No inicio de Agosto o AJA publicou no Facebook a noticia dos 40 Anos da fábrica da Toyota de Ovar.
Como o aniversário é já na próxima semana, prestamos tributo à fábrica também aqui no fórum.
Fonte: Toyota.pt
Aniversário da Fábrica de Ovar: 1971-2011
A Toyota veio para ficar... e ficou mesmo!
(http://www.toyota.pt/Images/imagem1_tcm270-1076208.jpg)
Apresentada aos portugueses em 1968, a Toyota é recebida de braços abertos com uma promessa de crescimento harmonioso com a comunidade. Esta relação de proximidade leva a que a marca japonesa venha a escolher Portugal para instalar, apenas 3 anos depois, em 1971, a primeira unidade de produção Toyota no continente europeu. O início da actividade deu-se com a produção de modelos tão carismáticos como o Corolla KE20, o Corona e o comercial Dyna - este modelo mantem-se desde então em produção.
40 anos a produzir com qualidade de referência
(http://www.toyota.pt/Images/TCAP_Fabrica_Ovar_tcm270-1076209.jpg)
Ao longo dos muitos anos de produção a história da Fábrica de Ovar faz-se com muitos modelos, muita convicção e muita cultura de empresa que privilegia as pessoas com o objectivo máximo de alcançar processos produtivos de Qualidade Contínua. Por esse motivo esta unidade é frequentemente nomeada no universo Toyota como uma referência de excelência, em termos ambientais e de qualidade. Entre outros, são exemplos recentes os prémios consecutivos "Eco Global Award" no campo da eficiência ambiental, e o Toyota "Overseas Plants Quality 2009" – destacando-se como a melhor unidade em solo Europeu no campo de qualidade.
Actualmente, para além da produção do modelo Hiace para o mercado nacional, esta unidade de produção abastece a Europa com o modelo Dyna. Neste ano de grande simbolismo para a Fábrica, o modelo Dyna vai atingir a fasquia das 100.000 unidades produzidas ao longo de 40 anos, sendo o modelo que mais contribuiu para o volume acumulado de produção da fábrica que atingirá em breve o total de 300.000 unidades.
Porque os aniversários devem-se celebrar em festa, e porque queremos partilhar consigo o orgulho da produção nacional, este ano vamos convidá-lo para apagar as 40 velas da Fábrica de Ovar.
Anúncio que revelava o início do projecto da Fábrica de Ovar
(http://www.toyota.pt/Images/197_%20B%20inaug01_tcm270-1076217.jpg)
Portugal integrava o mapa de produção mundial da Toyota
(http://www.toyota.pt/Images/1973%20Eiji%20Toyoda%2001_tcm270-1076220.jpg)
A unidade nº100.000 demorou pouco mais de 10 anos a atingir
(http://www.toyota.pt/Images/1982%20100mil%20viaturas%2001_tcm270-1076221.jpg)
A antiga fachada da Fábrica
(http://www.toyota.pt/Images/198_%20exterior02_tcm270-1076219.jpg)
A linha de montagem Dyna
(http://www.toyota.pt/Images/Dyna_Hiace%20-%20Fabrica1_tcm270-1076222.jpg)
Para assinalar os 35 anos da Fábrica da Toyota de Ovar, decorria o ano de 2006, e o AJA assinalou esta data com uma partida simbólica de 3 equipas partiram da fábrica em direcção ao Rali dos Alpes para Toyotas Antigos.
As 3 equipas utilizaram dois Toyota Celica ST de 1974 e um Toyota Starlet 1.3S de 1984 e alcançaram na Suíça o 1º, 2º e 4º lugares, percorrendo 6000kms em 9 dias.
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2842%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2850%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2837%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2840%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%281%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2822%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2833%29.jpg)
(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Alpes/Toyota%20no%20Rali%20dos%20Alpes%20%2857%29.jpg)
Video de apresentação da fábrica (http://www.youtube.com/watch?v=WAOYsYmtb-A#)
Tanta nostalgia ::)
O filme está muito esclarecedor.
O video tá espectacular :clap: Obrigado !! Não vi foi os "velhinhos" Toyotinhas a serem montados :( !! Foi bom ver o berço onde "nasçeu" o meu Corolla :clap:
E agora um aficionado muito especial da marca:
Vejam se o conhecem :assobio
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2045450 (http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2045450)
Excelente :thumbsup
E já alguém foi lá meter o bedelho :angel:
Foi a Toyota Caetano que nos pediu para darmos alguns nomes. O Bruno foi um dos escolhidos. :thumbsup
Já tive o prazer de lá entrar algumas vezes. Vi montar as Dyna e Hiace. Muito bom!
O meu pai esteve envolvido em alguns projectos para esta linha de montagem, através do fábrico de moldes de injecção. Tenho pena de não ser 10 / 15 anos mais velho para poder ter participado também! :)
Deve ainda haver lá algumas amostras de peças que foram produzidas cá em Portugal.
Que me lembre, os tampões de roda da quarta e quinta geração da hiace, o pisca da frente da Dyna da quinta geração, alguns emblemas do Land Cruiser e mais. Tinha de conversar com o meu pai e fazer um relatório! 8)
Eh Pá!!! Esses moldes são bestiais!
Será que ainda estão operacionais?
Qual é a Empresa? Ainda estive ligado à produção Nacional dos Land Cruiser :angel:
Nós só fabricamos os moldes. As empresas que injectam e montam os componentes é que ficam com eles. Há casos em que os mesmos moldes são propriedade da marca, ou seja, a marca paga-os mas ficam nas empresas que produzem, outras vezes são propriedade dos fabricantes das peças. Depende dos contratos.
É muito provável que ainda estejam operacionais.
No caso do Land Cruiser, o meu pai conta muitas vezes uma história acerca da textura da tampa do porta-luvas. Demorou não sei quanto tempo, porque toda a textura foi feita à mão pontinho por pontinho para ficar igual à peça que era produzida no japão. Lá está, gostava de ter sido mais velho nessa altura para ter tido maior lembrança! :)