DATSUN - Sado

Iniciado por mindprobe, 04 de Setembro de 2003, 05:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

mindprobe

É um produto made in Portugal/Japão ...

Mecanica Datsun 1200 e desenho/construção muito simples de origem portuguesa, foi construido algures perto de Setubal pelo Entreposto dai o nome Sado era mais de 60% composto por peças portuguesas sendo por isso considerado um produto nacional e não uma importação logo era bastante barato e será talvez o unico Japonês classico com cunho Português...


http://www.ratdat.com/history/1973to1982/images/1978_sado.jpg" style="border:0;"/>

"Unknown model code - 1978
This curious little commercial vehicle was called the Sado and was named after the river running near the Entreposto assembly plant in Portugal where it was built. The Sado used Datsun 1200 Sunny running gear and an A12 engine under a very simple body. Only the engine, suspension and frame were sourced from Japan , the rest of it was locally produced in Portugal. Because over 60% of the vehicle was locally produced it was considered a domestic vehicle rather than an import and as such was cheaper. The Sado came is a variety os styles including pickup, van and mini-bus."


ou por outras palavras:


codigo de modelo desconhecido - 1978
Este curioso pequeno veículo comercial foi apelidado Sado, e esse nome proveio do rio que corre perto da industria de montagem do Entreposto, em Portugal, onde foi construído.
O Sado usou material do Datsun 1200 Sunny e um motor A12 por baixo de um corpo muito simples. Só o motor, suspensões e chassis eram fornecidos do Japão, o restante era localmente produzido em Portugal.
Porque mais de 60% do veículo era localmente produzido, foi considerado um veículo doméstico e não uma importação, e assim sendo, era mais barato. O Sado foi feito numa variedade de estilos, incluindo pickup, van e mini-bus.

 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=umtali>Umtali at: 31/10/07 14:27

Woody PT

Mais português ainda foi o Sado 550.

Concepção e construção interiamente portuguesa (com muitas peças importadas, claro)

Já na altura utilizava o conceito agora usado pelo C3:

Dava pra usar tecto de lona, rígido, só metade, tirar as portas, etc..
Multiplas configurações


Um conhecido (o que me vendeu o meu outro AE86) agora tem um espectacular:
Amarelo, com jantes de uma moto4 e muito bem preparado.

(não encontro o site dele, nem fotos do carro, mas depois apresento)


 


MRS

Fui o responsavel pelo projecto AX,nome de codigo do veiculo que em Portugal se chamou Datsun Sado.Quem quiser saber mais coisas é só questão de perguntar.Entrei no Grupo Entreposto em 1975 responsavel pelo Gabinete de Estudos e Projectos e começei a desenvolver o outro Datsun Sado 550`/Projecto Ximba,tendo posteriormente sido o "pai" deste Sado comercial.Coodenei o trabalho de Incorporação Nacional,e fiz a ligação da Tecnisado(fabricante das partes metálicas),Tecnitools (fabricante dos jigs de montagem ) e do Entreposto Industrial (fabrica de montagem).Como este falta na minha coleção estou comprador de um,mas da primeira série ,isto é,Laranja cô de tijolo e caixa aberta.Quem souber agradeço informaçao.       MRS


nunoturbo


Unknown model code - 1978
This curious little commercial vehicle was called the Sado and was named after the river running near the Entreposto assembly plant in Portugal where it was built. The Sado used Datsun 1200 Sunny running gear and an A12 engine under a very simple body. Only the engine, suspension and frame were sourced from Japan , the rest of it was locally produced in Portugal. Because over 60% of the vehicle was locally produced it was considered a domestic vehicle rather than an import and as such was cheaper. The Sado came is a variety os styles including pickup, van and mini-bus.

http://www.ratdat.com/history/1973to1982/1973to1982_pic.html" target="top">www.ratdat.com

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MRS

Aceito todos os desafios mas não sei tudo do principio ao fim porque:
--Fui o primeiro pai do Projecto Ximba-Sado 550 durante a fase de pesquisa e desenvolvimento,fase durante a qual se passou dos motores de moto para o motor Daihatsu.
--Depois de mim chefiaram o projecto os Eng.os Mário Jorge sampaio (durante curto espaço de tempo),e o José Maria Reis Tomás(já falecido,mum acidente do troféu AX no Circuito de Vila do Conde já lá vão uns anos)) que se encarregou da fase de industrialização da versão final e suas evoluções.
--Eu entretanto passei para responsável do Projecto AX da Nissan, cujo nome comercial em Portugal foi Datsun Sado-a viatura comercial chassis cabine-e sobre este ainda sei tudo de fio a pavio.
Logo, não devem ser feitas confusões entre os dois projectos ,embora ambos se tenham chamado Sado e estou mais à vontade no Datsun Sado, do que no Sado 550,embora sobre este ninguém conheça melhor que eu a primeira fase.Vamos então por partes,sendo que o Sado 550 é só meio japonês.
MRS  


MRS

Meus Caros

Em fase de arrumações descobri as pastas com o material do lançamento do Datsun Sado (não confundir com Sado 550),em que tenho o Manual do Condutor .Livrete de Garantia e outras curiosidades.Tudo isto de Outubro de 1978.

Quem quiser um Manual de Condutor em fotocópias,desde que pague as mesmas terei muito prazer em enviar.E não paga mais valias,porque a quem  arranjar isto...dou um doce.

MRS


blardY

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

blardY

http://pwp.netcabo.pt/pedromassa/sadopickup.jpg" style="border:0;"/>

http://pwp.netcabo.pt/pedromassa/sadovan.jpg" style="border:0;"/>

 

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

ximba

Caro MRS
gostaria que me explicasse a diferença entre:

DATSUN SADO
HOMMER
SADO 2200

foi uma evolução?
são projectos diferentes?




 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=ximba>ximba at: 11/5/06 18:29

Kaizen

Projectos totalmente diferentes. Não estou a ver que modelo seja essa 2200! Concerteza um modelo com o motor SD22.

  A Homer (só com um "M") é um produto da Nissan-Diesel, a Sado um projecto levado a cabo pelo Entreposto com montagem nacional feita pela Movauto.


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1