O porque dos "mini carros Japoneses"

Iniciado por kombota, 15 de Novembro de 2005, 01:23

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kombota

Aqui está um assunto que acho bastante interessante.

Se repararmos nenhum outro produtor de carros mundial desenvolveu este conceito como os constructores japoneses.

Todas as marcas tem um ou mais modelos neste segmento. A dois e a quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. E mais curioso ainda, todos eles apostam nos 360cc. Facto para o qual ainda nao encontrei explicação.

Se pensarmos na forma de habitar e viver as cidades dos japoneses depressa percebemos o porque do desenvolvimento deste segmento, mas o porque da cilindrada continua a ser um mistério...

Aqui ficam alguns curiosos e diversos exemplares:

Subaru 360 1958-62
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Subaru R2 1972
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Honda T360 1963
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Honda LN360 1967
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Suzuki Fronte 1962
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Suzuki Fronte 1971-73
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Mazda R360 Coupe
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( o meu preferido )

Mazda B360
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Daihatsu Midjet
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Daihatsu Hijet
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Mitsubishi Minica
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É por esta e por outras que fico passado quando me dizem que os carros japoneses não têm personalidade, que são todos iguais... que a unica coisa que sabem fazer é pegar em conceitos de carros ocidentais e fazer um produto fiavel.

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MazdaMan Toninho

Porquê 360cc?

1-Imagina qual era a cilindrada "máxima" das motos japonesas na época.
Pistas: Honda 350, 360 e 450. Suzuki 250, 380; Yamaha 200, 305 e 350; Kawazaki 250 e 350.
 Só depois é que vieram as 500-750-1000

2- Uma pequena questão de...........impostos.

3- Uma questão de "packaging" ou seja-espaço=tamanho.


Nesta épocas, o campeonato do Mundo de Motociclismo disputava-se nas categorias de ; 50-125-250-350 e 500 cc. Tempo do Angel Nieto, Giacomo Agostini, Surtees, Read, e de Kreidlrers, Van Deen´s; Mv Agustas; Tohatsu;Bultacos; Ossa´s; Guzzi´s; Aermachi´s...etc e de Hondas de 125cc com 6 cilindros e 14000 rpm....

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kombota

Ainda nao me tinha lembrado disso...

Até faz muito sentido... Marcas como a Toyota ou a Datsun não tem modelos neste segmento... Marcas que por natureza não estão nem nunca estiveram ligadas ás motas.

Mas a Subaru, Mazda. Daihatsu, e Mitsubishi tb não...

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MazdaMan Toninho

Tambem, naqueles tempos, uns faziam e os outros..........copiavam.
Bem, pensando melhor.............nada ou muito pouco mudou.

As marcas japonesas que apareceram mais tarde (caso da Mazda, por exemplo), começaram por ser, algumas, simples fabricantes de bicicletas ou carroças a que mais tarde adaptaram pequenos motores.

Sem desprimor e sem ser uma crítica e sem querer abrir "polémicas" ou "debates", alguns motores japoneses da época (início da grande produção automóvel japonesa) eram muito "parecidos" com motores franceses, ingleses e americanos. Para os mais "velhos" destas coisas, ás vezes basta abrir um capot para dizer:"Uh, já vi isto ou muito parecido noutro carro".  


kombota

Retirado de um site da Suzuki.

The start of producing the Japanese-small cars was that when Suzuki Michio, the founder of SUZUKI Inc. , was the president of a wearing machine company he started to try to extend the business. "We should consider the use and purchasing power of people and produce small cars". Buying a small Austinsedan made in the Great Britain by about 4000 yen (at the time it valued 10 million yen) in 1937, He started to study it. 7 members were absorbed in producing a trial product. In 1939 finally they completed the trial product with the 13h.p. engine which was the best at that time. Actually the car seemed to drive in Hamamatsu city and Route 1 but because of the W.W.‡U. the car could not be mass-produced. After W.W.E, in 1953 the development was re-started.

At that time there was said to be no proffessionals of vehicle , because the president thought that if any, new creative idea would not come up. Then in 1955 , October they started to sell the "Suzulight"(360cc)=photo. It was the first car which had a 2cycle engine and which adopted the FF system in Japan. After that , MITSUBISHI , DAIHATSU and the other car companies also started to produce small cars. It can be said to have made the boom of the Japanese-small cars in Japan


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Umtali

Quote:
Cony cars were built by the Aichi Machine Industry Company in Nagoya. The company was founded in 1943 and in 1965 it became part of the Nissan group. Aichi is still operating today, building the Nissan Serena mini-bus. Cony's speciality was building micro-cars with engines below 360cc. The under 360cc class in Japan was taxed at a very low rate, making the cars very inexpensive.


Confirma-se a questão da cilindrada
 

Datsun4ever

João Freire - Sócio AJA nº 11

MRS

As explicações para as questões levantadas são mais complexas que as escritas até ao momento.
A principl razão para os mini carros é que os proprietários não tem de provar que tem um lugar de aparcamento,enquanto os outros têm.
Recorde-se que o Japão tem 4000km de Norte a Sul, mas 90% do seu território não é habitado porque é montanhoso.Logo o problema de espaço é fundamental.
Para além dos mini durante muitos anos todos os veiculos ditos comuns tinham 1,69 metros de largura, pois a partir desta dimensão as taxas eram muito mais altas.Vide por exemplo HiAce,Urvan,etc em que a largura é toda igual.Só com a fabricação nos USA para venda local ou na Europa com o mesmo fim é que algumas destas regras se alteraram.Contudo muitas ainda estão em vigor.
Quanto à cilindrada dos motores era uma questão de taxas.Aliás nas motos acontece o mesmo, pois no Japão é extremamente raro ver-se uma mil ou 750.Pura e simplesmente só os fanáticos é que as têm, pois as taxas são enormes.
Se forem ao site da JAMA(Japanese Automobile Manufacturers Association) é possivel que encontrem mais explicações.

MRS


kombota

Dois link´s sobre o assunto:

http://www.microcar.org/ourcars.html" target="top">www.microcar.org/ourcars.html

http://www.geocities.jp/poohtibitama/japan.htm" target="top">www.geocities.jp/poohtibitama/japan.htm

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