Viva AJAs,
À uns anos, iniciei me no fórum com a apresentação do meu 1200, o qual se encontrava em início do processo de restauro. Passaram-se uns anos em que o carro não voltou a ser mexido, por falta de tempo e outras prioridades.
Agora, de volta ao projecto, estamos em fase final de chaparia, estando em falta a traseira e mais alguns recantos.
Nesse sentido, e depois de ter definido aquilo que pretendo com o carro, venho procurar recolher informações e dicas de melhoramentos de performance. Atenção que não será um carro para competição, mas sim um 1200 com uma performance melhorada, equipado de forma a poder fazer algumas rampas de clássicos, mas que nunca coloque em causa o compromisso entre a competição e o passeio.
Já fui aconselhado a montar 2 Weber, com colector de escape do troféu, e que o carro terá um rendimento bastante agradável. De facto é isso que se pretende. Mas, 2 Weber na cabeça original, não trará problemas? É possível fazê-lo sem alterar a árvore de cames?
Já agora, tendo a possibilidade de montar um motor 1400 de uma pickup, qual a preferência em termos de desempenho? É de aproveitar?
Se souberem de algum rollbar, escape, colectores, carburadores, que possam vir a ser do meu interesse, por favor informem.
Fico a aguardar os vossos comentários. Deixo uma foto retirada à umas semanas. ;)
Obrigado malta.
Abraço,
Tiago
Sendo isto um tema bastante discutido nos Datsun's é bastante "controvérsio" pois há alguns sítios por onde lhe pegar.
Os Webber realmente vao dar-lhe qualquer coisa, mas sem uma Árvores de Cames a acompanhar, vai ficar-lhe muito em falta, ficando a andar mais mas com um gasto também bastante maior, não proporcional ao ganho de performance.
A melhor opção é apanhar um A14 ou A15, com uma potência maior e um binário também considerável é um upgrade perfeito para o 1200. Tendo em conta que todos os acessórios, caixa e tudo, fica de origem, é praticamente só deixar o motor antigo de fora e montar o A14 (Aconselham inclusive a montar o volante de motor do A12, um bocado mais leve, que lhe vai permitir desenvolver melhor em baixas). E claro, no futuro se quiser montar na mesma os Webber, está a começar logo de uma faísca mais alta.
Querendo manter o A12 de origem, poderá começar por 2 Webber (ou 4 Mikunis), Colector, Arvore de Cames e uma linha um bocadinho maior de escape. Poderá também mexer na cabeça a nível de aumentar um pouco a compressão, aumentar as vias de admissão (acompanhado de uns colectores de admissão também maiores), aligeirar o volante de motor... Etc... Há muito por onde fazer!
Se quiser um compromisso de Preço/Performance/Fiabilidade, sem dúvida o A14/A15 é a escolha acertada!
Por final, no Datsun já tudo foi experimentado e testado! É uma questão de procurar na internet e ocupares-te a ler... Deixo aqui uns tópicos chave:
http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Choosing_A_Carburetor (http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Choosing_A_Carburetor)
http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=A-series_Engine_Swaps (http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=A-series_Engine_Swaps)
http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Engine_Swaps (http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Engine_Swaps)
http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Turbo (http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Turbo)
http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Camshaft_Comparison (http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Camshaft_Comparison)
A opção do A14 ou A15 é efetivamente a mais simples mas nem sempre a mais barata ou mais rápida...
Motores desses não abundam por cá e depois é preciso ter atenção se são de janelas de admissão ovais ou não.
Pelo que sei, não se encontra um motor desses completo por menos de 450~500€... e normalmente a precisar de sacar a cabeça para trocar a junta pois estará podre ou vai ficar rapidamente. São mais uns 100 a 150€.
A opção por trabalhar o motor 1200 (A12) é mais engraçada e permite evoluir na medida do que se quer.
As ideias do AndreP são o que se costuma fazer mas diria que uma árvore de cames trabalhada (a partir duma original), alargar as janelas de admissão e de escape, trabalhar as sedes de valvula e valvulas, molas duplas nas valvulas, colector de admissão com dois carbs horizontais (Dellorto, Weber, Mikuni, colector de escape 4-2-1 com maior diâmetro, linha de escape apenas com uma panela na traseira.
E a vantagem de ter um 1200 trabalhado em relação a um 1400 ou 1500 é que é mais leve, por dentro e por fora!
Se fosse eu para o uso que vai ter usava o motor completamente original em perfeito estado de conservação e afinação, com uma caixa de 5 velocidades.
Pois... "para o uso que vai ter" pode ser mesmo o mais indicado!!! 8)
Ainda recentemente ouvi falar que o motor A12 é provávelmente o melhor de todos, principalmente os primeiros que saíram nos Datsun 1200
Com isto, até eu fiquei confuso, tenho vários motores A12 A14 e A15 e fico sem saber o que fazer, pois também pretendia a melhor opção agregada à cx. de 5 velocidades, e nem sempre maior cilindrada é igual a maiores potencias.
Boa sorte na escolha e vai dando novidades :thumbsup
Tentando abordar os tópicos aqui falados:
A15: Sim, efectivamente há que ter atenção à versão, pois há versão do A15 de 60cv... !!!
"As ideias do AndreP são o que se costuma fazer mas diria que uma árvore de cames trabalhada (a partir duma original), alargar as janelas de admissão e de escape, trabalhar as sedes de valvula e valvulas, molas duplas nas valvulas, colector de admissão com dois carbs horizontais (Dellorto, Weber, Mikuni, colector de escape 4-2-1 com maior diâmetro, linha de escape apenas com uma panela na traseira." - Efectivamente isto seria uma alteração já a passar dos 1000€!
Caixa de 5v: Quando se encontram, encontram-se por volta dos 1500€.
Daí manter a minha ideia que uma alteração Performance/Custo, indicada neste caso, é um belo A14 ou A15! (Que pode sempre vir a trabalhar)
P.S. Ainda referente ao ter um A12 artilhado ser mais leve que um A14... Tenho apenas a informar que a informação está incorrecta. De origem o A12 tem 87Kg e o A14 tem 93kg. Ao "artilhar" um A12 com colectores admissão/escape diferentes e meter-lhe mais carburadores, facilmente se igualam os pesos dos 2! [Fonte: http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Engine_Swaps#Engine_weights_and_specs (http://datsun1200.com/modules/mediawiki/index.php?title=Engine_Swaps#Engine_weights_and_specs) ]
A questão do peso é mais por dentro pois as massas suspensas são menores e a subida de rotação mais rápida que nos A14/A15.
Eu acho que a informação do S.S. estava correcta, pois efetivamente o A14 é mais pesado que o A12, agora se a diferença de peso é considerável... isso já são outros 500.
A menos que o carro ande sem linha de escape original, sem carburadores e respectivos colectores, a instalação de uma linha de escape em inox apenas com panela final por substituição da original, anula por si só qualquer acréscimo que se possa verificar com a montagem do conjunto de coletores e carburadores, subtraindo o aligeirar do volante do motor... a única coisa que efectivamente poderá acrescentar algum peso quantificável ao conjunto são uns colectores de escape.
Pessoalmente e se o motor original estiver de boa saúde, deixava-o estar! fazer pequenos melhoramentos que não comprometessem a fiabilidade, e reduzir ao máximo o peso do conjunto.