O nosso RWD tem barulho de "rolamento"...

Iniciado por nunoturbo, 31 de Março de 2004, 18:26

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nunoturbo

Pois é, não são tão invulgares quanto isso os barulhos de rolamento nos carros antigos. É certo que a única solução passa por substituir os rolamentos (ou então, fazer com um certo mecâncio que "desmonta" os rolamentos, lava-os com petroleo, volta a montar, lubrifica-os, e sítio com eles! http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]"> ), mas como detectar qual o rolamento "gripado"?

Faço menção no título aos RWD e não é por uma razão qualquer, é que também não é muito invulgar surgirem ressonãncias "lá das bandas" do diferencial. Uma vez que o diferencial tem também rolamentos, como detectar o "gato"?

Solicta-se que também os "técnicamente dotados" participem e nos elucidem!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

O rolamento desde que picado deve ser retirado e substituido.

O "gripar" pode agarrar a roda que fica presa, ou seja, tem efeito semelhante ao travar naquela roda, donde o resultado final pode ser o advinhar onde é que o carro acaba por parar, na valeta, na faixa contrária ou fora da estrada.

Portanto nada de facilitar nestas coisas seja novo, velho, antigo ou assim assim....

Sobre como se detecta - é procurar ouvir de onde vem a zunida ou chiadeira e depois disso identificado, ver se é do cubo da roda, que é mais fácil de desmontar e ver, mas se não for daí é do semi-eixo/diferencial.

Esta é a sabedoria que mora por cá pelo "je", mas de certeza que haverá mais AJA "experts" nisto.


Woody PT

Eu não podia concordar mais.

Rolamentos em menos bom estado nunca devem ser limpos ou "recuperados".
E havendo necessidade de substituir um, acho que o do lado contrario terá exactamente a mesma idade e terá rodado o mesmo, de maneira que, se ainda não se queixou pouco deve faltar.

Para determinar, em andamento repara-se se "canta" mais em aceleração ou desaceleração, com o carro desembraiado. etc.
Desta forma estamos a cortar outros ruídos e mais facilmente determinamos o sítio de onde vem.

Depois é macaco com ele e rodar a roda á mão, ouvindo e procurando "prisões".
Se tiver rodado já um bocado em mau estado até se nota a cor do metal azulada, sinal que a sua tempera já está alterada e, consequentemente, as dimensões das esferas ou agulhas.


CorreiaRS

por acaso à uns tempos no carro do meu pai apareceu um a começar a zumbir.  fui eu que me queixei primeiro, passei ao mecanico, elevador no carro, e nada.  

o barulho que se houve é tao pouco que ainda nem dá para perceber "à mao" qual é o que está menos bom.

no caso de perigo de gripar (prender), certamente que se chegar a esse ponto (já aconteceu no carro do meu avô), o barulho já se reconhece à muito e normalmente até de ouvido (com o carro a rolar na estrada) já dá para saber que rolamento é.

Celica AT160
Corolla CDE110 (5lug)

Cabaneiro

Óla pessoal os rolamentos são pecas fortes mas ao mesmo tempo muitos frageis. Num rolamento consiste a pista inerior, pista exterior e as esferas ou roletos de agulhas, conforme o tipo de rolamento, se alguma destas pessas do rolamento que mencionei se tiver um toque não dá para reparar isso de limpar e voltar a por massa e colocar no lugar é só para tardar a colocar um novo e as vezes sai mais caro.Um rolamento quando esta gripado da para houvir o barulho, o que tens que fazer é como já deves conhecer o barulho do carro é pedires para alguem o conduzir e tu ao lado do condutor ou atras tentares descobrir de onde vem o barulho. Se enventualmente descobrires e tentares trocalo quando montares o novo tenta colocar com uma prensa para entar todo uniforme e ao ser prensado tem que ser pela pista exterior pois se for pela interior podes tar a danificalo e claro tens mais tarde por um novo.Boa sorte.

E va de dar GAZ.