AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Galeria de Modelos => Tópico começado por: Ricardo Malheiro em 01 de Setembro de 2005, 23:54

Título: Taxis Datsun
Mensagem de: Ricardo Malheiro em 01 de Setembro de 2005, 23:54
Se durante as décadas de 50 e 60 o Mercedes 180 D foi o melhor carro de praça (um grande carro na sua época), no inicio da década de 70 os Datsun diesel vieram "bater o pé" no que dizia respeito a durabilidade e fiabilidade, não se ficando em nada atrás dos modelos germânicos.

Recordo-me ainda muito bem das ruas de Lisboa a serem percorridas por estes carros. Práticamente só havia duas marcas Mercedes e Datsun.

Esta "guerra" durou até aos finais da década de 80, começando lentamente a desaparecerem durante os anos 90.

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: Ricardo Malheiro em 07 de Setembro de 2005, 15:20
Os modelos usados eram que eu me recorde quatro.

O mais antigo Datsun diesel, o Datsn 220c, ambos com mudanças "ao bigode", e os mais recentes Datsun 220s e 280c.

Fotos, não tenho muito, mas também já tentei colocar e não consegui

 

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: mindprobe em 08 de Setembro de 2005, 02:52
os datsun mais antigos que me lembro de terem sido usados são (vou usar o codigo do modelo para os deferenciar):

Datsun 130


Datsun 230


Datsun 330


Datsun 430


Datsun 910

II Workshop AJA - 14 de Maio Anadia - Inscrição obrigatória

II Encontro Nacional AJA - 4 e 5 de Junho Anadia

KAMIKAZE MINDPROBE

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: Kaizen em 10 de Setembro de 2005, 03:36
Eu fico :[mantafudide]   quando vocês falam dos Cedris 230 e 330... eu nunca tive o prazer de ver um 330 ao vivo e passo-me sempre que se fala nele :[yeah]  

  São dois carros fantásticos e que lamento imenso nunca ter visto, pelo menos o 330, ao vivo. Parece que todos o vêem menos eu :p  Espero que o dia de estar perto de um seja para breve, pois são dois dos meus sedans preferidos.

II Passeio em Regularidade AJA - 17 de Setembro. Participem.

Edited by: Rviper  at: 9/9/05 21:41
Título: Taxis Datsun
Mensagem de: Jcarl em 16 de Setembro de 2005, 19:13
O 330 é mesmo um espectáculo, é um carro que ainda continua actual... portanto muito avançado na sua época.
Se quiseres ver um ao "vivo" e a cores (cores de táxi, pois ele fez a vida nisso) vai a Loriga (no concelho de Seia) ao café  Cristovão e pergunta pelo Sr. João Cristovão. Ele tem lá um nas traseiras à espera de restauro. Em Agosto estive a vê-lo, ele pôs uma bateria, deu à chave e foi uma maravilha ouvir aquele motor a trabalhar:[yeah2]  

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: Ricardo Malheiro em 21 de Setembro de 2005, 21:15
Recordo-me destes carros em pleno serviço, de todos os taxis Datsun, eram os que existiam em minoria, mas ainda cheguei a viajar várias vezes neles e a primeira coisa que me "assalta a memória" eram os estofos em napa cinzenta clara. Tinha também outros pormenores interessantes como o pequeno vidro disfarçado no pilar C e o tablier bastante alto.

Edited by: Umtali at: 6/10/07 0:32
Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: blardY em 24 de Setembro de 2005, 02:21

 O Mindprobe muito me falou nesse 330 de chelas, e foi preciso ir lá com ele para o carro desaparecer e nunca mais o vermos :[tristez]
 Na verdade são estes modelos os únicos que na praça deram cartas aos mercedes, daí que quase todos tenham sido taxis. É uma raridade um 910, 280C ou 220C que não tenha sido taxi, quanto aos 330 nem comento o grau de raridade..e é fabuloso mesmo. Tive a chance de ha pouco tempo ver dois numa sucata, um a diesel, ex-taxi claro, e um a gasolina ja sem algumas peças, o carro era cinzento e destacava-se no meu de centenas de carros, brutal mesmo. Mas como inda lá vou voltar, depois vou ver bem o carro e tirar umas fotos melhores porque as que tenho não são nada de especial..

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: blardY em 24 de Setembro de 2005, 02:29
O 330 a que me referia..



E um infeliz 430 que teve também a sina de taxi até ao fim..



São umas grandas maquinas não sao!? :[praise] :[praise]  

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: Barrocas em 19 de Julho de 2006, 05:23
No outro dia ainda vi um 330 em circulação, era táxi (típico), de cor creme, andava ali para os lados de Benfica :[drive]  

------------------------------------------
- VI Encontro Informal SUL na Moita - dia 11 de Dezembro  
- Participem! -

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: mindprobe em 19 de Julho de 2006, 14:52
Esse 330 ainda é usado como taxi e costuma fazer serviço no hospital de Santa Maria, é o unico que conheço a circular e o dono como não podia deixar de sêr usa um bigode old school o preto de Chelas foi mesmo uma pena como o Blardy disse já lhe tinha falado do carro umas quantas vezes e quando combinámos ir lá já ele tinha desaparecido, serve de lição nestas coisas de carros antigos/velhos nunca deixes para amanha o que podes desencalhar hoje

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: blardY em 19 de Julho de 2006, 19:30

 Complectamente. Volta e meia ainda lá passo mas em vão, nem sinais dele.
 Pode ser que ainda apareça outro :[fixe]  

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: elvales em 22 de Julho de 2006, 03:25
Oi. Uma vez fui jantar a um restaurante em Belverde, próximo da praia da Fonte da Telha, chamado Vila Faia, que tinha num parque nas traseiras pelo menos 6 destes Datsun.
Não sei se pertencem a alguém daqui, mas se não pertencerem podem ser uma boa opção para recuperar.
pelo que me lembro seriam do modelo 430.pareciam estar em estado bem razoável, pelo menos de exterior.

Título: Re: Taxis Datsun
Mensagem de: Carreiras em 03 de Outubro de 2008, 11:04
Havia tambem imensos Datsuns ou Nissan Bluebird.

pena que essa marca se tenha perdido