Tenho uma viatura SADO que vai ser abatida (e não há forma de o evitar).
? Será que, além do motor, posso aproveitar a caixa de velocidades e o diferencial (eixo) traseiro para o meu 1200? ou há incompatibilidades?.
Agradeço qualquer dica sobre o assunto.
Mário Leal
É tudo direct fit, mas fica com uma relação sem sentido. Demasiado curta. Boa para ralis, mas sem senxo para um carro de estrada.
Em primeiro lugar... obrigado por corrigirem a colocação do meu "post". Eu deveria saber que sou mesmo iniciado...
Obrigado também pelo esclarecimento prestado à dúvida colocada mas..., e porque nisto sou completamente ZERO e assumo a minha ignorância, tenho que reformular a minha dúvida. Quando se fala em relação curta, tem a ver com a caixa de velocidades certo?.
Será que, excluindo a caixa, aquela parte do veio de transmissão e diferencial do eixo traseiro poderão ter alguma utilidade?... É que nem sempre há espaço para tudo e, guardar material que depois não serve para nada .... parece-me que nõa há interesse.
QUE ACHAM???
Mário Leal
O que interessa realmente é a relação final, e essa é obtida pela caixa e diferencial e depois influenciada por exemplo pela medida de pneus/jantes.
O "problema" nesse caso não é a caixa mas sim o diferencial. Pessoalmente não aprecio caixas de 4 (pelo uso que dou aos meus carros) e se juntar a isso um diferencial mais curto... o motor em vez de acelerar dos 0-100km\h em 16 segundos passa a 14, mas de 155km\h passa a 135km\h (valores atirados á sorte) mas o que realmente sai prejudicado no seu carro é a velocidade de cruzeiro. Ou seja, a velocidade de cruzeiro actual do seu carro deve ser de 140km\h (velocidade em que o motor não vai em esforço e ainda tem disponibilidade) e baixará para 120km\h já em esforço.
Todos os valores acima mencionados são apenas exemplificativos.
Ora, no seu carro em particular e para o seu tipo de uso é... desnecessário. Agora, se vale a pena guarda o material, sim vale. É importante ter uma mecânica suplente sempre disponível para os nossos carros.
Se já tem essa mecãnica suplente, então pegue no valor que ía dar pela mecãnica da Sado, ateste o 1200 e faça uns quilómetros porreiros a apreciar o seu perfeito Datsun 1200 ;)
Obrigado SENHOR Rui.
Não. Não me enganei. "Caps lock" em SENHOR foi propositado.
Sei que a maioria dos participantes conhece a nomenclatura e acha ridículas as minhas dúvidas mas... també, há os envergonhados que são completamente ignorantes como eu, mas têm vergonha de o assumir. Com esta explicação fiquei esclarecido.
Da SADO vou retirar o motor completo (com alternador e motor de arranque e + alguns componentes eléctricos).
Se alguém achar que devo recolher mais alguma coisa..., à vontade. É só dizer.
+ 1 x OBRIGADO.
Mário Leal
O AJA serve para estas coisas entre outras, aprendermos uns com os outros :clap: