Boas, alguns de vós vão dizer que lá vem o gajo com perguntas tolas outra vez.. :green:
no entanto gostaria de saber uma coisa
em conversa com um user do forum chegámos a conclusão que os KE35 sairam com a caixa T50, no entanto tb já me disseram que a caixa T50 nao serve nos motores da serie K. :hum:
entretanto gostava também de saber se alguns de vós conhecem outros modelos com motor da série K além do KE35 que venha com a caixa T50.
Está o debate aberto. :D
Boas
como é q é possivel isso se as caixas T nao encaixam nos motores K? eu tenho aqui em casa e vou ver se será possivel isso de alguma maneira, mas tanto quanto sei os ke35 tinham caixas k50
As caixas têm a ver com o motor a que estão copladas e não ao modelo de viatura.
Caixas K50 para moteres do tipo K (2K, 3K, 4K, ...)
Caixas T50 para motores tipo T (2T, 2T-B, ...)
Não são intermutáveis.
Em honrosas excepções, a Toyota utilizou caixas de velocidades com provas dadas em modelos/versões especificas e de produção mais limitada. Tanto em modelos FWD como RWD.
Um dos casos foi o uso da T50 em três versões de motores da série A.
Os motores da série K têm uma inclinação de origem, as caixas T são todas "direitas". Portanto só as caixas K é que são plug & play nos motores K.
Só a título de curiosidade, para feitos e utilizações específicas existem adaptadores para as caixas servirem noutros motores. Este tipo de material está normalmente disponível apenas no Japão ou EUA.
Citação de: nunoturbo em 30 de Julho de 2009, 09:37
Só a título de curiosidade, para feitos e utilizações específicas existem adaptadores para as caixas servirem noutros motores. Este tipo de material está normalmente disponível apenas no Japão ou EUA.
Estarás a falar das "CLOCHES" ??? Isso é uma peça importante e intermediária do motor p/ a caixa, dou exemplo da minha Stout:
Caixa original Toyota e foi-lhe montado o motor Nissan D22, e loga na 1ª inspecção que lhe fiz por baixo vi uma CLOCHE que
claramente foi maquinada num torno p/ fazer a junção cx.Toyota/motor Nissan.
Não obrigatoriamente.
Existem uns adaptadores que ficam entre a caixa e o motor.
A chapa do meu carro, montado na fabrica de ovar matriculado em Portugal em 09-1976
(http://img504.imageshack.us/img504/2259/dsc04847.jpg) (http://img504.imageshack.us/my.php?image=dsc04847.jpg)
No sistema da toyota bate certo, ou seja o meu numero de chassis marca caixa T50, sendo que me informaram que efectivamente não é habito a T50 vir nos motores da serie k no entanto o meu vem e está correcto. Disseram que provavelmente a coloche é que é igual á K50 ou K40
Por ultimo a caixa K50 é quadrada em baixo e a minha é redonda.
continua o debate :D
Por acaso o motores K tambêm podem utilizar caixas T.Dou como exemplo o Starlet de competição do João Ramos que têm uma caixa T-50.
A caixa é "qualquer coisa" por fora mas por dentro não tem nada a ver :assobio
Além de que o motor do B1 está em posição vertical, ao contrário dos motores de série.
...por causa do funcionamento dos carburadores DELLORTO...
O meu KE35 também diz na chapa de características que tem a caixa T50...
pelo que percebi acima, se as caixas T50 dão nos motores k então a caixa K50 dá no motor 4A, certo?
Nop. A t 50 leva uma cloche diferente para servir nos motores k. Na caixa k50, a propria cloche é o corpo da caixa, pelo que nao dá para adptar noutros motores.
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