Para quem tem carros antigos e nunca sabe que gasolina meter, aqui ficam as soluções para quem tem TOYOTAS
" -e agora meto com chumbo (vai acabar) ou sem chumbo
![:[dass]](http://www.deephousepage.com/smilies/conf31.gif)
...... e meto 95 ou 98
![:[fun]](http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif)
. "
Aqui ficam esclarecidas as dúvidas
www.quercus.pt/transportes/Toyota.htmPMarques
Nesta listas todos os modelo podem usar s/ chumbo 95 / 98, mas o MR2 1º modelo só usa c/ chumbo. Mas o motor é igual ao AE86/AE92...á coisas que não percebo deve ser uma gafe de certeza.
PMarques
o melhor é mesmo ir à marca...
por vezes... com a afinação do ponto de ignição ´já pode usar outro tipo de gasolina
Sílvio
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pelo q sei o grande problema do uso de gasolina sem chumbo são nos acentos das valvulas, pelo menos lá fora quando pretendem converter um motor q foi feito p usar c/chumbo num a usar s/chumbo mudam os acentos das valvulas por outros mais duros, provavelmente tb afinam o motor doutra forma, agora n sei se existem outros problemas ou não
Eu no meu sempre usei aditivada, agora parece que para mudar para sem chumbo o bicho tem de ser afinado senão pode engasgar...
a resposta que me deram na toyota foi que todos os motores que tiveram a cabeça do motor em aluminio podem usar sem chumbo... no entanto falaram-me num corolla de 80' que não podia levar, por acaso fiquei com a pulga na orelha e fui burro, porque queria saber se podia usar no AE86 e esqueci-me de perguntar se o KE70 podia usar... o KE20 pode usar sem chumbo o SW20 também...
Se o KE20 pode, o KE70 também. As cabeças não sendo 100% iguais... são iguais
O KE70 usa o motor 4K a camara de combustão é ligeiramente diferente da cabeça do 3K.
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V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro
V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.
Bruno,
O KE20 também pode usar gasolina S/95 ou é só S/98?
Boas...
Pois é parece que os GURUS/MARAJÀS da Petrogal vão o + breve possivel deixar de comercializar a preciosa Gasolina Aditivada.
È o seguinte pessoal e faço o seguinte e aconcelho o seguinte:
Para Toyotas KE20/30/35 etc; TA22 & limitada e Datsun etc, etc, etc, ou seja tudo o que "queimar gasosa com aditivo, quando ésta deixar de estar á venda aconcelho a S/98
Eu ja andei com a S/95 no meu KE30 e o pobre do carro só lhe faltou cuspir a gasosa e mandar-ma beber a mim
È verdade que o carro anda com a S/95 mas um tipo que saiba bem como o carro trabalha em estado dito "normal" nota logo que há diferença, a opçao da S/95 em carros que usam S/Aditivada a meu é só para quem quer poupar uns €€€ na gasolina mas esta-se a abilitar a longo prazo a "encostar á box" alguma valvula do motor
O dito aditivo que veio substituir o chumbo tem a mesma propriedade que este metal pesado altamente poluente (o chumbo) de alguma forma dar ás valvulas uma "dita lubrificação" sendo uma mais valia que os japonocas aproveitaram do chumbo para oferecer ao motor, mas com estas protecções do ambiente tudo mudou...
Tanto a S/95 e a S/98 não gozam desse aditivo...
E porquê eu optar pla S/98 e não S/95??
È simples... visto ambas nao terem aditivo mas sabendo que a S/98 tem
por apróximação as mesmas octanas que a S/Aditivada, torna esta a escolha mais indicada como alternativa.
È por agum motivo que ao usar S/95 o motor "sinta" a ausencia daquelas 3 octanas e ainda por cima a falta do aditivo!
A meu ver axo a S/95 uma opção desacertada no seu uso.
Voçês agora é que sabem! a carteira é vossa!
Eu irei usar S/98 eh eh eh
Edited by: CorollaKE30 at: 18/2/05 3:37
A experiencia que eu tenho em relação às diferentes gasolinas é a seguinte:
s/95 é mais barata mas o carro anda menos e gasta mais,
s/98 valor intermédio, mas não vale a pena.
Gasolinas Vpower, Bp 100, Energy, etc, são as mais caras,mas são sem sombra de dúvida as melhores. Isto porque os carros andam mais e consomem menos. Logo, apesar de se levar menos gasosa no depósito, esta acaba por render mais que as outras.
Na minha 120Y, ponho sempre da mais cara e a diferença de força e consumo é notória.
Ora, eis algo onde aldava curioso...
Falei com o meu mecânico há pouco tempo sobre isso. Ele quase que me espancou em plena oficina quando lhe disse que ia deixar de usar s/ch95 para usar as 100 (GeForce ou Ultra100)...
Explicação simples. A S/Ch95 tendo menos octanas, tem de ser mais gasta para dar o nível necessário de potência habitual (Daí gastar mais) mas ainda assim não é igual, pois tendo menos octantas, incendeia-se mais rapidamente (O nível de octanas é o que decide a resistencia da gasolina a incendiar-se e obrigar o pistão a mexer-se) dá menos potência... Logo, ela gasta mais para dar mais potência, mas não vale de nada, pois essa potência é perdida com o seu nível de explosão...
Já as Nova Geração (Ou NG) têm mais dificuldade em incendiar-se, causando maior esforço ao motor, e consequentemente mais desgaste. Além disso, têm a desvantagem do GPL. Porque é que não se deve meter carros antigos a GPL? Porque o GPL vai retirar os depósitos de carvão formados pelo anterior combustivel, depósitos esses que se alojaram em fissuras minusculas e outras coisas que se não estivessem tapadas davam buraco (A Ironia das palavras...

). As NG também têm esse efeito de detergente, principalmente para os injectores e outras zonas...
Logo, o melhor seria aditivada, por ser a que menos confusão faz ao motor. Mas na falta dela, a Sem Chumbo 98, já que a aditivada é feita a partir desta...
Só um aparte: Eu enquanto usei S/ch95, tinha consumos de 13,5 para cima no meu TA-22. Mudei para Aditivada, e andam nos 11, 10lts... Não baixam mais por causa dos pneus serem de medida 185...
ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF! :D
Isto das gasolinas ainda me dá que pensar.
Eu uso sempre s/chumbo 95 oct no AE92. É o que vem no manual.
Mas também noto que se meter na BP o carro faz consumos melhores
![:[tolo]](http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif)
será psicologico?
Também já usei 98 oct e 100 oct e sinceramente não notei nada de especial. Talvez por ter posto esporadicamente e não regularmente.
Mas vou contar uma história que aconteceu com o meu pai.
Quando ele tinha o Corolla XLi com motor 4E-FE, punha sempre gasolina BP de 98 oct.
![:[bebado]](http://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif)
isto por dois anos ou mais já não me recordo. Quando passou novamente a pôr gasolina de 95 oct o carro começou a grilar quando se esforçava mais. Ex: numa subida.
Foi vezes sem conta à Toyota a queixar-se do motor grilar e alguma falta de potência. mas ligavam o carro à máquina e não apresentava nada de anormal
Bem passado uns meses e após muitas puxadas pelo motor

lá se foi o grilar.
Alguém já passou pelo mesmo ou sabe o que possa ter sido?

o meu KE25 leva s/chumbo 95, nos sites de gasolineiras que eu já vi é o que aconselham, em nenhum dos meus carros notei qq diferença entre s/chumbo 95 e s/chumbo 98
o 120A tambem leva s/chumbo 95
Fica aqui uma lista para carros pre-1986:
Os que estão na lista podem levar s/chumbo, se não estiverem na lista não podem levar sem chumbo
LISTA DE VEICULOS PRÉ-1986 QUE PODEM USAR GASOLINA S/CHUMBO KAMIKAZE

MINDPROBE
deve poder levar s\chumbo 95, eu meto 98 porque acho que é melhor para o carro...
Tal como suspeitava: nem UM Hondazinho consta da lista

.
Comigo aconteceu o seguinte: sempre pus super e depois super aditivada.
Agora que acabou, comprei um frasco de aditivo. No frasco recomenda abastacer com gasolina sem chumbo 98. É o que faço
![:[acclaim]](http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif)
! Difícil mesmo é regular o medidor e "adivinhar" quantos litros o depósito vai levar (eu atesto sempre).
Eu ponho super aditivada
![:[fixe]](http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif)
na (cepsa/elf) continuam a vende-la.
Na lista colocada pelo mindprobe, no caso dos corollas KE25 só aparecem os motores K, 3K, 3K-H e 3K-C.
Que fazer no caso dos 3K-B
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
, será que o motor é igual ao 3K-H e só o sistema de carburadores é diferente.
Deixo esta consideração para os especialistas de mecânica.
Eis a minha dúvida como a de alguns membros. Qual a gasolina que podem usar nas suas máquinas e comõ eu não sou diferente também estou aqui para colocar a minha dúvida, Será que o meu Toyota 1000 (KP30) de 1975 pode usar gasolina sem chumbo????? Se alguém me puder dar essa informação agradecia.
Bem no teu caso tudo indica que sim, se os KE10 de 1966 com o motor K já podiam levar gasolina sem chumbo 95 não há razão nenhuma para o teu não poder, verifica qual o motor do teu KP30
KAMIKAZE

MINDPROBE
Quote:
Que fazer no caso dos 3K-B , será que o motor é igual ao 3K-H e só o sistema de carburadores é diferente.
É tudo igual, não há problema nenhum.
Quote:
verifica qual o motor do teu KP30
2K
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V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.
Rviper o meu motor é um
2K jó pude conferir isso. Afinal que gasolina pode ele levar??
Eu, enquanto houver é sempre Super Aditivada. Em situações de aperto que já tive, meti 98. Quando não houver Super, mando abrir o motor e adapta-se para receber gasolina sem chumbo. Para prevenir males futuros.
Assim sendo vou fazer o mesmo que tu SUPER ADITIVADA até que acabe....
Apanhei no Jumbo aditivo Redex a 1 € cada frasquinho de 250 ml.
Promoção. O preço normal é 3 €.
Nas Norautos têm igual e pedem 5 €.
(Um frasquinho de 250 ml dará para cerca de 3 depósitos completos na maior parte dos carros)
(https://c2.staticflickr.com/2/1819/42224809984_07f75944a5_b.jpg)
Epa aqui está um tópico bem desenterrado... eu uso os seguintes combustíveis:
KE20 - s/chumbo 98 (sem qualquer aditivo)
EE90 - s/chumbo 95 (às vezes a 98 só para "limpar o sistema", mas nota-se bem a diferença de uma e de outra principalmente em subidas, é a diferênça entre rodar em 3ª ou 4ª);
Civic - s/chumbo 95 (às vezes a 95 aditivada ou a 98 só mesmo para "limpar o sistema");
RZ 50: s/ chumbo 98 (senão a mota não anda nada);
CBR e XT350: s/ chumbo 95 (e elas não se queixam);
XR600: s/chumbo 98 (já experimentei a 95 e para andar no mato não dá rendimento nenhum, e a mota não carbura tão bem).
A minha questão: faço bem? Opiniões divergentes? O que mais me preocupa é mesmo o combustível a usar no KE20, nas motas controlo bem, todas elas estão preparadas para uma ou outra, é uma questão de rendimento vs €conomia.
:thumbsup
Pois, porque a diferença de preço na bomba é tão grande que se torna difícil a 98 compensar economicamente!
Porque não experimentas adicionar à 95 "1/500" de Acetona pura?
Portanto por cada litro metes 2 ml de Acetona.
10 litros, 20 ml
20 litros, 40 ml
...
Citação de: PPA em 04 de Julho de 2018, 19:57
Porque não experimentas adicionar à 95 "1/500" de Acetona pura?
Portanto por cada litro metes 2 ml de Acetona.
10 litros, 20 ml
20 litros, 40 ml
...
A sério?