Esmaltagem de colectores de escape

Iniciado por ROGER MORGAN, 19 de Fevereiro de 2004, 19:34

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JoaoGoncalves

A ideia dessa fita de amianto no colector de escape tem 2motivos de acontecer (menor temperatura para o exterior do colector e maior no interior). De facto, teoricamente quanto maior for a temperatura dentro do colector de escape (e por acrescento no escape completo) mais performance o carro ficará. O colector de escape mais quente irá também aquecer os gases dentro deste tornando-os menos densos logo, com melhor capacidade de escoamento destes. É um processo complementar às alterações nos colectores de escape. Quanto maior for a potência do carro mais performance se "arranca" neste processo. Agora isto era (e é) feito na competição e as cabeças são feitas para aguentar esses "tratamentos"... no entanto a competição estoira muito motor. Verifica bem as temperaturas a que a tua cabeça foi testada e depois logo decides!!!!
Abraços


Woody PT

Assim já estou mais de acordo http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

Aliás, tem outra razão, reduzir a temperatura dentro do compartimento do motor (por consequencia, dos fluidos e do ar admitido).


Mas aproveito para colocar outra dúvida:
Sem querer contestar o que foi dito e já é feito pelos profissionais, não consigo ainda entender como os gases mais quentes se escoam melhor.
Se se tornam menos densos, a mesma massa vai ocupar um maior volume.
Como o volume está limitado pelo escape, a minha conclusão é que se torna mais dificil faze-lo sair (temos que escoar um maior volume pelas mesmas condutas).

Ou, por oposição, o intercooler é utilizado para se colocar, no mesmo espaço de tempo, uma maior massa de ar no interior do motor.
Isto é feito arrefecendo o ar de forma a que a mesma massa ocupe um menor volume (maior densidade).
Parece-me um contrasenso fazer o oposto do outro lado.

Mas lá está, a minha lógica leva-me a pensar assim, mas a pratica efectivamente demonstra-me o contrario.
Só gostaria de saber o porquê http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  


MazdaMan Toninho

Woody

O intercooler é na admissão. Aí, quando mais frio estiver o ar, menor a aus densidade e portanto consegue-se compactar mais ar pelo compressor para a admissão. Mais ar na admissão e ar mais frio = a mais potência.

No escape acontece o contrário. Mais quente= mais rendimento.

è tudo um aquestão daquilo a que se chama Delta T, ou seja diferencial de temperatura entre admissão e escape.

Nas provas de alto rendimento de Consumo de combústivel realizadas pela SHELL em quase todo o mundo, é normal isolar com amianto a CABEÇA DO MOTOR, para não perder o calor.
Assim temos mais potência (portanto necessitamos de motores mais pequenos, para a utilização dada,logo menor consumo).
Paralelamente, reduzimos as perdas de calor que para ser recuperado, exige consumo de energia, que queremos evitar.

Com isto veio-me á lembrança que em 1980 eu e uns colegas construimos um veículo destes para os recordes da SHELL, tendo obtido o recorde de consumo do Canadá no ano de 1980, com um consumo de +/- 1 litro em 1000 kilómetros.

Quando aprender a a colocar fotos e scans neste forum logo coloca uma série de imagens deste evento e da máquina.


JoaoGoncalves

Olá!!!!
A explicação que vem a seguir é claramente mais técnica do que aparecerá em seguida mas... a densidade varia estando a matéria no estado gasoso, liquido e sólido (e dentro destes 3 estados). Imagina que tens dois liquidos diferentes (água e massa para um bolo;densidades diferentes não é?com a massa mais densa que a água). Agora imagina 2seringas exactamente iguais. Se puseres 0.6 Litros de água numa seringa e 0.5L de massa na outra e apertares ambas com a mesma força verificarás que... a água embora tenha maior volume(0.6L) escuou em menos tempo que a massa. Porquê??? Porque têm menor densidade logo escoa melhor. A densidade indica as ligações que existem na matéria, e quanto menor, melhor se adapta às curvas do escape e menor resistência faz a estas.
No meio desta explicação com culinária pelo meio e tudohttp://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> ... se não fui explicito avissem!!!
Woody: é bem visto maior densidade=mais volume só que esqueceste-te que o escape não é fechado assim, o próprio "alargamento" dos gases irá empurrá-los para o exterior facilitando a vida aos nossos belos carros.
Abraços


PS:1 litro para 1000Km: Já parece o meu Datsunhttp://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">