Ora muito bom dia,
Estou a iniciar o meu primeiro restauro. Desta vez ainda não é um JA, mas futuramente espero encontrar um para o arranjar.
Ora bem, neste momento o carro encontra-se completamente desmontado.
Sou um rapaz novo, 20 anos, estudo e como tal, para além de ter vontade e a força toda da idade, não tenho assim muito dinheiro para dispender no restauro. Portanto tudo o que puder ser feito por mim e cá em casa será feito. Por outro lado, eu quando me meto numa coisa é para ser bem feita, ou seja, no que toca à carroçaria, não me vou por a inventar e prefiro gastar uns cobres para que tudo fique direito.
No entanto, como sou um iniciado nestas matérias venho-vos pedir ajuda.
A carroçaria está em mais ou menos bom estado. Tem os fundos da frente ligeiramente podres, mas sao para trocar. Um painel da porta do passageiro podre e as calhas dos vidros de trás podres.
Queria começar a arranjar a carroçaria e de todos os métodos que pesquisei e já vi em tempos aqui pelo forum, o jacto de areia parece-me o mais indicado.
Só que a nível de preços estou completamente às aranhas. Um conhecido meu aqui de matosinhos, faz restauro a MG's e manda-os todos para um jacto de areia ali perto do Aeroporto. Só que ele falou-me em 150 cts...Isto será bem assim?
Que mais sítios cá no Porto e arredores se pode fazer isso? Preços tem alguns em mente? Que mais dicas me podem dar?
O meu muito obrigado
Cumprimentos, Pedro Moreira
Ora viva Pedro,
Também já ouvi falar nessa empresa do Freixieiro que faz decapagem a jacto de areia e posterior galvanização.
De facto também já m pediram cerca de 750 € para um serviço desses, que inclui a decapagem completa de toda a carroçaria e posterior galvanização.
Aqui nos arredores não conheço outra empresa que efectue o mesmo tipo de serviço.
É bom que tenhas em atenção que ao optares por esta solução, tudo o que é tintas, selantes e isolantes da carroçaria irão desaparecer por completo.
A ajuda não é grande, mas é a possível no momento
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Antes de mais obrigado Nuno.
A empresa é exactamente essa e no preço incluia tambem a galvanização como referiste.
A minha dúvida é se valerá o esforço financeiro. Como é que vocês costumam fazer para "tratar" a carroçaria? É como eu digo..ela nao tá boa, mas também nao tá péssima, mas lixar aquilo tudo à mao para mim nao dava..
No meu caso concreto e por falta manisfesta de verba para o efeito, opto por decapar a chapa ou com decapante ou à lixa.
No entanto não há duvida nenhuma de que o jacto de areia e muitíssimo mais eficas, quando utilizado da forma correcta, e muito mais rápido.
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Pois, eu tambem estou relutante por causa da falta de verbas.
Caso opte por não ir ao jacto, que tipo de decapante aconselham?
É que na minha leiga ideia, o decapante corroi a chapa em zonas mais frageis. Não é bem assim, pois nao?
Obrigado
Boas, o decapante será para retirar a tinta! Certo?
Logo não deve afectar negativamente a chapa (pelo menos nada de especial) mas caso aconteça o enfraquecimento da mesma era porque ela tambem já não estava muito católica...
O tipo de decapante que deves utilizar tambem pode variar do quanto queiras gastar.
Se fores a uma casa de marca de tintas e explicares para o que é certamente te indicam um que faça o trabalho.
- Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun - Datsun -
Ok vou por as mãos à obra
Entretanto deverei postar aqui os resultados.
Fotos é que não senão ainda me matam.
Isso só quando tiver um belo JA
Abraço e obrigado
Boas, tenho andado um pouco arredado aqui do forum mas ando a pôr a "escrita em dia" e deparei com o teu post.
Pela minha experiência pessoal a melhor forma de sabermos que o nosso carro vai ser restaurado à seria e não dar mais chatices nos próximos (muitos anos) é realmente levar à chapa todos os sítios suspeitos e onde com mais frequência aparece a ferrugem. Não há nada pior que depois de alguns meses de uma pintura fabulosa começarem a aparecer bolhas de ferrugem, manchas, descolorações e outras coisas estranhas.
Por estarem mais expostos à água, aos agentes químicos, e a esforços mecânicos: cavas das rodas, embaladeiras, fundos e apoios de portas, suportes de faróis e farolins, frente do capot e fundos da mala, piso interior, entradas de ar, apoios de suspensão e amortecedores devem merecer especial atenção. Mas isto não deve ser novidade para ninguém.
A melhor forma de retirar a ferrugem destes locais é realmente com o jacto de areia pois permite a remoção em sítios onde se torna impossível fazê-lo com catrabuxas metálicas ou discos abrasivos ou ainda com decapante e espátula/rascador.
Estou a falar da decapagem "que se pode fazer em casa", com um pequeno depósito de areia acoplado a um compressor de ar de 100 Litros (no mínimo) e utilizando uma pistola e equipamento adequados. Para um primeiro restauro torna-se um investimento algo oneroso, por isso muita gente opta for mandá-lo fazer a empresas especializadas. Gasta-se algum $$$, mas poupa-se muito tempo e tempo é dinheiro.
Actualmente a decapagem industrial faz-se com grenalha de ferro por ter sido proibido o uso de areia (directivas comunitárias) por ser altamente poluente.
Mas atenção que quer o jacto de areia quer o jacto de grenalha, pela sua acção abrasiva e pela pressão com que são utilizados pode danificar completamente uma carroçaria: painéis de porta, capots, tampas da mala e demais superfícies planas podem ficar permanentemente arruinadas se o operador não souber utilizá-los devidamente. Conheço o caso de um VW 1200 Split em que os painéis de porta vieram tão ondulados que mais pareciam que tinham sido trocados pela versão Break do célebre 2 CV !!!
O jacto de areia faz aquecer a chapa e desgasta e estende o metal quando utilizado durante muito tempo sobre a mesma àrea e é frequente tansformar pequenos pontos de ferrugem em autênticas "Zonas de Impacto". Ou seja, passas de um buraquinho a um buracão em poucos segundos. Por isso só é aconselhável em zonas "blindadas" onde a chapa seja especialmente reforçada ou no tratamento de suspensões, jantes etc.
ATENÇÃO: A areia mete-se em tudo!!!! MAS EM TUDO MESMO . Até aí onde estás a PENSAR
Ou desmontas tudo escrupulosamente, peça por peça, ou isolas de maneira irrepreensível tudo o que não queiras ver invadido por um pó extremamente fino e abrasivo, que arruina rolamentos, juntas, todo o tipo de engrenagens móveis que fiquem expostas e principalmente as tuas narinas.
Conseguir retirar toda areia ou grenalha de um carro mal isolado torna-se uma tarefa hercúlea. Sopras de um lado...aparece do outro. Não conseguir eliminá-la completamente, dá muito mal resultado na fase da pintura... em que surge não se sabe de onde !!! E arruina tudo... e tens que começar da estaca zero.!!!
Por isso mesmo se optares por fazê-lo pessoalmente, toma as devidas precauções. Primeiro que tudo contigo próprio porque a utilização deste método requer bastantes cuidados.
Este processo, sem o equipamento respiratório adequado, provoca danos graves nos pulmões. A vulgar máscara de papel é absolutamente ineficaz para a filtragem das minúsculas(microns) partículas de sílica e da pulverização resultante da abrasão dos componentes de tinta, primários e da própria chapa. Este pó é altamente tóxico (muita da tinta antiga continha elevadas concentrações de chumbo e o chumbo tem efeitos cumulativos no organismo - ou seja não é eliminado e é altamente perigoso para a saúde). Aconselha-te numa boa loja de tintas auto. Eu uso uma máscara da 3M com filtros de carvão activo que se adapta perfeitamente ao rosto e fica mesmo estanque. Podes pôr o nariz em cima de uma lata de diluente aberta e não te cheira a nada. É uma excelente aquisição inicial porque podes sempre ir mudando os filtros e evitas um cancro de pulmão quando acabares de restaurar o carro !!!
Óculos e luvas de protecção.
Vais querer "ver" o resultado do teu trabalho e pôr-lhe a mão em cima, não vais? Nunca facilites !
Já imaginaste abrir uma lata de decapante no Verão? Pois é, se não fossem os óculos estaria cego!!! Estoirou-me na cara como uma garrafa de champanhe ! Ou um disco abrasivo que se prende numa quina da chapa e sai disparado ?
Bom, mas isto tudo para dizer que mesmo depois do jacto de areia para as partes mais resistentes e do decapante, rascador ou disco abrasivo para as mais sensíveis,e depois de soprar, soprar...soprar e soprar.. e lavar ...é sempre aconselhável retirar qq réstea de ferrugem com ácido fosfórico, vulgo FOSCOTE, porque penetra nas juntas das uniões de chapa onde a areia não penetra.
Deixa actuar de acordo com as instruções da marca que adquirires. Depois de seco retira o excesso com uma escova de latão macia para não deixar vincos na chapa, principalmente em sítios onde esta fica visível. Há quem aconselhe a lavar abundantemente com água para remover todos os resíduos do ácido e em seguida, soprar e soprar e soprar com ar comprimido... para obviamente a água não voltar a criar aquilo que querias remover.
Eu costumo usar uma máquina de vapor para ajudar a remover qualquer tipo de gordura que possa ter ficado na chapa resultante da projecção de massa consistente ou óleo . Em seguida pistolo tudo com diluente celuloso ou White Spirit e...finalmente sopro e ...sopro e sopro e só quando a chapa está prateada como nova..e só então, aplico um primário anti-corrosivo à pistola ou a pincel conforme os locais.
Um conselho de amigo: calcula muito bem a dimensão da área que pretendes tratar nesse dia. Ter "os olhos maiores que a barriga" só faz com que acabes às tantas da noite ou deixes ficar zonas por tratar para o dia seguinte, o que não é bom. Porque o processo de oxidação inicia-se assim que a chapa, desprovida de protecção entra em contacto com o ar.
Também não é aconselhável manter durante muito tempo peças só pintadas com um vulgar primário. Em geral os primários de qualidade inferior absorvem humidade. Um bom primário de 2 componentes evita esse problema, mas convém não ficar uma eternidade sem ser pintado. As finas e invisíveis pulverizações de sprays de silicone (por exemplo) podem causar resultados finais extremamente desagradáveis a longo prazo, se o pintor não tiver o cuidado de desengordurar devidamente o primário que aplicaste.
Isto parece um trabalho extremamente moroso... e é mesmo!!!
Mas não desanimes. Atalhos neste processo tornam tudo isto muito mais moroso e dispendioso a curto prazo.
Vais ver que compensa saber que por baixo daquela pintura espectacular...está um trabalho bem feito e extremamente duradouro. Mais vale fazer uma vez bem feito que...muitas e a "assucatar". Força aí no teu restauro e conta sempre comigo naquilo que te possa ajudar.
Um abraço: whizzzkid
Whizzzkid, só posso dizer uma coisa: a minha alma está parva...
Já tou a ver que na matéria de restauros ainda tenho muito que
Já agora só mais umas dicas que me esqueci de enunciar e que aprendi com um senhor já de uma idade veneranda e que faz restauro de móveis e antiguidades.
Utilizem decapante em gel. Como o gel não desliza tanto como o decapante líquido a sua acção torna-se mais eficaz porque adere melhor em superficies curvas ou verticais.
Em superfícies planas (capot, tejadilho, painéis de porta, etc, etc) utilizo um raspador de... vidro. !!! (conselhos do velhote marceneiro e com resultados comprovados ).
Mandem cortar pequenas tiras de vidro com cerca de 5 a 10 cm de largura e no mínimo com 5 mm de espessura, para que não quebre com facilidade. O comprimento é conforme o trabalho a efectuar. Isolem bem o lado onde vão pegar, com fita de pintor para evitar cortes e terem uma superfície com melhor aderência.
Luvas de protecção contra os cortes e o decapante são mais que recomendáveis (o decapante queima mesmo e o vidro tabém corta).
Usem a quina viva do vidro como raspador para remoção da tinta/decapante. Experimentem e digam lá se funciona ou não?
Quando a aresta viva se desgastar...usem outro pedaço!
Fico à espera dos resultados
Boa tarde.
Peço desculpa por nunca mais ter dito nada, mas como vocês sabem um processo de restauro é aquela coisa demorada e que quando damos por ela já se passaram meses e está tudo na mesma.
Bem, o carro neste momento está numa oficina na Granja a arranjar de chapa. Foi ao jacto de areia numa empresa ali em Leça onde me levaram 350€ pelo processo. Eu sei que foi caro, mas neste caso prefiro que as coisas fiquem todas bem feitas para mais tarde nao me arrepender.
O carro já tá no chapeiro à mais de 1 mês e não tenho previsões para que esteja pronto. Mal tiver pronto vai logo para pintar.
Entretanto, cá em casa tenho-me entretido a arranjar os charriots, já os decapei todos e pintei de novo.
Obrigado
Olha que 350€ para decapar na totalidade uma carroçaria nem é muito dinheiro, principalmente tendo em conta a trabalheira que dá fazê-lo à mão...
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Olá pessoal
a empresa que falam sobre decapagem chama-se ANTICOR e localiza-se por trás da fábrica de aglomerados JOMAR.
Para lá irem devem saír onde diz Terminal TIR depois de passar a saída da Exponor.
Fiquem bem
EE90 The last carburetor Corolla
Exactamente. Essa mesmo
Agora com quem falar directamente para tratar de preços não sei com quem será porque quem me tratou disso foi a oficina onde o carro está para tratar de chapa.
Pedro, se bem me recordo o teu clássico não é JA.
Que carro é?
è só para comparar medidas por causa dos orçamentos...
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Exacto..é um minizito.
Bem me parecia. Para um carro também não JA com 4 mts e qq coisa de comprimento o orçamento era o dobro...
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Ora boa tarde a todos!
Para quem está a pensar restaurar um clássico seja ele carro ou mota, aqui vai uma informação que poderá ser bastante útil.
Pedi um orçamento para passar o meu Datsun a jacto de areia, na serralharia Damião na Benedita (Rio Maior).
Os valores são:
200€ só limpeza a jacto de areia.
250€ limpeza a jacto de areia e metalização.
Porreiro não acham?
Apesar de o meu carrito estar em forma relativamente a chapa, estou a pensar mesmo limpá-lo até á raiz e metalizar, para evitar corrosão.
Ou então só limpar a jacto e só aplicar aparelho epoxico, sem a metalização.
Qual destas vos parece melhor?
Se precisarem de mais alguma informação apitem.
Abraço
:thumbsup
Os preços são muito aceitáveis mas ...
MUITO CUIDADO com o jacto de areia!!! A experiência e a tendência é que quem faz o trabalho de decapagem está habituado a trabalhar com ferro grosso e não tem sensibilidade para a chapa dos nossos carros. Resultado: paineis TODOS empenados que os bate-chapas pedem para serem substituidos!!!!!!! :wall :wall :wall
Quanto à metalização: o resultado é MUITO aspro, ao contrário do que é necessário para uma boa pintura ... era preferível mandar zincar o carro! :-X
boas. cuidado. eu fiz isso au meu mas foi primeiro todo decapado com DECAPANTE e depois fui eu com muito cuidado que passei o jato com muito juizo porque isso se for muito proximo da chapa empena . ja agora digo que fica um bom trabalho e nao e nada caro.
Obrigado por partilhares Tiago, são bons preços, pode-me ser útil, pois sou de perto, sou de Leiria
Umtali explica lá como é isso de zincar, é assim tão mais macio? mas podemos sempre amaciar depois do primário antes de pintar.
se alguém tiver uma opinião de qual delas a melhor diga.
e preços?
Abraços
CitaçãoUmtali explica lá como é isso de zincar, é assim tão mais macio? mas podemos sempre amaciar depois do primário antes de pintar.
Eu referia-me à zincagem normal que fazemos com peças pequenas .... :assobio
Quanto à metalização, fica tão aspro que seria necessário umas boas camadas de primário de enchimento (que não é nada barato!!!) até conseguir uma superfície lisa :thumbsup
Como o DC2 algum dia vai à faca completa, ando a estudar os meios/ custos/ benefícios/ desvantagens!
Para começar, temos a tradicional decapagem à base de areia, que infelizmente, na maior parte das vezes, deixa a chapa picada!
Temos também um método mais recente que eu tenho ouvido falar com esferas de vidro, que resulta também muito bem, e supostamente não deixa marcas
E tenho visto no youtube Decapagem com bicarbonato de sódio, mas como eu não sou de ir no conto do vigário, gostava de iniciar este tópico para dissipar todas as dúvidas e implementar soluções que vou desenvolver junto do pintor (como se fosse um irmão para mim), para restaurar o meu DC2 e possivelmente, aprender algo e ajudar alguém que passe pelo mesmo!!
A reter em ideia:
- Funciona com compressor
- Usa Bicarbonato de Sódio como agente decapante (achei sacos de 15Kg por pouco mais de 10€ se bem me recordo)
Basta procurar no Youtube que surgem kit's feitos em casa, e outros mais profissionais, e alguns até de alugar!
Tags de procura:
- DIY soda blaster
- Soda blaster
Se procurar no google também há toneladas de informações, a minha única dúvida aqui prende-se com o facto de se já alguém viu isto a funcionar/ usou, visto que é um forum de restauros :D
Vamos colocar as nossas máquinas como novas :D
Para aguçar o apetite pelo assunto:
(http://www.soda-blast.com/images/Soda%20can-%20blasted-top.JPG)
(http://blog.eastwood.com/wp-content/uploads/2011/03/50095H.jpg)
Antes:
(http://www.execyacht.com/images/sodab41.jpg)
Depois:
http://www.execyacht.com/images/sodaafter3.jpg (http://www.execyacht.com/images/sodaafter3.jpg)
Antes:
(http://www.execyacht.com/images/soda%20blast.jpg)
Depois:
(http://www.execyacht.com/images/soda%20blast1.jpg)
Espero que desperte tanto o interesse como a mim me despertou :D
Temos aqui no fórum tópicos que falam deste assunto.
O principio dos 3 processos é o mesmo: Projecção de material abrasivo por pressão de ar. A diferença está nos materiais, uns mais abrasivos que outros.
O que conheço melhor é por jato de vidro. Tem a vantagem de ser pouco agressivo para as peças decapadas mas perde-se em rapidez.
O vulgar jato de areia normalmente é muito agressivo. No caso de decapagem de carroçarias, por exemplo se tiver podres, desaparecem literalmente, além de provocar aquecimento demasiado na chapa. Há inclusive relatos de carros que ficaram completamente empenados depois de decapados.
Para carroçarias, o melhor seria decapagem quimica.
Quanto a decapagem a bicarbonato de soda, não conheço muito bem mas do que tenho visto, parece ser o menos agressivo e provavelmente mais rápido.
Para carroçarias o ideal é mesmo a decapagem química por imersão. No Reino Unido há muita oferta e os preços são bons, porque não implica grande mão de obra e o investimento nas máquinas dilui-se com o número de trabalhos efectuados. Gostava de encontrar algo assim em PT. Não havendo é claramente uma área onde alguém devia apostar.
Tenho as minhas sérias dúvidas de que a decapagem química funcione como deve de ser num carro. Além disso não existe por cá, logo é "carta fora do baralho".
Há quem faça decapagem a bicarbonato (ex. procurar por "Pura Pressão"). Para uma carroçaria sem ferrugem e de preferência com pintura de origem é excelente. Se tiver ferrugem, torna-se quase uma redundância, pois o 1º objectivo da decapagem é eliminar a ferrugem e aí o bicarbonato nem faz cócegas.
Sobre alumínio, vidro ou borracha é muito eficaz.
:thumbsup
Só uma ajudinha para quem procura este serviço :thumbsup
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9408.msg218385#new (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=9408.msg218385#new)