COMPARATIVO - JA´s DESPORTIVOS

Iniciado por FilipeA, 14 de Outubro de 2008, 22:42

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FilipeA

Gostaria de saber as vossas opinioes acerca de alguns desportivos japoneses. A ideia é colocar determinados modelos de finais dos anos 80 e inicios dos anos 90, com caracter desportivo e mencionar prós e contras.
Na esperança de um dia vir a adquirir um destes veiculos decidi saber as vossas opinioes acerca destes modelos.
Claro que, quem quiser poderá colocar um modelo que se identifique e se quiser justificar ainda melhor...

Aqui ficam alguns factores a ter em conta e o primeiro aspecto de escolha é

- Ser DESPORTIVO
- Capaz de "acolher" 4 pessoas em condiçoes aceitaveis, tenho de contar com futuros herdeiros...
- Não consumir muito - factor (muito) importante hoje em dia;
- Se tiver Ar Condicionado melhor  ???
- Atractivo e com algum valor futuro por alguma razao especifica de cada modelo...


e os escolhidos são e porque


- Toyota Corolla AE86 Gt Twin CAm - carro bonito e atraente, capaz sentar 4 pessoas, deve ter consumos aceitaveis, tracão traseira, caro imortalizado pelo drift e pelo caracter "racing", nao vejo contras....pelo menos que eu conheça.


- Toyota Celica ST 165 2.0 GT4 AWD - 185 cavalitos, tracçao integral permanente, motor 2000, consumos devem ser tipo "depende do pé ser pesado ou não", modelo bonito. Carlos Sainz chegou a correr com modelo destes. Dizem que a condução destes carros é excelente.


- Nissan 200 Sx s13 1.8 turbo, modelo com estetica agradavel, principalmente depois do restyling de 90/91 com parachoques mais bonito. motor 1.8 turbo com 162 cv, boas prestações versus consumos e tem ar condicionado / abs.


- Mazda RX7 FC3s Turbo II, estetica bastante apelativa, talvez a mais bonita (que eu goste), motor equivalente a 2600cc, todos os extras incluindo A/c, computador bordo, abs mas com um
ponto muito fraco - consumos elevadissimos, entre 14 a 20 litros.


- Mitsubishi Eclipse (89/94) - motor 2000 com 150 cv, estetica apelativa, mas não favorita. Consumos aceitaveis para um 2000.


De entre alguns modelos escolhi estes, claro que existem o Nissan 300zx, Toyota Supra, mas estariamos a entrar em carros de outro segmento e valor €€€ de mercado diferente.

Gostaria de saber vossa opiniao e/ou sugestão de outros modelos.

Filipe A

nunoturbo

Decididamente que o AE não é o que procuras...

Citação- Capaz de "acolher" 4 pessoas em condiçoes aceitaveis, tenho de contar com futuros herdeiros...
Com muuuuita dificuldade!!!

Citação- Não consumir muito - factor (muito) importante hoje em dia;
Depende do carro que compres e do teu pé...

Citação- Se tiver Ar Condicionado melhor
É muito difícil encontrares um AE com A/c.

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Eu se fizesse uma lista... nenhum desses lá estava!

Imortalizado pelo drift não, isso é para quem não vê mais além. Esse carro pode ser "imortalizado" pelo Jorge Ortigão e António Coutinho... o drift é redutor das qualidades do carro.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

FilipeA


Rui

Agora deixaste-me curioso, quais eram antao os teus favoritos?

FilipeA

Kaizen

#4
Ora aqui vai... a ligação ontem estava muito lenta.

Vou fazer um bocado de batota e incluir alguns dos anos 90, porque investir por investir, investe-se em material porreiro. Fiz uma primeira lista mas decidi edita-la porque alguns não me vejo a tê-los na garagem, ficam em baixo.

Daihatsu Charade GTti - 101cv Turbo, 810kg, muita rpm, 0-100 abaixo dos 8 segundos  :clap:
Honda CRX MKII - 1.6i16 ou 1.6 I-VT, 7600rpm, 150cv, mesmo peso de um AE86...
Honda Integra Type-R DC2 - O melhor desportivo japonês de sempre... pelo menos FWD. Dispensa apresentações e compra-se por 15.000€ Não se enquadra na lista porque: É duro "como cornos", não é muito práctico e confundem-te sempre com um Celica antigo xunado, gasta cumó caraças... mas, who cares?!  :drool:
Mazda 323 Twin Cam Turbo 4WD, I e II - O modelo que iniciou o Adruzilo Lopes nos Ralis e a geração seguinte, um bocadito pesadote mas os 150cv e 170cv Turbo tratam do assunto. Adoro o II.
Mitsubishi Lancer V ou VI - Volta e meia aparece um ou outro nacional que não chegou a correr, uma lenda.
Nissan Sunny GTI-R - Este... é como o Integra, mas 4X4 Turbo com 220cv... contam-se pelos dedos de uma mão os concorrentes mundiais que consigam manter o mesmo andamento deste supra-suma dos pocket rockets.
Nissan Silva (84-87) - OK é desconhecido, mas é um espectaculo.
Nissan 200SX S14 - Nunca fui muito á bola com o S13 mas o S14 enche-me as medidas
Subaru Impreza - Existem praí desde 95, os 210cv já não são muito "competitivos" para os padrões actuais e exigências que se fazem a um Impreza, mas é uma lenda divertida que ainda vai ser vandalizada pelos xuners , mas depois é sempre a subir. 5 lugares, confortável..., rápido, práctico. Tem tudo.
Suzuki Swift GTi - Este carro deve ser indestrutível, á quantidade deles que ainda circulam como carros de dia-a-dia só prova isso. Peugeot´s 106 XSi e GTi e Saxo Cups venderam-se muito mais, passaram pelas mesmas mãos e hoje já começam a ser poucos!
Toyota Starlet GT Turbo I, II ou III - Hihihihihi...
Toyota Corolla GT-i 16 - Escolha pessoal, mas que se encaixa no perfil que definiste. Bom, barato e com uma suspensão traseira 5 estrelas.
Toyota MR-2 I e III - Os melhores MR-2. O primeiro é o melhor Toyota de sempre, o 3º com um compressor fica um espectáculo.


Outros

Honda CRX MKI - 1.6 de 86 ou 87 com 125cv e 800kg...
Honda Civic - Anterior a 91 na versão 1.6i16 ou I-VT, 130 a 150cv para peso pluma,,,
Honda Civic VTI EG6 - 160cv para 1000kg, 7,2seg dos 0-100 o V-Tec Power... nos ultimos anos só vi um inteiramente direito!
Honda Prelude MKII - O de rodas direccionais com o motor 2.0
Mazda MX-5 - Apesar de andar muito pouco, a valorização dele vai ser sempre a subir.
Mazda RX-7 MKI -
Mazda RX-7 MKIII - O primeiro super-desportivo desta lista, andam aí alguns direitos (penso que por pouco tempo) e é uma super-máquina excêntrica.
Mitsubishi Starion - Com muito passado de sucesso em competição.
Toyota Celica ST185 GT-Four - Gosto, mas não para mim, mas reconheço que é um grande carrão a todos os niveis.
Toyota Supra MA62 2.5 ou 2.8 Turbo - Tem de ser bem escolhido porque as versões atmosféricas são fracotas. Estou na dúvida se nos EUA este carro teve Twin turbo porque o Miguel Pinheiro disse-me que as jantes do TE71 dele saíram de um carro destes Twin Turbo americano. Em 81-86... vai lá vai!


Esta é a minha lista, reconheço o mérito de outros carros, mas é a minha escolha. As limitações do AE86 já foram faladas, e é preciso dar um desconto de 50% naquilo que se escreve na net, a maior parte das vezes escrito por malta que não tem ou nunca andou num carro destes, ainda este fds ganhou o rali de clássicos da Irlanda contra uma armada de Escorts RS. Não meti outros como o S2000, Evo etc porque... não são chamados á lista.
Pessoalmente não aprecio super-desportivos, como é óbvio reconheço-lhes o mérito. Mas Supras, 300ZX, mesmo EVO´s e Imprezas, e pequenos sedans de 2p como o S14 ou Celica são de um nível superior aos carros que mais aprecio. Essencialmente gosto de pocket rockets e do Integra  :angel:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Minute Man aka PC

Bem, penso que posso falar do CRX mkI e do AE86...
O CRX, se estiver em boas condições mecânicas, é um míssil. Tem uma condução super exigente e é pouco eficaz, estando de origem...daí dar um gozo danado de guiar! è super leve, com muito peso à frente e pouco atrás, com uma curta distância entre eixos. A tendência é sub-virar e, ao aliviar, passa a sobrevirador em menos de nada. Tem uma robustez de interiores que raramente vi. Do tablier, não vêm qualquer espécie de ruidos parasitas! Tem pormenores engraçados para a época, tais como os comandos da ventilação eléctricos. Tal como o AE, sofre um pouco com a corrosão. Os lugares traseiros, enfim,só mesmo para "herdeiros" :D
É raro cá em Portugal pois, não se vendeu cá. Infelizmente, ainda não consegui passar para as matrículas da época. Grande defeito, para mim: É tracção à frente...
...o que nos leva para o AE.
  Têm uma filosofia semelhante, tudo nos dois é leve, parecendo até frágeis. Seriam os concorrentes contemporâneos? Penso que sim. Acho que, em relação ao AE, há de facto demasiada gente a falar do que não sabe. Agora a moda é falar do "Drift". Uhhhhhh...
De facto, comprei por ser tracção traseira, mas é o meu gosto pessoal, já desde os tempos em que aprendi a guiar. Para mim são carros, no limite, mais eficazes e, sem sombra de dúvida, muito mais recompensadores, a nível de gozo de condução. Volto a dizer, é a minha opinião e gosto pessoal. Quero ver quem é que anda aí a "driftar"...
   O AE, nota-se algo mais que no Honda. Os bancos são totalmente reguláveis, a mala tem arrumações laterais, os acabamentos são melhores (o Honda é puro e duro...nem chapeleira tem!),cabem mais 2 pessoas, com razoável conforto, atrás e é, de origem, mais confortável que o CRX.
   Gosto dos dois. Acho que, ao Honda, só lhe falta mesmo a tracção traseira, para encarnar totalmente o espírito de competição! É um verdadeiro e um pioneiro "Pocket rocket". O Toyota, é um "cheirinho" de como são os desportivos de maior gabarito, os Gt´s. O Honda queria ser o melhor dos "pequeninos", o Toyota, quer ser como os "grandes"...
Será que os defini bem? Vou ser crucificado... :duh:
   
   
"De Nada a Forte Gente Se Temia..."

FilipeA


Ainda bem que todos somos diferentes e temos gostos diferentes!!  :green:

Rui, por acaso, ja tinha pensado nalguns modelos que enumeraste, mas não me cativam, excepto o Nissan 200 S14, o Sunny GTi-R e o Integra, mas tá fora dos orçamentos previstos.

Em relação ao AE86 não ter Ar Condicionado, tudo pode ser colocado, pois neste link ainda é disponivel arranjar um KIT completo de A/C para os 240z. Embora sejam carros diferentes, mas tudo se consegue...

http://www.courtesyparts.com/1970-1973-240z-a/c-r134-freon-p-228048.html?cPath=7724_7747&

Logo para o Ae86 tambem se pode colocar, haja €€€ e vontade...

A minha ideia é comprar um Pre-classico em bom estado e com poucos quilometros, pois já pensei em adquirir um Ae86, mas se estiver muito fraco a precisar de trabalhos de pintura, chaparia, estofador e demais trabalhos gasta-se 5000 euros + compra do carro, temos um Ae86 em que o valor final pode chegar aos 10.000€...

FilipeA

Kaizen

Passado 1 mês estavas farto do carro. Não é prático, não é confortável e é cansativo (manuseamento da caixa, travões fracos, rwd, direcção pesada e entrada e saída da viatura). Tem que se dar um desconto muito grande ao que escreve pela net.

Para o que pretendes, o AE92 é sem dúvida bem melhor. E se comprares o AE92 certo, já tens direcção assistida, ar condicionado, fecho central e vidros eléctricos.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

FilipeA


Rui

Penso que existe aqui um detalhe a assinalar, o carro não é para andar todos os dias, mas sim ocasionalmente e que tenha 4 lugares, pois tenciono mante-lo por uns bons anos. Para o dia a dia já tenho, pena é não ser Japones...  :-X

Esse Corolla tambem é bem bonito. Vamos ver


Filipe

prelude guy

Ora aqui está mais uma bela duma discussão.  :green:

Vou mandar o barro à parede. Pode ser que cole  ::)

e olha que eu tenho duas filhotas e sei bem do que estou a falar  :angel:

http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p261253

Podes detestar, mas pelo menos, esgotou os argumentos  :lol
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Nisto de carros antigos acho que não há grandes argumentos racionais a fazer, vai simplesmente para o que te desperta a maior paixão.  :clap:
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65