Ayrton Senna da Silva

Iniciado por nunoturbo, 21 de Abril de 2004, 22:44

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nunoturbo

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O dia 1 de Maio de 2004 aproxima-se rápidamente. Assinalar-se-ão os 10 anos de falecimento do malogrado Ayrton Senna da Silva.

Como fã do piloto que diziam "conduz um F1 pelas mãos de Deus" aqui fica um pequeno tributo ao homem e ao piloto que tantas alegrias deu aos fãs da HONDA.

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Nascido no dia 21 de abril de 1960. Morto, tragicamente, no dia 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, em Ímola.

Ayrton Senna da Silva começou a  correr ainda em sua infância. Mesmo enfrentando  um diagnóstico médico que acusava problemas de coordenação motora, seu pai comprou um kart com 1 HP de potência e incentivou o filho a praticar nos finais de semana.

O primeiro kart de competição, com motor de 100cc, ganhou aos dez anos. Porém, precisou esperar até os 13 para poder competir regularmente, ganhando o campeonato sul-americano em 1977. Depois de repetir o título no ano seguinte, seguiu o caminho lógico de todo piloto talentoso, continuando a carreira na Europa. Sempre no karting, conseguiu o sexto lugar no mundial em Le Mans, um resultado excepcional para um corredor com pouca experiência internacional.

Em 1981 foi para Inglaterra. Correu na Fórmula Ford 1600, com um Van Diemen. Competia em duas categorias ao mesmo tempo, e acabou vencendo a ambas.

Em 1983 foi disputar corridas na Fórmula 3 britânica, uma categoria que na época era considerada um teste
perfeito para provar a capacidade de qualquer piloto. Dois pilotos eram os favoritos da temporada: Ayrton Senna e o inglês Martin Brundle. Senna acabou ganhando as primeiras nove corridas do ano, mostrando a determinação e a sede de vitórias que seriam a marca registrada da sua futura carreira na F1. No final do ano, a vitória na corrida internacional de Macau, na China, o colocou na mira dos donos das equipes de Fórmula 1. Depois de um
abortado interesse da Brabham (que segundo dizem, teria sido vetado por Nélson Piquet, primeiro piloto da equipe, na época), acabou assinando contrato de três anos com a Toleman.

A estréia foi em 1984, no GP do Brasil. Mas foi na corrida das ruas de Mônaco, sob a chuva, que a lenda de Ayrton nasceu. Como a chuva sempre foi uma grande niveladora dos carros de corrida, o brasileiro foi levando sua Toleman cada vez mais perto do primeiro pelotão e, já na sétima volta, estava na sexta posição. Perto do terço final da prova Prost  estava em 1º com Senna em 2º, mas com 33.8 segundos desvantagem. Na volta 31, com a chuva caindo muito forte, a diferencia já havia caído para 7.4 segundos quando os comissários determinaram o final da corrida. A vitória lhe foi negada, porém Senna saiu de Mônaco como piloto-revelação, iniciando em seguida conversações secretas com a Lotus para a temporada de 1985.

Apesar das vitórias de Estoril e Bélgica, Senna percebeu que a Lotus já não era a mesma dos tempos de Clark e Emerson e mudou-se para a McLaren na temporada de 1988, onde conquistou seu primeiro título mundial vencendo oito corridas na temporada. Foi uma fase de extrema prodigialidade de Senna, que fazia quase todas as poles possíveis, e vencia mais corridas que seu principal adversário, o francês Alain Prost. Disputando na mesma equipe, os dois começaram a se tornar rivais até fora da pista.

Senna ganhou novamente o título mundial no ano de 1990, feito que repetiu mais uma vez no ano seguinte. Em 1994 saiu da vitoriosa McLaren e foi para a equipe de seus sonhos, a Williams. Sua adpatação ao novo carro, que vinha de uma boa fase, mas penou para engrenar as modificações feitas para essa temporada, se mostrou muito complicada.

O brilho de Senna permaneceu até a trágica corrida de Ímola. Um a um, os recordes foram caindo, tornando o brasileiro um dos maiores e mais carismáticos pilotos de todos os tempos.

Até que chegou a corrida de Ímola. A sombra negra da morte não parou de ficar o tempo todo no ar daquele fim de semana. Nos treinos de sexta-feira um grave acidente, com o também brasileiro Rubens Barrichello, assustou a muitos, e Rubinho não pôde nem disputar o restante dos treinos. No sábado, já nos treinos oficiais, uma fortíssima batida contra um dos muros da pista acabou ceifando a primeira vida: o Ratzemberg, jovem piloto, morreu dentro de seu carro destroçado. A cena foi muito forte, e o treino ficou suspenso por muito tempo, até que os pilotos forçaram o encerramento do treino.

No domingo, dia da fatídica corrida, algo sai errado na entrada da Tamburello. A barra de direção de sua Williams se parte (não há certeza se antes ou depois da batida). O carro de Senna dá uma pequena guinada para o lado da curva e acaba saindo reto. Como a velocidade dos carros naquela curva é muito alta, já que é quase uma reta em curva, o carro de Senna bateu num ângulo muito desfavorável, e a mais de 230 km/h. Uma parte da suspensão de seu carro entrou pelo seu capacete, e feriu o nosso Senna mortalmente.

Os Números de sua Carreira:
Os números de sua carreira são impressionantes:

*       161  grandes prêmios disputados,
*         41  vitórias,
*         65  pole-position,
*         87  largadas na primeira fila do grid,
*         19  recordes de pista
*       614  pontos
*    2.986 voltas na liderança, e
*  13.672 km na liderança.

Colocações nos Campeonatos que Disputou



Ano  Colocação  Equipe/Carro  
1984 9º Toleman Hart Turbo
1985 4º Lotus Renault Turbo
1986 4º Lotus Renault Turbo
1987 3º Lotus Honda Turbo
1988 campeão McLaren Honda Turbo
1989 vice-campeão McLaren Honda
1990 campeão McLaren Honda
1991 campeão McLaren Honda
1992 4º McLaren Honda
1993 vice-campeão McLaren Ford
1994 não pontuou Williams Renault



Todas as Temporadas que Disputou
Ano Total
Pontos Largadas Vitórias 2ºs 3ºs 4ºs 5ºs 6ºs Poles Melhor Volta
Total     614     161     41     22     17     7     6     2     65     18
1994    0     3     0    0   0   0  0  0  3    0
1993   73   16    5    2    0   3  1  0  1    1
1992  50    16    3   1     3   0  1  0  1    1
1991 96 16 6 3 3 1 1 0 8 2
1990 78 16 6 2 3 0 0 0 10 1
1989 60 16 6 1 0 0 0 0 13 3
1988 90 16 8 3 0 0 0 0 13 3
1987 57 16 2 4 2 1 2 0 1 3
1986 55 16 2 4 2 1 1 0 8 0
1985 38 16 2 2 2 0 0 0 7 3
1984 13 16 0 0 2 1 0 2 0 1
 
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A simplicidade só ao alcance dos sobredotados!

http://michelvaillant.free.fr/albums/dmv4.gif" style="border:0;"/>

http://www.runeb.org/www_docs/Jexoticasite/soundandvideo/2002-09-01-sundaytimes.jpg" style="border:0;"/>

http://www.thesennafiles.com/senna/images/92.jpg" style="border:0;"/>

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http://web.inter.nl.net/users/dekloet/senna002.jpg" style="border:0;"/>

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ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

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Tumulus

Excelente tributo! também gostei de ler o artigo do NSX http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Datsun Power! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>
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ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . http://rviper.no.sapo.pt/AJA/Ficha%20de%20Inscri%E7%E3o%20Nacional.doc">INSCREVAM-SE


Brunosantos

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MARCFERN

Este post veio mesmo a calhar: pois para mim o AYRTON foi e sempre será o melhor piloto de todos os tempos. O dia 1 de Maio de1994 permanece para mim como um dos dias mais tristes da minha vida; Foi o dia em que perdemos um piloto e um Homem de Excelência!!! O GRANDE AYRTON SENNA DA SILVA; que deixou para sempre a FORMULA 1 mais pobre.


nunoturbo

Eu diria mais, não foi a Formula 1 que ficou mais pobre, mas sim o Desporto Automóvel em Geral, bem como a dignidade e os valores morais associados á imagem dos grandes pilotos!



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MARCFERN

Assino em baixo Nunohttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


jcsantos

Eu a partir desse fatidico dia nunca mais vi a Formula 1 como antes. Antes esse dia não perdia um Grande Prémio, depois disso vi muitos poucos e normalmente quando não vejo nem me dou ao trabalho de ver quem ganhou.

E eu nem sequer era "adepto" do Ayrton Senna, desde pequeno que era do Alain Prost, mas depois do Prost abandonar passei a ser do Schumacher porque era o que dava mais luta ao Senna, mas foi só até aquele dia, depois de ver os festejos do Schumacher no final daquele infeliz Grande Prémio, passei a apoiar qualquer outro piloto que conseguisse ficar à frente do Schumacher.

João
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1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

nunoturbo

Por essas e por outras razões é que eu também faço parte da claque "ANTI-SCHUMACHER ADICTS"

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http://www.antischumacher.cjb.net/" target="top">antischumacher

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nunoturbo

Mas não conspurquemos mais o tópico desta LENDA VIVA que é o Ayrton Senna com referências a tão desprezível ser.



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MARCFERN

Eu por acaso comecei a interessar me mais pela F1 desde o grande prémio de Portugal de 1985 que confirmou ao mundo o grande talento AYRTON SENNA, com a sua primeira vitória. Uma vitória incontestável da primeira à ultima volta depois de sair da Pole e com condições atmosféricas muito desfavoráveis, obtendo ainda a volta mais rápida; Um regalo de se vêr! Apartir daí, só deu Ayrton Senna no meu coração! Foram 9 anos vivendo as suas lutas, na busca da excelência! Vibrando com as suas poles, as suas excelentes vitórias conquistadas algumas com suor e lágrimas; Alegre com ele, triste com ele nos momentos maus. Nunca mais me esquecerei do seu 1º título de Campeão do Mundo, conquistado na marra no Japão, depois de ter arrancado mal e ficado quase em ultimo ao fim da 1ª volta; encetando aí uma excelente recuperação até ao primeiro lugar ultrapassando o seu companheiro de equipa e rival Alain Prost. Foi uma coisa Divinal nunca antes vista! Nesse dia chorei de alegria! Foi o culminar de um Sonho à anos perseguido! Vêr o Ayrton Campeão.