AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: Cortina Team em 15 de Setembro de 2004, 22:35

Título: Limpeza do depósito da gasolina
Mensagem de: Cortina Team em 15 de Setembro de 2004, 22:35
:[huu]   resolvi fazer uma manutenção na 120y e detectei que o depósito da gasolina está cheio de impurezas :[mad]  
Já comprei o filtro da gasolina e também já desmontei o depósito :[upss]   e agora gostava de saber se alguém me poderia aconselhar :[segredo]   Com que produto posso lavar o interior do depósito sem provocar danos??? :[huu]  
Se alguém me puder ajudar... Fico a espera :[fixe]  

Os clássicos são nossos amigos :rollin  

Edited by: Rviper  at: 28/12/04 13:50
Título: Re: Manutenção
Mensagem de: DATSUN120R em 15 de Setembro de 2004, 23:15
Ok,

Faz assim;

1º Retirar a boia


2º o liquido ideal sera petroleo para lavar peças.Poes dois ou tres litros para retirar a maior parte da sujidade.Da segunda vez voltas a por petroleo ou gasoleo e um cadeado!!!:[rotfl] Não tou a brincar, e para o caso de ter ferrugem servira como raspador ,preso com uma guita claro!!

3ªNo final convem passar com gasolina para retirar os restos ou de gasoleo ou de petroleo embora o motor queime tudo!

4ºSe tinha muitas impurezas ,ja que tiraste o deposito, ca á frente onde esta o filtro ,com uma pistola de ar comprimido assopra para retirar alguma coisita que esteja no tubo.


Deve chegar.....:[upss]


Abraço
Datsun120R:[drive] :[drive] :[drive]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Cortina Team em 15 de Setembro de 2004, 23:19
:[rotfl]  cadeado?? tem mesmo de ser???

Ta bem vou seguir a receita. Já agora de que zona és?
É que se calhar vou precisar de mais umas dicas e truques :[upss]

:[fixe]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: DATSUN120R em 15 de Setembro de 2004, 23:25
Quer dizer não tem de ser mas devido as arestas que os cadeados têm e a melhor coisita para tirar alguma ferrugem que o deposito tenha!:[upss]

So da zona do Sintra (cacem ,massama) de dia e bairro alto a noite!

Qualquer duvida e so dizer !
E a minha van esteve ao lado da tua no domingo!


Datsun120R:[fixe]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: nunoturbo em 16 de Setembro de 2004, 18:28
:[fixe]

120R:

Sabes se isso funciona nos depósitos do Datsun 1200?

É que tanto quanto sei, o depósito é "compartimentado", ou seja, tens umas chapas pelo meio para a gasolina não baldear... :[huu]  



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: DATSUN120R em 16 de Setembro de 2004, 23:12
Epa sinceramente não sei ,mas vou tentar saber e depois digo-te!:[drive] :[drive] :[drive]

Datsun120r

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Cortina Team em 18 de Setembro de 2004, 04:30
:[huu]  epá...:[burrodocara]  que trabalheira :[zzz]  tou estoirado. Fartei-me de abanar, sacudir, limpar ...:[upss]  e cheiro a gasolina que sei lá, e mesmo assim não ficou tudo limpo. Ainda vejo impureza lá dentro, mas que se lixe, já não é muito. :[fun]

Pessoal, obrigado pelas dicas... :[fixe]  espírito AJA, sempre :[praise]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Cortina Team em 28 de Setembro de 2004, 18:52
Depois disto tudo, a gasolina evaporou toda passado 2 dias ao sol, e voilá, as impurezas estavam soltinhas e aspirei tudo e depois pintei. Ficou como novo. :[fixe]

Este fim de semana desmanchei o carborador :[tolo]
pois... grande aventura :[upss]
Mas já tá no sítio e a trabalhar, mas tenho um problema... "afinei" o carborador, mas quando fecho o ar a carrinha vai-se abaixo, ou seja, na vez de auxiliar o motor e acelara-lo, faz o inverso :[huu]  
Alguém me ajuda???

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: DATSUN120R em 28 de Setembro de 2004, 21:53
Epa não sei.

Diz-me uma coisa desarmas-te o carburador?

tinha muitas impurezas?

Ve o parafuso do lado esquerdo (estando de frente para o motor) ao lado da janela do carburador,depois dela quente roda para a esquerda para ver se ela se aguenta.


Datsun120R:[drive] :[drive]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Cortina Team em 28 de Setembro de 2004, 22:00
:[huu]  desarmar como? tirei os 5 parafusos, os ganchos e o cabo do ar. Depois tirei a junta. Limpei tudo e pronto. Tava um bocado sujo, nada de mais.
Será que tá a entrar muito combustível e quando eu fecho o ar ela engasga-se com a gasolina? :[nsei]

:[fixe]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: DATSUN120R em 28 de Setembro de 2004, 22:18
Desarmar o carburador em si.

E ai então limpa-lo bem com gasolina.

A quente vai-se abaixo não vai?

Ve o filtro da gasolina pode estar entupido.


Datsun120R:[drive]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: toysun em 29 de Dezembro de 2004, 02:36
Devido ao deposito ter compartimentos torna-se muito dificil deixa-lo limpo de ferrugem como eu gostava,será que um pouco de acido não ajudava? A ferrugem não é muita nem é muito acentuada,mas queria limpar bem.
 Não têm mais truques?:p  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Cortina Team em 04 de Janeiro de 2005, 21:26
:[huu]

Pois... como já referi, deu-me uma trabalheira desgraçada. No meu caso a ferrugem apareceu precisamente na zona mais baixa do depósito, ou seja, onde se concentra mais impurezas e onde a gasolina está sempre depositada. Visto que tirei a boía, consegui espreitar lá para dentro e verificar isso mesmo. Tudo o resto estava em bom estado.

1 concelho: se achas que estás a ter problemas com as impurezas, então vale a pena o trabalho, se não, não lhe mexas :[upss]  , mas como a malta aqui não gosta de estar parada, vão sempre ver de mais perto :[fun]

 

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: toysun em 05 de Janeiro de 2005, 05:01
Exactamente,é no fundo que encontro alguma ferrugem que custo a alcançar,mas agora descobri um produto da  Robbialak que é um espetaculo,aplica-se na ferrugem espera-se um minutinho ou dois e de seguida mesmo com um pano limpasse e a ferrugem sai toda,passa-se com uma lixa e fica novo:[upss] , mas atenção é muito muito toxico,recomenda-se luvas e mascara, mas mesmo assim tenho muito custo aem chegar ao fundo do deposito e limpa-lo,mas já tá quase limpinho:[oba]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: FastFreddy em 14 de Janeiro de 2005, 05:51
E já agora, o nome desse produto?
Obrigado

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: toysun em 16 de Janeiro de 2005, 04:56
Assim de repente não me lembro se tem nome,e não dá para ver porque esta na garagem com o carrito e não devo lá ir tão depressa :(   ,mas comprei no Jumbo é um frasquinho pequeno branco da Robbialac, removedor de ferrugem, o liquido é muito espeço e mais ou menos transparente, não conhecia e resolvi experimentar. Muito fixe mesmo. Despejei um pouco no deposito e esquecime, passado +/-,uma semana depois fui á garagem passei com água á pressão e ficou a luzir. Tambem passei o produto por sitios com um pouco mais de ferrugem,apliquei, esperei, passei com um paninho, lixei um pouco e tá a brilhar:[yeah]  Axo que foi €4.90 50ml.
 

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: FastFreddy em 16 de Janeiro de 2005, 22:14
Vou tentar descobrir isso.
Obrigado

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Cortina Team em 17 de Janeiro de 2005, 22:25

Quote:
depois fui á garagem passei com água á pressão e ficou a luzir.



:[burrodocara]

ÁGUA!!!! :[tolo]

Agora aumentaste a possibilidade da ferrugem que já existia em locais onde não conseguiste ver nem limpar, de crescer!
Nunca se deve utilizar água nestes casos. O ideal é petróleo, gasolina ou gasóleo.

Espero que não crie muitos danos |I  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: toysun em 18 de Janeiro de 2005, 03:16
Foi isso mesmo que pensei :pensador] , mas tinha de ser com jacto de água para limpar bem,depois enxaguei com um restinho de gasolina, e agora tá atestado de gasóleo esperando a conclusão do restauro.
 Obrigado na mesma!!! :[fixe]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Metralha328 em 14 de Fevereiro de 2006, 06:57
Eu tenho um problema semelhante no depósio da minha moto.

Um mecânico na zona de Montelavar que descobri por acaso, disse-me que o petróleo é óptimo para lavar as peças mas PÉSSIMO para utilizar na ferrugem, porque ao invés de remover, vai propagar.

E digo digo por experiência própria que é verdade, porque o depósito da minha mota foi limpo com gravilha limpa (só pedras, nada de areia) e também como um cadeado, juntamente com uns bons 3 ou 4 litros de petróleo.
Tive este trabalho todo em 2004. Resultado: no imediato o depósito ficou limpo "a olho nú", mas volvido um ano, o depósito está muito pior do que estava!

Então o que o dito mecânico me disse foi:
1- Desmontar o depósito, colocar gravilha limpa (só pedra) e gasóleo, e em seguida agitar;
2- Colocar um pouco de gasolina com 10 decilitros de óleo de motor 2T semi-sintéctico no depósito e agitar, para que "forre" o interior (atenção que o depósito da RZ tem capacidade máxima de 10 litros);
3- Atestar o depósito e adicionar óleo de motor 2T semi-sintéctico (a medida inicial recomendada é de uma tampa da embalagem de 1 litro). Se isolar a vela, da próxima vez que se atestar o depósito colocar um pouco menos de óleo, se queimar bem colocar um pouco mais, repetindo sempre este procedimento até a vela isolar. Quando tal acontecer, adicionar a medida de óleo anterior, porque ajuda a proteger o interior do depósito.

Agora a grande questão: será que resulta?
A minha habitual falta de tempo ainda não me permitiu testar esta dica, mas como aqui no fórum há verdadeiros "experts" nestas questões, aguardo sugestões e comentários.

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Fevereiro de 2006, 16:43
Eu já li os teus vários pedidos de ajuda, e só ainda não te respondi directamente por falta de dados concretos. Ainda não sei definitivamente como é que se pode resolver o problema do teu depósito, mas não quero que te sintas "desamparado" por falta de respostas.

Sei que existe um líquido para remoção de ferrugens e outro para "forrar" o deposito e prevenir que essa oxidação volte a aparecer, e salvo erro encontrei isso na frost.

Frost

Pesquisa e diz alguma coisa!:[fixe]  



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Metralha328 em 15 de Fevereiro de 2006, 17:57
Nuno, o site que me indicaste parece fenomenal:[oba]

Aqui ficam os links directos:

Página com os produtos para reparar depósitos
www.frost.co.uk/productList.asp?catID=25

Depósitos automóveis
www.frost.co.uk/item_Detail.asp?productID=8223

Depósitos motos
www.frost.co.uk/item_Detail.asp?productID=8222

Pedia aos "experts" que dessem uma vista de olhos nos links supra indicados (estou a pensar adquirir o produto para limpar o depósito da minha RZ) e que me dessem a vossa opinião.

Agora a minha dúvida é, não será possível utilizar o pagamento por MB Net?
É que eu n tenho cartão de crédito... e vocês já são capazes de ter efectuado transações semelhantes...
:[fixe]  

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: nunoturbo em 15 de Fevereiro de 2006, 18:19
Normalmente o MB Net funciona, mas se tiveres problemas desenrascamos um solução para Ti!



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Umtali em 23 de Dezembro de 2007, 22:41
Já li tudo desde o inicio mas acho que não está respondida a questão principal: como se resolve a questão da ferrugem no depósito da gasolina, especialmente em locais inacessíveis?


Tenho o fundo do deposito do Colt todo "picado" com ferrugem, já foi limpo/lavado acerca de um ano e não tenho forma nenhuma de ver 3/4 do deposito ... solução? :[nsei]



 

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João Freire
Sócio AJA Nº 11
Conselho Fiscal

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: nunoturbo em 24 de Dezembro de 2007, 03:09
Zincar o depósito, não dá?

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
-------------------
Sócio AJA n.º3
Direcção do AJA/Dep. Tesouraria

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: Umtali em 24 de Dezembro de 2007, 19:06
Quote:
Zincar o depósito, não dá?

Já tinha pensado nisso, queria saber se alguém já o fez ? :[humm]


 

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João Freire
Sócio AJA Nº 11
Conselho Fiscal

Título: Re: Manutenção
Mensagem de: fellowmax em 25 de Dezembro de 2007, 00:01
Ó João este kit faz isso tudo, leva é alguns dias a aplicar, faz a limpeza, protecção e selagem do deposito, foi este que mandei buscar para o meu, só que ainda não o apliquei.


Kit de reparação para Deposito

Cumprimentos :[fixe]  

Sócio AJA Nº 12

Edited by: fellowmax  at: 24/12/07 18:01
Título: Re: Manutenção
Mensagem de: nunoturbo em 26 de Dezembro de 2007, 15:21
Vejam lá mais isto.

www.por15.com/prodinfo.asp?number=FTRK

Antes



DEpois



!This stuff was great so I painted coated the outside to protect it from roadchips and prevent future rusting.!




ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
-------------------
Sócio AJA n.º3
Direcção do AJA/Dep. Tesouraria

Edited by: nunoturbo at: 26/12/07 9:24