Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - ASJ

#1
Bem, hoje lá trouxe o JD para casa:








De modo a fazer um pequeno tráfico de órgãos com o IQ (troca de piscas). Para quê? Para o JD ir à IPO, depois de um ano parado.

Lá foi, e o resultado foi este:



Maquina :D
#2
O EV2 voltou a acordar: :D

Aqui não foi a 1ª vez que pegou. Mas anteriormente estava bastante desafinado, fruto de um problema no servofreio (fole roto... O tubo foi tapado para ficar a trabalhar de forma decente)

MOV00007

Aqui a testar a caixa:

MOV00009

Dá para ouvir uma fuga no escape. Esta já foi tratada, de uma forma menos dispendiosa, e serviu como cobaia para algo que quero no IQ: a panela do lado direito foi anulada.

Aqui, o JD já assente nas próprias rodas, e depois de um banho:





Durante a limpeza:

Antes, do lado do condutor:



Depois, do lado do passageiro:





(as chaves foram usadas para desmontar o servofreio, e o fio é da coluna, que o anterior dono fez o favor de cortar.  :roll: )

Em relação ao servofreio, o do Concerto não pode mesmo ser colocado com facilidade no 213, devido ao diâmetro em excesso (o que faz com que fique em cima dos cabos do acelerador e da embraiagem, na firewall). Amanhã vamos ver se arranjamos outro.  ;)

Isso, e um farol do lado do condutor. Este estava muito preto (ao ponto do "espelhado" não ter qualquer efeito, ligavamos os médios e apenas se via a lâmpada). Depois de o lavar, verifiquei que a parte de cima do espelhado já tinha saltado fora...

O do lado do passageiro parece-me estar bom.

Ah, e em relação ao escape... Ficou com um som engraçado.  :twisted:
#3
Arranjei um novo inquilino, para ele não se sentir só. :P



Hoje andámos de volta dele, até há pouco:

Como nos chegou às mãos (com a correia de distribuição partida):




Velho VS... Menos velho (motor que já esteve no meu 213)!  :P




Tenho que dizer que, acima de tudo, tivemos muita sorte. O tubo metálico do motor do JD aparenta estar em muito bom estado. Praticamente novo!

Quando este for desmontado, talvez na 4ª, veremos se é mesmo essa a situação

Mais umas fotos à pressa:




A tralha que anda pela mala:



As jantes:

#4
Já chegou mais material! :D

Aqui temos a caixa das molas de rebaixamento!



:D :D

Em cima dela estão os casquilhos dos amortecedores. :)
#5
Ah, e mais uma para os "pormenores" :P





Hoje, numa das minhas diversas espreitadelas da janela da cozinha para o carro, fui surpreendido por esta linda imagem:



Filhos de uma grandessísima mulher da má vida.

Mas também é para eu aprender. Não utilizava o parque de estacionamento das traseiras do prédio porque tinha uma rampa muito alta, agora vai para lá todos os dias.

#6
Mais uma mod! :D







E um pouco de insonorização, que será complementada quando chegar à parte da mala :)





O resultado:



#7
 foi feita uma pequena remoção de ruídos:



E já foi experimentado o alarme, pelo que, assim haja tempo, será colocado no 213! :)

Gemini 1160

O botão de regulação dos espelhos não foi adaptado para LHD, ou seja, estava um nadinha mais longe do condutor.

Vejam:

LHD:



RHD:



E pronto, com algum corte e costura, consegui inverter a moldura. :)



(Começo a chegar à conclusão que, quando não tenho frequências, tenho demasiado tempo livre  :lol: )
#8
Bem, já chegou do reino unido o que faltava para findar com as fugas de água:




Era bom que conseguisse arranjar também o que me falta na suspensão (as torres dos amortecedores dianteiros e traseiros), mas isto estou a ver que só mandando vir da América...
#9
Estava difícil de encontrar este lip. Mas sem dúvida que estava mesmo em falta!



Ou seja:



Possa, agora que reparo... Até os Vitesses eram uns autênticos jipes. O meu agora é mais baixo à frente!

E o lip do 213 já tem todas as fixações feitas!







:)
#10
Afinal fiquei com os de 240mm. Porém, não deixa de ser bem bom! :P

Fiz confusão, e pensava que as bombas dos Civics MB eram compatíveis. Mas afinal é só dos EG.

Assim sendo...


O antes:







O depois:





A barra estabilizadora (não podiam ter posto uma mais fina?  :roll: ):



As pinças, após uma pintura:



Já no sítio:





E depois de uma pequena volta, em que foram reguladas as porcas da altura das barras de torção (dianteiras):





Antes:

#11
Mais umas pequenas prendinhas...

Nunca gostei do tecido da parte de baixo das portas dos 213. Era feio, ficava sempre muito "roçado", e dava um aspecto velho.

Assim sendo:



Aproveitei e forrei os plásticos inferiores das laterais, no interior:





Assim como os aros dos vidros das portas (para já, só nas portas traseiras)



E a gaveta da consola do tecto, que uso mais para colocar os óculos de sol, uma vez que fazia uns ruídos quando os colocava lá dentro.



Aproveitei para forrar também o cinzeiro dianteiro (sou não fumador, e é proíbido fumar dentro do meu carro... Logo, aquela gavetinha não passa de um espaço parra arrumação :P)

E umas fotos da iluminação interior:





#12
Bem, novidades.


Com a cabeça de fora, eis a oportunidade perfeita para começar algo que já há muito tinha em mente. Insonorização!

Como o motor, apesar de silencioso em baixas, gritava demasiado justamente quanto eu não queria (em viagens pela AE, a 120 era o terror), decidi que este seria o 2º passo, depois da bagageira.





E quase no final, criei uma "forra", tal como via na minha Tourer.



O vídeo do acordar:

MOV00005

E depois, toca a montar os periféricos, e a metê-lo novamente na sua casa.



Logo nessa noite, quando ficou pronto (já a fugir para a madrugada), fui altura de um test drive, em que notei de imediato uma melhor resposta do motor, algo dentro do que sempre tinha imaginado da combinação deste motor com uma carroçaria leve deste tipo. :)

E também senti um incremento de suavidade!

Depois da firewall, o capôt foi o próximo a levar com telas:



Resultados: sem dúvida que tornou este automóvel ainda mais agradável. Já se pode falar perfeitamente com o passageiro aos 120-140 km/h, mas não fiquei 100% satisfeito. Os apoios do motor, do alto dos seus 190 000km (dois deles, provenientes do Concerto) e 220 000km (o único de origem do 213) passam algumas vibrações para o habitáculo, que agora se tornaram bastante audíveis. Isso e o ruído de vento, auxiliado pelo desalinhamento das portas.

De resto, agora nota-se que o som do motor propriamente dito já está bem filtrado da frente, porém ouve-se mais nas laterais. Isto implica que em breve quero tratar da insonorização das portas, e dos guarda-lamas. Nas portas, a insonorização irá ajudar a ter melhores graves nas colunas dianteiras. Ah, relativamente a estas, tenho que dizer que fiquei surpreendido com o som proporcionado pelo upgrade de 10cm para 17cm. Ficou com um som muito agradável!

Já fui a Coimbra com ele e vim, sem problemas. O motor está mesmo bastante agradável. Por momentos, em ultrapassagens, esquecia-me que não estava na minha Rover (com o seu 1.6, conhecido pelo binário atingido relativamente cedo, o que beneficia bastante a condução em 5ª, em nacionais).

Chegado novamente às Caldas, um pequeno upgrade.

Sempre odiei o barulho que fazia o botão dos espelhos eléctricos... E era um mal comum aos 213, assim como o desgaste visual destes botões.

M4H01860

Porém, ao andar na Tourer, vi que o botão era semelhante, mas com um tacto muito melhor! E nunca vi um em "mau estado"

Assim sendo, sabendo que era também comum aos Rovers 214 (geração de 96-2000), numa sucata encontrei o que queria.





E aqui está a confirmação. Apesar do part number ser diferente, os botões são iguais.

Em breve será feita uma nova limpeza ao circuito de refrigeração, assim como serão substituídas algumas peças que apresentavam desgaste. Por acaso, ao contrário do que tem acontecido até agora, a secção de peças da Honda das Caldas da Rainha tem sido uma grande ajuda!

De resto, em breve levará com amortecedores e casquilhos da suspensão novos, e quem sabe, pode ser que lhe mexa um nadinha nos parafusos da barra de torção. Desde que o D14A1 entrou neste carro, a frente ficou mais levantada. O resto será para mexer quando encontrar umas molas decentes (ando a ponderar entre -35 a -50mm) para a traseira, assim como amortecedores traseiros.

Aliás, neste vídeo dá para ver o estado miserável dos componentes da suspensão, a par do desgaste do casquilho da barra de direcção. (última volta que tinha dado antes de ser encostado para a reparação da junta :P)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=38aIbYUy4Cc#!

(atenção que o chocalhar que se ouve é por ter preso a máquina ao encosto de cabeça, que tem as guias partidas)
#13
Hoje, para ver os progressos na cabeça do 213 e para ir buscar a do 200 1.4, fiz uma viagem até Rio Maior.

A caminho, há um centro de abate que, devido à sua variedade de modelos, me dá gosto de visitar.

Hoje deu-me um gosto em particular, porque trouxe isto:



É um extra bastante raro, que só vinha nos Civics mk3. Este Civic tinha também AC, que é algo bastante raro nestes carros, e 4VE. :)

M4H01806

Tinha um botão partido, mas já foi tratado. :)

Ainda vou ver quanto me fazem pelos componentes do AC...  8)
#14
Bem, hoje lá lhe fui fazer uma visita:



A cabeça:





A junta... Ou o que resta dela.





O bloco:



E o aspecto do líquido de refrigeração... Com pedaços de junta pelo meio.  :roll:



E pronto...

#15
(ainda em 2011)

No início de Dezembro, um pequeno descuido, num dia de chuva torrencial, aliado às más condições do pavimento de uma rotunda e aos pneus (provavelmente de plástico) que tinha, deu nisto:



Mas pronto, uma visita a uma sucata resolveu o problema, ficando eu com um farol novo. :P

Agora tenho de dar o mesmo tratamento ao outro...

Aqui depois de ser encerado:




E a prenda de Natal:



Apesar destas serem 15", ainda quis elevar o nível e experimentei umas 16. :P



O problema é que eu tenho um autêntico jipe...

As novas jantes:









E eu a queixar-me que ele estava a travar um pouco mal...





Uma foto de despedida ao Concerto



Mais um mimo, tapetes novos





O início de um processo de insonorização:





E, depois... Parece que o mal das juntas queimadas está associado ao emblema, não ao motor.



Desde então que o 213 tem estado encostado, e eu tenho usado a 416 Tourer do meu pai.

Agora só volta à estrada quanto tiver os seus males recuperados, nomeadamente no que diz respeito à suspensão (ainda de origem, com 219 000km, grande parte deles em ruas de calçada), casquilhos, barra de direcção, e, se tudo correr bem, a nível de chapa vai levar uns toques :)

O momento da troca:



Amanhã apresento os restantes. :P