Honda CRX de segunda geração: 1987-1991
HistóriaO CRX de segunda geração foi apresentado ao público europeu no salão de Frankfurt (Alemanha) em Setembro de 1987. Trata-se a versão coupé de 3 portas do Civic de quarta geração, apresentado no mesmo salão.
O CRX era um carro muito avançado para a sua época: motores com 4 válvulas por cilindro, suspensão de duplos triângulos sobrepostos às 4 rodas e o conhecido sistema de variação de fase VTEC no modelo de topo.
Em Portugal foram comercializados duas versões distintas, ambas com motor de 1.6 litros.
Ambos os motores estavam equipados com injecção electrónica PGM-F1.
O 1.6i-16v constituía o modelo de acesso e era animado pelo motor ZC (código D16A9), um 1.6 litros DOHC (duas árvores de cames à cabeça) capaz de debitar 130 cv às 6800 rpm. As performances eram excelentes - 7.5s dos 0-100 Km/h - sobretudo devido ao baixo peso de 905Kg.
Esta versão por si só chegava perfeitamente para a concorrência, contudo a Honda não se ficou por aqui...
CRX 1.6i-16v com a famosa bossa no capotO modelo de topo tomava o nome de 1.6i-VT e vinha equipado com a primeira geração do famoso motor B16A (código B16A1), o primeiro motor da Honda a usar a poderosa tecnologia VTEC, oriunda da experiência da Honda na F1. Debitava 150 cv às 7600 rpm e emitia um fabuloso som agudo que é ainda hoje música para os ouvidos dos conhecedores.
Para além do seu motor excepcional O 1.6i-VT distingue-se do 1.6i-16v noutros aspectos que o tornam ainda mais desejável.
Os pára-choques, fárois, farolins e spoiler traseiro são diferentes. O capot não tem a saliência do 1.6i-16v.
A suspensão é diferente e o nível de equipamento é mais rico, englobando estofos em couro, vidros e espelhos eléctricos, tecto de abrir, spoilers inferiores frontal e traseiro, jantes em liga leve e espelhos pintados na cor da carroçaria.
CRX 1.6i-VT
EspecificaçõesComuns a ambas as versõesMotor: 4 cilindros frontal transversal, 16v e 2 árvores de cames à cabeça
Alimentação: Electrónica PGM-F1
Tracção: Dianteira
Caixa de velocidades: 5 velocidades + MA
Direcção: Pinhão e cremalheira, 4,1 voltas de topo a topo
Suspensão: Duplos triângulos sobrepostos às 4 rodas
Vias: 1450 mm à frente, 1455 mm atrás
Travões: Discos ventilados à frente, discos simples atrás
Distância entre-eixos: 2300 mm
Tanque de combustível: 45 litros
Coeficiente aerodinâmico Cx: 0,31
Específicas do 1.6i-16vCódigo de chassis: ED9
Cilindrada: 1590 cc
Diâmetro x curso: 75,0 mm x 90,0 mm
Potência: 130cv às 6800 rpm
Binário: 143 Nm às 5700 rpm
Taxa de compressão: 9,5:1
Pneus: 185/60 R14
Jantes: 14x5
Relações de caixa:
1a - 3.250
2a - 1.944
3a - 1.345
4a - 1.033
5a - 0.878
MA - 3.153
Relação final - 3.888
Dimensões (comprimento/largura/altura - mm): 3755/1675/1270
Peso: 905 Kg
Distância ao solo: 160 mm
Aceleração 0-100Km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 212 Km/h
Específicas do 1.6i-VTCódigo de chassis: EE8 (o modelo SiR japonês tem a designação EF8 )
Cilindrada: 1595 cc
Diâmetro x curso: 81,0 mm x 77,4 mm
Potência: 150cv às 7600 rpm
Binário: 144 Nm às 7100 rpm
Taxa de compressão: 10,2:1
Pneus: 195/60 R14
Jantes: 14x5,5
Relações de caixa:
1a - 3.250
2a - 2.052
3a - 1.416
4a - 1.103
5a - 0.870
MA - 3.00
Relação final - 4.133
Dimensões (comprimento/largura/altura - mm): 3815/1675/1270
Peso: 960 Kg
Distância ao solo: 150 mm
Aceleração 0-100Km/h: 7,2 s
Velocidade máxima: 222 Km/h
Consumos (cidade/90Km-h/120Km-h): 8,8/5,8/7,2
Brochuras (clicar para aumentar)
Brochura inglesa do CRX 1.6i-16v - 1988
Brochura holandesa do CRX 1.6i-VT - 1991


Fotos
Aviso à navegação: As fotos que se seguem não são de exemplares 100% originais pois tal revelou-se impossível de encontrar.
Alguns modelos são americanos e outros são japoneses. Podem existir algumas diferenças em relação aos modelos vendidos em Portugal e descritos em detalhe neste artigo.


CRX SiR com as palas opcionais da Honda e jantes japonesas ultra-leves: SSR Competition
Só é pena terem tirado o símbolo do capot

Aqui com jantes Mugen RNR
O motor B16A tem provas dadas de fiabilidade, como por exemplo este carro com 220.000Km.
Jantes Mugen M7 e fárois de nevoeiro opcionais
O CRX SiR tem direito a presença no Gran Turismo 4Para saber mais Edited by: Umtali at: 17/10/07 9:02
Muito obrigado KornViruz
Com este tópico aprendi algumas coisas que andava desejoso de investigar e perceber. Por exemplo, o código dos motores, opcionais, peso.
Engraçado ver que os valores de performance são muito idênticos, mas estou em crer que an estrada não seja bem assim!
Sabes o código do modelo? Exemplo mais conhecido: AE86 para os Corollas, pergunto isto para ser mais fácil procurar coisas sobre ele.
Mas a este carro só lhe podemos desejar melhor sorte do que aquela que está a ter, o CRX a par de alguns Civic e Celicas caiu nas mãos erradas ora de "pimps" ora de tuningues-tupperwares. Era porreiro que aparecessem por cá alguns em bom estado.
-----------------------------------
V Encontro Informal AJA Norte - Cais de Gaia 3 de Abril.
já tinha dado a conhecer a comunidade CRXPT aqui no forum, mas cá fica o link
www.crxpt.com lá podem encontrar manuais de utilizador e muita informação adicional das 3 gerações do CRX.
E aqui ficam algumas fotos de CRX nacionais e alguns deles praticamente originais
1ª geração


2ª Geração 1.4 dualcarb (sim também foi vendido este modelo em Portugal)


2ª geração 16i16 full stock (130CV)


2ª geração Vtec de um utilizador do forum 100% original (150CV)


3ª geração (Delsol) 1.6 ESI (125cv)


3ª Geração (Delsol) 1.6 Vti (160cv)

algumas fotos do ultimo encontro mensal no passado sábado dia 03-03-2007, passeio Arrábida Edited by: machado666 at: 8/3/07 14:14
Em conversa durante o almoço de Domingo com o Umtali e o RsViper veio a baila este belo CRX que agora anda por terras do Algarve, aqui ficam algumas fotos:


Eu acho que tenho mais algumas so tenho que as achar!!!