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Mensagens - costinha_trf

#1
Garagem / Re: Toyota Starlet KP61 1,3S de 1983.
19 de Julho de 2012, 00:01
Citação de: Santos Silva em 18 de Julho de 2012, 21:34
Só uma correção,

O motor 4K, 1.3 já tem ventoinha eletrica.


E já agora, podes trocar o filtro de gasolina... se estiver obstruido, não puxa gasolina.

O meu KP, com motor completamente de origem, como carburador afinadinho, faz 170Km/h (no GPS) em auto estrada em plano! Não sei como está esse motor...

Desconhecia, porque nunca tinha reparado nessa diferença da ventoinha.
Já aprendi mais qualquer coisinha. :)
#2
Garagem / Re: Toyota Starlet KP61 1,3S de 1983.
18 de Julho de 2012, 20:04
Citação de: antoniofoliveira em 12 de Julho de 2012, 00:42
Boas.

O Apoio de motor já vem a caminho e o mecanio disse que afinal a passagem era a cabeça mal apertada, dai estar somente e trabalhar a 3 cilindros.
Afinou o carburador, mas diz para eu ir procurando alternativas, sem mudar coletores, o que é que eu posso fazer sem gastar muitos €€€ para um upgrade á máquina?


Olá;
Nesse sentido, e sem abrir o motor, podes melhorar a faísca.
Colocar uma bobine com uma maior tensão na saída, aumentar a secção do condutor desde a bobine até às velas, não esquecendo que o cabo também deve possuir um bom isolador. Podes também colocar o distribuidor electrónico, facto que dá bons resultados. Eu coloquei velas em platina do meu e notei bastante diferença, por isso aconselho.
No regulador da tensão, verifica se está afinado (normalmente para os 14V ou menos um pouquinho, mas mais de 12V) se meteres de mais danificas a bateria.
Não sei se faz parte dos teus planos, mas se colocares uma ventoinha eletrica, também melhora a performance do motor, pois a ventoinha mecânica "consome" cavalos ao motor, mas se fosse a ti esta eu não faria por uma questão de fiabilidade, as coisas eletricas por vezes dão problemas e deixam-te apeado, mas se o fizeres, garante que colocas no circuito um fusível dedicado à ventoinha, deste modo, em caso de problema, vai-se o fusivel ao ar e é só trocar o fusivel.
Depois podes gastar uns trocos num filtro da admissão com menor resistência à passagem do ar.

Neste momento não estou a ver mais nada, mas se fizeres o que te indico em cima já gastas muito dinheiro!!! Mas fica outra coisa.
#3
O Maurício era um tipo impecável.
As pessoas têm tendência a elogiar as pessoas quando elas partem, mas este não é o caso, era mesmo um bom amigo.
Grande aficionado por Toyotas, tinha pelo menos 4 KE's e encontrava-se a restaurar um fabuloso Ta22gt, tudo ao estilo AJA, 100% original.
Ainda estou incrédulo com o que lhe aconteceu. No dia anterior tinha me encontrado com ele. Foi um choque saber da notícia.

Gosto de atitudes como esta do Santos Silva de homenagear publicamente um amigo.

Até um dia Maurício! ;)
#4
Citação de: Rui Meireles em 01 de Junho de 2012, 14:31
O alcance é que o que teu carro ficava bem melhor com umas jantes apropriadas, tal como se defende aqui no AJA. Custa ver um carro bonito estragado pelas jantes.

Rui, com o devido respeito, ainda bem que existem opiniões diferentes. Como o carro é meu, e como pretendo olhar para ele e gostar do que vejo e não andar com algo que não gosto só para exibir aos outros, ando com umas estas jantes especiais até encontrar outras que se enquadrem melhor a um preço que eu ache justo, com a respectiva furação 4x110.
Por outro lado, vejo que não conheces o carro em particular (o que não és obrigado obviamente), nem deste uma vista de olhos pelo pequeno tópico que aqui tenho, senão verias que este carro tem muitas peças que não são dele. Original tal como veio ao mundo tem pouco. Se o fizesses, saberias que inicialmente pretendia fazer uma réplica de um TE27. Tenho conta-rotações, tenho centro de consola e tenho os estofos dos bancos tal como os dos TE27 (apenas mantive a coroa gravada na napa do encosto de cabeça) . Para além disso tenho ainda os retrovisores do TE27. Tenho ainda o motor K melhorado e caixa de 5 velocidades. Para não falar que olhas para o carro e não consegues ver qualquer peça da 2ºfase, apesar deste carro ser da 2ºfase e não da terceira. Ainda para além disto, o carro foi montado por mim, fui eu inclusive que lhe montei os periféricos do motor, que o coloquei no sítio, que o coloquei a trabalhar pela primeira vez e que inclusive estofei o fundo do carro, o que me deu um gosto e conhecimento de todas as peças do carro que a grande maioria dos proprietários de clássicos nem imaginam.
Tu focaste o aspecto mais óbvio e mais visível. E se eu disser que o carro com as jantes de ferro é que fica estragado? É a minha opinião contra a tua. O Toylex está a vender um exemplar barato e completo, serias tu capaz de fazer melhor do que aquilo que eu fiz no meu?
Certamente me vais desculpar (ou então não), mas já pensas-te bem que focas-te o aspecto mais insignificante? Porque as jantes são a peça mais fácil de se trocar. Mas vou ser franco e sincero contigo, o teu primeiro comentário, é um comentário de frase única e isolada, que não consigo ver qualquer critica construtiva. Vi sim uma crítica destrutiva que eu repúdio. Sou contra o elitismo. Tenho bons amigos que gostam dos carros 100% originais chegando ao pormenor do código de cor que se encontra na chapa de homologação, e respeitamo-nos mutuamente. Aceitaria o que escreveste se o tivesses dito de outra forma, menos elitista. Eu nunca julguei ninguém por andar com jantes de ferro, ou com a primeira pintura (embora em mau estado), porque é que o fizeste tu comigo?
#5
Citação de: Toylex em 01 de Junho de 2012, 13:19
Sim os carros com matricula ZE, VZ, UZ .... eram geralamente carros vindos de fora, e ainda os ZR que geralmente eram vindos da Europa.

Mas essa cor é original desse modelo !?
Se é, tens a referencia ?

Sim Toylex, tenho a referência. A referência é GTOY519. É original destes modelos. Ainda existe o GTOY511, que é um amarelo ligeiramente mais claro muito utilizado nos KE20's.

Posso ainda adicionar que o carro foi trabalhado de chapa e pintura numa oficina autorizada Toyota aqui na Trofa, à qual deixo os meus parabéns pois considero o trabalho irrepreensível.

Abraço
#6
Citação de: Toylex em 01 de Junho de 2012, 09:21
Também gostei da cor, ficou bonito  :clap:
Essa cor também é muito parecida ou igual à que saíu nos Daihatsu 360 Fellow Max, as 360 Van nessa cor ficam muito porreiras.

O teu KE25 veio de África ?
A matricula ZE indicía uma legalização por ter tido outra origem que não PT :eusa_think:



Correcto e afirmativo. É isso mesmo Toylex. Este carro veio de Angola, e foi registado em Portugal em '76. Isto por leitura do livrete do carro.
Essa versão das matriculas pretas "ZE" serem importados também me parece ser correcto, porque já encontrei proprietários de clássicos "ZE" e todos eles tinham vindo as colónias. Boa observação!  :thumbsup
A cor foi para reproduzir o KE25 que morou cá em casa à anos. Por curiosidade, no inicio deste ano fui contactado por um sujeito via mail que procurava ajuda para encontrar a tinta para o seu KE25 deLuxe. Eu lá indiquei a oficina onde o meu estava, e onde o sujeito mais tarde foi comparar a tinta, e ele enviou-me um foto do carro do pai como se encontrava (vermelho e ferrugento) e como ele era em '73 (um amarelo mostarda impecável). O que me surpreendeu foi o facto da matricula que constava na foto dele, era exactamente um numero a seguir ao carro que o meu pai teve. Existem coisas curiosidades do camandro!  :thumbsup

Citação de: David C. em 01 de Junho de 2012, 09:42
Essa cor fica muito bem no Ke25 :thumbsup

Obrigado David. É sempre bom ler elogios pelo trabalho desenvolvido.  :thumbsup
#7
Citação de: Umtali em 31 de Maio de 2012, 22:09
Lindo ... gosto muito da cor  :clap:

Obrigado. Por acaso também fiquei satisfeito com a cor. Este código de cor ficou bem, e basicamente é o que tem chamado à atenção no meu carro, por ser diferente.  :)

Citação de: Rui Meireles em 31 de Maio de 2012, 22:34
Essas jantes são de outra época e de outra marca (Ford).

Rui, não consigo compreender o alcance do teu comentário. O que me dizes, tal como deves imaginar, não é novidade para mim. Para além disso, deixa-me corrigir-te, porque este "modelo raiado" já existia nos anos 70 na competição, embora estas jantes sejam mais modernas.

Cumprimentos ;)
#8

Venho dar a conhecer-vos, que conclui mais uma fase, pô-lo a andar, já com inspecção e seguro, e já com participação em 2 encontros informais.  :thumbsup





Já dá gosto conduzir.  :dance:
#9
Garagem / Re: [Restauro] Toyota Corolla Ke25 Deluxe
18 de Janeiro de 2012, 18:54
Isso é certinho, estas jantes vão sair daqui!  :duh:
#10
Garagem / Re: [Restauro] Toyota Corolla Ke25 Deluxe
14 de Janeiro de 2012, 00:37
Em dois anos, muita coisa aconteceu... muita coisa mesmo....   :assobio






:angel: :shhh:

#11
Citação de: Kaizen em 08 de Agosto de 2011, 20:56
Não há necessidade de haver dúvidas. Os motores 3K-H só saíram nos KE25 SL\SR e nos KE35 SR, em Portugal.

Tal como o Dário referiu, os blocos só têm o código correspondente à cilindrada. Um motor 3K não se transforma em "H" só com o colector de admissão e carburadores. A cabeça é diferente e há outras diferenças. A tampa das válvulas é de um carro mais recente, por exemplo de um Corolla KE70.

Boa Kaisen, viste confirmar o que tinha dito, mas esclarece-me uma coisa se souberes, os Blocos 3k-h e 3k-b têm o "h" e o "b" gravados no bloco logo a seguir ao "3k"?

Tens razão, os motores têm muitas diferenças, tais como carburadores e colectores, admissão e escape mais largos, cabeça do pistão diferente e ainda tem um avanço de cinco graus no veio dos excêntricos.

Tu que és um sujeito entendido na matéria, podes-me explicar também se os motores 4k ganham 100cc em relação aos 3k devido à largura do pistão ou ao curso do pistão? Ouço muita gente falar em meter motores 4k (incluindo eu já pensei isso), mas se o motor fôr um 1300cc mas tiver mais curso de pistão, embora tenha na mesma mais binário, não se ganha muita potência em comparação com os motores 3k, não estou certo?

Cumprimentos!
#12
Citação de: Dário Simoes em 05 de Agosto de 2011, 14:36
Boas
se nao me engano isso nao é bem assim, pelo menos eu ja tive bastantes ke20, tive um ke25, tenho um ke30 e ja tive tambem 2 starlets 1200 e nunca vi um motor que tivesse gravado no numero 3K-b ou h ou c, todos eles teem apenas 3K e o numero de seguida, se algum tiver visto um com mais alguma coisa avise

Olá Dário;

Eu também não vi, até porque o meu é um deLuxe, mas isto pelo que li pelos foruns, estes motores sairam apenas nas versões SL e SR...
Mas agora conseguiste-me deixar indeciso...

Cumprimentos
#13
Sim, os carburadores Aisin é a marca que equipava esses carros, mas mesmo a tampa das válvulas pode ter sido trocada, como até pode ter sido trocada a cabeça completa.
Mas no bloco, junto ao distribuidor tem a referência do motor gravada. É só dares uma espreitadela para tirares todas as tuas dúvidas! ;)
#14
Citação de: diogoantunes em 03 de Agosto de 2011, 00:21
Mais tarde tambem comprei umas prendinha, motor 3k bloco vermelho com 2 carb.duplos, caixa de 5 vel. e linha de escape e panelas em inox feitas nos escapes escorpiao


By diogoantunes at 2011-06-01



By diogoantunes at 2011-06-01


Olá!

Reparei em dois aspectos no teu motor e caixa.

1º - Com essa caixa tiveste de fazer um novo furo para a manete das velocidades certo? Parece-me que essa caixa é dos ke71, que a manete das velocidades fica um pouco mais atrás.

2º - Qual é a referência que tens no teu motor? É um 3k só? Não é um 3k-b ou 3k-h? Isto é, um motor de um SL/SR.
Ouvi à tempos uma história que dizia que os motores dos SL/SR tinha a tampa da árvore de cames diferente, e pela discrição bate certo com a tua...

De resto, parabéns, tens um carro muito bonito! ;)
#15
Uau! que máquina! Raro e fantástico! Parabéns pela aquisição!