

O dia 1 de Maio de 2004 aproxima-se rápidamente. Assinalar-se-ão os 10 anos de falecimento do malogrado Ayrton Senna da Silva.
Como fã do piloto que diziam "conduz um F1 pelas mãos de Deus" aqui fica um pequeno tributo ao homem e ao piloto que tantas alegrias deu aos fãs da HONDA.

Nascido no dia 21 de abril de 1960. Morto, tragicamente, no dia 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, em Ímola.
Ayrton Senna da Silva começou a correr ainda em sua infância. Mesmo enfrentando um diagnóstico médico que acusava problemas de coordenação motora, seu pai comprou um kart com 1 HP de potência e incentivou o filho a praticar nos finais de semana.
O primeiro kart de competição, com motor de 100cc, ganhou aos dez anos. Porém, precisou esperar até os 13 para poder competir regularmente, ganhando o campeonato sul-americano em 1977. Depois de repetir o título no ano seguinte, seguiu o caminho lógico de todo piloto talentoso, continuando a carreira na Europa. Sempre no karting, conseguiu o sexto lugar no mundial em Le Mans, um resultado excepcional para um corredor com pouca experiência internacional.
Em 1981 foi para Inglaterra. Correu na Fórmula Ford 1600, com um Van Diemen. Competia em duas categorias ao mesmo tempo, e acabou vencendo a ambas.
Em 1983 foi disputar corridas na Fórmula 3 britânica, uma categoria que na época era considerada um teste
perfeito para provar a capacidade de qualquer piloto. Dois pilotos eram os favoritos da temporada: Ayrton Senna e o inglês Martin Brundle. Senna acabou ganhando as primeiras nove corridas do ano, mostrando a determinação e a sede de vitórias que seriam a marca registrada da sua futura carreira na F1. No final do ano, a vitória na corrida internacional de Macau, na China, o colocou na mira dos donos das equipes de Fórmula 1. Depois de um
abortado interesse da Brabham (que segundo dizem, teria sido vetado por Nélson Piquet, primeiro piloto da equipe, na época), acabou assinando contrato de três anos com a Toleman.
A estréia foi em 1984, no GP do Brasil. Mas foi na corrida das ruas de Mônaco, sob a chuva, que a lenda de Ayrton nasceu. Como a chuva sempre foi uma grande niveladora dos carros de corrida, o brasileiro foi levando sua Toleman cada vez mais perto do primeiro pelotão e, já na sétima volta, estava na sexta posição. Perto do terço final da prova Prost estava em 1º com Senna em 2º, mas com 33.8 segundos desvantagem. Na volta 31, com a chuva caindo muito forte, a diferencia já havia caído para 7.4 segundos quando os comissários determinaram o final da corrida. A vitória lhe foi negada, porém Senna saiu de Mônaco como piloto-revelação, iniciando em seguida conversações secretas com a Lotus para a temporada de 1985.
Apesar das vitórias de Estoril e Bélgica, Senna percebeu que a Lotus já não era a mesma dos tempos de Clark e Emerson e mudou-se para a McLaren na temporada de 1988, onde conquistou seu primeiro título mundial vencendo oito corridas na temporada. Foi uma fase de extrema prodigialidade de Senna, que fazia quase todas as poles possíveis, e vencia mais corridas que seu principal adversário, o francês Alain Prost. Disputando na mesma equipe, os dois começaram a se tornar rivais até fora da pista.
Senna ganhou novamente o título mundial no ano de 1990, feito que repetiu mais uma vez no ano seguinte. Em 1994 saiu da vitoriosa McLaren e foi para a equipe de seus sonhos, a Williams. Sua adpatação ao novo carro, que vinha de uma boa fase, mas penou para engrenar as modificações feitas para essa temporada, se mostrou muito complicada.
O brilho de Senna permaneceu até a trágica corrida de Ímola. Um a um, os recordes foram caindo, tornando o brasileiro um dos maiores e mais carismáticos pilotos de todos os tempos.
Até que chegou a corrida de Ímola. A sombra negra da morte não parou de ficar o tempo todo no ar daquele fim de semana. Nos treinos de sexta-feira um grave acidente, com o também brasileiro Rubens Barrichello, assustou a muitos, e Rubinho não pôde nem disputar o restante dos treinos. No sábado, já nos treinos oficiais, uma fortíssima batida contra um dos muros da pista acabou ceifando a primeira vida: o Ratzemberg, jovem piloto, morreu dentro de seu carro destroçado. A cena foi muito forte, e o treino ficou suspenso por muito tempo, até que os pilotos forçaram o encerramento do treino.
No domingo, dia da fatídica corrida, algo sai errado na entrada da Tamburello. A barra de direção de sua Williams se parte (não há certeza se antes ou depois da batida). O carro de Senna dá uma pequena guinada para o lado da curva e acaba saindo reto. Como a velocidade dos carros naquela curva é muito alta, já que é quase uma reta em curva, o carro de Senna bateu num ângulo muito desfavorável, e a mais de 230 km/h. Uma parte da suspensão de seu carro entrou pelo seu capacete, e feriu o nosso Senna mortalmente.
Os Números de sua Carreira:
Os números de sua carreira são impressionantes:
* 161 grandes prêmios disputados,
* 41 vitórias,
* 65 pole-position,
* 87 largadas na primeira fila do grid,
* 19 recordes de pista
* 614 pontos
* 2.986 voltas na liderança, e
* 13.672 km na liderança.
Colocações nos Campeonatos que Disputou
Ano Colocação Equipe/Carro
1984 9º Toleman Hart Turbo
1985 4º Lotus Renault Turbo
1986 4º Lotus Renault Turbo
1987 3º Lotus Honda Turbo
1988 campeão McLaren Honda Turbo
1989 vice-campeão McLaren Honda
1990 campeão McLaren Honda
1991 campeão McLaren Honda
1992 4º McLaren Honda
1993 vice-campeão McLaren Ford
1994 não pontuou Williams Renault
Todas as Temporadas que Disputou
Ano Total
Pontos Largadas Vitórias 2ºs 3ºs 4ºs 5ºs 6ºs Poles Melhor Volta
Total 614 161 41 22 17 7 6 2 65 18
1994 0 3 0 0 0 0 0 0 3 0
1993 73 16 5 2 0 3 1 0 1 1
1992 50 16 3 1 3 0 1 0 1 1
1991 96 16 6 3 3 1 1 0 8 2
1990 78 16 6 2 3 0 0 0 10 1
1989 60 16 6 1 0 0 0 0 13 3
1988 90 16 8 3 0 0 0 0 13 3
1987 57 16 2 4 2 1 2 0 1 3
1986 55 16 2 4 2 1 1 0 8 0
1985 38 16 2 2 2 0 0 0 7 3
1984 13 16 0 0 2 1 0 2 0 1


A simplicidade só ao alcance dos sobredotados!





Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
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Edited by: nunoturbo at: 21/4/04 17:16