AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Geral => Tópico começado por: Franciscocosta em 28 de Março de 2009, 09:14

Título: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Franciscocosta em 28 de Março de 2009, 09:14
Boas amigos.

Estou com um dilema entre mãos. Tenho em vista um Toyota Starlet 1.3s com caixa de 5 velocidades. O preço é muito agradável e o carro está num estado razoável.
O problema é que está com diferencial a cantar e tem um empeno no braço da direcção. Tudo isto fruto dum acto de vandalismo que o carro sofreu. :wall
É fácil arranjar peças para este modelo? Ao alterar o diferencial, existem no mercado autoblocantes para este modelo?

Gostaria de receber algum feed-back de proprietários deste modelo, nomeadamente, gozo de condução, prestações do motor, qual a possibilidade de lhe fazer uns melhoramentos a nível mecânico, etc


O modelo é idêntico a este
(http://images04.olx.pt/ui/1/06/86/11760086_1.jpg)


Cumprimentos

Título: Re: Starlet 1.3S
Mensagem de: RSilva em 28 de Março de 2009, 11:29
Boas Francisco,

Já tive um 1.3s e tenho muitas saudades dele.
O que mais me encanta no carro é a tracção traseira, o que o faz curvar de modo muito especial.

Trata-se de um carro bastante económico, nos consumos e na manutenção.
Tem um motor capaz mas nada de extraordinário - acredito que possa ser bem vitaminado sendo as melhorias ao nível da suspensão as mais bem vindas.
A caixa de velocidades é excelente, como em todos os Toyotas.

Cumps
Título: Re: Starlet 1.3S
Mensagem de: Franciscocosta em 28 de Março de 2009, 12:51
Obrigado pela resposta!

Carros com tracção traseira (RWD) são do melhor que se pode conduzir e eu sou um apaixonado por carros deste tipo.
Com umas pequenas alterações, tens ideia que potência se pode extrair dum motor como o Starlet??

Cumprimentos
Título: Re: Starlet 1.3S
Mensagem de: Santos Silva em 28 de Março de 2009, 13:06
Boas:

Tenho um Starlet 1.3S de 83.
É um carro muito engraçado de conduzir e tem umas prestações que já nos deixam com muita adrenalina.
Podem ser feitos melhoramentos com facilidade, tudo depende do que se quer gastar. Mas com ele original já é muito bom.

O braço da suspensão arranja-se fácil (eu arranjo se for preciso). Quanto ao diferencial, sei quem tem novos para venda por isso, está resolvido!
Título: Re: Starlet 1.3S
Mensagem de: Franciscocosta em 28 de Março de 2009, 13:10
Citação de: Santos Silva em 28 de Março de 2009, 13:06
Boas:

Tenho um Starlet 1.3S de 83.
É um carro muito engraçado de conduzir e tem umas prestações que já nos deixam com muita adrenalina.
Podem ser feitos melhoramentos com facilidade, tudo depende do que se quer gastar. Mas com ele original já é muito bom.

O braço da suspensão arranja-se fácil (eu arranjo se for preciso). Quanto ao diferencial, sei quem tem novos para venda por isso, está resolvido!

Obrigado pela resposta

Sendo assim talvez avance mesmo com a compra. Também pelo preço (100€) acho que vale a pena o risco.
Vamos ver como corre

Que tipo de carburador tem o motor??
Título: Re: Starlet 1.3S
Mensagem de: Santos Silva em 29 de Março de 2009, 10:54
Esse motor tem 1 carburador
Título: Dicas de compra - Starlet KP61
Mensagem de: Splash em 18 de Fevereiro de 2013, 17:59
Olá a todos! :)

Estou interessado em adquirir um Toyota Starlet KP61 de 1982.

Acontece que este é um amor jovem e como tal não tenho conhecimento praticamente nenhum do modelo. Vinha portanto pedir aos entusiastas do modelo que me enaltecessem sobre os pontos a verificar/áreas problemáticas deste modelo, se é que as tem. Tenho bons conhecimentos de mecânica e de automóveis em geral, mas é sempre melhor ir munido de informação concreta do modelo.

Agradeço desde já o vosso apoio!

Cumprimentos! :thumbsup
Título: Re: Dicas de compra - Starlet KP61
Mensagem de: Santos Silva em 18 de Fevereiro de 2013, 20:57
Os KP normalmente não têm problemas mecânicos (aliás as mecânicas #K 1.2 e 1.3 são muito resistentes)
Problemas podem existir de folga no diferencial e pouco mais. As caixas de velocidades são muito precisas e leves de manejar.

Em termos de carroçaria o caso muda de figura. A chapa dos toyotas destes anos são muito fracas. Verificar fundos das portas pelo interior, fundos dos guarda-lamas e embaladeiras e debaixo do pneu de reserva. Outro ponto critico é a tampa da mala onde é vulgar ter ferrugem e mesmo buracos, nomeadamente debaixo da borracha do vidro.

Genericamente, para qualquer modelo, é conveniente que os interiores estejam bons pois é muito dificil encontrar substitutos, principalmente os estofos.

Há por aí muita oferta destes modelos mas é preciso ter calma para comprar bem 8)
Título: Re: Dicas de compra - Starlet KP61
Mensagem de: Splash em 18 de Fevereiro de 2013, 22:22
Obrigado pela resposta Santos Silva! :)

Vou então inspeccionar muito bem a chaparia. O vendedor disse-me que apenas tem um podre junto ao pára-brisas, mas nunca se sabe se não haverão mais escondidos. Os estofos estão algo rasgados, mas é mais na zona do vinil, sempre torna mais fácil a reparação!

Darei noticias, cumprimentos!
Título: Re: Dicas de compra - Starlet KP61
Mensagem de: Santos Silva em 18 de Fevereiro de 2013, 23:00
Esqueci-me de mencionar mais uma coisa: as rotulas da direção também se desgastam e fica com muita folga no volante.
Título: Re: Dicas de compra - Starlet KP61
Mensagem de: Splash em 20 de Fevereiro de 2013, 10:13
Obrigado pela informação! Já não devo ir em frente na compra do Starlet, mas seguramente vem ai um outro japonês antigo com muita pinta! :dance:
Título: Toyota Starlet KP62 1.3s dúvida na compra
Mensagem de: Daniel Maia em 22 de Outubro de 2013, 20:39
Boa noite pessoal,

A minha vinda aqui à comunidade, foi devido a um negócio em vista, de um Toyota Starlet KP62 1.3s de 1984.

Está em excelente estado a nível de pintura, rádio da época, mala de ferramentas original da toyota, 130 000km, interiores em excelente estado, livro de revisões todo assinado, tudo em dia. Compartimento do motor todo impecável.

Quanto acham que pode valer?

Fico a aguardar
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Santos Silva em 22 de Outubro de 2013, 22:10
Antes de mais, se é um KP62 não pode ser 1.3. Os 1.3 são os KP61. Se é de 1984 é provável que seja um KP61 mas será melhor confirmar no livrete pois andou aí pela net um à venda, cinza, muito direitinho, muito limpinho, com interiores muito bons mas era uma mistura de um KP61 de 1984 com um KP62 de 1981 que são modelos idênticos mas diferentes.

Os preços variam muito e ninguém no seu perfeito juízo te vai dar valores... :lol

Vê os anúncios de carros idênticos no OLX, Custo Justo e outros para teres uma ideia de preços.
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 22 de Outubro de 2013, 23:39
Então será o KP61, caixa de 5v.

Posso por aqui o anúncio para verem?

Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Brunosantos em 22 de Outubro de 2013, 23:55
este ?

http://www.custojusto.pt/Lisboa/Ligeiros-Passageiros/Toyota+Starlet+5+portas-10243481.htm?xtcr=57& (http://www.custojusto.pt/Lisboa/Ligeiros-Passageiros/Toyota+Starlet+5+portas-10243481.htm?xtcr=57&)

:thumbsup
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Rui_Ferreira em 23 de Outubro de 2013, 10:04
Os Starlets andam na internet a variados preços mas há que ter em atenção os pontos de ferrugem do mesmo, trabalhar, o andamento isto é se tem muitos "poços" na acelaração, entre outras coisas.
preços tens para todos os gostos, eu dei 1350€ pelo meu, precisa de uns retoques mas a nivel de chaparia está muito engraçado, e lá está o meu é um 1.0. Os 1.3 S já sobem um pouco o valor, mas já vai do estado, relativamente ao anuncio do comentário anterior, o veículo é uma boabase para projecto.
tens sempre este : http://santamariadafeira.olx.pt/toyota-starlet-1-2s-kp62-iid-434105949 (http://santamariadafeira.olx.pt/toyota-starlet-1-2s-kp62-iid-434105949)
Conheco-o aos anos e garantidamente está em optimo estado, um valor um pouco alto, mas dado ao estado, vale o dinheiro
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 23 de Outubro de 2013, 12:15
A nível de chapa está como esse, não tem qualquer podre/ferrugem. Só as jantes (originais de ferro) precisam de ser retocadas.

É o 1.3s, e está verdadeiramente bem esstimado. Valeria talvez 1700, 1800€?

Obrigado Rui
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Rui_Ferreira em 23 de Outubro de 2013, 13:26
A tentares negociar, negoceia para baixo, assim a pessoa sobe um pouco mais ao preço mas não em demasia. Atiras 1500/1600, para ver se cai para o preço de 1700/1800
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 23 de Outubro de 2013, 14:23
Certo, talvez vá ficar por um valor mais baixo

Pronto, zonas que devo verificar: cavas das rodas, mala, fundos dos pés, debaixo do carro?
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Rui_Ferreira em 23 de Outubro de 2013, 14:25
Proximo do para brisas, ver bem os cantos a ver se não há podres, na mala no mesmo sitio, que são sitios propícios a infiltrações que depois podem alastrar.
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 23 de Outubro de 2013, 14:35
Vou verificar isso tudo ao pormenor

Obrigado Rui
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Brunosantos em 23 de Outubro de 2013, 17:48
Outra situação que deves ter cuidado é ver se os interiores e exteriores correspondem á "fase" do modelo, se isso for importante para ti, porque este ultimo que aqui foi indicado está muito "confuso", nem o interior nem o exterior bate certo. Analisa bem o modelo e verás com facilidade as diferenças.

:thumbsup
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Santos Silva em 23 de Outubro de 2013, 22:00
Meus amigos:

ERA EXATAMENTE ESTE que estava a falar. Este carro é de 1981/82 e tem as portas e bancos do modelo de 1983/84

Rui Ferreira:

Este carro, para conhecedores, não vale nem 1000€... apesar de estar muito limpinho e com bom aspeto. Para quem não ligue à mistura de gerações, o preço até é convidativo...

Por outro lado também acho que o preço que deste pelo teu não deve servir de referência para o que por aí anda à venda.
Há carros muito mais direitos, mais originais (já sei que isso pode não ter interesse mas por aqui a gente gosta da originalidade  :assobio), com mecânicas 1.2 e 1.3 que estão a preços bem apetecíveis. Não estou a dizer que o negócio foi mau mas existem muitas opções à venda. E como já mencionaste aqui, estás a pensar montar um motor 4K, o que vai aumentar o preço do projeto...
Mas como diz o meu pai, se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se  :lol
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Santos Silva em 23 de Outubro de 2013, 22:05
Pontos "negros" do modelo:

Fundos das portas, tampa da mala à volta do vidro, fundos dos guarda-lamas, embaladeiras, fundo da mala no pneu de reserva, abrir capot e ver entradas de ar junto ao para-brisas.

Voltando a falar de originalidade, não há tecido dos bancos para os restaurar, não há forma de refazer as quartelas das portas de forma original. Posto isto, os interiores são pontos de muita importância que estejam bons pois são os mais difíceis de encontrar.
Título: Ralenti alto Starlet KP61 1.3S
Mensagem de: Daniel Maia em 31 de Outubro de 2013, 09:02
Bom dia amigos dos japoneses antigos!

Acabei por comprar a máquina, e estou bastante satisfeito com o mesmo. É realmente uma boa máquina.

Só tem neste momento um problema que queria resolver com a maior brevidade. O ralenti está alto, e o choke completamente aberto, a rotação salta para perto das 2500RPM. O ralenti a quente está 1050, 1100rpm, e vibra um bocado. Acredito que esta vibração desapareça com a ralenti no sítio certo (algures nas 800?)

Sei que pode ter a ver com algum tubo de vácuo do carburador, tem lá uma válvula, uma espécie de um copo vermelho, que não liga a nada, o antigo dono diz que desligou aquilo, pode até ser daí.

O que é que acham?
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Santos Silva em 31 de Outubro de 2013, 19:34
Pois, essas válvulas se não estiverem ligadas deixam o ralenti todo marado!!! Se a ligares é provável que fique resolvido...

O Ralenti desses motores costuma ser alto pouco abaixo das 1000RPM
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 31 de Outubro de 2013, 21:49
Pois, mas essa válvula se eu a ligar, a luz laranja do economy deixa-me de funcionar, fica sempre ligada.

Dentro dessa válvula tem lá uma esponja, não sei exactamente o que aquilo faz, se é só um filtro...não faz muito sentido
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 05 de Novembro de 2013, 17:08
Já soube que essa "válvula" é tipo um filtro, e que posso pôr directo. Na próxima semana vou colocar velas novas, e ver se ponho um tubo de vácuo do servo-freio novo, a frio nota-se mais, ele a querer morrer quando travo.

Fez-me um consumo em AE de 5.78L/100km, a uma velocidade média de 90km/h

Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 22 de Novembro de 2013, 12:03
Qual é o melhor sítio para comprar um platinado original (ou melhor) para um KP61 1.3S?
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Kaizen em 22 de Novembro de 2013, 12:52
Um concessionário Toyota!
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Santos Silva em 22 de Novembro de 2013, 21:16
Óbvio!!! :lol
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Daniel Maia em 16 de Dezembro de 2013, 15:19
Já lhe meti um platinado e condensador novos, mas o problema do ralenti mantém-se

A fazer uma recta, ou uma subida, basta carregar na embraiagem, a rotação começa a cair e vai abaixo. Com algum esforço a dar pequenos toques de acelerador consigo que o raleti estabilize nas 1200, 1300rpm..

o que acham que pode ser?
Título: Re: Dúvidas - Starlet P6 - KP60, KP61, KP62
Mensagem de: Santos Silva em 17 de Dezembro de 2013, 23:50
Lixo ou borboleta com "calo".