Após um mês de namoro, finalmente consegui convencer o ex-dono desta carrinha para não a desmontar para peças como era intenção dele! Afinal o irmão também tem uma (já restaurada) e esta ia servir para peças.
Finalmente consegui convence-lo a ceder-me a carrinha com o compromisso de que ajudaria o irmão a arranjar qualquer peça que precisar. Por isso malta, não me deixem ficar mal!
Apesar de estar a andar, esta Van está um pouco mal tratada, pois servia para carregar palha, couves, etc. No entanto, tendo em vista o negócio e como estava a 1 km de casa ... acho que valeu bem a pena, já para não falar no facto de ainda ter documentos!
O local de repouso ... deviam ver o caminho para lá chegar!

Uns minutos depois, já em casa ...

O coração Japonês ... sim a tampa é da Mazda!

Depois do primeiro banho em muitos meses ...

Ordem de ideias:
- para já não será um restauro a 100%
- arranjar doador de peças
- tratar da mecânica
- tratar de pequenas mazelas de chapa
- pintar
- IPO e gasolina para dentro ...

Parabens...
junta ai á lista de ordem de trabalhos substituir as chapas de matricula
força nisso
Existe uma para doar peças ali para os lados de Loures
O sucateiro não é careiro


Já agora parabéns pelo maquinão
Quote:
Finalmente consegui convence-lo a ceder-me a carrinha com o compromisso de que ajudaria o irmão a arranjar qualquer peça que precisar.
Esta malta faz com cada negócio
Parabéns... agora quer é miminhos
Honda Prelude 1982
Parabéns pelo maquinão!!
Sei de uma para peças (da mesma cor e tudo) na zona de Cascais. Está completa, só que o dono pede 150 euros.
Bela compra Umtali.
Muito engraçada e divertida essa carrinha.
Em tempos com 17 ou 18 anos... andei numa carrinha de uma amigo do meu tio em estradas que ainda hoje me deixam água na boca.
Belas curvas a altas velocidades. Fiquei espantado com o seu desempenho.
Diverte-te com ela.
Cumps
Parabens!!!
Uma irmã da minha "pequerrucha"!
Vai me mantendo informado das peças que precisares que eu tenho por aqui "algumas coisas".
Datsun's & Datsun's
Parabéns, bela máquina.
Qualquer dia já podemos fazer Encontros Informais AJA - Veículos comerciais...
O AJA no Rali dos Alpes para Toyotas Antigos ESTÁ TAMBÉM A REPRESENTAR PORTUGAL!!!
Miminhos não lhe faltam ... já tomou banho e os interiores todos fora! Foi uma limpeza geral.
Com tanto trabalho de campo, já se romperam os bancos e tapetes. (Sei onde posso arranjar bancos em bom estado, os tapetes logo se vê ...)
Mais miminhos, pois já levou velas, platinados e condensador; no entanto tem uma bobine do tempo de Luis XIV que precisa de ser substituida e provávelmente também o regulador, pois quando acelero há um corte de corrente de vez em quando !!!
Outro mal, e pelos visto é bastante comum nestes motores, é o carburador que já andaram a inventar ... até tinha 2 juntas para compensar o empeno !!!

(Alguém tem um carburador em bom estado ???)
A aguardar a sua vez estão os 2 amortecedores de trás NOVOS!!! Não resisti quando os vi na parteleira e bem baratos! Falta arranjar os da frente ...
A chapa tem as habituais mazelas, fundo das portas e embaladeiras; portas já tenho dador ... o resto tem solução. Os frisos que faltam também já tenho dador.
Finalmente, a cor dela não é vermelho mas sim laranja torrado/escuro, que eu acho um máximo!
E assim se passaram as férias, entre desmontar o resto da 510 Wagon e a limpeza de peças para pintar ou zincar, fui visitando as sucatas à procura de material para esta menina.

Conheço bem a côr!
Muito bonita.
Carburador não te posso ajudar...
Bobine tenho por aqui...
Quanto ao regulador referes-te a qual?
Se possivel coloca uma foto para identificar pois tenho de certeza.
Fica bem!
Datsun's & Datsun's
E para quando uma 1200 van para compor mais a coleccção? e uma de 5 portas para ser mais rara!
Bom restauro!
Umtali grande maquinão, cada vez a frota se compõe mais
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Lindíssimo modelo, era bem pequeno e já andava numa Azulinha com as faixas brancas!
Ela quer é Gasolina e aos poucos as mazelas vão sendo tratadas, e sempre é mais um JA a rolar nas nossas estradas
Aquela que o Celica GTI fez o favor de mostrar, parece muito completa, com todos os logos, frisos e até as palas. Muito bem, um grande contributo
Muitos Parabéns pela nova aquisição...está linda!
![:[praise]](http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif)
Só projectos fáceis...
Boa sorte
Celica TA22 Rules The Scene!
Hoje foi dado um grande passo com a compra do doador de orgãos ... já duou uma bobine (afinal a velha tinha um contacto enferrujado !!!), o regulador e melhor que tudo, um carburador !!! (Deviam ter visto o fogo de artifício a sair do carburador antigo !!!) Ao fim da tarde já bombava !!!
Para a semana vou buscar o motor, caixa, eixo de trás, portas, bancos, tablier, vidros, etc para peças ... afinal o doador tem apenas 45000 kms.
Agora falta-me apenas a grelha da frente, uns tampões e o dito emblema "Van-M" ... e MUITO trabalho.

Edited by: Umtali at: 10/9/06 0:22
Com 45000km a carroçaria do doador não está boa? pode é não ter tido bons cuidados ao longo dos anos!
Estou num dilema, pois inclusivamente tenho os documentos do doador ... infelizmente sofreu um pequeno acidente de frente do lado direito e amassou a longarina ... não quero arranjar mais trabalho !!!
Também o motor já tinha sido vendido e os "artistas" cortaram os tubos e fios todos para libertarem o motor !!!

Na minha opinião, no teu lugar optava por recuperar uma das duas, é ver qual está melhor e a outra cedia-lhe os orgãos necessários..
Pode ser que apareça quem salve a outra, se não aparecer sempre ficas com peças para a tua..infelizmente não se podem salvar todas
Ainda hoje descobri uma, numa praceta bem escondidinha em lisboa, branca, faixas pretas, grade no tejadilho..
UMTALI, se tiveres uma caixa de velocidades a mais, conta comigo para te aliviar esse peso...
Em Portugal, ou nos Alpes o AJA é o MAIOR!
E eu vou ser mais radical: Umtali, eu dessas duas... esquecia as duas e ía buscar a outra! Menos trabalho, está a andar, muito mais rara, mais interessante, mais fácil de utilizar e dessas podes arranjar uma quando quiseres novamente!
"eles sabem do que é que eu estou a falarrrr"
Agora com um dador ao lado é mais fácil resolver os problemas ... carburador e distribuidor doados e já temos carro. Nem sei como é que ele trabalhava, pois tinha uma mola partida dentro do distribuidor e o distribuidor tinha ficado "um dente" ao lado depois de o ter desmontado. Tambem o carburador estava a respirar mal, pois este motor tem um espaçador em "bakelite" entre o carburador e o coletor, que estava estalado. Uma vez que este carro tinha sido usado para carregar tudo e mais alguma coisa, decidi trocar o diferencial e molas.
Mesmo a falhar por todos os lados já deu 140 km em recta ...
O resto do dia foi passado e desmontar o dador de forma a desocupar o espaço rápidamente ... alguém precisa de uma "carcaça" em bom estado ??? (sem portas nem vidros)
Neste momento fica a faltar a grelha da frente, piscas laterais, farolins traseiros e emblema "Van-M" ... se alguém souber deste material em bom estado

João, antes de deitares seja o que for fora fala com o Cortina Team.
Alguém me pode tirar uma dúvida ... em tudo quanto encontro escrito, a sequência das velas é sempre como abaixo descrito:
Service Information:
Ignition timing: 7 degrees @ 600 rpm
Idling speed: 600 rpm
Spark plug gap: 0.8 - 0.9 mm (0.031 - 0.035 inch)
Distributer rotation: anti-clockwise
Distributer point gap: 0.45 - 0.55 mm (0.018 - 0.022 inch)
Firing order: 1-3-4-2 Dwell angle (idle): 49 - 55 degrees
Valve clearance (hot): 0.35 mm
No entanto em ambos os motores A12 que tenho, a sequência é 1-2-4-3, e caso eu troque a sequência dos fios, o motor fica a falhar ...

A questão é; para que lado estás a ver a "coisa".
1-3-4-2 a girar para a esquerda é igual a 1-2-4-3 a girar para a direita!
É tudo no sentido da rotação do motor ( ver na rotação do rotor do distribuidor).
Quote:
Distributer rotation: anti-clockwise
Obrigado MazdaMan ... são aqueles pormenores que estamos a olhar e não vimos nada

UMTALI,
isto é uma das coisas que o AJA tem de bom, TODOS aprendemos com os erros de TODOS!
Em Portugal, ou nos Alpes o AJA é o MAIOR!
Depois de alguns meses de "descanso" e quando as saudades já apertavam, voltei-me a virar para a mecânica ...

Arranjei estas peças "novas" ...

Depois de algumas horas de trabalho ...

Excelente
Conto, quando estiver mais desocupado, pintar a mecânica inferior do 1200.
As peças "novas" como foram tratadas?!
Umas dicas são bem vindas
Em tempos sugeriram que devia pintar as partes inferiores da mecânica com um bom esmalte ... dura mais e pode ser aplicado praticamente em cima da ferrugem.
Neste caso, foram precisas algumas horas de escova de aço (manual e esmeril) até chegar ao ferro e depois foi tudo pintado com o dito esmalte ...
PS - Junta 20/25% de diluente para acelarar a secagem ...

Edited by: Umtali at: 17/1/07 21:40
Aquela tábua inspira-me muito pouca confiança...
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Concordo aquela tábua não está lá muito famosa, acredito que seria conviniente arranjares algo mais resistente, sob pena de se partir.
Thanks Umtali, era essa ideia que tinha em mente.
Uma prancha de andaime, metálica, é bemmm mais seguro
Quote:
Aquela tábua inspira-me muito pouca confiança...
Aquilo é feitio, não é defeito ...

Ultimamente têm aparecido muitas dessas, mas como diria o outro: "gostos não se discutem e mais a mais não são BWA de 4 braços" Portanto, bom gosto
No próximo informal já tens que trazer mais um amigo...
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Uau, meia hora e estão novas!!!!
Excelente trabalho!
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Meia hora...para cada! (digo eu...)
Quote:
Meia hora...para cada!
Claro !!! Isto foi apenas para ver o verdadeiro estado delas, ainda falta limpra por trás e pintar ...

Quote:
Meia hora...para cada!
Fora o resto que ainda falta para cada uma delas!
A diferença entre o estado inicial e final delas faz mesmo muito bem à vista, faz é mal ás costas
Quando ás surpresas...estão no sítio preferido dos b210, mas isso resolve-se
Os trabalhos de pintura continuam ...

No entanto o Sábado serviu para tratar de uma peça fundamental, enquanto não chegam os parafusos da zincagem para montar as peças pintadas ...

Excelente trabalho bolas..
O tablier 'tá um espectáculo!
Acho que conheço esse tablier
Está com muito bom aspecto. O estofo da parte de cima foi arranjado ou ainda é o original?
O meu já vinha estofado de novo, mas taparam os buracos da coluna
Continuação de um bom trabalho.
Estou a ver que esta van fica pronta primeiro que a minha.

Quote:
O estofo da parte de cima foi arranjado ou ainda é o original?
A almofada está original com apenas pequenas rachadelas entre os furos da coluna ... não pertencia a este tablier, nem à minha Van ...

A pedido de muitas familias e apesar de não estar nos planos, decidi mandar zincar algum material ... "se não o fizeres depois vais-te arrepender ..."

Ainda faltam algumas peças que só ficam prontas amanhâ ...

Umtali, quanto é que custa essa brincadeira? Também gostava de fazer isso, fica 5 estrelas

Normalmente isto é a peso ... agora depende se o fulano estiver de óculos-de-sol ou não ...

Melhor do que novo!
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
UAU
ficou 5*
MAZDA RX-3 Coupé
Mais um dia, mais umas peças ... e entre muito trabalho ficaram estas prontas


Ok, assim que a Van sair da linha de produção ...

umtali, podias tirar alguma foto ou explicar-me como o isqueiro do carro esta ligado/montado?... tirei o meu quando desmontei o tablier e agora nao descubro como estava posto
o "probrema" é que nao sobram peças, acho é que me estao a faltar...

o isqueiro nao fixa na estrutura do tablier nem "funcemina"!
ta complicado... gostei do trabalho que fizeste na caixa
![:[love]](http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif)
quando é que posso passar por ai a deixar o meu?...
Vai-te lixar. Foste comprar essa caixa nova ao Entreposto. Essa é a verdade
Umtali:
A caixa que me arranjaste estava como a foto 1 e não como a 2...
Vou pr'a fila...para a deixar aí!LOL
Diz lá à malta como foi que fizeste. Foi no Paint ou no Photoshop
Hoje entrei na oficina e ela sorrio e perguntou:
"Já te esqueces-te de mim?"
"Claro que não!" disse eu
"Já há tanto tempo que não me ligas ..."
E vai daí, arranquei-lhe o coração !!!
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Sócio AJA Nº 11
Quote:
...arranquei-lhe o coração
Qual é a ideia?
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10
e ela respondeu: "chama-me nomes que eu gosto"
Quote:
Qual é a ideia?
Inicialmente este seria um projecto de baixo custo e rápido, levando apenas um fumo para ficar bonita e pouco mais ...
Depois do trabalho que foi feito até agora e quando o pintor me disse que ao pintar ia "borrar" o que estava feito, decidi tirar tambem o motor e dar-lhe uma pintura por todo.
Já agora aproveito para pintar o motor e limpar os acessórios (mais um treino para o projecto que se segue ... 510)
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Sócio AJA Nº 11
Depois de longos momentos de reflexão decidi colocar este carro carro à venda para financiar o meu projecto 510
Valores e condições tratados por mail: jmsfreire@gmail.com
Sócio AJA Nº 11
mau maria...
Para todos os interessados e não interessados, decidi, depois de esta manhã ter houvido muitos Amigos, continuar este restauro até que apareça alguém interessado, pois acredito que seja mais fácil vender depois de completo ... a não ser que queiram comprar já e financiar o resto do restauro
Sócio AJA Nº 11
Fico contente que tenhas
ouvido os amigos
Honda Prelude 1982
Esta Van está praticamente TODA desmontada e vou continuar a restaura-la até que apareça um comprador ... acredito que será mais fácil vende-la depois de pronta
Sócio AJA Nº 11
O Inverno tem disto ... desmotiva.
No entanto, algum trabalho foi feito ainda de desmontagem. Ficam aqui algumas fotos dos avanços ...



O enorme
jigsaw ...

Material de substituição ...

O ainda "antes" do motor ...

Uma prendinha (de muito boa qualidade) adquirida ao SSGarage ...

PS - Já decidi que vai ser difícil vender este carro como está, por isso vou prosseguir com o restauro até ao fim e depois logo se vê ...
---------------
João Freire
Sócio AJA Nº 11
Conselho Fiscal
depois logo se ve... ja se esta mesmo é a ver

, vais ficar com ela como carro de dia a dia, que bem gira vai ficar!
abraço e força
Depois de pronta e toda bonita "morre em casa"...já vi esse filme
Força com ela, vai ficar um níbel do camandro
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10
Vice Presidente da Direcção
Vamos lá ver como é que ela vai ficar
Sócio AJA Nº 31
Então e o chapeiro já deu sinais de vida? Como vão os pormenores?
Sócio AJA Nº 1
Pres. Conselho Fiscal
Finalmente hoje consegui mudar a Van do lugar que ocupou durante os ultimos 6 meses ...
Parecia que ia levantar voo ... mas foi apenas para colocar o "carrinho"

A seguir foi desmontado o eixo traseiro ...

Já completamente desmontada ...

Agora falta só remover o párabrisas ...
---------------
João Freire
Sócio AJA Nº 11
Conselho Fiscal
Edited by: Umtali at: 5/4/08 23:36
Estou a gostar de ver
E para onde vai esse carrinho?
Sócio AJA Nº 1
Pres. Conselho Fiscal
Assim que pod€r, vai para o chapeiro e pintar ...
---------------
João Freire
Sócio AJA Nº 11
Conselho Fiscal
A carroceria parece estar mesmo em bom estado, tem ali o podre característico no canto da embaladeira e pouco mais.
Haja t€mpo, que é para vermos a menina toda bonita
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10
Vice Presidente da Direcção
Ultimos avanços na Van ... desmontagem e restauro do eixo traseiro. Amanhã segue a pintura enquanto os parafusos e peças mais pequenas foram zincar.
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_4.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_5.JPG)
Tampões originais já encomendados ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Tampos.jpg)
2º dia ...
Pintura ... do eixo
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_6.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_7.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Eixo_8.JPG)
e das molas ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Mola_1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Mola_2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Mola_3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Mola_4.JPG)
Molas pintadas e material limpo ... pronto a montar!
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Mola_5.JPG)
E já que estava com o pincel na mão, aproveitei para pintar a coluna da direcção ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/120Y/Steer_column.JPG)
Aproveitei a "ponte" para montar o eixo ...
:clap:
Estou curioso para ver como vais tratar os interiores.
Sim, senhor. :clap:
Bem que estava prometido que fica em "estado de concurso".
Depois, logo se vê ::)
Se ficar tudo como ficou o eixo (em qualidade e não tonalidade:P) fica perfeito!
Citação
Estou curioso para ver como vais tratar os interiores.
Nada de especial ... originalíssimo! (Cut & Paste da Van branca ...)
Aproveitando a embalagem, hoje atirei-me ao motor ...
Aqui trabalha-se :clap:
Como terá sido feita aquela mossa na tampa das válvulas!?
Queremos ver mais trabalho, vamos embora!!! :clap:
Hoje comprei a tampa do termostato para substituir a antiga (é comum estas tampas apodrecerem com o uso da água de torneira ... por causa do calcário) ;)
Esqueci-me de dizer que também já chegaram as peças do motor da zincagem ...
É bestial como uma coisa tão barata pode ter tanto impacto no resultado final.
Continua o bom trabalho.
Boas noticias ... acabo de receber confirmação da chegada do conjunto de juntas para poder completar o motor :dance:
Venho por um fim a este tópico pois este carro vai seguir para alguém que gosta MUITO das 120Y Van que certamente lhe dará um seguimento digno e deverá ficar a rolar a curto prazo :thumbsup
Apenas quero dizer que valores mais altos (510 Wagon) surgiram e tão cedo não voltava a pegar neste projecto :redface
Serviu para testar e aperfeiçoar algumas técnicas que já foram aplicadas noutros trabalhos (Hilux / Datsun 1000) e para demonstrar os trabalhos da UAC :drool:
E já leva meio trabalho feito :)
CitaçãoVenho por um fim a este tópico pois este carro vai seguir para alguém que gosta MUITO das 120Y Van que certamente lhe dará um seguimento digno e deverá ficar a rolar a curto prazo
.....que é !?! ::)