Novo Toyota Yaris

Iniciado por Camry 2200, 27 de Outubro de 2011, 23:49

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Camry 2200

Fonte: Volante

"Passados 12 anos desde o lançamento da primeira geração do Toyota Yaris,o novo citadino da marca nipónica surge com uma imagem mais agressiva e com várias soluções tecnológicas que são estreia absoluta no segmento B, no qual se posiciona. "




Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

E as novidades: 8)

Fonte Toyota:

"Toyota Touch & Go e Tecto Panorâmico relaciona o condutor com o mundo.

O novo sistema multimédia Toyota Touch & Go, presente na Nova Geração Yaris, é a resposta a uma sociedade altamente dependente do acesso a informação e da constante procura de ligação a fontes externas, assim como da necessidade de centralizar várias informações no automóvel. A complementar esta ligação ao mundo, desta feita em moldes mais naturais, encontramos também o tecto panorâmico de elevadas dimensões e design distinto, disponível pela primeira vez neste automóvel."
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

Com o sistema Touch & Go, entre outras funcionalidades, podemos também vizualizar o que está na traseira do veículo. 

"As manobras em marcha atrás estão agora mais facilitadas com a introdução de uma câmara traseira de apoio ao estacionamento, instalada na Nova Geração Yaris. Projectando as imagens num ecrã táctil de 6.1 polegadas e a cores, o novo equipamento permite um fácil reconhecimento dos obstáculos que se encontram na traseira do veículo, quando a marcha atrás é engrenada."

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Li umas reviews inglesas em que estavam encantados com esse sistema Touch & Go.
Se a Toyota o souber aproveitar bem, pode ser um forte argumento de vendas.

Gostei do volante. Já no restyling do Auris também puseram um volante muito porreiro.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RSilva

Este Yaris surpreendeu-me pela positiva. Há muito que a Toyota (à excepção do Prius e IQ) andava adormecida. A penúltima versão do Corolla e Auris foram efectivamente downgrades nada estimulantes ao  E100/E110.

Kaizen

#5
Até fiquei colado à cadeira!  :icon_arrow:

Downgrades?!  :lol

O E12 é o Corolla mais bem construído de sempre.  O E10/E11 são autenticas carroças quando comparados com o E12. O E11 ficou pré-histórico 1 ano e meio depois de ser lançado! O Auris, apesar dos interiores e da traseira mal conseguida, tem um chassis, direcção e segurança muito mais evoluídos do que o E12.

A Kia ultrapassou a Toyota em vendas na Europa com o C`eed, que é tão somente uma cópia e evolução do E12, algo que os franceses da TME não souberam ver e foram ultrapassadissimos :p

Mas este tópico é sobre o Yaris...


Edit: Já os tive todos, e o meu carro até é uma carroça pré-histórica E11.É o que gosto mais, mas a diferença para o E12 e Auris é uma alteração de paradigma automóvel.  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

#6
Eu acho este Yaris bastante interessante. Só gostava era de ver uma versão com picante e de preferência 3 portas! 8)

:offtopic
Kaizen, o Toyota Corolla mais bem construído de sempre é o E2 :green: :angel: :-X :lol
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Também já tive um E2, mas o E12 roçou mesmo a perfeição.

Os Yaris sempre tiveram versões desportivas.
No Yaris 1 havia o T-Sport 1.5 de 105cv, que era mais interessante do que se possa pensar. Houve também a versão RS que era turbo de 150cv.

No Yaris 2, o T-Sport era 1.8 de 133cv e nalguns mercados foi adaptado (vendido assim nos stands) com compressor e a potência era de 180cv a 210cv (fora do stand :p ). No Auris tinham 210cv.

Para esta geração, o 1.6 de 132cv ficava lá bem mas o motor 1.8 de 150cv é o preferido nos mercados onde o T-Sport vende mais.

Yaris 2 Kompressor - 100% Original




Link para a página da Toyota sobre o Yaris TS Kompressor
Clicar aqui

Olha as specs :p
Leistung auf 158kW (215PS) und das maximale Drehmoment von 173Nm bei 4400U/min auf 270Nm bei 4200U/min erhöht. Die Höchstgeschwindigkeit liegt bei 214km/h. Der Yaris TS Kompressor beschleunigt von 0 bis 100 km/h in 6,9 Sekunden.

O carro ideal para entregar pizzas  8)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Porreiro! Mas continuo sem perceber o que é que as portas de trás estão ali a fazer! ???

Acho o Yaris 1 T-Sport muito mais interessante em termos estéticos.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

Fonte: Toyota Portugal

"Nova Geração Yaris alcança o valor máximo de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP"

"5 estrelas na pontuação geral; a protecção mais elevada para um veículo testado em 2011 para ocupantes e pedestres.

Os últimos testes realizados em 2011 cumprem com as novas e mais restritas exigências, para obtenção das 5 estrelas Euro NCAP, previstas para 2012.

Herança das anteriores gerações do Yaris é mantida com a conquista das 5 estrelas nos testes.
A Nova Geração Toyota Yaris conquistou o valor máximo de 5 estrelas nos testes de segurança promovidos pela internacionalmente conceituada entidade Euro NCAP. Após a análise minuciosa dos resultados dos embates realizados, confirmou-se mais uma vez os elevados padrões de segurança, mantendo o legado das anteriores gerações. Desde a primeira geração, o Yaris conseguiu uma excelente prestação nos exigentes testes de segurança, tendo sido nomeado como o Super Mini Mais Seguro em 2000 e em 2005, sendo que também a segunda geração obteve a pontuação máxima de 5 estrelas.
Apesar de terem sido realizados os testes no presente ano, a Nova Geração Yaris cumpre com os requisitos previstos para obter as 5 estrelas em 2012, com especial destaque para a maior exigência de segurança para os pedestres.

O habitáculo da Nova Geração Yaris foi desenvolvido para dispersar, pela frente, traseira e lateral a energia proveniente em caso de impacto, reduzindo assim a intrusão no interior do carro. No caso de uma colisão frontal, a célula de segurança mantém-se inalterada, graças à supressão e absorção da energia proveniente do impacto através de estruturas de deformação programada do para-choques frontal, dos guarda-lamas e também pela rigidez do pilar A e da estrutura inferior.

Para melhorar a performance dos embates laterais, foram adoptadas medidas especificas, como por exemplo o reforço dos pilares B com aço de elevada resistência.
A Nova Geração Yaris encontra-se equipada com sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um airbag para os joelhos do condutor.

Um dos itens novos na Nova Geração Toyota Yaris assenta nos airbags laterais que agora possuem 2 secções para protegerem a zona do tórax e abdómen, com um volume de 8 litros, e na zona pélvica com 4,5 litros, melhorando assim a protecção contra os embates laterais. Para além da divisão, o volume de cada uma das secções do airbag foram substancialmente incrementadas.

A segurança dos pedestres foi também melhorada, reduzindo assim as lesões provocadas no peão em caso de atropelamento. Localizados sob o pára-choques estão materiais especiais que permitem a absorção de energia, reduzindo e dispersando a energia proveniente do impacto, reduzindo-se também as lesões nas pernas do pedestre. Por outro lado, para a protecção do tronco e da cabeça existe no capot uma zona construída em pantógrafo que permite colapsar em caso de embate, absorvendo a energia do embate. Os guarda-lamas possuem também uma estrutura de fixação com zonas previamente programadas de deformação de forma a reduzir as lesões no caso de atropelamento.

Uma vasta gama de equipamentos de segurança activa reforça a segurança, como o sistema de Travagem Anti-bloqueio (ABS), Repartidor Electrónico de Travagem (EBD), Assistência à Travagem de Emergência (BA), Controlo de Tracção (TRC) e Controlo de Estabilidade (VSC).

A Nova Geração Yaris foi desenvolvida para proporcionar a máxima segurança activa e passiva para todos os ocupantes, assim como a protecção de pedestres. Por essa razão, todos os equipamentos de segurança estão incluídos em todos os Yaris comercializados na Europa (independentemente da versão)."

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

fabio16v


RSilva

Citação de: Kaizen em 28 de Outubro de 2011, 15:21
Até fiquei colado à cadeira!  :icon_arrow:

Downgrades?!  :lol

O E12 é o Corolla mais bem construído de sempre.  O E10/E11 são autenticas carroças quando comparados com o E12. O E11 ficou pré-histórico 1 ano e meio depois de ser lançado! O Auris, apesar dos interiores e da traseira mal conseguida, tem um chassis, direcção e segurança muito mais evoluídos do que o E12.


Lamento, mas sempre que conduzo o E12 fico com a sensação que o E11 era muito melhor carro, aparentava visualmente ser um carro de gama superior, melhor construído e os interiores então... bastante mais requintados. A versão sedam do E12 então, está muito mal conseguida, nisto tens de concordar comigo.
Eu sempre gostei mais do aspecto dos carros Japoneses baixos e largos, como os saudosos honda civic, corolla e lancer.
Já no Yaris, não me incomoda o design insuflado que me parece adequado ao segmento.

Camry 2200

Fonte: Toyota Caetano Portugal, S.A. - 04-11-2011

"A Toyota Motor Manufacturing França (TMMF) atingiu um marco na produção do Toyota
Yaris ao produzir a unidade 2 milhões em Valencienes. Para além desta comemoração, a
TMMF está de parabéns ao celebrar o décimo aniversário."




"O número Toyota Yaris 2 milhões, que saiu das linhas de produção da TMMF, possuí a
motorização 1.4 D-4D, carroçaria de 5 portas e está munido de equipamento correspondente
à versão Sport. Exteriormente este modelo destaca-se pela nova cor disponível na Nova
Geração Yaris, o vermelho fogo. O Toyota Yaris 2 milhões teve como destino um cliente
francês que receberá o seu novo automóvel nos próximos dias.

Situada em Valencienes, esta fabrica foi construída de raiz para a produção do modelo Yaris,
tendo iniciado a sua actividade em Janeiro de 2001, com uma capacidade instalada de
150.000 unidades ano, atingindo um pico de produção de 262.000 unidades em 2007. A
flexibilidade de produção da TMMF permite operar em "três turnos" dependendo das
necessidades do mercado, tendo sido aplicados entre 2004 e 2005 e novamente em 2006 e
2010.




Assente na história de sucesso do Yaris, o modelo Toyota mais vendido na Europa, e
coincidente com o lançamento da 3ª Geração Yaris, a TMMF voltará a operar em três turnos
em Janeiro de 2012. O número de colaboradores foi reforçado com a contratação de mais 800
pessoas, perfazendo um total de 4300 colaboradores para o próximo ano.

O Presidente da Toyota Motor Manufacturing França, Makoto Sano, afirmou: "Este
importante marco foi alcançado com o árduo trabalho e dedicação dos vários
colaboradores da TMMF. Com a chegada da Nova Geração Yaris, a TMMF entra numa nova
era. O mais recente modelo da ampla gama Toyota proporciona uma perspectiva
promissora para a fábrica de Valencienes."

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

Fonte: Caetano Auto - Setúbal
27-08-2013

Detalhes do concept Toyota Yaris Hybrid-R

1.6 Turbo, 3 motores elétricos totalizam 420 cavalos



Baseado no Toyota Yaris, na configuração de 3 portas, o concept híbrido que vai ser apresentado no próximo Salão de Frankfurt 2013 como Yaris Hybrid-R, possui uma potente motorização a gasolina de 1.6 litros, turbo, desenvolvido sob a égide de motor "global" estando interligado a dois motores elétricos na traseira conferindo uma capacidade 'inteligente' de tração integral.



Ligado ao eixo dianteiro encontra-se o bloco a gasolina 1.6 litros, turbo, de 4 cilindros com tecnologia de injeção direta que disponibiliza uma potência máxima de 300 cavalos. Desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH (TMG) e mediante os regulamentos da Federação Internacional do Automóvel (FIA) para a conceção do Motor Global de Competição – Global Racing Engine – este bolco
pode ser utilizado em várias modalidades desportivas automóveis, como por exemplo no Mundial de Turismo (WTCC) ou no Mundial de Rali (WRC).





No eixo traseiro, em cada uma das rodas, está acoplado um motor elétrico de 60 cavalos – exatamente o mesmo motor que é utilizado num Yaris híbrido convencional.
Em conjunto, este novo sistema híbrido desenvolve uma potência combinada de 420 cavalos. Ambos os motores elétricos funcionam como geradores durante as travagens, aproveitando a energia desperdiçada num carro convencional como calor e atrito em energia elétrica, ajudando o motor a gasolina na fase de aceleração.

Super condensadores



Tal como no TS030 híbrido, a energia recuperada durante a fase de travagem é armazenada em super condensadores. Em comparação com as baterias de Hidretos Metálicos de Niquel (NiMh) que equipam os híbridos Toyota os super condensadores têm uma densidade energética mais elevada assim como uma maior capacidade para cargas e descargas rápidas. Esta tecnologia enquadra-se perfeitamente às exigências da condução desportiva, como por exemplo, num circuito já que se dispõe de grandes quantidades de energia por curtos espaços de tempo.
Contudo, o nível de disponibilização da energia depende da duração e quantidade pretendida. No modo de estrada, os super condensadores libertam energia recuperada na travagem durante 10 segundos (por cada carga) e com uma potência elétrica reduzida para 40 cavalos (por motor). No modo desportivo, os motores elétricos traseiros atingem uma potência máxima combinada de 120 cavalos durante 5 segundos por carga, refletindo a maior frequência das repetidas acelerações e travagens durante a condução em pista.



Controlo de tração avançado

O 3º motor elétrico, instalado entre o motor a gasolina e a caixa de velocidades sequencial de 6 relações, opera mediante duas funcionalidades: durante a desaceleração ajuda a carregar os super condensadores e durante a aceleração aproveita a energia para transmitir aos motores elétricos traseiros. Esta última função apenas ocorre quando a potência do motor a gasolina excede a capacidade de tração das rodas da frente. Assim este gerador/motor funciona como um sistema avançado de controlo de tração, dirigindo a energia que está em excesso para os motores elétricos traseiros, melhorando a aceleração e a dinâmica, ao contrário do sistema convencional que apenas corta a potência do motor.

Controlo de binário vetorial

Os motores elétricos traseiros – um por roda – podem fortemente influenciar as características dinâmicas em curva do concept Yaris Hybrid-R alterando a distribuição de binário entre a roda esquerda e direita traseira. Cada motor pode ser utilizado independentemente como um gerador ou motor permitindo o mesmo efeito que um diferencial inteligente vetorial.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Excelente exercício prático da TMG. Apesar de ser lógica a opção pelo Yaris, os entusiastas gostavam de ver este motor no GT86 e assim a Toyota regressar ao WRC. :p
Rui Coelho
Associado AJA Nº1