Boas,
Venho pedir a ajuda de quem me possa dar um esclarecimento acerca da posição do ponteiro de manometro de pressão de oleo no Celica TA22 motor 2T-B
Acho estranho o meu TA22 marcar no manomtro (0) ao relenti e mesmo às 1500rpm
Acelerei até as 5500 Rpm constante, e marca pouco acima de (2) isto é acima +- +2mm
O oleo é novo está a nivel.
SERÁ NORMAL mencionar esses valores no manometro, ou estará avariado ?
Obrigado por toda a ajuda que possam dar.
Não sei quais os valores de origem, mas o manómetro deve estar a funcionar bem, tens é falta de pressão de óleo no motor.
Em princípio 1 ao rolanti e 4 às 5000rpm ( claro +/- )
Ou não tens o óleo recomendado, ou a bomba de óleo foi-se ou podes ter outro problema mais grave...
Esperimenta por um óleo mais grosso, tipo 15/40 para camiões ou mesmo um SAE30.
Não deves usar óleos sintéticos ou semi-sintéticos, só minerais.
Eu acho estranho esta situação !!!
Tenho o carro parado, não está a andar em estrada, porque vou restaurar, mas de vez enquanto ponho-o a trabalhar, e é verdade, que até me dá um certo gozo o roncar do motor, e anteriormente já tinha analisado o manometro de oleo e nunca percebi que estivesse anormal.
Agora no fim de semana passado, e na ultima vez que o liguei é que percebi que não deveria ser normal.
- Não será o sensor ou sonda, que penso estar no bloco do motor p/ medir a pressão ?!?!?
- Ou será a bomba de oleo ?
O oleo é novo e o filtro, e é o AGIP 10w40 sint catalyst
Mas continuo a achar que anteriormente o manometro estava mostrar valores normais. :duh:
Obrigado pela ajuda,
É normal, só quando o carro começa a andar é que a pressão sobe. Depois a pressão em andamento não é fixa, mas sim variável entre 2 e 4.
Atenção que as válvulas de pressão de óleo, não invulgarmente entopem dando azo a leituras erradas.
Citação de: nunoturbo em 23 de Julho de 2008, 22:29
Atenção que as válvulas de pressão de óleo, não invulgarmente entopem dando azo a leituras erradas.
Eu acredito mais nesta hipotese, pois eu nunca achei nada de anormal nas várias vezes que tive o motor a trabalhar, só agora me despertou a atenção p/ o facto de nem se mexer o ponteiro quando está ao ralenti.
Eu tinha muita pasta de oleo no fundo do carter quando o comprei, até gasoleo lhe deitei por cima para tentar tirar essa pasta depositada no fundo do carter, e tenho a certeza que ficou muita borra por lá, é muito provável que a valvula sensora esteja enterdita e não acuse a pressão exata.
Esperimenta retirar a sonda e limpá-la.
Mas também acho que não é o óleo indicado para esse motor....
Tenho o motor do BJ quase novo e quando ponho óleo "bom" ( semi-sintético ), a pressão deste cai drasticamente, obrigando-me a trocá-lo logo por um mais barato e mineral.
Em regra geral, carros novos á parte, quanto mais fino é o óleo menor é a pressão detectada pelo manómetro.
Mas mais vale ter um oleo fino, que permite lubrificação mais rápida do motor do que óleos espessos que demoram mais tempo a chegar a todos os pontos do motor.
Citação de: nunoturbo em 24 de Julho de 2008, 14:00
Em regra geral, carros novos á parte, quanto mais fino é o óleo menor é a pressão detectada pelo manómetro.
Mas mais vale ter um oleo fino, que permite lubrificação mais rápida do motor do que óleos espessos que demoram mais tempo a chegar a todos os pontos do motor.
A falta de pressão produz o incoviniente de que o óleo não conseguir chegar a todas as partes do motor, por exemplo nos bronzes da cambota e veio de excentricos, onde pelo esforço e folgas mínimas, necessitam que o óleo tenha pressão suficiente para as vencer.
Prova disso é o sistema de protecção que o meu BJ tem de origem, caso não tenha pressão do óleo recomendada desliga-se automaticamente, isso acontece quando meto qualquer semi-sintético, não sai nem da oficina.....
O carros novos possuem folgas mais pequenas, premitindo óleos mais finos e necessariamente mais lubrificantes, já nos antigos motores, estas são maiores e o óleo "fino" fica a "dançar" em vêz de preencher as ditas folgas.
Portanto, um óleo mais fino, não tendo a pressão necessária, não chega a todos os pontos do motor.
Nos carros novos acontece o mesmo, se for indicado um 10/40 marca mais pressão que num 0/40, muito embora estas medidas não sirvam exatamente como medida de viscosidade e sim de tolerância à temperaturas, mas na prática quanto menor o índice menor a viscosidade.
Um óleo sintético é melhor que o mineral, claro, mas por isso que se troca com menos frequencia.
Mais uma dica:
O Celica do Kaizen já uma vez teve uma situação identica e depois detectamos que o sensor não era o indicado e por isso dava pressão baixa...
Este fim semana passado, estive a dar aquecimento aos cavalos :D e logo depois de dar arranque e enquanto o motor não aqueceu, a pressao estava alta, só depois de o motor estar a temperatura normal e ao ralenti é que não marcava pressão no manometro :duh:
Quanto mais leio e investigo mais chego à conclusão que os óleos semi sintéticos e sintéticos não passam de uma operação de marketing para "fazer subir a cadeia de valor", não sei se me estão a perceber. ::)
E olhem que a XADO comercializa óleos, por isso tenho acesso a alguma informação de inside.
ToyLex, isso quer é voltar a colocar um óleo mineral 15W40, ou mesmo 20W50 (sem medos); pode até ser baratíssimo que o pior que se encontra actualmente cumpre as normas API SG, que é já superior ao necessário em viaturas de 1990... só para se ter uma ideia.
Engraçado que também já fui nestas conversas do protege os arranques a frio, lubrifica melhor, blá, blá, mas com o tempo começo a compreender o filme 8)
Uma última sugestão: aplicar um "flush oil" antes da mudança, para tentar limpar ao máximo as características do óleo que lá tens. Não querendo fazer publicidade (impossível ::) )mas aconselho-te vivamente o VitaFlush
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1521.15 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1521.15)
(por azar acho que o Site está em baixo :redface)
CitaçãoEste fim semana passado, estive a dar aquecimento aos cavalos e logo depois de dar arranque e enquanto o motor não aqueceu, a pressao estava alta, só depois de o motor estar a temperatura normal e ao ralenti é que não marcava pressão no manometro
Isto é perfeitamente normal: a pressão com as rotações ao ralenti é muito baixa e pode não se notar no manometro.
O meu Carina também funciona assim...e fez 5576 Km há uma semana...Portugal, Espanha, França, Mónaco, Itália, Suiça, Austria. :dance:
Eu já respondi em cima, mas paree que está dificil...
... o carro tem de estar na estrada, e o manómetro da pressão varia consoante o esforço a que o motor tiver sido sujeito momentos antes.
Eu pelo manómetro do meu TA22 tinha uma ideia de como estava o motor.
Exemplifico:
Pressão zero: Carro ao relanti ou a baixa rotação, a quente.
Pressão entre zero e um: Carro com pouco óleo, a quente e com rotações entre 1000 e 3000.
Pressão entre um e dois: Carro com carter no máximo, a aquecer e com rotações entre 1000 e 3000.
Pressão de dois para cima: Carro acabou de arrancar a frio e está a aquecer com mais de 1/3 de óleo no depósito; Carro com mais de metade do depósito a quente, comrotações de 3000 para cima.
Do que sei, as bombas do 2T-B são o seu calcanhar de aquiles. Com o tempo dão menos pressão e acabam por avariar. Mas para o uso que nós damos ao carro, ou seja, de clássicos, isso não é motivo de muita preocupação nossa.
CitaçãoMas para o uso que nós damos ao carro, ou seja, de clássicos, isso não é motivo de muita preocupação nossa.
És uma enciclopédia!
Deixa-me só puxar pela memória em alguns segundos:
1 2T-B gripado
1 2T-B gripado
1 2T-G gripado
1 2T-G gripado
1 2T-G gripado
1 2T-B gripado
... 10 segundos e 6 motores 2T
SÓ aqui do fórum gripados!
Ainda vou a tempo de acrescentar mais um 2T-G gripado?
Qual foi a razão para tanta GRIPE generalizada !?
Talvez se possa tentar prevenir alguma coisa...
A bomba de óleo cedeu.
A solução é tirar a boma, repará-la e aumentar um pouco a pressão que ela debita...
Da experiência que tenho.
Rui, falei do meu caso particular. Eles gripam, tanto que a bomba de óleo é a parte mais frágil do conjunto todo. Mas também do que me apercebo, se tivermos noção que a bomba por si é fraca, e com o passar doa anos, mais fraca fica, é normal que tenhamos cuidado nesse aspecto, e como tal, que isso aconteça MUITO menos.
Citação de: ThE CrOw CsC em 10 de Dezembro de 2008, 12:45
A bomba de óleo cedeu.
A solução é tirar a boma, repará-la e aumentar um pouco a pressão que ela debita...
Da experiência que tenho.
Rui, falei do meu caso particular. Eles gripam, tanto que a bomba de óleo é a parte mais frágil do conjunto todo. Mas também do que me apercebo, se tivermos noção que a bomba por si é fraca, e com o passar doa anos, mais fraca fica, é normal que tenhamos cuidado nesse aspecto, e como tal, que isso aconteça MUITO menos.
A bomba de oleo é reparável ?
Eu tenho visto algumas à venda na net, não será + facil comprar uma nova ?
Corvo, como escreves sempre em afirmação e tens pouca experiência real, é comum as tuas mensagens induzirem em erro. Repara que numa mensagem escreves que para o uso que damos aos carros não é preocupante e na última escreves que demos ter cuidado. Em que ficamos afinal?
As informações que lês no "rebaixa que é bom e tira os emblemas" são frequentemente baseadas em teoria e pouca prática. Tens de filtrar a informação e só quando tiveres a certeza do que estás a escrever é que deves fazê-lo em forma de afirmação. ;) (Se achasse que as tuas opiniões não valiam a pena, não estava aqui a pregar-te e deixava rolar. Paz e gasolina) ;)
As bombas de óleo dos 2T são o elo mais fraco destes motores, como é óbvio por esta razão, quando se faz uma reparação ao motor deve-se sempre verificar a pressão (se estiver boa, siga) ou jogar pelo seguro e meter uma nova.
Ó Kaizen, onde posso arranjar um bomba de óleo para um 2-TB? :assobio
Tivesses escrito isso ontem e tinha mandado vir uma para ti. São baratas no ebay.
Citação de: Kaizen em 10 de Dezembro de 2008, 16:10
As bombas de óleo dos 2T são o elo mais fraco destes motores, como é óbvio por esta razão, quando se faz uma reparação ao motor deve-se sempre verificar a pressão (se estiver boa, siga) ou jogar pelo seguro e meter uma nova.
Só para tirar a minha dúvida, então as bombas de oleo do 2T-B, não são reparáveis ?
Já agora, no embalamento do assunto... as bombas de oleo do 3K-B (do Corolla) também é recomendável trocar ? Sofrem do mesmo mal crónico ?
Kaizen:
Sabes que sempre tive alguns problemas em me fazer entender - já na primeira mensagem queria dizer para se ter cuidado com a bomba, por exemplo, e só na segunda passou bem essa mensagem. :p
Sabes que não leio fóruns do rebaixa e tira os emblemas. Por agora só tenho tempo para o AJA.
ToyLEX:
Dão para tirar e reparar, se não estiverem más, mas acho que ainda é "fácil" arranjar novas e fazer com que elas debitem um pouco mais de pressão.
Não conheço casos semelhantes no 3K-B mas com certeza há aqui pessoas que te informam com mais certezas e maiores conhecimentos de causa se dão ou não problemas.
Sem querer meter mais lenha na fogueira, o ultimo 2T-G que me passou pelas mãos, tinha a bomba a debitar ZERO...depois de aberta e limpa ficou como nova!
P/ não abrir outro tópico, alguém me pode indicar como poderei limpar a valvula de pressão de oleo do 2t-b ?
1 - Posso meter gasolina ou produto similar para o interior da valvula e tentar que saia lixo do interior, sem estragar nada do interior da valvula ?
2 - Tou com o motor na bancada, comecei a desmontar p/ pintar e ver pistons e seguementos, mas acham que devia por exemplo também trocar capas de bielas ?
3 - A bomba de oleo nova não encontro, será que poderei mandar reparar a velha ?
Obrigado,
JMSantos
Quanto à limpeza da válvula, não sei responder.
Se o motor está aberto, o ideal é trocar também as capas de biela e os casquilhos da cambota.
A bomba de óleo está gripada? Não tem pressão? Se não apresentar estes sintomas, basta limpá-la muito bem e neste caso pode ser com produtos mais agressivos como gasolina, diluente ou outro
Este post chamou-me rapidamente a atenção porque agora já posso conduzir o Celica sem andar escondido. e foi das primeiras coisas que reparei foi a sensação que a pressão estava baixa...
O meu está com leitura a frio por volta dos 2kg/cm2 e a quente baixa para 1,5 kg/cm2
Eu já andava a desconfiar destes valores à algum tempo, mas como o meu Celica vinha com livro de instruções deu para facilmente tirar a dúvida, apesar destes manometros não darem a leitura mais correcta.
Transcrição do manual:
"Medidor de Pressão do Oleo (ST,GT)" :
"Serve para indicar a pressão do lubrificante no motor. A agulha indicará, normalmente, entre 3 Kg/cm2 a 5 kg/cm2 quando o motor está quente e em condução normal e indicará por volta do 0,7 Kg/cm2 quando o motor não está em carga. Se a indicação de pressão do óleo estiver em condução normal por volta dos 0,7 Kg/cm2 ou 0 é necessário parar rapidamente o motor verificar o nivel de oleo. Se o nivel estiver bom dirigir-se a um concessionário Toyota para verificação do sistema de lubrificação."
Como o meu indica valores fora, vou arranjar um manometro analógico para medir a pressão do caudal de lubrificação para ver se será a válvula de pressão suja ou não... Caso os valores estejam correctos e a bomba após desmontagem (ver procedimento no manual de reparação 2T-B) não se encontre no melhor estado substituir ou limpar e calibrar...
Vou ver se este fim de semana já perco tempo com isto... não está a apetecer brincar com má lubrificação...
Os motores dos Ta22, precisam de alguma atenção sobre a pressão de óleo, inclusive quando se fala por aí que as bombas de óleo não são muito fiáveis, eu próprio fiquei surpreendido com a baixa pressão registada no ralenti do carro.
Mas agora que tenho o restauro do motor em andamento, do qual já poli e pintei parte, aproveitei e com o embalamento, tirei o carter e verifiquei capas de biela e apoios da cambota. Posso dizer; foi na hora... sim estava mesmo a pedir a substituição, tinha um desgaste acentuado nos apoios da cambota, felizmente não feriu a cambota.
A substituição/verificação destes componentes do motor, fica barata e garante a longevidade do mesmo, na minha opinião fazia o mesmo ao teu, sacava o carter e verificava.
O meu AE86 tem kilometragem real e mais que confirmada de 117000 mas vou fazer isso logo que possa no 4AGE.
117000 km num 4A-GE se a manutenção foi cuidada está novo... não precisas de abrir...
Eu não vou fazer nada ao meu 2T... O meu motor nunca foi aberto... o máximo que pode acontecer é apodrecer-me uma junta, e só ai é que vou fazer tudo ( capas de bielas, segmentos etc.)