1983 — Surge o Troféu Toyota Starlet; 1984 — Em Outubro deste ano, Portugal acolhe pela primeira vez uma prova do Campeonato de Fórmula 1, no Autódromo do Estoril; Realiza-se o Troféu Citroën Visa;
1993 — É inaugurado o autódromo de Braga.
Troféu Toyota Starlet
Termina ao fim de 17 an Foram 17 anos de animação de pistas Nacionais que o Starlet proporcionou a todos quantos se deslocaram as pistas e observaram as excelentes corridas nos programas televisivos Nacionais.
Realizou-se em Vila Nova de Gaia a entrega dos trofeus do ano transacto e as saudades foram muitas na hora do adeus a este trofeu.
Foi sem sombra de duvida um dos trofeus mais bem disputado a nível Nacional, com 25 pilotos empenhados a darem o melhor prova a prova, tendo apenas a ultima prova do calendário ditado o vencedor do Trofeu.
Recordamos os 17 Campeões deste Trofeu que agora termina:
1985Pedro Matos Chaves
1986 José Carlos Macedo
1987 Vitor Lopes
1988 Celestino Araújo
1989 Pedro Azeredo
1990 José João Magalhães
1991 Moreira da Silva
1992 Manuel Barbosa
1993 Nuno Jácome
1994 Pedro Rodrigues
1995 Manuel Teixeira
1996 Pedro Magalhães
1997 Paulo Mota
1998 Jaime Correia
1999 Mário Pinto
Nomes bem sonantes alguns ainda do panorama Nacional, nas diversas modalidades do desporto automóvel.
The older I get, the faster I was...
Edited by: nunoturbo at: 11/12/03 15:20
![:[faroia]](http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif)
Eu já cá venho deliciar-me com este carrinho....

Já dei voltas e mais voltas mas não consigo arranjar informações sobre as especificações técnicas de troféu do KP61...
Pedro Leal
Eu ainda não procurei, mas adorava ter essa informação.
Gostava de ver informação organizada deste troféu e de outros aqui no fórum.



Toyota Starlet:
Chassis: KP61
Engine: 4KC
Displacement: 1290cc/ 78.7ci
Fuel System Type: 2bbl.
HP@RPM: 58@5200
Torque@RPM(ft. lbs.): 67@3600
BoreXStroke(in.) 2.95X2.87
Compression Ratio: 9.0:1
Valvetrain: OHV
Bolt Circle: 4X114.3mm (4.5in)
Wheelbase: **.*in
Weight: **.*lbs
Transmission:
Gear Ratios
First: 3.79 Second: 2.22 Third: 1.44 Fourth: 1.00 Fifth: 0.86




LINDO!!!!!

XUNERS Á VISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
The older I get, the faster I was...
Não perco nada em perguntar... se alguém tiver por aí publicidade ou fotos/reportagens sobre este troféu que possa ceder fico muito agradecido.
Se alguém por aí (que tenha dificuldades em participar aqui no fórum) quiser dar-me umas lições de "história na competição" sobre 1º modelo ou mais recentes... sou todo ouvidos kaizen.aja@gmail.com
A busca de informação que fiz até agora não permitiu chegar a grandes conclusões, sobretudo sobre dos anos em que se utilizou o Starlet KP61. Ao analisar o quadro de vencedores do troféu reparei que apesar de se ter iniciado em 1983, o primeiro vencedor só aparece em 85! Fiquei sem perceber se efectivamente o primeiro ano o de 1984! E no ano seguinte terão sido substituídos pelos Starlet EP71. Talvez daí a ausência de informação.
De qualquer forma, os Starlet´s depois dos anos em que andaram em velocidade ainda fizeram muitos anos em ralis, ralicross etc! A ver se aparece informação...
Temos que tentar a Salvador Caetano, eles devem ter toda a informação sobre esses Troféus...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Faltam aqui no forum os 2 Starlet do Salvador Caetano que deram cartas no campeonato nacional de velocidade em 83???.
Grandes bombas.
Um era conduzido pelo Xico Serra (brasileiro, ex-Fórmula 1).
Quem se lembra??
Quem tem fotos???
Alguns de nós já tivemos a oportunidade de ver um deles ao vivo no Estoril Historic Festival...
Ora a qui ficam as fotos...


Muito fixe...foi um fim-de-semana muito bem passado, inesquecivel
Fiquem bem
Filinto
Edited by: BillyJoe at: 3/8/04 23:41
Grandes fotos, grande fim de semana, grande espirito.
Vocês andaram de Supra, eu andei de Celica, choveu cumó caraças, o Filinto ficou doente e foi ao Curandeiro e vimos pela primeira vez um Starlet KP61 de 2p!
Mazdaman, estou ansioso por essas informações.
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Foi a pensar em ti (nunoturbo) e no Rviper que coloquei estas fotos, pois sei que, tal como eu vocês são fanáticos por este pequeno "grande" JA
eheheheheh
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Então Rui, ainda não diseste nada
Fico a espera
O Rui esta semana está longe de qualquer tipo de equipamento informático...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
No domingo vou à Exponor, quem é que lá está no stand do AJA? Pois gostava de conhecer alguem
No stand do AJA na Exponor vamos estar "muitos"...
ou seja, em princípio estarão a postos pelo menos os seguintes membros:
Rviper - Rui
Nunoturbo - Nuno
Billy Joe - Filinto
Pedro XXL - Pedro
SPDragon - Pedro
Celica GTI - João
Quando chegares ao stand identifica-te com nome e nick!!!
PESSOAL QUE FOR AO AUTOCLASSICO:
QUANDO FOREM AO STAND DO AJA, NÃO TENHAM VERGONHA E APRESENTEM-SE!!!
QUEREMOS CONHECER-VOS E QUEREMOS QUE VOCÊS NOS CONHEÇAM!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Fixe, cada vez gosto mais do espirito AJA, acreditem
E o que é que eu encontrei hoje??????????





Podem ver mais em
STARLET" os Starlet vieram para Portugal com especificações de Grupo 2, com um motor de 1300cc, que debitava cerca de 120/130 cavalos, no entanto logo no segundo ano (penso que foi 82) foram convertidos para Grupo B, com algumas alterações, mais ou menos como se passou com os Escorts RS1800. "
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Muito bom, o carro e o troféu merecem ser relembrados
-----------------------------------
V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.
Meus amigos... estou maravilhado.
Para aqueles que viveram os dias deste Troféu esta mensagem é apenas uma "normalidade", no entanto nesses anos a única coisa que me interessava era a "pista" de BMX da freguesia.
O que aconteceu foi que hoje estive a ver o programa "Rotações" no canal RTP Memória (deve-se ter deixado de chamar "Rotações" por causa do fenómeno Diesel!) em que entre diversos temas, mostraram a reportagem do Troféu Starlet no circuito de Vila do Conde em 1992.
Fiquei impressionado ao ver a competitividade, a velocidade dos carros em curva etc etc!
Não me lembro de ter visto uma corrida em que 10 carros fizessem uma chicane com esses mesmos 10 a baterem nos parachoques uns dos outros!! Mais ainda, a duas ou três voltas do fim tenho a impressão que o pelotão ainda vinha todo junto na recta da meta!
O mais espectacular é que na última recta (a da seca do bacalhau para o Castelo) ainda vinha uns 15 carros a disputar o primeiro lugar, e quando digo a disputar digo MESMO a disputar! Era para choques com parachoques... é então que na ultima curva o 2º classificado vem de tal forma colado (é o termo exacto) que pensei que fossem sair os dois (1º e 2º) em frente, mas não! O 3º classificado faz uma travagem impossível a par de uma curva impossível e passa para primeiro!! E os outros? Bem os outros encostaram os parachoques ao novo 1º classificado e lá foram colados até à meta!
Impressionante a diferença entre o 1º e o 15º tão escassa que as gramas a menos dos retrovisores partidos deviam fazer a diferença !
É a prova de que os troféus com carros japoneses são sucessos garantidos...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Ah pois é, os japoneses é que dão espectáculo, pena esse excelente circuito ter deixado de existir, senão quem sabe se os poderiamos ver outra vez
Edited by: Corolla KE70L
at: 18/7/05 21:00
Deu-me um gosto enorme só de ler o "relato", quem me dera ter visto essas imagens
Da frase do Nuno acho que ninguém pode duvidar
Recebi este mail e tentei responder mas sem sucesso. Aqui fica um relato de
José Calazans que viveu alguns dos anos do Troféu:
Citação
Estive a dar uma vista de olhos, principalmente na parte em que falavam nos troféus, e como vi o seu interesse resolvi por-me á disposição do que lhe puder ajudar, visto também ser um apaixonado das corridas de carros, e me particular nos troféu Toyota, acompanhei um amigo que correu em 85 e 86, e de seguida comprei-lhe o carro com que ele correu em 86, tendo com ele participado em algumas provas do nacional de iniciados velocidade, por duas vezes no rali do Algarve e por fim no Raid de Portalegre, tendo sido o durante esse tempo todo o meu carro de dia a dia.
Para além das memórias, tenho todos os Autosport desde 1979, para além de mais algumas publicações em que aparecem muitos dados referentes aos Troféu Toyota.
Quanto aos troféus Toyota, iniciaram-se em 83 com o Starlet tracção traseira (pelo que li no forum KP62) e que tinham apenas o arco de segurança (roll-bar) e umas suspensões mais duras, tinha um grupo cónico de diferencial com uma relação mais curta (4/55)
A partir de 86 foi utilizado o Starlet tracção dianteira (EP71), numa versão que nunca foi comercializada por cá, que era o 1.3S, e como alterações, tinha roll-bar, suspensões com molas mais curtas e duras e amortecedores Koni amarelos, uma relação de diferencial mais curta e umas "pastilhas" que se colocavam entre o braço de suspensão e o cubo da roda para dar mais camber às rodas.
A partir desse modelo foram utilizados mais dois modelos, mas já não me recordo muito bem.
Em termos de vencedores de troféu temos.
1983 Manuel Fernandes
1984 António Rodrigues
em 1985 o troféu Toyota dividiu-se em 2. Os pilotos consagrados passaram a correr com o Corolla, e o Starlet passou para os iniciados e temos como vencedores:
1985 Pedro Matos Chaves
1986 (EP71) José Carlos Macedo
1987 Vítor Lopes
Qualquer coisa mais em que lhe possa ajudar, disponha
Um Abraço
José Calazans
Mete ai as fotos do automovel
Ora aqui está um post que merecia não cair no esquecimento!
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
XXVII - Circuito Automóvel de Vila do Conde - Prémio Casino Solverde/Espinho
(http://circuitoviladoconde.com.sapo.pt/images/1983/T.%20Toyota.jpg)
Luta no Troféu Toyota no "esse" do Jardim. (Foto: Jornal Inf. Vilacondense)
Corrida - Troféu Toyota
1º Manuel Fernandes 21m32,59s à média de 112,796 Km/h
2º Rui Lages 21m32,69s à média de 112,788 Km/h
3º Joaquim Santos 21m33,60s à média de 112,708 Km/h
Novamente o domínio nesta prova coube aos Toyota Starlet. Ferreira da Silva venceu mas por 45 milésimos de segundo sobre Jorge Ortigão.
Corrida - Agrupamento B1 e N2
1º Ferreira da Silva - Toyota Starlet 19m19,04s à média de 125,793 Km/h
2º Jorge Ortigão - Toyota Starlet 19m19,49s
3º João Baptista - Toyota Starlet 19m43,58s
http://circuitoviladoconde.com.sapo.pt/1983.htm
http://www.automodelista.org/viewtopic.php?f=3&t=3306 (http://www.automodelista.org/viewtopic.php?f=3&t=3306)
(http://rmartins.no.sapo.pt/Starlet.jpg)
Não sabia se havia de havia de abrir um novo tópico, peço que o movam se assim o entenderem.
Este Starlet mora cá em casa e é um dos poucos que foram importados exclusivamente para correr Troféu Toyota, e as fotos mostram o carro em acção.
Tenho que por fotos actuais dele.
(http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=dlattach;topic=1725.0;attach=6823;image)
(http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=dlattach;topic=1725.0;attach=6825;image)
Tenho tentado descobrir o percurso completo do carro, a informação que encontrei é pouca e várias pessoas me têm ajudado neste sentido.
Ao que parece este exemplar correu pelas mãos de Miguel Couceiro.
(http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=dlattach;topic=1725.0;attach=6827;image)
(http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=dlattach;topic=1725.0;attach=6829;image)
Se algum membro tiver mais informação (qualquer que seja, histórias, curiosidades, etc etc, ficarei agradecido se as partilharem)
Uma pergunta, alguem arranja as tabelas classificativas?
Ps:
Crédito pelas fotos: as primeiras duas fotos foram gentilmente cedidas pela própria Toyota, a duas últimas foram retiradas do "VelocidadePT"
Serei só eu, ou não se conseguem ver as fotos? :redface
não és o único que eu tb não vejo, deixa lá ver o que se passa...
Estive a verificar e os anexos nem existem, assim sendo nada a fazer...
Hummmm...estranho, ainda ontem apareciam, e juro que estava sóbrio :-[ ....
Volto a enviar a ver se desta vez se vê... teste. um dois, som...
agora sim :clap:
Altamente, velhos tempos, tenho VHS dessas provas, aos anos que não as vejo, já devem estar com os (pistões colados)
Parabéns pelo teu carro :clap:
Citação de: ToyLEX em 09 de Julho de 2010, 19:54
Altamente, velhos tempos, tenho VHS dessas provas, aos anos que não as vejo, já devem estar com os (pistões colados)
Parabéns pelo teu carro :clap:
Por acaso não havia hipótese de as digitalizar para poderem ser partilhadas aqui no AJA?
Caso elas ainda trabalhem como é claro!
Citação de: Renato em 19 de Julho de 2010, 09:52
Citação de: ToyLEX em 09 de Julho de 2010, 19:54
Altamente, velhos tempos, tenho VHS dessas provas, aos anos que não as vejo, já devem estar com os (pistões colados)
Parabéns pelo teu carro :clap:
Por acaso não havia hipótese de as digitalizar para poderem ser partilhadas aqui no AJA?
Caso elas ainda trabalhem como é claro!
Não sei a compatibilidade entre as ligações do Video e do DVD, mas de qualquer das formas só terei mais tempo para testar e fazer esse trabalho durante o Inverno, porque agora (Verão) é noite e dia a bombar.
Ando a fazer algumas pesquisas para descobrir a história,e por onde andou desportivamente o meu TOYOTA STARLET 1.3S (EP71)
Renato, Toylex,
Se for preciso apoio técnico para o VHS passar a digital eu posso dar uma ajuda :thumbsup