Restauro de corolla KE20

Iniciado por rui, 24 de Outubro de 2008, 09:55

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rui

Este post vais servir de continuação ao meu post de apresentação:http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=5193.0.

Queria trocar as jantes do corolla por umas com melhor aspecto.
Vi por aqui um post a falar do restauro de um ke25 em que alguém sugeria umas rs-watanabe... fui ver como eram e adorei!


O problema é a furação. Ou estou muito enganado ou o ke20 usa furação 4/112 ...
Só encontro em 100 e 114.3 (para nem começar a falar do preço...).

Encontrei umas com aspecto parecido, as minilite: http://www.minilitewheels.com/products.htm, mas a furação também não ajuda.
Aqui num ford escort RS1800 :


Será que o melhor é comprar adaptadores ?

O que aconselham?
De certeza que já alguém aqui no fórum passou (ou está a passar) por estes problemas ...


rui

Bom, fui verificar a furação. E estava enganado.
As jantes são de 4x110.

As rs-watanabe são costumizáveis. Por mais 20$ podemos escolher qualquer furação. É pena elas serem caríssimas! http://www.watanabewheel.com/products.htm (no fim da página)

Enviei um mail para a minilite a perguntar mais informações acerca da furação "por pedido".
Vamos ver o que me dizem.
http://www.minilitewheels.com/technical.htm

Depois digo qualquer coisa aqui ;)

JONAS1200

Olá, normalmente as Watanabe são 114.3 e esta furação dá no KE25. São é muito caras, sejam novas ou usadas. Podes optar por semelhantes e mais baratas: Superlite, Konig Rewind, Panasport, etc. As Minilite autênticas também são caras.

Tens que ter também em atenção o diâmetro e a largura das jantes que vais comprar, não pode exceder a carroçaria, e, caso seja importante para ti, jantes mais largas = menor vigor em baixas, especialmente num KE20.
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

fernandokp61

A furacão do KE-25 não é 114,3!

rui

Tal como tinha dito no ultimo post, aqui está o que descobri enquanto procurava as jantes.

As minilite, parecem ser uma boa escolha, e no site deles dizem que podem fazer as jantes por medida (furação e offset).

Como tinha dito ia-lhes perguntar quanto cobravam pelas jantes.
Entretanto, como também tinham representante em portugal, decidi contacta-los, a perguntar quanto seria encomendar por eles. Primeiro disseram que as jantes eram só para minis e que não serviam num corolla. Quando disse que a marca fazia por encomenda disseram que iam ver e que me dava uma resposta na semana a seguir. Já passaram duas e ainda não disseram nada. Parece que por cá não há muito interesse neste tipo de negócios.

Entretanto tenho aqui a resposta que recebi directamente da marca:

Citação
Thank you for your enquiry.

We can fit your Toyota Corolla with 6.0x13 Minilite wheels at 88.00 GBP each or 6.0x14's at 105.00 GBP each.
Prices include centre caps and wheel nuts.
UK vat will be added to prices where applicable.

Cobram 55 libras pelos portes de envio das quatro jantes.

O que acham destes preços ?
Aconselham as jantes de 13 ou 14 ?

JONAS1200

Acho 14' demasiado. As 13' não estão nada caras, cerca de 100 euros cada. São minilite verdadeiras?
O modelo ML é bastante bonito.

Citação de: fernandokp61 em 27 de Outubro de 2008, 20:35
A furacão do KE-25 não é 114,3!

Só tenho uma dúvida então: 114,3 não dá nos ke25 mas dá nos TE27? Têm furações diferentes?
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

rui

Sim, são minilites originais. Realmente o preço não parece nada mau para jantes com furação feita por medida.

A furação do ke20 é 110. Acho que a partir do ke25 ou ke30 mudaram para 114.3. De certeza que alguém aqui no forum vai saber isso melhor do que eu.

Ando bastante indeciso entre as jantes de 13 ou 14.
Andei a pesquisar pela net e encontrei alguns corollas para me servirem de exemplo.
Este post vai-me servir para vos pedir opiniões e para ter tudo num sítio onde possa ir comparando.

Um corolla português http://torresvedras.olx.pt/en/vendo-toyota-corolla-sr-ke35-motor-4age-do-ae86-iid-14036789:



Embora não goste muito da pintura do carro, aquelas rodas ficam a matar ali.
Enviei um mail a perguntar o numero das jantes. A resposta não tardou (o gosto pelo carro nota-se).
São jantes de 13" com pneus 7.0/22.0-13.

No site da minilite não encontrei corollas, mas encontrei algumas fotos que mesmo assim servem de referência:
http://www.minilitewheels.com/gallery.php

O primeiro escord (jantes 13x6), parecem-me um pouco pequenas...


O escord mark II (jantes 13x8), aqui parecem-me bem. Mas parece-me que é por serem largas. Não queria ter que adaptar nada no corolla. Estas iam ficar muito saidas ...


Um corolla com jantes 13 x 6.5. Dá ideia que até 6.5 ainda cabem sem se ter que adaptar nada. Mas também não sei qual é o offset delas :(
http://www.bigflea.com/corolla/index.cfm?ContentID=138


Um corolla com jantes de 14" (não me parecem grandes demais)
http://home.onthenet.com.au/~paulp/corolla/


Um corolla com jantes de 15". Parecem-me um bocado exagerado.
http://www.bigflea.com/corolla/index.cfm?ContentID=132


Outro com jantes de 15". Também me parecem grandes e não se adaptam muito bem ao aspecto do carro.
http://www.bigflea.com/corolla/index.cfm?ContentID=109



Um te37 com umas könig rewind de 15" (estas já parecem grandes demais...)
http://www.youtube.com/watch?v=68N6hhQsICo


Estou um bocado inclinado para as de 14".
Não me parecem ser grandes demais (pelo menos na única imagem que encontrei) e tem a vantagem de ser muito mais fácil encontrar pneus para elas. Não se esqueçam que o corolla que vai receber os sapatinhos novos está numa ilha.

O que acham ?

fernandokp61

Aqui está um Corolla com minilite.

Santos Silva

Pelo que vi do carro, as jantes devem ser a última das tuas peocupações...
Tens muito trabalho pela frente e, acredita, vais ter mais em que pensar quando começares a desmontar o carro.

Ms voltando às jantes, dou a minha opinião: Os pneus 155R12 são mais que suficientes para o carro na sua versão original. Diria que no limite, aumentar para 165/75R12 chega e sobra. Mas se mesmo assim quiseres "evoluir"para um diametro maior, então podes colocar 165/65R13. Para aumentares para 14" obriga-te a descer demasiado o perfil e terás vários problemas: Como os pneus e a sua altura lateral têm também a função de amortecimeto, se diminuires esta altura, a suspensão vai ficar mais dura. Por outro lado, a largura do pneu vai influenciar a direcção que vai ficar mais pesada. Por fim, na minha opinião, qualquer das jantes que apresentas nesn tópico ficam algo desajustadas à idade do KE20. Se encontrasses umas jantes especiais da época eram mais adequadas. Podes sempre mandar alargar as jantes originais que dão um aspecto mais desportivo ao carro. Ficam as minhas opiniões 8)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

  Ora, a opinião anterior é exactamente a mesma que tenho, mas como ainda és novo por cá não a dei para não te assustar.

  Tens também de esclarecer um ponto (já que este tópico é de restauro mas só cá estão jantes) que é se vais mexer na carroçaria? Se não mexeres, qualquer das jantes que mencionas ficam, como foi referido, desajustadas ao carro e além disso são muito deja vu!
  O KE20 sendo um sedan não tem "temperamento" para essas jantes, quanto muito para enqudrar umas de época ou talvez a melhor solução até, umas de ferro originais mas alargadas. Vai depender muito da utilização que darás ao carro.

  No último informal Norte, um dos carros mais "visitados" era o Corolla KE20 amarela por estar em perfeito estado de conservação e original!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rui

Antes de mais, obrigado pelas vossas respostas.

CitaçãoOra, a opinião anterior é exactamente a mesma que tenho, mas como ainda és novo por cá não a dei para não te assustar.
Eu estou cá para aprender! São exactamente este tipo de opiniões que me interessam. Mais importante do que me dizerem que concordam ou não concordam com o que estou a pensar fazer é dizerem porquê. Assim temos uma discussão constructiva ;)


E é verdade, o carro precisa de muito mais atenção do que as jantes.
Como ele está na terceira e eu passou pouco tempo por lá, não é realístico iludir-me e pensar que o vou restaurar pela minha mão.
Sendo assim, deixei-o numa oficina de um amigo meu que tem bastante mais tempo e percebe do que está a fazer.

Não queria esperar mais porque estava a ver a ferrugem a ganhar terreno e a pintura a começar a ter um nico aqui e ali e a deixar bocadinhos de chapa à mostra.
Por isso decidi tratar pelo menos da chapa, pintura e dar um check-up à mecânica.
Diga-se de passagem, o carro até agora tem passado a maior parte do ano parado e pega em muito pouco tempo. Já não se fazem carros assim ...

Quanto ao que quero fazer ao carro:
Quero mudar o menos possível. Só vou mudar mesmo os pormenores que não gosto no carro. São poucos.
1 - os espelhos que tenho jã não são originais e nunca fui muito com a cara deles. Vou procurar uns que não destoem tanto no carro
2 - As jantes/pneus.

Não quero ir à procura do tipo de rodas que se veem nos anúncios da altura porque ... não gosto delas :(
Então a minha ideia é procurar umas jantes da época, para não desvirtuar o carro.

Não gosto das palas que vejo em alguns corollas por cima das rodas para instalarem pneus mais largos.
Independentemente do tipo de jantes que escolha não quero ter que instalar nada disto.


Então vim parar à ideia das minilite's.

Ok, não tenham medo de me assustar. O que acham ? Quero conselhos, mesmo que custem a ouvir ;)



P.S.:
Também preciso de tratar do cromado dos para choques, que está uma lástima. Alguém conhece um lugar onde façam um bom serviço (em termo de preço/qualidade) no restauro de cromados ?





CitaçãoAqui está um Corolla com minilite.
Por acaso não sabes o tamanho delas ? Parecem ser largas demais...

Santos Silva

OK!
Agora que já não te assustas vamos continuar com os "bitaites".

Quanto aos cromados, aqui na zona do Porto há uma cromagem que trabalha muito bem e até dá garantia à moda dos Japoneses...5 anos! Não é barato mas é bom!

Ainda voltando às jantes, o carro azul que está mais acima é um KE25 e não um KE20...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rui

Olá,

CitaçãoMas se mesmo assim quiseres "evoluir"para um diametro maior, então podes colocar 165/65R13
O que queres dizer com "evoluir" ?
Caso não estejas a falar de alterações ao carro, acho que vou mesmo seguir o conselho e ir no máximo até uns pneus 165/65R13.

Como já disse noutro post, não gosto do aspecto das jantes originais, mesmo com os tampões originais (que não tenho), por isso vim ter às minilite por pensar serem da época.
Segundo o site http://www.minilitewheels.com/ eram populares nas décadas de 60/70...
CitaçãoThe original Minilite wheel, was probably the most successful competition wheel of the 1960's and 70's.

Estou aberto a sugestões.
Na vossa opinião que tipo de jantes acham que se ajustam ao carro ?

CitaçãoQuanto aos cromados, aqui na zona do Porto há uma cromagem que trabalha muito bem e até dá garantia à moda dos Japoneses...5 anos! Não é barato mas é bom!
Tens o contacto deles ? Os preços são assim tão altos ? Gosto da ideia de garantia :)

RT

#13
Adoro as Minilite nos Corolla's, sejam eles quais forem..

Comprei para o meu AE86 umas Konig Rewind (iguais às Minilite) em 14', são simplesmente lindas!!!



E são umas jantes que, na minha opinião, conseguem manter uma linha mais próxima do original.

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Toylex

Citação de: fernandokp61 em 15 de Novembro de 2008, 22:43
Aqui está um Corolla com minilite.

Este Corolla KE25 AZUL é de alguém daqui do Forum ??
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51