Considero esta uma questão deveras interessante para a qual gostaria que me pudessem ajudar.
Qual a gasolina mais correcta para se colocar nos nossos carros clássicos:
- Sem chumbo 95
- Sem Chumbo 98
- Super aditivada
Ou colocar aditivo na gasolina sem chumbo 95 ou 98.
Atenção: no aditivo da Galp vem escrito que se deve usar o aditivo na gasolina sem chumbo 98.
Eu até agora procurei colocar sempre gasolina super aditivada, mas segundo sei esta vai acabar, isto se já não acabou definitivamente... pelo menos em duas bombas de abastecimento perto da minha casa já a deixaram de comercializar.
fica aberta a discussão, isto se não já não tiver sido aberto algum tópico sobre este tema, se já foi pelo desculpa.
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
No teu Datsun e dada a elevada cilindrada do carro, podes utilizar a Sem Chumbo 98 sem problemas!
Celica TA22 Rules The Scene!
Uso sempre sem chumbo 98 e junto-lhe aditivo.
---- Muscle Celica TA22st ----
Uso 95 Sem chumbo.
Mesmo assim vou ter de negociar a que tenho lá que foi comprada a 1.30€ e agora tá a 1.18€, tou a perder dinheiro, ainda por cima enchi o deposito e só fiz 55Km
Fora de brincadeiras, funciona muito certinho com 95 e li num tópico, nao sei se foi aqui ou noutro forum que os carros japoneses já vinham com as valvulas preparadas para utilizar gasolina sem chumbo muito antes dos Europeus, até o 360 funciona com 95 sem Chumbo.
Há uns bons tempos houve aqui uma enorme discussão deste tema (num sub-fórum ao lado - Área Técnica, que acho que não está disponível aos novos membros

)
No meu caso, SC 98 mais aditivo. É que a cabeça/válvulas não eram iguais em todos os mercados e para a Europa vinham feitos para ser "alimentadas" com gasolina com chumbo.
Honda Prelude 1982
A mais correcta será sem dúvida a Super aditivada mas, dado que começa a escassear, eu meto Sem Chumbo 98.
SC 95
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Eu no meu corolla utilizo tanto sc 95 como 98, pois em algumas bombas não tem as duas referêcias, e quando deixei de usar aditivada nem precisei de afinar o carro.
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Eu no KE20 e no EE90 uso SC 95, mas quando faço viagens com família e bagagem (no EE90) uso a SC98, porque se nota muito o esforço que o carro tem que fazer para manter a velocidade (o exemplo mais gritante é em Monsanto, na subida depois de passar o Estádio de Pina Manique em direcção á A2).
Já agora faz mal misturar SC95 e 98?
Corolla KE20 '74
No meu nunca notei nada, penso que não fará diferença visto o motor estar preparado para trabalhar com as duas.
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Depende do veículo em si.
O Rui uma vez explicou-me que o TA22 (A nível de exemplo) vem de fábrica optimizado para utilizar gasolina de 100 octanas...
Mas penso que a Sch98 será a universalmente mais aceite.
Metralha, não conheço problemas mas evito fazê-lo.
ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!
Ok, o mais indicado será evitar fazer misturas.
Relativamente ao KE20, posso continuar a usar a SC 95 ou existe algum aditivo que devo adicionar? Eu até agora não notei nenhum comportamento estranho, mas não se se males maiores poderão vir daí...
Se alguém tiver alguma dica eu agradeço
Corolla KE20 '74
Venho levantar esta questão apesar de a mesma eventualmente já ter sido já debatida num sub-forum que não tenho acesso.
No meu caso Datsun 1200 sempre utilizei gasolina sem chumbo mais aditivo pois foi o que sempre me aconselharam. Ultimamente tenho falado com alguns outros menbros que me disseram que não usam qualquer aditivo.
Curiosamente antigamente quando tinha o carro bem afinadinho o escape parecia pintado de cal ( branquinho ), agora nunca mais o consegui desde que utilizo gasolina com aditivo.
Excepção feita a um datsun 1200 que vi à uns dias atrás e o dono me disse que não utilizava nada ( somente gasolina de 95 ).
Quem pode dizer mais qualquer coisa sobre este assunto?
JP
O que eu sei sobre este assunto se calhar é o que já todos sabem mas, mesmo assim:
O chumbo servia para "lubrificar" as válvulas e outros componentes. Os aditivos vieram fazer essa função.
Eu uso 95 octanas sem mais nada, mesmo no meu carro mais antigo de 1969...também para aquilo que ele anda, só devo ter algum problema lá para o ano 2027!!! Se vier a ter!
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Sócio AJA Nº 7
Eu coloco sempre 95 no meu starlet de 1981 pois fiz a afinação com estas octanas.
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Sócio AJA Nº18
Celica GTI
Julgo que o problema não reside nas octanas da gasolina ... e não é uma questão de afinação que falo pois sei perfeitamente distinguir quando tenho o carro afinado e quando não o tenho.
Como deves deprender do meu ultimo topico o facto de usar gasolina com aditivo provoca visualmente que o escape esteja sempre preto ( digamos assim ) não significa que esteja desafinado ( Mistura de gasolina mais rica/ mais pobre, etc ).
A minha questão é que não sendo gasolina com chumbo qual as consequencias a longo prazo que possam aparecer ?
Acredita que existem muitas duvidas relativamente a este assunto.
As consequências a longo prazo são somente maior desgaste do motor.Nos meus carros,utilizo gasolina 98 e misturo-lhe aditivo comprado aparte.De vez enquando coloco também no depósito(cheio)óleo utilizado na mistura para motores a 2 tempos.
Nos carros a Diesel sei por exemplo que grandes marcas colocam no filtro de gasoleo oleo do motor aquando das respectivas mudanças como limpeza aos injectores.
A gasolina foi a 1º vez que houvi falar. Estamos sempre a aprender.
Já tinha ouvido falar do óleo misturado, mas são poucas as pessoas que o fazem, até porque é algo que tem que se ter algum cuidado a fazer...
O que me disseram foi que o óleo misturado com gasolina não faz mal, desde que não seja em excesso.
Por exemplo, para a minha RZ (referênciada noutro tópico) um mestre, mecânico dos antigos, disse para juntar com o depósito cheio uma tampa de óleo 2T, e enquanto não isolar a vela ir sempre aumentando a quantidade. Além de proteger o interior do depósito protege o motor.
Eu próprio já disse aqui noutro tópico que um amigo meu usa directamente no depósito do carro diesel com óleo de fritar batatas do Lidl. E nunca deu problemas (custava era a pegar a frio).
Corolla KE20 '74
metralha, carros a diesel são diferentes de carros a gasolina. A gasolina é um produto nobre, pois sobre imensas refinações.
O Diesel é menos refinado, e tem uma ligeira percetagem de óleo. Num depósito de Gasóleo até podes fazer uma mistura de 50% gasóleo e 50% óleo que em princípio não terás problemas...
Pessoal olá e boa tarde a todos
Gostava de saber se vocês conseguem encontrar facilmente este produto á venda
Eu compro na "CEPSA"e não acho caro. :dance:
Amigos:
Alguém me diz qual gasolina devo utilizar no Datsun 120Y ? E é necessário algum aditivo?
Aguardo com impaciencia a vossa resposta.
Um abraço e... obrigado
Jorge Az
Boas
Eu uso s/chumbo 95 em todas as minhas viaturas sem qualquer tipo de aditivo, à excepção da RZ (leva s/chumbo 98... nota-se muito a diferênça!)
Mas confesso que estou curioso para saber as respostas dos entendidos.
:thumbsup
Olá Metralha 328: :thumbsup
Obrigado pela resposta pronta. Já é uma boa referência. Também aguardo o que os entendidos nos têm para dizer.
Até breve
Eu acho é que os "entendidos" não se vão entender. ::)
Eu podia fazer aqui uma dissertação acerca da gasolina sem chumbo e o que levou a retirar o chumbo da gasolina (os catalisadores), mas "long story short" se um motor não está preparado para falta de agentes lubrificantes na gasolina deve-se colocar um aditivo (o chamado "substituinte de chumbo", geralmente à base de potássio) na proporção de 1 de aditivo para 1000 de gasolina (os frasquinhos vêm graduados).
Uma dúvida mais difícil de responder é se o motor do 120Y não vinha já com válvulas e sedes endurecidas para gasolina sem chumbo?? :-[
Como os aditivos até têm muito boas propriedades de facilitar a ignição, e não têm efeitos secundários, nos meus carros ponho sempre aditivo e SC98 (porque acredito tenha mais agentes de limpeza que a 95 e sempre permite um maior atrevimento no avanço da ignição)... mas, confesso que 95 deve estar mais que suficiente para carros antigos e será mais uma mania minha :redface
:thumbsup
Boas.
Ponha 95 nisso e não pense mais no assunto :D
Conheço bastantes pessoas com clássicos mais antigos que o 120y e alguns 1200 que põem 95 sem aditivos e nunca tiveram problemas ::)
Boas!
Nas minhas máquinas ponho sempre 98 com aditivo!
Mas evito sempre as aditivadas que já vão ficando raras!
Sempre que possível Repsol, pois é das únicas que ainda não traz aquelas "forces" todas...
Mas posso relatar uma coisa que aconteceu a um amigo meu num Alfa 1600 GT Júnior.
Com a gasolina 95 o carro engasgava e raramente se conseguia manter um rolantim certo, mudamos para 98 e voilá...
Mas penso que deve ter a ver com o carro!
Uso sempre 98!
Cumps.
Mário
Não me recordo onde é que li, mas supostamente os datsun e os toyotas já vinham preparados para levar gasolina sc 95 e também 98, ao contrário de outras marcas europeias da mesma época.
A experiência que tenho na minha 120y van é que a sc98 faz melhores consumos e o motor está mais disponível para as acelerações. No meu caso, vale a pena pagar mais porque depois vou obter mais km´s e qualidade na resposta/força do motor. No final, quando se fazem as contas o preço fica praticamente igual.
No entanto, já ouvia outros relatos com carros semelhantes, onde dizem que não notam diferença nenhuma no consumo nem no motor :-[
É uma questão de experimentar, fazer contas e tirar as próprias conclusões. :thumbsup
Eu no meu é sempre sem chumbo 95 das BP :b
Citação de: Cortina Team em 13 de Abril de 2011, 11:50
A experiência que tenho na minha 120y van é que a sc98 faz melhores consumos e o motor está mais disponível para as acelerações. No meu caso, vale a pena pagar mais porque depois vou obter mais km´s e qualidade na resposta/força do motor. No final, quando se fazem as contas o preço fica praticamente igual.
No entanto, já ouvia outros relatos com carros semelhantes, onde dizem que não notam diferença nenhuma no consumo nem no motor :-[
Quando fui buscar o carro a Viseu, enchi o depósito com sc98, e a verdade é que o malandro andou que se desunhou, a partir daí só usei sc95. Entretanto andei a tentar acertar com o ralenti e... deu asneira. Ele engasga-se um pouco (principalmente na passagem de 2ª para 3ª ou em baixas), não sei se terá directamente a ver com isso.
eu uso 98
Boas , tenho posto 95 sem chumbo + aditivo no meu Ke25sr e anda sem problemas nenhuns nada de soluços ou falta de aceleração... antes punha 98 mas com o preço que esta passei para 95.
:thumbsup
Vou dar o mue testemunho ! 95 purinha ! Deito 98 e não noto absolutamente diferença alguma ! Noto é na carteira :lol !! O que sei é que os Corollas a partir ja dos fase 01 ja vinham preparados para S/C, devido a uma norma antipoluição que os Japoneses tinham ( e já naquela altura) ! Se vos aconteçe mudar de 98 pra 95 ou viceversa e o motor grilar ou falhar , é ajustar o ponto de ignição do motor :D :thumbsup
Boas,eu aconselho a por sempre aditivo subtituinte do chumbo,em relação a 95 ou a 98 podem escolher a que quiserem,mas a 95 é mais que suficiente.
P.S. Não esquecer que o chumbo na gasolina é um lubrificante.
Quando comecei a mexer no motor da minha 120Y Van, passei-a directamente para 95 e não tive queixas, embora ela estivesse viciada na aditivada.. A única coisa que notei foi que o motor estava "colado" e não desenvolvia. Tinha tendência para afogar e fazer um ralenti incerto, e mesmo a trabalhar em vazio tinha um trabalhar errático e com perda de potência. Não desenvolvia e notava-se o motor em esforço.
Solução? Bolas de naftalina!
Em caso extremo e em apenas último recurso, podem adicionar-se umas bolinhas de naftalina à gasolina. A razão é de cerca de 1 bola/litro. Aumenta o poder explosivo da gasolina e ajuda a desincrustar depósitos de carvão do motor e sistema de exaustão, para além de ajudar a "descolar" o motor.
Deve, todavia, ser feito com parcimónia e cautela, pois a naftalina altera o PH da gasolina e agride as juntas
pensei que isso fosse um mito :)
eu cá "descolei" com 98 e uns bons minutos a fundo em AE
Tenho de agradecer este truque ao meu pai embora seja daqueles "mitos" que desmoronam sob uma análise lógica.
A naftalina é volátil e - espantosamente! - até costuma trazer um aviso de produto inflamável nas embalagens (regra geral, altamente inflamável). Como o agente (naftaleno) que constitui a naftalina é um hidrocarboneto de cadeia cíclica tal e qual como os que constituem a gasolina, ao adicionar-se e dissolver-se este ao combustível, estamos a adicionar poder explosivo à mistura.
O lado negro da coisa é que torna a gasolina mais agressiva para o motor e ataca as juntas. O gases também se tornam mais perigosos, pois é um composto cancerígeno.
O meu pai aprendeu este truque com um mecânico em miúdo, quando desmanchou o motor 125CC de uma Vespa, que pertencia ao irmão mais velho; a mota estava abandonada havia anos e o motor estava colado. Depois de desmantelar aquilo tudo e lavar com aguarrás, lubrificado e remontado tudo, o motor não arrancava com gasolina e decidiu encher o depósito com terebintina! Aquela coisa pegou e de que maneira, de tal forma que o meu pai ia morrendo no "passeio inaugural". A mota estava quase incontrolável e com o motor a trabalhar no limite, porque a terebintina é muito mais explosiva que a gasolina.
Quando finalmente levou a mota a um posto para abastecer, o dono da estação, que era mecânico, reconheceu o cheiro e ensinou-lhe o truque da naftalina, que é bem mais seguro que a alternativa, que pode - supostamente - esforçar um motor além do seu ponto de carga máxima e estoirar o bloco, com os respectivos resultados catastróficos associados.
Uma pergunta: Poderei eu pôr uma bola de naftalina no depósito da RZ? Se calhar ajudava a que o motor fosse ao sítio...
Já saí muito fora de tópico e não quero abusar da paciência dos moderadores, por isso não me vou alargar muito.
A naftalina é um uso em casos extremos e totalmente sob nossa conta e risco.
Quando fiz o que fiz foi com extremo cuidado e sob condições muito controladas. Usei pouca gasolina e fiz vários ensaios, aumentando em cada um a percentagem de naftalina diluída no combustível. Literalmente, eu pesei um saco de naftalina - cada bola individualmente - achei o peso médio, reduzi a pó e fui fazendo misturas cada vez mais fortes.
Isto não deve ser encarado levianamente: eu não tinha nada a perder porque o meu motor ia (vai) ser revisto de alto a baixo. Usei a naftalina para o descolar e arrancar eventuais depósitos de resíduos nos cilindros, sem ter de o desmontar. Mas ao brincar-se com o poder explosivo da gasolina estamos a arriscar e muito em danificar um motor para além do ponto de recuperação.
Eu no meu ke20 de 71, 1º modelo costumo usar sc95 e o carro responde bem e anda bem, mas ao relanti nota-se que por vezes dá aquelas bufas algo inconstante, será que na mudança de combustivel ou por aditivo ele vai ter um trabalhar mais certinho? ou terei de mandar afinar o carburador?
Citação de: sebastien van braekel em 07 de Abril de 2012, 12:00
Eu no meu ke20 de 71, 1º modelo costumo usar sc95 e o carro responde bem e anda bem, mas ao relanti nota-se que por vezes dá aquelas bufas algo inconstante, será que na mudança de combustivel ou por aditivo ele vai ter um trabalhar mais certinho? ou terei de mandar afinar o carburador?
Afinar platinado, afinar o carburador e afinar o ponto do montor para essa octanagem :thumbsup
Essas "bufas" são normalmente o sintoma de carvão acumulado nas válvulas logo, deficiente vedação da válvula.
o meu também manda essas bufas :S mas só lhe meto 98, se bem que o dono anterior não era assim...