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Mensagens - apardal

#1
O swirl pot é o plano B, já que não me agrada ter mais uma bomba a fazer barulho cá fora.
#2
Olá pessoal.

No início deste ano, o depósito do AE86 começou a verter gasolina depois de estar 3 meses parado na garagem. Tratei de o desmontar e como à partida não encontrei quem o reparasse (também não procurei muito), o pack conseguiu arranjar outro depósito que já montei e o carro já circula, no entanto este novo (velho) depósito é de um AE85 (carburador) e apesar de ser igual no exterior, não é tão seccionado como o depósito de origem do AE86, que já de si não é grande coisa quando se curva forte com menos de meio depósito... Com este depósito, nem a curvar devagar me safo. Qualquer curva para a direita em carga o motor falha.

Estou à procura de um artista que esteja à vontade para abrir o depósito, repará-lo e seccioná-lo convenientemente para ver esta questão resolvida definitivamente. Conhecem alguém (na zona de Lisboa, preferencialmente)?

Também procurei soluções alternativas, como a de encher o interior do depósito com espuma própria para reduzir a oscilação do combustível, mas também não sai barata e a bóia deixaria de funcionar...
#3
Área Técnica / Re: Preparar motor Toyota 2T
18 de Junho de 2012, 22:30
Citação de: Santos Silva em 06 de Junho de 2012, 19:38
este link está correto?...

Passar de 105 cv (motor 2TB) para 150 cv não me parece ser nenhum drama. Eu diria que:

Trabalhar a cabeça (admissão e escape e abertura das vávulas com angulo diferente), molas de válvulas mais fortes ou duplas, arvore de cammes mais pontuda (sem exagero por causa dos semáforos  :angel:), carburadores com maior débito, escape de maiores dimensões e mais direto deverá dar uns 25~35 cv... (a olho)
Equilibrar os pesos das peças moveis )cambota pistões, bielas, aligeirar o volante do motor - vai permitir maior rotação, logo maior potencia.
Deve estar lá perto... ainda posso rebaixar a cabeça de modo a conseguir maior compressão.

Só para dar um exemplo, o motor do Fiat Uno 45 que está montado na Barchetta 00 do ISEP deu 72cv no banco de potência no sábado à tarde depois dos workshops... lembro que o valor de origem são 45cv.

Tudo se resume ao orçamento.

O meu 4A-GE foi de 120 para 170 com um investimento que deve rondar os 3500€.

Faz ralenti às 950rpm, corte às 8900. Faixa de utilização... talvez a partir das 3500rpm já dê para fazer uma ultrapassagem em condições. À pala dos ITB's, é demasiado ruidoso. Com um colector de admissão conseguia reduzir isso sem perder muita potência. O mesmo se pode dizer do escape.

Mas não quero enganar ninguém... não é um daily driver.

Se fosse eu a preparar o 2T, começava por pesquisar na net o que é que já há feito por esse mundo fora. Cames que funcionam com determinados carburadores para a potência que se tem como objectivo. Desmontar o motor todo, ler muito, pegar num dremmel e começar a brincar. Isto tem graça é feito por nós. Eu não sabia ler nem escrever e dei por mim a desmontar o meu carro todo.

Com carburadores temos uma "afinação" mais económica e nas mãos certas... talvez mais fácil.

Vá, toca a começar as compras com muitas fotos de material novo todo organizado em cima da bancada, pronto a montar, para a malta ver e babar! :)
#4
Área Técnica / Re: Preparar motor Toyota 2T
18 de Novembro de 2011, 23:33
Citação de: Santos Silva em 18 de Novembro de 2011, 18:42
Nunca vi rolamentos na cambota. As cargas serão muito grandes e o rolamento teria que ser bastante forte para além das rotações serem também grandes. Não me parece que funcionasse com fiabilidade e longevidade.
Talvez o Pardal saiba mais sobre isto...

Aqui Zero!! ;)
#5
Área Técnica / Re: Preparar motor Toyota 2T
17 de Novembro de 2011, 18:36
Citação de: Santos Silva em 17 de Novembro de 2011, 17:56
E ia eu tão certinho com as minhas explicações e de repente começam a falar em taxas de compressão de motores...diesel!!! e mapeamentos e pontos de ignição e de detonação...

Ó meus amigos, vamos com calminha, que é como diz o Paulo Bento, com tranquilidade!!! Ou já querem saber o fim da história? :lol

Desculpa lá a pressa! :)
#6
Área Técnica / Re: Preparar motor Toyota 2T
17 de Novembro de 2011, 11:04
Citação de: Tractortp em 17 de Novembro de 2011, 10:18
Thank's Apardal...

Realmente esses valores.... :duh:


Tive a ver também bielas da Eagle.....

Esses pistões tem bom aspecto.........   :thumbsup

13.8 :1 irá obrigar a usar gasolinas acima de 98 ?


Parece-me que não há diferenças entre o 2TC e o 2TG, pelo menos abaixo da cabeça, já que muito material indica aplicação em ambos.

O que é bom, há mais oferta de peças performances.


Os valores apresentados para os pistons parecem-me bastante bons. Eu paguei 400€ já com alfandega pelos meus Wiseco.

Relativamente à gasolina, tudo depende do ponto de ignição, taxa de compressão dinâmica e temperatura de funcionamento do motor que ditam a propensão que o motor vá ter à detonação. Há motores que têm a característica de ser "det-limited" em que a potência máxima é atingida 3 ou 4º abaixo do ponto de ignição que origina detonação. Foi o meu caso no 4A-GE. Fui aumentando a duração e lift das árvores de cames para baixar a compressão dinâmica, mas os mapeamentos estiveram sempre condicionados pela detonação e actualmente ando sempre com SC98.

Seja como for, 13.8 é uma taxa de compressão muito alta e julgo que é errado pensar que só por montar estes pistons vamos ter essa taxa de compressão. Interessa saber qual o volume da câmara de combustão, espessura da junta da cabeça, etc.

Eu se fosse a ti procurava casos conhecidos de preparações... com resultados concretos... potências e respectivas faixas de rotação.

Não sei se este motor tem muita coisa documentada na internet... sem isso é difícil de apostar numa preparação em específico. E ir na tentativa e erro sai caro. Muito caro.
#8
Área Técnica / Re: Preparar motor Toyota 2T
15 de Novembro de 2011, 11:56
Citação de: Santos Silva em 11 de Novembro de 2011, 22:41
Há 3 formas de aumentar a potencia de um motor:
1 - Aumento da cilindrada
2 - Aumento da compressão
3 - Aumento de regime de rotação

A 1ª exige a existencia de pistões de maior diametro, o que pode ser complicado de encontrar,
A 2ª pode ser feita por aumento da relação de compressão, pelo aumento da quantidade de mistura (turbo ou compressor) ou melhorando as condições de funcionamento das válvulase
A 3ª é a que dá mais trabalho (mais mão-de-obra) pois passa pelo aligeiramento das peças que se movimentam durante o funcionamento do motor (pistões, bielas, cambota e do volante). Para além disso, e porque vamos ter mais rotação, vamos colocar mais mistura por unidade de tempo dentro do motor. Assim, precisamos também de reduzir as obstruções à passagem da mistura e da saída dos gases de escape.
Todos estes trabalhos são maioritáriamente de "limpeza" das superficies, de retirada das "costuras" de fundição bem como de todas as rugosidades das superficies (deixá-las lisas, quase espelhadas).

Aquilo que proponho é analisar em maior detalhe a 3ª hipotese.

Começamos pelo bloco do motor que deve ser bem lavado e limpo de todas as incrustações. O bloco, no seu interior deve ser tratado de forma a ser retirados todos os excessos de material de fundição e deixar a superficie lisa. Isto vai permitir que o óleo ao ser chapinado pela cambota contra as paredes do bolco e mesmo o óleo que escorre dos cilindros, chegue mais rápido ao carter e arrefeça mais rápido. No bloco não muito mais a fazer, para além da rectificação dos cilindros, se necessário ou a colocação de camisas fabricadas em material mais resistente

Cambota: pode ser limpa das rugosidades da fundição e também retirar peso nos contrapesos fazendo um chanfro
Depois de feito este trabalho é necessário fazer a equilibragem para que não haja vibrações indesejádas e que podem mesmo fazê-la partir.

Bielas: devem ser trabalhadas de modo a retirar as costuras de fundição e alisar toda a superficie. As bielas devem ser pesadas de modos a que fiquem todas com o mesmo peso. Devem fazer-se 3 medidas: total, pé de biela e cabeça da biela.

NOTA: O equilibrio de todas as massas é muito importante pois quando se trata de colocar um motor a altas rotações, qualquer desiquilibrio faz vibrações muito fortes

Pistões: O que se pode fazer é limpar o interior das costuras de fundição e cortar as saias na direção do cavilhão

Continua com a cabeça...

Se me é permitido, Santos Silva, venho aqui só dar o meu contributo.

Daquilo que tenho lido e aprendido ao longo deste tempo, julgo que não é com o aligeiramento dos componentes internos do motor que vais provocar alterações no regime de rotação do motor. Com essa alteração, vais sim alterar a facilidade com que o motor sobe (ou desce) de rotação.

O regime de rotação a que o motor produz determinada potência é principalmente definido pelas árvores de cames e seguidamente pelo ponto de ignição.

Citação de: Santos Silva em 13 de Novembro de 2011, 21:05

Em resumo: em cada segundo passam pela admissão e pelo escape, 10 litros de mistura em cada cilindro! A velocidade do ar é enorme e todas as obstruções são resistencias à passagem do ar. Para contrariar as resistências é preciso mais força, força essa que o motor vai ter que despender em vez de a fornecer às rodas.

Agora é fácil de perceber o porque das vantagens em, por um lado, aumentar o diametro dos colectores de admissão e de escape, por outro o desbaste das paredes com a retirada das rugosidades e costuras de fundição e deixar as superficies lisas ou mesmo espelhadas para que o ar flua sem dificuldades.


Thumbs up para a primeira frase. Para a 2.ª já não é tão linear.

Colectores de escape polidos? Sim.

Colectores de admissão? Lisos sim, polidos não. Não devem ser polidas as condutas dos colectores de admissão porque a atomização do combustível (mistura entre as partículas de ar e gasolina) é fomentada pela fricção com as paredes das condutas, num regime de escoamento turbolento. Deve-se sim livrar as condutas das irregularidades dos moldes, deixando sempre alguma rugosidade nas condutas, recorrendo a um tipo de lixa mais grossa. Já no escape, interessa mesmo é que o escoamento seja o mais rápido possível (não entrando na conversa da necessidade de "backpressure").

Relativamente ao aumento das condutas, também é questionável, pois cada caso é um caso.

Com o aumento do diâmetro das condutas, vamos diminuir a velocidade de escoamento dos gases. Isto é principalmente crucial nos regimes de baixa rotação, onde é necessário fomentar a velocidade do escoamento.

É assim necessário chegar a uma boa combinação de compressão/duração e lift das árvores de cames/diâmetro das condutas. Isto geralmente só com a experiência é que se vai lá.

O melhor é procurar exemplos do que é que se fez e como se fez para determinado tipo de objectivo.

Citação de: Camry 2200 em 14 de Novembro de 2011, 23:00
Boa Santos Silva, está-se a criar aqui um tópico de valor :thumbsup


Quanto ao trabalho a fazer na guia das válvulas, o facto de se eliminar uma parte da guia vai fazer com que o consumo de óleo aumente. Estou certo ou errado?

Fazer o trabalho nas guias das válvulas não faz com que o consumo de óleo aumente, mas faz com que os vedantes das válvulas se desgastem mais cedo, pelo deslocamento lateral da haste que o Santos Silva falou. Estou actualmente com esse problema no meu motor.

Em jeitos de conclusão, eu não recomendaria estar a fazer grandes alterações nos componentes internos do motor, pelos preços que isso acarreta.

Não sei qual o teu plafond de investimento para preparação do motor, mas eu procurava quais os pontos fracos e corrigia-os e depois atacava nas árvores de cames, admissão e escape. Por exemplo, no 4A-GE, o ponto fraco são as capas de bielas que dão o berro, muito por culpa dos parafusos das bielas. Eu comprei parafusos ARP e montei capas de bielas ligeiramente mais folgadas.

Relativamente às árvores de cames, o aumento da duração sobe o regime de rotação onde o motor faz mais potência e o aumento do lift "arredonda" o motor. Eu conjugava o aumento das duas sem me esticar muito, montava carburadores maiores e procurava alguém que os soubesse afinar convenientemente.

Já vai longo o texto!

Boa sorte tractortp! :)
#9
Deves ter o TPS avariado. TPS=Throttle Position Sensor

Eu no meu toyota tinha exactamente esse problema de ralenti instável. Desmontei o TPS, limpei os contactos e voltei a montar e ficou bom.

Há muitos outros casos em que o problema é da válvula do frio que prende...

Cumprimentos
#10
Citação de: Kaizen em 08 de Outubro de 2010, 14:30
Luis, vou ver esse link.

André, consegui uma ou duas juntas, um ou outro fole e o rolamento de encosto (que já é igual ao Carina e AE86). De resto mais nada.


Estive a rever e tentei encomendar 14 peças para a caixa: Rolamento de encosto, vedante, junta, fole, rolamentos vários, rolamento do veio primário, rolamento de roletes, anilhas, rolamento tri-fixo etc. Apenas 4 peças estavam disponíveis.


Não querendo dizer que no local onde pediste as peças os indivíduos são incompetentes, mas já me aconteceu muitas vezes ir a um balcão de peças pedir qualquer coisa e dizerem-me que não há e depois noutro balcão já há.

Investiga isso, porque acho muito estranho não terem essas peças. No entanto, para rolamentos podes sempre ir a uma casa da especialidade pedi-los que dificilmente ficas "apeado".

Cumprimentos
#11
Citação de: Tractortp em 07 de Outubro de 2010, 20:18
Citação de: apardal em 07 de Outubro de 2010, 18:33
.....E não é tão complicado assim. É uma questão de ter tempo e o manual de serviço :)

Mas convém ter as ferramentas indicadas, inclusive para " sacar " os rolamentos

;)


Sim, de facto ter um tio torneiro mecânico com uma prensa ajudou :).

Citação de: Kaizen em 07 de Outubro de 2010, 22:10
André, obrigado pela ajuda.

Na Toyota não consegui as peças de substituição. Apenas 3 de 10 (+/-), os que que usaste na reparação da tua caixa compraste em PT ou vieram de fora?

Esta caixa é do Celica, por isso não creio que vá ser recorrente porque o carro apesar de fazer quilómetros, não é muito esforçado. Digo eu.

De nada Rui!

Em 2003/4 comprei tudo na Toyota.

- Kit de juntas
- Rolamento de encosto
- Rolamento do veio primário
- Sincronizadoras quase todas
- Manga n.º 1 e 2 (acho que a n.º 3 não precisei)

Não troquei mais rolamentos nenhuns.

Na montagem da caixa, a folga do veio primário também pode ser muito por culpa da folga existente no encaixe do veio primário no veio secundário, que é feito com uns roletes colocados à mão com massa. Convém não poupar na massa consistente.

Cumprimentos
#12
Os rolamentos de encosto são consumíveis nas T50. Já troquei pelo menos 2 vezes o rolamento e o ruído volta passado pouco tempo.

Quanto ao rolamento do veio primário, também já troquei logo quando comprei o carro e actualmente tenho o veio primário com bastante folga e o rolamento de encosto com bastante ruído. No entanto, o uso que o meu carro leva é tudo menos "normal".

Rui, o trabalho de reparar a caixa, feito em casa, sai bastante económico. E não é tão complicado assim. É uma questão de ter tempo e o manual de serviço :)
#13
Boas a todos,

Na sequência do sucesso alcançado com o Encontro Nacional AE86 2007 onde contámos com a presença de 47 viaturas, vimos por este meio anunciar para 2009 o evento tão aguardado por todos nós.

Iremos tentar não desiludir as expectativas criadas à volta do encontro, prometendo dar o nosso melhor com os recursos existentes.

De momento pode-se já afirmar que a data provisória para a realização do evento está para dia 13 de Setembro de 2009, tendo como ponto de encontro as instalações do concessionário Toyota, Caetano - Auto em Leiria.

Oportunamente serão divulgadas informações complementares, como horários, local para o almoço, etc.

Faltam sensivelmente 5 meses, tempo suficiente para poderem elaborar o vosso plano, mas apartir do momento em que possam confirmar a vossa presença (incluindo o número de acompanhantes), por favor façam-no.
Será actualizada a lista de inscritos neste mesmo tópico/post.

A quem tem o amigo que por acaso tem um AE86 mas que não liga a esta coisa da net/forum, pedimo-vos que passem a informação do evento e forneçam-lhe o contacto para inscrição Tel. 966350234 (Paulo Inácio) ou 963837593 (André Pardal).

O objectivo para este ano passa por contar com a vossa presença num clima de camaradagem, partilha de experiências e bons momentos que esta viatura proporciona a todos nós.


Para controlo de contactos e actualização de dados, peço a todos que me enviem PM com os seguintes dados:

- 1º e último nome
- Contacto telefónico, email, MSN (caso tenham)
- Matrícula da viatura
- Zona geográfica à qual pertencem

Inscritos/Proprietários:

01 - DjBalls + 1
02 - JulioCésar
03 - Charuto Envenenado
04 - André Pardal
05 - AE86Driver + 2
06 - Roque Silva
07 - Toylex
08 - Rasteirinho
09 - Emanuel
10 - Nuno Miguel (Minauto)
11 - João Neves
12 - Minute Man
13 - Jonny (Oishi)
14 - Kouki86
15 - DarioD-4D + 1
16 - Buda
17 - Gon
18 - MadAE86
19 - Luís Fernandes
20 - André Fraga
21 - Pedro Peres
22 - André Costa + 1
23 - 86Pilot + 1
24 - Nuno Fast
25 - Pedro Antunes
26 - So7urno
27 - Bruno Quintino
28 - Paulo Pereira
29 - Hughetto +1
30 - Itsuki Takeuchi + 1
31 - Machado + 1
32 - Biqjunior + 1
33 - Mário Cristino
34 - RS1800 + 1
35 - Hugo Lagido
36 - Ivo
37 - Nevespereira
38 - Doutorphil
39 - Escovinhas
40 - Edracing

(mais updates em http://ae86pt.mybb2.com/encontro-nacional-ae86-2009-13-de-setembro-leiria-t721.html)

Como nota de rodapé, dirigida directamente à comunidade AJA, importa referir que apesar de o fórum AE86PT http://AE86.pt.vu não se enquadrar a 100% no espírito do AJA por nem sempre enveredar pelo caminho do restauro/recuperação e devolução dos modelos à originalidade, é uma comunidade aberta a todos os proprietários de AE86's em Portugal e vê neste evento uma óptima oportunidade para juntar tantos veículos e proprietários quanto possível, para troca de impressões, experiências e paixões.

O nosso fórum, que é relativamente recente, foi criado para juntar toda a informação disponível pelo ciberespaço fora de uma forma mais organizada e sempre que possível, na nossa língua.

Um pouco em jeito de recruta, todos os membros do AJA que sejam proprietários de AE86's estão desde já convidados a participar no nosso fórum.

Cumprimentos

André Pardal
#14
Se é o que eu estou a pensar, esse AE86 tem um motor Millington NA com 300cv (julgo que é um 2.4) e caixa sequencial de carretos direitos da Quaife. Os ingleses não brincam em serviço.

Cumprimentos
#15
Rui, acho que é muito importante referires o factor monetário. Quanto dinheiro estás a pensar investir, e o que pensas receber em troca.

Digo-te já que quanto mais dinheiro gastares, menor será a razão custo/benefício.

Falo por experiência própria. A experiência de que já gastou muito dinheiro na preparação de um motor naturalmente aspirado.

Aligeirar volante de motor? Equilibrar cambota? Polie da árvore de cames ajustável? Digo claramente que não.

E digo isto porque tenho dúvidas que o conjunto esteja desiquilibrado. Tenho dúvidas que vás notar em termos de andamento o menor peso do conjunto rotativo. E tenho dúvidas que vás perder horas e €uros num banco de ensaio à procura dos graus ideais de avanço ou atraso da árvore de cames.

Se tiveres uma casa que seja expert em preparar esses motores e que te digam que com 1 ou 2 mil €uros ficas com um motor canhão com x cavalos e se é isso que procuras, então até te digo para avançares. Mas se é para enveredares na descoberta... então prepara-te para perder muito tempo, paciência e dinheiro.

Também não sei qual é o propósito do carro. Se é para participação ocasional em provas de cariz mais desportivo. Nesse caso, não sei se apostaria no KE25 como base... já nem no meu AE86 apostaria grande coisa, mas como o mal já está feito...

Enfim, tudo isto para dizer que a preparação de um motor NA não é nada fácil, tem muita ciência e implica muito investimento. As recomendações do Rasteirinho são mais que válidas. Na minha opinião, sem trocar árvore de cames não vais longe.

Boa sorte!

Cumprimentos