Instalação de ventoinha eléctrica extra

Iniciado por lmmr74, 11 de Agosto de 2011, 16:39

Tópico anterior - Tópico seguinte

lmmr74

Boas tardes,

Estou a ponderar colocar uma ventoinha eléctrica extra no lado de fora do meu radiador, o carro tem de origem uma ventoinha mecânica cuja rotação está associada ao próprio motor, pretendo desta forma melhorar a refrigeração em situações de trânsito parado. Alguém já fez algo parecido que me possa dar umas dicas??

Cumprimentos

Camry 2200

Se o motor estiver em condições normais não vejo necessidade. Do que se vai comentando, normalmente estes carros não têm problemas de aquecimento. A não ser que haja algum problema extra...

De qualquer forma, o primeiro factor a ponderar nessa adaptação penso que seria o espaço disponível.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Santos Silva

Eu estou com o Camry... Será preciso mesmo?

Tanto quanto pude verificar, a ventoinha é accionada pela bomba de água, através de um acoplamento viscoso (Coupling) e poderá ser essa peça que perdeu as caracteristicas e não esteja a "atracar" com força suficiente. Eu começava por aqui.
Outra coisa que ode acontecer é que esse carro tenha uma especificação para países mais frios e o radiador seja de menor dimensão que aqueles que eram montados nos carros de países mais quentes, como é o caso de Portugal e das temperaturas que agora se têm feito sentir

Tirando isto. Não vejo o que possa ser...a não ser outros problemas mais graves de que nem vou falar agora :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

lmmr74

Bons dias, agradeço as vossas respostas!
Já mandei mudar a bomba de água e o termoestato, mandei também ver se a embraiagem da ventoinha está em condições, bem como limpeza no radiador que poderá estar bloqueado.
Relativamente a radiadores, os de aluminio são melhores?

Cmpts

Santos Silva

Os radiadores de aluminio são efectivamente melhores pois dissipam mais rapidamente o calor porém, depois de tudo o que mandaste fazer, não deves voltar a ter problemas. Não esqueças de colocar fluido de radiador adequado. A Toyota tem um fluido próprio, é vermelho.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7