Pintura da carroçaria - Produtos, marcas, opções

Iniciado por Kaizen, 08 de Julho de 2007, 03:24

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Kaizen

Estou a começar as "investigações" para pintar a carroçaria do KE25. Surgiram várias dúvidas nas questões colocadas pelo pintor e há pergunta: "O que é mais importante para si na pintura?" eu respondi: "Que a pintura não reaja com os outros produtos e que os paineis não fiquem com ondas".

Depois uma série de opções, marcas:

1- pintura Acrilica vs pintura Celuloso

R: Neste momento penso que vai ser celuloso porque, segundo o pintor, confere á pintura um aspecto mais á época e é menos susceptivel de ondulações. A acrilica fica mais bonita por causa do brilho.

2- Tinta á base de água vs Ou não

R: Sendo a escolha a celuloso acho que não se considera esta opção.

3- Marca da tinta:

R: Spies & Becker, parece que é a tinta da moda e que está a dar cartas.

4- Produtos de preparação da pintura:

R: salvo erro da 3M, vai ser á consideração do pintor.


  Atenção: Os pontos que referi em cima podem não fazer muito sentido. Como na maioria dos tópicos, e por isso é que é um fórum, estou a partir de pressupostos para ver se chego... lá! Agradeço o debate http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Olá http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

Eh pá, se tivesses escrito isto há 15 anos ainda havia debate... mas actualmente http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p"> ...

A informação que tenho é de que, antigamente, havia:
tinta celuloso (usada em camiões e tractores e própria do tempo da Guerra) e tinta sintética (para os ligeiros). Depois a sintética evoluiu para acrílico (penso que isto está relacionado com o surgimento de bases com as quais se fazem a tinta através de misturas)...

... nesta época (inícios de 1990?) a "Spies Hecker" adquiriu um dos principais fabricantes de tintas nacionais (não sei qual)...

... hoje, da Spies Hecker só tens tintas à base de Água ... (podes ver um catálogo desta marca já com uns anitos no tópico do "TE 27" do SS).

Portanto, para arranjar tintas dessas que referes só se estiverem guardadas no baú desde o século passado.

Penso que seja isto, mas também não sou pintor http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Bem, o teu post já me ajudou a esclarecer muita coisa. A certa altura fiquei confuso com as indicações do pintor.


  No entanto ele foi bem peremptório em relação a pintar a celuloso! Tenho de me informar melhor disso. Se na ficha da Spies & Becker estiver o código da tinta.... está que foi por lá que se fez a cor da área de motor... então está feito!

  Ainda meio confuso, mas na esperança que tudo corra bem http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

TCtwin

A tinta acrilica tem vantagens por manter o brilho mais tem e teoricamente nao ser preciso polir apos aplicacão(confirma com especialistas), e por isso fica á partida mais bonita de se ver.
os sinteticos cairam em desuso(mais tempo de secagem, escorrerem facilmente,etc)
mas o melhor e aconselhares-te com especialistas mas acima de tudo EVITE levar á chapa(apena onde for imprescindivel)
RWD Forever

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tctwin>TCtwin at: 13/7/07 9:14

Valter Esteves

Boas,

Na pintura do meu Datsun 1200, foram utilizadas tintas do tipo "água", isto porque, o pintor perguntou-me como é que queria que pintasse o carro, se a acrílico ou a tinta d'água, explicando-me o porquê de tal pergunta.
Se pintasse de acrílico, um dia mais tarde, se precisar dar um retoque na carroçaria, o pintor iria ter dificuldades em pintar o arranjo com tinta d'água em cima de acrílico, por exemplo, visto que as tintas celulosas, sintéticas e acrílicas vão deixar de existir e passar a existir somente as tintas d'água, tudo por questões ambientais.

Valter Esteves (Vila Real - Capital da Velocidade)

Valter Esteves
Vila Real (Capital da Velocidade)