Viva!
Estou com uma duvida existencial!!
A VAn-M parece-me sempre diferente das outras Van´s. Gosto mais... terá sido uma versão para as ultimas unidades! É que uma das diferenças que tenho vindo a constatar é a grelha com o "D" ao centro que as distingue dos outros B210.
Se alguém me puder ajudar a esclarecer esta pequena duvida, agradecia.


esse tipo de grelha é um dos resultados das "remodelações" para os B210 que saíram depois de '75 (ou '76?), por exemplo, repara na foto do
Datsun 120y do kombota
Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! 
eu tenho uma 120y van-m de 1976.foi o meu 1º carro e não me desfaço dela por nada deste mundo.
o modelo em questão tem atraz uma pequena placa por baixo do simbolo 120y e diz van-m.nunca vi nenhuma diferença de modelos.o que sei e que muita gente tira esta placa .em relação a mecanica os 120y sofreram modificações em 1975\76 e provalvelmente os mais modernos vem com a dita placa .no entanto a minha carrinha apesar de ser de 1976 traz a mecanica sem estas modificações e tambem trazia a dita placa.trazia a grelha moderna com os 2 suportes embutidos para os farois opçionais.alterei para a grela antiga com o simbolo de lado pois gosto mais dessa.
tambem no manual de instruções não refere nada a diferenças entre van "normal" e van-m.tambem nunca ouvi ou li nada acerca disso.
o meu 120y é de 78 e tambem tem essa gralha.
existem 3 tipos de gralhas em portugal e a do d ao centro "a mais bonita" é a ultima
Pois é RViper, como pudeste constatar no encontro em Lisboa na minha 120y (Van-M) eu tb não tenho conhecimento de grandes diferenças. O pesssoal já disse o que eu tb já sabia, as grelhas.
Nota: A 120y que voçes viram (A carrinha de trabalho do dia-a-dia foi á inspeção e passou com a folha limpa)!!!
Sei parte da história mas vou investigar.Quando começei a trabalhar na marca, as 120Y eram montadas no Entreposto Industrial e tanto quanto me lembro, a questão do M surgiu por causa de um problema de impostos,que coincidiu na altura com um stock demasiado grande de unidades em CKD, ainda não montadas.Como tenho os mapas de montagem da altura e o número de unidades importadas, pode ser que consiga recuperar a história.Mas parece-me que não havia alterações importantes, apenas as habituais "minor change" que todos os anos eram introduzidas e que diferenciavam o "ano modelo".
Voltarei ao assunto.
MRS
li este ultimo post e fiquei na duvida??
afinal estas carrinhas 120y eram montadas onde?
tinha ideia que so se montavam na entreposto de setubal os carros.as carrinhas eram importadas directamente do japao ja montadas.pelo menos era a ideia que eu tinha ja que a carrinha que tenho tem algumas diferenças com o carro em materia de materias usados nos interiores. as forras das portas tem umas pequenas diferenças e os tapetes não são iguais apesar de serem ainda de origem.em tempos alguem me disse que as carrinhas eram montadas no japao.
alguma coisa não bate certo??
alguem me pode esclareçer???
Ora bem,vamos rever a materia.
Todas as carrinhas 120Y (B210)foram momtadas no Entreposto Industrial em Setubal.O primeiro modelo de passageiros importado em CBU (montado ) foi o B310 embora as primeiras unidades deste modelo tivessem sido montadas tambem no EI.
Os numeros de montagem foram os seguintes:
1974-22 (Ano de começo da actividade do EI )
1975-678
1976-1710
1977-4507
1978-313
1979-120
Total-7350
Se houve algumas unidades importadas foram particularmente tipo importaçao paralela e nao constam dos registos de importaçao ou montagem da marca.
Quanto as diferenças para j´a nao consigo dizer mais nada mas ainda ontem vi uma e noto que algumas unidades 120Y tem o emblema da grelha da frente ao meio e outras deslocada para um dos lados.Em principio o emblema era ao meio.
Quanto as alteraçoes de interores mencionadas no post anterior so posso admitir que sejam posterores e n~~ao de serie.O tal M constamte na placa traseira,placa esta fabricada em Portugal e nao de origem, queria dizer Misto
(Com porta traseira ou de 3 portas noutros modelos da concorrencia) que permitiu reduzir o imposto.Algumas dsetas unidades depois de montadas foram transformadas para diesel e desta fase lembro-me bem pois fui responsavel pela montagem dos motores Indenor
(Peugeot)sendo a respectiva cloche da caixa fundida e maquinada em Portugal.
Espero ter desfeito algumas duvidas.Ao dispor
MRS
A porta traseira.... eu bem notava diferenças na traseira!! Vou procurar algumas fotos para desfazer duvidas.
Achei este tópico interessantissimo

Era bom conseguir desfazer mais algumas duvidas assim.


fixe. agora ja sei que a minha 120y foi mesmo das primeiras ,creio que do ano de 1975.
tambem isto explica o facto de o ano de fabrico não corresponder ao ano da introdução das modificações da suspenção.no livrete esta registado o ano de 1976 e segundo a nissan este foi o ano em que se alterou umas coisas nestes carros.no entanto as peças que veeem montadas correspondem a 1º serie e calculo eu ,isso deve-se o portugal andar sempre atrasado.essas alterações por cá so devem ter aparecido mais tarde .
no teu 2º ponto acerca da aplicação de motores diesel ,não sabia que era a entreposto que as fazia.
por acaso vi uma unica vez uma 120y van a andar mas com um barulho nitidamente de um motor diesel.na altura achei que era uma adaptação feita por um privado .tambem achei que seria um motor dos 180b diesel mas achei o barulho diferente.
a titulo de registo ainda so vi ca em portugal uma 120y van de 4 portas. creio que ja deve ter ido para a sucata pois o dono (um sucateiro do papel) era ja velhote e a carrinha era mais betume e fibra do que chapa.era amarela e parava muito em alges ,isto em 1992.
nunca mais vi a dita cuja nem o dono ,nem sequer vi outra igual.não gosto com 4 portas.devido ao comprimento ser algo curto ,fica bem melhor de 3 portas.