O motor da minha 120Y parece que
está a queimar óleo apesar de não notar no nível da vareta. O único sintoma que apresenta é
fumo branco que sai pelo escape.
Na inspecção passou sem problemas, mas o fumo branco estava lá.
Hoje tive a ver um daqueles produtos da
marca "STP", acho que é assim que se chama, que tem uma embalagens que diz que evita queimar óleo e consequente fumo branco.
Já alguém experimentou e viu resultados?
Ou então que tipo de
manutenção se deverá fazer ao motor, de maneira a que eu possa ir ao
nacional?
Obrigado

Não é uma situação grave, é o desgaste normal.
Uma boa solução para veres o fumo que faz é ires dar uma volta ATRÁS dela. Se deitar só nas passagens de caixa... é o inicio, se deitar sempre está a queimar. A viagem não deverá ter implicações ao nivel da fiabilidade, digo eu.
Agora é ter mais atenção a manómetros etc.
3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho, participem.
Existe um produto que se chama metal5 e que é apresentado em várias formas, desde o preventivo ao para motores com mais algum desgaste que remedeia essa situação evitando uma intervenção de imediato.
Apesar de algumas pessoas acharem que não vale a pena, eu por experiencia própria num Honda civic da 1ª série utilizei e funcionou na perfeição, deixou de fazer fumo e reduziu o consumo de oleo.
Da mesma forma que uso o slick50 como prevenção de desgaste, este também existe para caixas de velocidade e funciona muito bem.
Enfim é a minha opinião.
Normalmente em lojas de acessórios de automoveis e cheguei a ver num hipermercado cá, salvo erro o Pingo Doce.
Cumprimentos
este link vende muito bem o produto. A ver vamos se é mesmo assim...
www.metal5.com.br/o_produto.htm

este site vende bem o produto. Vamos lá ver se é mesmo assim...
www.metal5.com.br/o_produto.htm

Já usei o Slick 50 para o mesmo efeito e surtiu bons resultados.
3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.
Gosto do slick50, até estou a usar no charade, mas quando o desgaste já implica fumos, o metal5 "curative" tem melhores resultados, embora a duração seja menor que no slick50.
Pois, agora que o cortina team parece já ter a "solução" venho aqui só ajudar a baralhar.
Houve, em tempos, um tópico nos projectos sobre uma reparação que fiz no prelude (como os tópicos velhos sumiram-se
![:[tristez]](http://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif)
) agora já não há.
Eu também tinha sintomas desses. Ao ralenti não fazia, assim que punha a 1ª p/ arrancar, ou a marcha-atrás era uma fumaça danada. EM andamento, era a desacelerar que fazia mais. E notava grande consumo de óleo. Fui metendo todo o género de produtos/aditivos... que eu tivesse notado não fizeram nada.
Problema? Vedantes das válvulas
Foram mudados (na altura a árvore de cames tb. foi trocada) e essa situação resolveu-se. Agora gasta algum óleo (pelo caminho normal - segmentos e tal...), mas fumo vê-se muito pouco
Honda Prelude 1982
É sempre bom ouvir as experiências de cada um. Obrigado prelude guy
Quanto ao slick 50 ou metal 5 ainda não consegui encontrar
Na casa onde "consumo" peças o homem já não vende, mas diz que é muito bom.
Se não encontrar vai mesmo assim

CORTINATEAM
Procura no Continente.
3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.
Ontem fui ao continente e encontrei o slick 50...
... peguei na embalagem todo contente da vida...
... quando olhei para o preço fiquei paralisado...
45 "aérios"
![:[deal]](http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif)
neste momento não dá. Fica para a próxima

Pois, tinha-me esquecido de referir o preço... Já comprei, há uns anos atrás, a 12 contos.
3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.
Nunca testei esses produtos.
Mas na semana passada fiquei com o Datsun em Lisboa durante 4 dias. Todos eles fui a Sintra passear, praia, ver as vistas, etc... Nunca puxo o carro a frio nem mantenho o motor em elevadas rotações durante muito tempo seguido, mas gosto de esticar 2ª e 3ª naquelas estradas fantásticas.
Noto o carro a consumir muito óleo e estou preocupado.
Amanhã vamos já ver o que se passa...

Slick 50 e aditivos similares não aconselho...
ja vi um carro com o slick adicionado, quando foram fazer a normal mudança de oleo, parecia pasta
acabou por entupir alguns dos furos pequenos dos tubos que conduzem o oleo para o topo da cabeça do motor, felizmente foi detectado a tempo, senão...
gasta oleo? ou vais adicionando para nivelar, ou atacas o problema de raiz. Aditivos no meu não entram.
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- VI Encontro Informal SUL na Moita - dia 11 de Dezembro
- Participem! - 
Não é o primeiro que deita slick 50 de caixa no motor e depois diz que não presta o produto
Atenção o Metal 5 é bom , já pude comprovar , também é caro , tenta na Norauto ou no Carrefour . Existe o preventivo e o curativo . Existe ainda os produtos da Liqui Moly que bons e são mais acessiveis , onde inclusivé existem oleos para motores mais antigos e com grandes kilometragens . Eu utilizo oleo dessa marca no Land Rover Discovery e garanto-te que ele praticamente anulou o consumo de oleo . Voltando ao Metal 5 , atenção que convem fazer uma rodagem de cerca de 1000 km e sobretudo não apertar com o motor no primeiros kilometros para o produto poder aderir como deve ser , caso contrario vai isolar as velas .
Os carros antigos são feitos para durar .
Quote:
gasta oleo? ou vais adicionando para nivelar, ou atacas o problema de raiz.
Também se pensares em atacar o problema de raiz , no motor Datsun é muito simples : segmentos , capas de bielas , despolir e tá andar . fica mais caro em mão de obra do que em material . Afinal Datsun é Datsun .
Os carros antigos são feitos para durar .