Marca: Toyota
Modelo: Corolla
Versão: Sedan de 2 Portas
Código da Versão: KE20
Ano: 1973
Olá,
Comprei ha cerca de uma semana um corolla KE20, já procurava um carrinho destes ha muito, finalmente apareceu.
Está em estado razoável e com poucas perdas de originalidade.
O proximo passo é o restauro, não tenho mta pressa em faze-lo para que fique tudo impecável.
Deixo aqui algumas fotos do dito cujo.
Vou dando noticias,
Abraço
(https://live.staticflickr.com/65535/52396555961_b0ee2e7b9b_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397054043_3534ac1437_b.jpg)
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Parabéns!
Que máquina linda
![:[oba]](http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif)
...está impecável e realmente está muito original! Não tarda isso fica um brinquinho!
Boa sorte para ambos!
Celica TA22 Rules The Scene!
Parabéns tem uma boa máquina.
Cuidado, existe muito material para esses carros mas segundo o que eu leio neste forum quanto às borrachas falam em que já não é fácil encontrar. Quando o restauro começar faz cuidado ao tirar as borrachas principalmente as do óculo de trás. Põe-te atento, aqui há muitos possuídos pela toyota eles vão te ajudar no que for preciso.
Um abraço
Não percebo onde é que este pessoal encontra os carros é só comprar carros novos...
Excelente, parece em bom estado e original, já agora se puderes mostra fotos dos pontos mais criticos de chapa.
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Tenho que tirar mais fotos do carro para mostrar mais pormenores, à primeira vista não tem nenhum podre preocupante, mas há lá uma zona na frente q parece tar pintada a pincel e tou com receio do que posso encontrar por baixo disso...
O carro tem dois manometros por tras do volante mesmo por baixo do velocimetro, (não se vê nas fotos mas vou tirar mais), um mede a corrente da bateria em amperes e o outro mede a temperatura do oleo, penso que foram montados mas até parecem de lá.
Tem um interruptor que numa posição a buzina dá um som e noutra dá outro.
Tem os farois adicionais na frente também e de resto parece-me nao ter mais nada que nao seja do carro.
Veio com livro de revisões onde consta que a ultima revisao feita na toyota foi em 1987 e aos 60000 kms, o carro marca 56000, resta saber quantas vezes já virou
Vou ver se meto aqui mais fotos!
Um abraço
Edited by: Camry2200 at: 20/9/06 19:28
Boa! Boa! Boa!
Mais um KE20
E este parece estar bem bom.
Edited by: Rviper
at: 20/9/06 21:08
Grande maquina
Parece uma base de restauro muito boa. O ponto principal de ferrugem desse modelo é a zona onde "fica" o pé direito do passageiro.
Parece, mesmo assim, estar apto a circular.
Sim está apto a circular tem IPO até 2007 e seguro. Ja dei umas voltas nele e nota-se que tem uma condução muito propria... mas inda o tenho de conhecer melhor
![:[earthp]](http://www.deephousepage.com/smilies/alc.gif)
depois de ficar novo!
abraço
O teu carro parece estar em muito bom estado, tirando aquelas surpresas a que todos já nos habituamos ... força nesse restauro e conta com a grande base de conhecimento que podes encontrar aqui no AJA, especialmente no teu caso.
Quote:
numa posição a buzina dá um som e noutra dá outro
Já apanhei vários carros antigos assim ... é a forma de passar no IPO com buzinas de ar

Edited by: Umtali at: 20/9/06 21:31
Parabéns, o carro parece estar bem porreiro. E tens sorte pois ainda se encontra bastante material para esse modelo.
Boa sorte para o restauro! tens ai uma boa base para isso.
---- Muscle Celica TA22st ----
Bela máquina e de facto bastante original o q já começa a ser raro

só uns ajustes e mais um toyota aí pras curvas..
Parabens pela Maquina
Parabéns!
De certeza que já somos mais k 20

.
BJ40 0-100 km/h em 2 minutos, mas com muito estilo!
Mais uma bela máquina... é muito bonito nessa cor... boa sorte no restauro
Assim é que é, mais um KE20.
Tenho alguma coisa pra esse modelo, não muita, se precisares já sabes.
Já agora se descobrires um capot não hesites, avisa-me!!!
Viva...
O trabalho no corolla está em curso no entanto precisava de umas pequenas informações para o meu KE20...
1º - Alguém me sabe dizer qual a referência da tinta cinzenta para pintar os cantos e os aros dos farolins etc...
2º - Onde cromar peças na zona norte? (boa relação preço/qualidade)
3º - Como é feita pintura em preto do interior das peças laterais cromadas em que uma delas esconde o tampão da gasolina.
É esta peça

Um abraço
Quote:
2º - Onde cromar peças na zona norte? (boa relação preço/qualidade)
Aqui na zona de S. João da Madeira / Oliveira de Azemeis existe uma empresa onde é feita toda a cromagem para carros antigos ... se precisares de alguma coisa

Quote:
1º - Alguém me sabe dizer qual a referência da tinta cinzenta para pintar os cantos e os aros dos farolins etc...
Acho que não terás dificuldade em arranjar essa tinta, diz que queres côr "Poliocrómio" (não tenho a certeza se o nome será exactamente assim).
Alguém quer dar uma mãozinha?
Corolla KE20 '74
Edited by: metralha328 at: 10/4/07 12:59
Olá a todos!
Depois de uma longa temporada sem dar notícias aqui estou para reiniciar o tópico.
Depois de ter comprado o carro não houve tempo para trabalhar nele e por isso, esteve guardado. :-X
Na realidade só comecei a desmontagem há poucos dias.
Aqui fica uma foto do estado actual do restauro.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396586031_8d71b63f58_b.jpg)
Desmontada a frente, fiquei satisfeito por não encontrar nada de preocupante a nível de corrosão.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396889174_50a0c53b3d_b.jpg)
Parece-me que este carro nunca foi desmontado nem pintado visto ter encontrado na junção das peças, uma espécie de tela de vedação que não julgo ter sido colocada numa eventual intervenção posterior à montagem na fábrica. Mas posso estar enganado.
Além disso, a pintura, embora em fraco estado, parece-me ainda a original.
A probabilidade disto tudo aumenta com o facto do carro só possuir um registo, sendo eu o seu segundo proprietário.
Uma foto do tal pormenor na junção, neste caso dos guarda-lamas.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396596316_eb757487c2_b.jpg)
Nos próximos dias conto retirar a mecânica, o interior e começar a tratar a chaparia.
Cumprimentos. ;)
Assim ainda dá mais gosto.
Os pontos fracos desse carro são:
- Dentro do tuner de ventilação que fica entre o parabrisas e o capot. Arranca a tela insonorizadora e verifica o estado (é um pincel do caraças arranjar isso);
- Fundo dos guadra-lamas (á vista) normalmente significa que é preciso refazer as duas chapas interiores do guarda-lamas;
- Cantos do fundo da mala.
Desmonta devagar e com método, o tempo que perderes agora vais recupera-lo na montagem.
Boa sorte.
Parabens!
Este é também um dos meus projectos que pretendo levar a cabo no futuro.
Foi uma grande compra visto que até tem o livro de revisões original.
Está muito bom, e é um bom ponto de partida!
Ficamos felizes de te ver de volta, e ainda mais com as novidades no KE20.
Vai-nos mantendo a par do restauro, qualquer ajuda estamos cá.
Boa sorte com os trabalhos :clap:
Ultimo dia de 2008 e a mecânica ficou cá fora.
(https://live.staticflickr.com/65535/52397122598_d456fb2482_c.jpg)
Ta a correr bem!
Bom ano a todos! :D ;)
decididamente um carro que gostaria de ter...
Lindo lindo!
boa sorte ;)
Boas!
que fixe!
O carro é muito fixe!
E depois de restaurado fica ainda melhor!
Também é um dos modelos que estou a pensar em adquirir!
Continuação de bom trabalho!
Agora com a mecânica fora vem a parte que mais adorei no meu...o METAL!!!
Cumps.
Mário
Desculpem mas este post estava com as fotos muito grandes por engano!
Aqui ficam umas fotos dos pontos mais críticos da chaparia.
Não são muito graves o que vai facilitar o restauro.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396599856_8f7ef241fe_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396599836_b4fc6796b7_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396599796_490deabb0e_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396089432_70f0095497_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396089422_07d46cb11f_h.jpg)
O sitio do pneu suplente está bom assim como o fundo do carro! 8)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397097253_be090945ec_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396599831_a7698eb431_h.jpg)
Cumprimentos,
Muito bom estado, essas mazelas são mesmo "peanuts".
Viva,
Convém ir dando noticias de vez em quando.
Neste momento o carro está completamente desmontado. Demorei um pouco na parte eléctrica porque não quero chegar à altura da montagem e não saber de onde são as coisas.
Entretanto já comecei a reconstrução dos guarda-lamas e surgiu uma duvida: De que lado fica a antena? No meu corolla, está do lado esquerdo, mas nos livros, todas as imagens de modelos com volante à esquerda, têm a antena do lado direito e os modelos de volante à direita, têm à esquerda. No meu caso não sei se a antena é original ou se foi colocada depois do carro ter saído de fábrica, porque também não tenho o rádio de origem. O que lá estava era um rádio recente que não voltará para lá.
Além disto, houve uma pequena surpresa quando tirei o conjunto da chofagem, a parte da tomada de ar está podre pelo interior e prevê-se algum trabalho de paciência para recuperar essa zona.
Entretanto adquiri alguma literatura sobre o carro:
(https://live.staticflickr.com/65535/52397042265_e82d3937bd_b.jpg)
Se alguém precisar de alguma coisa dos livros que me avise para eu digitalizar. ;)
Essa parte de chapa é a parte mais complicada dos KE20 e raramente alguém se apercebe dela, a não ser que já sejam conhecedores dessa fraqueza.
Um manual bastante interessante e que te aconselho a comprares é o Manual de Utilizador do Corolla 1200, acho que é da RTA (é nacional e antigo) vou confirmar e depois digo-te. Há muitos á venda na net.
As antenas originais são sempre no lado oposto á posição de condução. Tudo o que não for assim já é alteração. Procura um rádio original fica bem mais porreiro.
Se tiveres dúvidas não hesites em perguntar.
Citação de: Kaizen em 25 de Fevereiro de 2009, 19:08
Essa parte de chapa é a parte mais complicada dos KE20 e raramente alguém se apercebe dela, a não ser que já sejam conhecedores dessa fraqueza.
Um manual bastante interessante e que te aconselho a comprares é o Manual de Utilizador do Corolla 1200, acho que é da RTA (é nacional e antigo) vou confirmar e depois digo-te. Há muitos á venda na net.
As antenas originais são sempre no lado oposto á posição de condução. Tudo o que não for assim já é alteração. Procura um rádio original fica bem mais porreiro.
Se tiveres dúvidas não hesites em perguntar.
Eu também estava interessado num manual de utilizador desses.
Se aparecer digam.
Bom restauro,
paciência e tempo, dá bom resultado.
Pois é, essa parte do carro está um pouco degradada como se pode ver nas fotografias:
(https://live.staticflickr.com/65535/52397109928_5a98d79bbc_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397109933_aa4362868b_b.jpg)
Mesmo a parte onde fica o numero de chassis vai ter de ser refeita o que me vai obrigar a replicar o numero numa chapa nova para colocar lá.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396615481_9a1911b875_b.jpg)
Estas zonas do carro devem ser menos protegidas pela pintura porque o resto do interior está em óptimo estado, parece novo:
(https://live.staticflickr.com/65535/52396612401_be1f4b4e40_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396102467_70d1c0727e_b.jpg)
Quanto a esse livro, não sei se é o que eu penso, mas eu tenho dois manuais de proprietário que vinham com o carro quando o comprei. Coloquei uma fotografia deles logo no inicio do tópico. Nos dois manuais tem muita informação sobre manutenção, inclusive o esquema eléctrico completo. Além disso, estão lá também, uma série de extras que podiam ser comprados para o Corolla, como por exemplo a grelha porta-bagagens para colocar no tejadilho, faróis de nevoeiro, etc. Esses manuais julgo que vinham com o carro pois têm o carimbo do concessionário na contra-capa. Tenho de digitalizar isso para colocar na galeria de modelos. ;)
Em relação ao rádio, encontrei por acaso um que era de uma Hiace LH20 que o meu pai tinha, mas não dá para o Corolla, vou ter de procurar um, mas para já há outras prioridades. :)
Se quiseres vender esse rádio da LH20 posso estar interessado.
O manual não é o de origem, estou a falar de um manual técnico que havia para dezenas de carros. O do KE20, 25, 26 e KE30 é bastante completo e correcto.
Esse podre no nº de chassis pode vir a dar chatices, arranja isso com cuidado. Essa parte tem de ser cortada para se chegar ao interior.
Não me importava até de fazer uma troca. Mas prefiro guardar porque ainda não perdi a esperança de arranjar uma LH20 igual à que o meu pai tinha, ou até, com muita sorte encontrar a dita cuja, caso ainda não tenha ido para Africa. :'(
Tenho muito pouca informação sobre essa carrinha e quando foi vendida eu tinha cerca de 8 anos se tanto, e por isso não me lembro de pormenores. Por acaso já me tinha lembrado de abrir um tópico sobre ela.
Era uma Hiace LH20 de oito lugares, não de nove como as que encontro sempre que procuro. Tinha apenas dois lugares na frente e seis atrás. No meio dos lugares da frente apenas tinha uma espécie de bandeja para arrumação como se fosse uma consola central, em vez de um lugar. Era metade bege e metade castanha. Infelizmente não encontro fotografias em casa. Por acaso sabem de que modelo se trata?
Versão de luxo na altura com 8 Lugares :clap: Assim sendo deves reforçar o interesse em a procurar, valia a pena.
Havia uma aqui, dessa côr, mas penso que também todas as que vi de 8 lugares na altura eram todas dessa côr, eram muito interessantes e não sei porquê diferenciavam-se facilmente das outras, havia ali um "look" diferente, acho que também tinham l-vidros traseiro e vidros semi-coloridos.
Foi sem duvida a primeira "FIRST" nas Hiace.
((offtopic))
Eu também procuro uma LH51 ou LH60 agora acho que descobri este código para a versão longa, e tou fulo de ter trocado a minha em 1996 por uma LXH12 que no dia seguinte de a ter em casa, já estava arrependido.
Sem souberem de alguma Hiace 85 - 89 LONGA à venda fico grato pela informação.
Abraço,
Desculpem roubar um pouco este topico, mas essa hiace que "penso" ser a que tenho em mente era muito bonita, tinha duas cores, tipo beje e castanho escuro.
Havia aqui um senhor que teve uma e era o carro mais bonito aqui da aldeia, já agora essa carrinha tem uma historia engraçada... na altura saiu o 1 premio no Totobola, ao qual, e dado que tiha familia numerosa, comprou o melhor carro de da Toyota na altura com mais de 4/5 lugares.
Filipe
Viva,
O ritmo de trabalho começa a aumentar.
Estive a construir uns suportes para colocar o carro pendurado e poder rodar, o chamado "espeto".
A carroçaria já está no ar e já comecei a decapar...
Isto vai ;)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397117433_7a47060a05_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396914944_f0515aab86_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396620236_ac307cd759_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397117413_373431d8a1_h.jpg)
Os primeiros remendos a serem preparados para dar lugar às partes podres dos guarda-lamas
(https://live.staticflickr.com/65535/52396118972_7a6465e516_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397126743_2f41291220_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396118952_fcb9b12fd4_b.jpg)
Aqui uma foto do momento da fixação da carroçaria ao "espeto" com uma máquina industrial JA da mesma família do paciente :lol (TOYOTA) :D
(https://live.staticflickr.com/65535/52396118957_ac0704b324_b.jpg)
PS.: Estas ultimas fotografias foram tiradas com telemóvel, daí a menos boa qualidade. :-[
Muito boa essa ultima foto!
Nada como uma boa máquina para elevar outra :green:
A propósito, domingo fui dar uma vista de olhos ao salão de clássicos de Braga. Para ver se encontrava umas peças...
Aproveito para mostrar alguns JAs que por lá paravam...
(https://live.staticflickr.com/65535/52397072830_29060b9992_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396129762_f7dca94e39_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396129767_99c275c385_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396935269_7b2e5b4114_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397137863_ffc412e73a_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396935274_0f94966b10_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396935279_6086ed32c1_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396129752_6779bf9ac5_b.jpg)
Camry, nestas fotos não dá para ver por isso fica a recomendação, na parte de trás do guarda lamas insiste para fazer a divisória original do escoamento da água.
Já vi alguns que "falhou"!
Sim, essa intervenção está prevista. Vou ter de abrir a parte da frente, abaixo do vidro, porque está muito podre, até o número do chassis quase que desapareceu. Por trás disso vou ter de reparar as condutas de ar que também estão em mau estado. Uma vez que vai dar esse trabalho todo, vai tudo ser feito como deve ser para não falhar nada.
Estou a adorar ver o progresso.
Boa sorte nesse restauro, é para ficar impec.! :D
A intenção é ficar melhor que novo. A ver vamos, para já está a correr bem.
Na próxima semana devo começar a intervir no corta fogo, na zona das entradas de ar, e na zona de escoamento da água. Estas são as zonas mais críticas e que está a assustar mais.
Entretanto ao "descascar" descobri que a longarina do lado direito vai ter de ser refeita por estar também em mau estado. Julgo que deve ter sido por causa das substancias ácidas da bateria, uma vez que abaixo do suporte nota-se uma espécie de corrosão proveniente de algo que escorria naquela zona.
Também descobri um KE20 numa sucata do qual trouxe um rádio, que embora não seja de origem, encaixa na consola na perfeição. O rádio é de época sem duvida e é Philips. De momento não tenho fotos mas depois coloco para me dizerem se pertence a algum outro modelo da época ou não.
Há muito trabalhinho pela frente, mas vai valer a pena.
boa continuação
estou cada vez mais decidido a arranjar um reloginho destes!
Eis o rádio de que falei...
(https://live.staticflickr.com/65535/52397082380_aa12e5b5ba_b.jpg)
Não é de origem mas à falta de um...
Tem excelente aspecto o rádio!
Não sei se é ou não de origem mas deve ficar com muito bom aspecto no carro. ;)
O rádio não é de origem como já foi dito pois tem o "espelho" e isso não existia.
Parece ser um rádio comum que podia ser aplicado em qualquer modelo de qualquer marca da época.
Apesar de não ser de uma marca Japonesa, não destoa.
Mais uns trabalhos...
Comecei a tratar da suspensão, direcção e travões da frente.
Para já, quase tudo decapado.
Antes
(https://live.staticflickr.com/65535/52397085450_50234707d0_b.jpg)
Depois
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(https://live.staticflickr.com/65535/52396653126_4649a6e83f_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396653121_64d600618a_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396947219_145c5a2d38_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396142177_fd6f5e7150_b.jpg)
Ainda não está tudo mas há-de ficar brevemente.
Vai avançando o restauro.
Agora estou a reparar os conjuntos da suspensão traseira e da frente. Já tenho algumas peças completamente restauradas só que ainda não tenho fotos. Ficam algumas só das desmontagens.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396148652_ce5ff6493f_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396659551_fee3297885_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396659556_aab48d7e0d_h.jpg)
Entretanto o fundo já está descascado e pronto a ser tratado.
(https://live.staticflickr.com/65535/52397171108_1716849033_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396966799_699e062abd_h.jpg)
Partes a remendar. Pensei que estivesse pior. O problema vai ser mesmo a parte das entradas de ar, mas lá chegarei.
(https://live.staticflickr.com/65535/52396664411_a3e27748b7_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396153602_c621eef8a8_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396958424_7100612438_b.jpg)
Agora umas dúvidas:
Alguém sabe se ainda se consegue arranjar novo, tudo o que é cinoblocos e outros apoios de borracha nomeadamente os das molas traseiras, tanto os cinoblocos como uns apoios intermédios que tem entre cada lamina. Os meus estão um pouco deteriorados e como são peças importantes para o conforto na condução gostava de os colocar todos novos.
Cumprimentos.
Citação de: Camry 2200 em 14 de Junho de 2009, 11:43
Agora umas dúvidas:
Alguém sabe se ainda se consegue arranjar novo, tudo o que é cinoblocos e outros apoios de borracha nomeadamente os das molas traseiras, tanto os cinoblocos como uns apoios intermédios que tem entre cada lamina. Os meus estão um pouco deteriorados e como são peças importantes para o conforto na condução gostava de os colocar todos novos.
Cumprimentos.
Citação de: Camry 2200 em 14 de Junho de 2009, 11:43
Isso não é problema nenhum, se a Toyota não fornecer, qualquer casa de molas, principalmente deste gênero de molas em lâmina ou folha tem disso, levas as borrachas velhas e arranjas isso.
O rádio não destoa.
Não raras vezes, as pessoas aplicavam outros rádios, neste e nos outros carros como hoje ainda o fazem.
Agora, convenhamos que fica melhor o de origem pois nesta altura este radio incorporado no tablier era uma novidade, uma inovação.
Os meus cumprimentos
Estou a ver que este carro vai ficar como novo! :)
Pena é aquele pormenor do numero do chassis, tenta pedir uma opinião ao pessoal da toyota e/ou ao pessoal do imtt, e claro, se tiveres receio, não digas a matricula do carro, não sei se podes ou nao ser prejudicado com isso, mas era bom que te informasses sobre esse aspecto.
Boa sorte para o restauro!
Abraço!
Costinha, esse problema já está solucionado. O meu ramo de trabalho permite-me replicar de forma perfeita o número de chassis numa chapa nova. Como vou ter de substituir aquela parte por completo de um lado ao outro do carro, não se vai notar rigorosamente nada.
Carreiras, obrigado pela opinião. O facto é que ainda não perdi a esperança de encontrar um rádio de origem para colocar. Em ultimo caso coloco este.
Toylex, obrigado pela dica, por acaso conheço uma oficina aqui perto onde trabalham com este tipo de molas, especialmente em camiões e carrinhas. Vou lá passar a ver o que me dizem.
Mais umas fotos de algumas peças já prontas a montar quando chegar a sua vez.
Aqui algumas peças que foram para zincar.
(https://live.staticflickr.com/65535/52397174868_6d43fd0564_b.jpg)
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(https://live.staticflickr.com/65535/52396165917_64438b5580_h.jpg)
Aqui já pintadas em definitivo alguns componentes da suspensão e dos travões.
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(https://live.staticflickr.com/65535/52397111175_88f5ed52a0_b.jpg)
Entretanto surgiu um pormenor, o meu carro não tem a chapa de identificação que fica ao pé da bateria que vejo noutros Corolla aqui do forum.
Será que falta mesmo ou só vinha em alguns modelos ???
Falta mesmo, a boa noticia é que a podes reproduzir através do importador. O rasteirinho, pos aqui no fórum a foto de uma reproduzida.
Muito bom trabalho, com estes resultados vai ficar mesmo de acordo com os teus objectivos. :clap:
Belíssimo trabalho. Vai ficar melhor que novo :clap:
... e para mais num KE20... Parabéns!
Foi boa ideia teres mandado zincar e pintado sobre o banho de zinco. Eu, nesse caso, aproveitei e mandei lacar de preto sobre o zinco, mas assim pintado também ficou bem.
(Fico impressionado com a quantidade de peças iguais na suspensão da frente entre o TA22 e o KE20 ::) )
Obrigado Kaizen, vou ver se resolvo o problema da placa dessa forma!
Prelude guy, de realmente resultou bem a aplicação da tinta sobre o zinco, a tinta é própria para chassis, têm muito boa resistência e assim fica tudo impecável para ver se fico com um KE20 de referência! ;)
O restauro está a andar bem. Já iniciei as primeiras intervenções na carroçaria.
No final desta semana já coloco umas fotos do estado actual.
Por agora precisava de esclarecer uma dúvida acerca da pintura do fundo do carro; Precisava de saber ao certo se a anti-gravilha é ou não de fábrica e além disso, se o fundo e caves de rodas são à cor ou são pretas. Já estive a ler, em alguns tópicos comentários acerca disto mas não fiquei muito esclarecido e como quero que o carro fique o mais perto possível do 100% original preciso de ajuda neste ponto.
Agradeço informação! :)
Não sei se te vai ajudar mas posso dar-te alguns exemplos.
O Datsun 1200 comercializado em Africa, não tinha revestimento inferior, apenas a tinta, devido ao clima.
Os comercializados na Europa e resto do Mundo, salvo erro, têm todos tratamento tipo anti-gravilha, também devido ao clima e ao sal aplicado nas estradas onde se acumula gelo (o sal é o maior inimigo da chapa).
Essencialmente raciocina da seguinte forma:
Se aplicares unicamente os primários e posteriormente a tinta final, quando circulares com o carro e a apanhares pedrinhas, gravilha, detritos diversos, que se projectem pelo rolamento do carro contra a zona inferior, a tinta, o primário e provavelmente a chapa, vão ficar "feridas".
Aí será um futuro foco de ferrugem.
Agora faz como quiseres...
As cavas das rodas são á cor da carroçaria, podes aplicar uma camada fina de anti-gravilha na parte do chassis e no interior do guarda-lamas para evitar o que o Nuno escreveu, e depois pintas da cor final por cima. Mas os "bacalhaus" são em preto.
O fundo do chassis é a mesma coisa. Sei que o Celica não tinha anti-gravilha nenhum, porque tinha uma camada protectora de fábrica muito boa. Os KE20 sendo montados cá, o processo era diferente.
"Bacalhaus"? Falas daquelas blindagens que tem por dentro dos guarda-lamas?
Por acaso já vi noutro carro o acabamento da anti-gravilha mais fina como descreveste. Fica bem, mas tinha sempre a dúvida por causa da originalidade.
Sendo assim fica fundo preto e caves de rodas brancas e com anti-gravilha aplicada. Só me faltava decidir isto para voltar a pousar o carro para tratar da parte de cima.
Sim, são essas blindagens. Desculpa mas não me lembrei do nome no momento! ;)
Já decorrem as primeiras obras na carroçaria. Está a andar rápido agora... :dance:
Algumas fotos:
(https://live.staticflickr.com/65535/52397123735_1854c97542_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396691636_1f2e3eeb28_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397189928_1707a90d73_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396691641_f125df854a_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397123695_7f42acc0d2_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396985484_b61122a3f8_b.jpg)
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(https://live.staticflickr.com/65535/52396691591_6e77196a44_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396985439_eac220fedf_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396985434_9999f82b16_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396180522_b95d4abee3_b.jpg)
Durante a próxima semana o fundo já deve ficar pronto! :D
Há que agradecer ao meu tio António, chapeiro da velha guarda, que está a realizar o trabalho de chapa.
Um pequeno offtopic:
É proprietário deste lindíssimo Triumph TR6 que foi restaurado por ele de A a Z e pode ser visto na Exponor este fim de semana. :)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396195857_d0b6e23703_b.jpg)
O fundo está tratado, falta só o tratamento anti-gravilha que só irei fazer quando estiverem as caves de rodas a 100%.
Está a ficar ... :)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397141820_3da36d2ea1_h.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397141825_2bf4c7b24e_h.jpg)
Parabéns pelo restauro, tá a ficar 5 estrelas!! :clap:
Não posso deixar de notar algumas diferenças para o meu KE20 (de 76 montagem nacional), os tais
bacalhaus a que se refere o Kaizen, no meu são em verde claro, e o sistema de mola para segurar o capot
aberto o meu não tem, funciona com o tradicional ferro ao alto!!
Estas duas diferenças, não me parecem furtuitas de um anterior proprietário, mas sim diferenças de
montagem!!
Parabéns Miguel!
Tenho acompanhado este projecto desde inicio, e é de louvar o empenho que tens tido!
Continua assim!
Boa sorte e muita força para o resto.
Está a ficar com muito boa cara :thumbsup
Olá Camry2200!
O carro é lindo, melhor melhor só se fosse o de 4 portas, já tive um em tempos, vou ver se te deixo aqui umas imagens dele :)
Em relação ao restauro :clap:
Obrigado pelos comentários! Tenho actualizado pouco este tópico. Em breve colocarei as ultimas novidades.
O restauro está a andar mais devagar do que o que eu queria. ::)
Mas está a andar...
Boas este e um daqueles restauro que da gosto ver força e boa continuacao :clap:
Mas que brutal >:D
:drool:Lindo :clap:
Muitos parabens, estou a ver que vai sair daí qualquer coisa de fenomenal...
Grande trabalho
Novidades do restauro?
Amigos, vamos lá colocar alguma acção nisto.
O carro já saiu do espeto (finalmente). Agora está-se a tratar do interior. As condutas de ar estão em mau estado como já se previa e estou bloqueado. Não estou a ver como tirar o painel que fica abaixo do vidro para ter acesso ao interior das condutas. Descobri onde estão os pontos de soldadura na parte da frente, também já vi onde está o cordão que faz a ligação aos pilares, só falta mesmo saber como se retira a peça na parte onde ficam as borrachas do vidro.
Alguém tem um esquema da montagem dos painéis do carro para que se possa descravar sem estragar desnecessariamente alguma coisa? Ou alguém que já tenha feito este trabalho que possa dar uma dica?
Deixo aqui uma fotografia com a zona em questão assinalada.
Tens duas hipóteses, já testadas e com sucesso.
Cortas pela solda dos pilares e depois descravas por todos os pontos do corta-fogo, ou descravas uns 10 pontos junto ao corta fogo e cortas o painel pelo alinhamento dos esguichos.
Há fotos de trabalhos idênticos noutros tópicos. Se precisares de fotos manda-me PM.
Ou aparece amanhã para jantar e ficas com o curso ministrado por quem já fez pelas próprias mãos ;-)
Obrigado Kaizen :thumbsup
Eu vou ter de tirar também a peça que tem o numero de quadro que está também toda podre. Se calhar é melhor optar por descravar pelo corta fogo.
Tenho de tirar umas fotos mais elucidativas...
Ora, a primeira parte está feita. Agora a dureza vai ser voltar a pôr tudo novo! :-[
(https://live.staticflickr.com/65535/52396714851_19e69a32cf_b.jpg)
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(https://live.staticflickr.com/65535/52397008799_795054aee2_k.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396203872_04e07610af_k.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396714846_d2f1292c9d_k.jpg)
Não vai ser difícil. É uma tarefa necessária em todos os KE20/5, assim sabes que vai durar, pelo menos, mais 40 anos. :thumbsup
Já lhe estou a atacar com a escova para ver os remendos que são necessários na parte de baixo (a que está agora à vista). O painel de cima é só decapar e tratar e a travessa que tem o número de chassis vai ser feita de novo porque está mesmo muito má. Parecia menos podre, o facto é que está toda remendada com polyester :lol e a meio tem um "chapola" soldada por cima de ferrugem... Mesmo à moda do badalhoco!
Aqui está o presente: ::)
(http://img16.imageshack.us/img16/3447/dscn6640o.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/16/dscn6640o.jpg/)
Caro Camry2200, o restauro avança, isso é que é importante :green:
Continuação de bom restauro :thumbsup
Força nesse restauro.
Enquanto se vai resolvendo o problema das condutas de ar, vai-se fazendo mais umas coisas.
Mais algumas peças para zincar, e com elas vieram algumas argoladas >:D As que foram zincadas a amarelo estão bem, as brancas estão demasiado brilhantes, não gostei!
Além disso, não sei como, zincaram-me uma que era a branco em amarelo e outra que era amarelo a branco! :lol Rir para não chorar!
(https://live.staticflickr.com/65535/52397155090_dd02b8af10_b.jpg)
Depois mais algumas peças decapadas e pintadas de novo:
(https://live.staticflickr.com/65535/52396723116_b362cf0ee7_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396212497_28bcf14243_c.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397155200_d43d362293_k.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397017094_4681409097_b.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397221688_0b143743aa_k.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52396212372_0ed4273a08_k.jpg)
(https://live.staticflickr.com/65535/52397221773_25757c6211_k.jpg)
Agora um pormenor, quando estive a tratar da ponte do diferencial, reparei que o alojamento do tampão tinha o interior pintado de azul. Não sei se fiz mal, mas fiz igual! 8)
É mesmo assim ou deixava-se estar preto?
(https://live.staticflickr.com/65535/52397230363_002965caed_b.jpg)
Isso vai :thumbsup
É uma delícia quando se recebe o material vindo da zincagem :drool:
... resta saber é quanto tempo vai permanecer assim... ::)
Citaçãoas brancas estão demasiado brilhantes, não gostei!
De facto esses pratos parece que foram cromados ... :redface
CitaçãoAlém disso, não sei como, zincaram-me uma que era a branco em amarelo e outra que era amarelo a branco!
Deixa lá ... já tive lotes inteiros trocados que voltaram a estaca zero :wall
CitaçãoÉ mesmo assim ou deixava-se estar preto?
Não conheço esse pormenor mas por mim fica tudo de preto :thumbsup
Continuação de bom trabalho :clap: :clap: :clap:
É mesmo Umtali, parece cromado... vou decapar outra vez e mandar zincar para ficar melhor. :wall
Quanto ao pormenor do azul, está feito mas de facto não parece ficar muito bem... ::)
Não está mau... (a inveja é uma coisa tramada) :assobio :green:
Como é que vai este restauro? Há novidades?
;-)
Novidades por agora nada. Está à espera de vez para continuar o trabalho!
Agora estou a ver como ir buscar o que tens por aí, o todo ou parte! :assobio
Estamos a fazer por isso!
:D
Camry 2200 conseguiste fazer a travessa onde tem o numero de chassis?
Está meia feita. Vai ser acabada brevemente e ficará tudo documentado. 8)
Ora vamos lá acordar o KE20.
Como ele já não estava habituado a ser mexido, teve de ser com jeitinho. Para já, apenas a decapagem de uma lateral. 8)
(https://live.staticflickr.com/65535/52411641066_7a0c23ba54_b.jpg)
è bom ver que ainda há pessoas que se dedicam a ir até a raiz dos automóveis e fazer um restauro com cabeça tronco e membros. Estou a gostar deste projecto.
Os remendos de chapa vão começando a aparecer. :)
(http://imageshack.us/a/img17/3351/jxpm.jpg)
(http://imageshack.us/a/img401/2426/n2ht.jpg)
(http://imageshack.us/a/img40/8517/4ao.JPG)
(http://imageshack.us/a/img703/5929/5osw.jpg)
(http://imageshack.us/a/img443/7608/mfov.jpg)
(http://imageshack.us/a/img407/1961/4j11.jpg)
(http://imageshack.us/a/img401/3052/crjm.jpg)
(http://imageshack.us/a/img18/8286/knh5.jpg)
Hummm... até que mereceram o lanche! :green:
:thumbsup
Excelente trabalho! :thumbsup
Muito bom trabalho de fim de semana. ..
Muito bom! Excelente trabalho. Esse Ke20 vai ficar bem tratado de chapa.
:thumbsup
Afinal o "tal" chapeiro sabe o que faz :thumbsup
Aquele remendo para o fundo do guarda lamas só está fantástico :clap:
Demorou ... mas agora está no bom caminho. Excelente trabalho Miguel :clap: :clap:
Hoje passei no atelier do Miguel e estavam muito atarefados a acertar a suspensão do KE20...
Fiquei logo irritado :mad01:
Então não é que em vez de andarem a fazer remendos na chapa andavam a experimentar jantes e alturas da suspensão...
Não percebo nada desta juventude :thumbdown:
Pois, eu não estava nada à espera de ser apanhado pelo Patrão nestas vidas...
Agora só me resta esperar pela sanção... :(
:lol
Tu vê lá o que é que fazes pah...senão convoca-se aqui o pessoal todo para te fazer uma espera :bemvindo:
Citaçãoeu não estava nada à espera de ser apanhado pelo Patrão nestas vidas..
Só havia uma solução: dar-lhe um fato de macaco e umas luvas, material para trabalhar e deixá-lo entretidinho... ainda se aproveitava alguma coisa :assobio
Sr Santos já agora pode-me dizer quais as medidas que tem nas rodas?!
Pneus x/yRz e jantes x" raio y"largura e offset?
obrigado
O restauro atingiu finalmente a velocidade de cruzeiro e já está a receber "revestimento"
Aqui de volta do chapeiro
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150114_201813_zpssmjvo8mk.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150114_201921_zpstf7tf9xr.jpg)
As cores são apenas tinta dada a pincel para não enferrujar.
A preparação da pintura já a ganhar forma
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150131_173307_zpsmpyxxdfj.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150131_173342_zpsu1j3jif1.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150221_180918_zpsnengxm68.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150314_181829_zps98usw3up.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150325_204825_zpsetz2nrch.jpg)
Habitáculo do motor decapado
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150326_195713_zpsceiwreks.jpg)
E o primário aplicado
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150326_203144_zpsvadkrtox.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150326_203155_zps0r6engik.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150326_203215_zpsblkpw33u.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150326_203245_zpss4svnbwl.jpg)
Está a ficar :D
A mecânica também já está a ser restaurada.
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150119_212646_zpsbpc3zkme.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150119_212704_zps2lpycq4d.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150120_213112_zpsdrnzxzzk.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150120_213149_zpsukocemdp.jpg)
Ao desmontar verifiquei que a cabeça está estalada em mais que um sitio e os pistões também estão partidos. Talvez tenha sido aquecimento mas o motor trabalhava na mesma.
Nada que não se resolva :thumbsup
Finalmente a carroçaria está na recta final :clap:
Está com muito bom aspecto...muito bem :thumbsup
Citação de: Umtali em 26 de Março de 2015, 22:42
Finalmente a carroçaria está na recta final :clap:
Finalmente Umtali... Este carro tem 9 anos na minha mão :redface
É um bom exemplo para o pessoal não desistir! :)
Olha, já tem forma de carro !!!!!!!!!!!!! :lol :lol :lol
Parabéns pela máquina,
Quanto aos pistons é mal crónico estalam todos de lado, mas mesmo partidos o motor continua perfeitamente bem a andar, por isso caso metas pistons novos não deites esses fora dão sempre para desenrascar.
CitaçãoEstá com muito bom aspecto...
Pois está mas foi preciso um "mestre" para o endireitar :clap:
Bom trabalho :thumbsup.
Citação de: Umtali em 27 de Março de 2015, 08:14
Pois está mas foi preciso um "mestre" para o endireitar :clap:
Quem tem amigos não morre na cadeia! 8) 8)
Parabéns Miguel! :clap:
Espectáculo de KE20!!!
:thumbsup
Citação de: Camry 2200 em 26 de Março de 2015, 23:36
Finalmente Umtali... Este carro tem 9 anos na minha mão :redface
É um bom exemplo para o pessoal não desistir! :)
Gostei da dica Miguel... o meu ainda só vai fazer 5 anos na minha mão :green:
Este Corolla KE20 vai ficar bonito, parabéns Miguel :clap:
Obrigado pelos elogios! 8)
Mais uns avanços:
Massas de vedação e anti-gravilha nas cavas de roda:
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_203252_zps5hydyubd.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_203301_zpswetfp4sh.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_203309_zpslqtqnadx.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_203315_zpskfhtef86.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_204915_zpso0ypsel0.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_204934_zpssnonnmnr.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_204949_zpsvmyvcc3t.jpg)
(http://i28.photobucket.com/albums/c244/MiguelCamry/KE20%20Project/20150330_205103_zpsdcs0qlv5.jpg)
Está quase... :dance:
Está aqui está a rolar ... :dance:
Segue em grande ritmo.
Muito bem Camry 2200. :thumbsup
Está aqui está a sair do espeto para a mesa. :thumbsup
Estás também a "grafitar" os bacalhaus? Acho que são em preto liso e o resto da cava à cor da carroçaria. É assim?
Edit: Já vi que não estão lá! 8)
É assim mesmo Kaizen :thumbsup
O que passa é que os bacalhaus deste KE20 passaram demasiado tempo de molho de maneira que apodreceram e agora não dão nem para fritar. :tijolos :lol
Tenho de arranjar uns... :-[
Há novidades Miguel? :green:
:redface
Há! O que falta de pintura está a avançar finalmente. :)
Citação de: Camry 2200 em 13 de Outubro de 2016, 07:07
:redface
Há! O que falta de pintura está a avançar finalmente. :)
Afinal não era verdade ... :redface
Agora sim o KE20 vai entrar em obras a serio ... :dance:
(https://drive.google.com/uc?id=1YIrtgv2A1YozZu5i6JvGZIMQm3OKz1Zw)
(https://drive.google.com/uc?id=1KXMESRO06BeXcZRRnwLg8FT_nQ90RUss)
Isto é o que acontece quando os carros estão demasiado tempo parados ... agora vai voltar a ser decapado e devidamente tratado :thumbsup
(https://drive.google.com/uc?id=1KXMESRO06BeXcZRRnwLg8FT_nQ90RUss)
Muito fixe ver mais KE20s a renascer, o carro é deveras lindo! Quando estes restauros estiverem terminados temos que combinar uns passeios com os KE20 :D
É impressionante como o tempo passa mas os "serviços externos" não estão a colaborar ...
No entanto já temos grandes avanços desde e agora vai até ao fim
Carro seguiu para a pintura e regressou no inicio deste ano
(https://drive.google.com/uc?id=1ETZK13KgjiaXrcH-U_gTAERHDrNais5_)
(https://drive.google.com/uc?id=1j47kcuYWWZRzmt3IakLEG8vgI-jHuNDj)
Agora começaram os trabalhos de montagem ..
(https://drive.google.com/uc?id=1GMIHi9gki_06R0dr2cA59p6epX1r9uGA)
(https://drive.google.com/uc?id=1UWPuZKX_CuxcNUqzInhAD3czkhjCpr76)
Hoje foi aplicado o forro do tejadilho ...
(https://drive.google.com/uc?id=16nfTdal9a5ttRk0pfY3eqZPWb8xDsDqf)
Está a ficar lindíssimo.
Miguel, vais ter dificuldade em escolher o carro para sair :assobio
Acho que o Miguel nunca viu o motor dele neste estado ...
(https://drive.google.com/uc?id=1iQKxH5CAKng_HuFQlgeL2p4GYBXECSSR)
(https://drive.google.com/uc?id=16_ctLzmTUx2aeDft4FD4QV_Y-G7018_4)
Ainda esta semana vai para o lugar dele ...
(https://drive.google.com/uc?id=1HDUpnx1e5exu8W0ry6cZzhi3VPFEHO7k)
No entanto os trabalhos prosseguem ...
(https://drive.google.com/uc?id=1Uxf2_hVZsQlY48zoMuNsiqSTOMA-jdbo)
(https://drive.google.com/uc?id=18kmT-9h84K_KeKpsqwTwDjejU8AM-dsL)
(https://drive.google.com/uc?id=1LZsuXBmPprokS5qsc1lESIhDC0iRwJ0-)
Pelo menos esteticamente, esse motor está uma obra de arte.

Sent from my SM-G973W using Tapatalk
Estive à espera do dono para ajudar a montar o motor mas como só demorou 5 minutos já não chegou a tempo ...
(https://drive.google.com/uc?id=1i3iFR40QcQ7kCbDdz3Ytp7tKGTXdd0-m)
:drool: :drool: :drool:
O tempo não para e os trabalhos também não e hoje o carro já ficou "fechado"
(https://drive.google.com/uc?id=1DLgQUYf-vhlpt6OVTu2H4Yw3eSI4qAez)
(https://drive.google.com/uc?id=1ZW31Pk6nSVzMYwrMX4hiyeczgA5l3pyR)
(https://drive.google.com/uc?id=1l8RAPPffee6deH737ydBnMWIapsRCmla)
(https://drive.google.com/uc?id=1buq--0ZuG5FyK9fmclntwy4nbL-CkjqL)
Este carro destaca-se pela simplicidade e o tablier é prova disso ...
(https://drive.google.com/uc?id=1sNAATSoH_PZwAlzYsSeqHSUtaeBqQW_H)
Impec :thumbsup
Já devia haver mais notícias deste carro. Alguém anda a dormir :boooo:
:sleep: :sleep: :sleep: :sleep: :sleep:
Excelente trabalho Umtali. :clap: