas que constituem o chassis ou o reforço da plataforma estarem amolgadas, pela aplicação de macacos sem os devidos cuidados.

O actual restauro também teve disso embora fosse uma pequena alogadela resolveu-se reparar.

A amolgadela na viga do chassis, só foi detectada quase na inspecção final do piso inferior do carro, após a limpeza e preparação do mesmo ter sido efectuada.

É caso para perguntar-mo-nos como foi possível isso passar despercebido durante todos aqueles trabalhos.

http://stonevalley.no.sapo.pt/HACETS/Viga%20chassis%20amolgadela1.jpg" style="border:0;"/>

A sua reparação

http://stonevalley.no.sapo.pt/HACETS/Viga%20chassis%20amolgadela2%20repara%E7%E3o.jpg" style="border:0;"/>

O seu aspecto final depois de reparado e preparado para receber o anti-gravilha

http://stonevalley.no.sapo.pt/HACETS/Viga%20chassis%20amolgadela3%20reparada.jpg" style="border:0;"/>

Old & Classic Car Fan


Kaizen

Esta pergunta está-me a custar saír porque ainda não li convenientemente o tópico e estou com receio de meter água em grande!

 Roger, mas antes do anticorrosivo não lhe estás a dar o zinco a frio? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

  Please explain, se a explicação estiver neste tópico em posts anteriores... insulta-me. http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">  

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

AJA na Autoclássico -> Pav.3 Stand B10 de 3 a 5 de Outubro

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ROGER MORGAN

O "encapsulator" tem propriedades de criar uma base estável com a chapa viva e estabilizador de um eventual ponto de ferrugem.
Só tenho aplicado zinco, neste restauro, nas zonas mais vuneráveis e sujeitas a corrosão por depósito de lamas ou águas, nas dobras de chapa etc.

De notar que a galvanização a frio (spray) não é tão eficiente como a por banho galvânico.

O problema é não haver empresas com tinas suficientemente grandes onde se possa mergulhar todo o carro ou toda a sua estrutura.

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 7/10/04 22:01