Boas, (Rviper se puderes le o meu post na seccao de apresentaçoes) gostaria de saber a vossa opiniao acerca de um problema no motor do meu corolla.
Há alguns dias atestei o deposito de s/ chumbo 95 e pus um aditivo para limpar os injectores. O que aconteceu foi que o motor começou com algumas falhas (pequenas) ao longo da faixa de rotaçao que so aconteciam principalmente quando carregava o pedal do acelerador ate ao fundo. Devido a uma má noticia (morte de um familiar), tinha de chegar depressa a casa. O que aconteceu foi que puxei demais pelo carro a frio (sff dispenso comentarios a esta acçao, estou perfeitamente ciente das suas consequencias) e fui com o carro a engasgar-se e a sentir o motor a prender ate casa. Durante o caminho sentia vibraçoes provenientes do motor especialmente na manete da caixa e zona dos pedais, enquanto o motor ora desenvolvia ora prendia....
Ficou parado durante uns dias e ontem finalmente pude pegar nele. Fui ate as bombas por gasolina (5kms +/-) devagarinho e a espera que o motor estivesse quente, correu td bem, o motor nao falhava e desenvolvia bem, fui puxando gradualmente 3000-4000-5000....
À saida das bombas puxei mais forte por ele (7000) em 2 passagens de caixa e foi entao que comecou com falhas e a prender outra vez mas menos do que naquela noite critica.
Resultado, tou +/- sem saber o que fazer e gostaria de saber a vossa opiniao. Desculpem o testamento e agradeço desde já qualquer ajuda.
Abraço
Tens cá gente mais capaz de te ajudar do que eu. Espera pelas respostas deles.
Não parece ser nada de grave, nem derivado do uso do motor a frio. Ou algum entupimento, problema de alimentação etc, mas tudo indica ser mais uma questão de manutenção e limpeza.
O AE92 do SPDragon teve (ou tem) esse prblema, não sei como ficou.
Sim, ainda continua a fazer....
Depois de ter levado uma revisão profunda (mudar filtros, correias, cabo de velas novo, e mais algumas coisitas) o problema preciste...verifico que acontece depois das 4000rpm antes disso 5*. Utilizo s/chumbo 98, faço as revisões a cada 5000Km e está com 260000Km reais, mas é como se tivesse 520000
Estou a ganhar coragem para o mandar afinar na Toyota.....
O meu diagnostico é....problema electrico, algum sensor marado, cdi não me parece...mas sabe-se lá.... mas estou mais inclinado para o sistem t-vis
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
....os entendidos na materia que opinen.
Se me é permitido dar opinião .....
Não me parece q seja o sistema TVIS
Conseguem ouvir/sentir o TVIS a abrir ? 4700 RPM +/- ?
È que mesmo q ele não abra o motor trabalharia normalmente embora com menos força a partir das 5000
Problema eléctrico pode ser mas n he muito provável , visto que a centralina tem diagnóstico , e quando algum sensor não está bom acende a luz de "check engine" no painel...
Existem algum tipo de barulhos ou é simplesmente o motor "prender" a partir das 4000 rpm?
Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996
Se não à outro tipo de barulhos tlvz seja injectores sujos/marados (apesar de teres usado liquido de limpeza .... tlvz tenha limpado num lado e alojado a sujidade noutro mais critico ...... n sei )
Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996
Quando trocaste filtros, o de gasolina foi também trocado?
Estado dos cabos de velas, tampa do distribuidor e rotor?
O meu andou um período a engasgar-se a partir das 6000r.p.m. e não passando das 7000.
Foi quando reparei que o filtro de gasolina tinha cerca de 100.000Km
Depois de trocado ficou outro motor em altos regimes.
Duvido que tenha algo a ver com o T-VIS, isso apenas tiraria rendimento ao motor.
Normalmente com problemas electricos o motor simplesmente pára.
Já tive avarias intermitentes na bobine e naquela parafernália que está por dentro do distribuidor (julgo serem os sensores de Hall) e simplesmente o motor trabalhava ou não, como calhasse (imagino que a centralina inibisse o funcionamento ao sentir a anomalia), tanto numa situação como noutra.
Boas, quando fui andar com ele da última vez realmente reparei num barulho metalico que provinha da zona do motor. E um barulho que mal se ouve mas aumenta de intensidade com a rotação.
Woody, o estado dos cabos de velas parecem-me bem e a capa do distribuidor ta um pouco rachada mas nao me parece que seja dai, penso eu.
(o filtro da gasolina foi mudado à 3kkms tal cm correias, oleo, sistema de refrigeracao limpo, etc...)
Abraço
Esperemos também por uma opinião do Mazdaman... mas parece que é mesmo uma questão de manutenção limpeza em todos os componentes do sistema de injecção.
Se o meu AE86 anda pouco, o AE92 do SPDragon anda claramente menos e o engasganço é perfeitamente perceptível. De facto ele já deu a volta a muitas peças e afinações, daí eu suspeitar da tal manutenção/limpeza ao nivel do sistema de injecção.
71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
74 TA22 ST
74 KE25 - Tune up project.
87 AE86 Levin
Rviper o meu anda pouco mas quando anda é sempre Aveiro-Lx, Lx-carrascal, carrascal-Aveiro e em vice versa
![:[tongue]](http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif)
...
No 1º ano em que o comprei (2002 ou foi 2003 já não sei
![:[fun]](http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif)
) fiz 10000Km no AE92 e sem revisão geral feita.....
O meu AE92 foi da PJ por isso não me admiro de algo errado no carro...dá que pensar altas perseguições, arranques malucos a frio, os piões que já deve ter feito....and so and so...
Resumindo os problemas no meu são:
1º - O barulho metálico que vem do motor são o das valvulas (260KKM)
2º - o carro já foi à maquina para baixar o Co, não conseguem, dizem que é dos Kms que o carro tem.
Sempre que o carro vai á inspeção o mecanico retira 1 tubo do respiro, para baixar os valores
Como posso resover este problema!
3º - A partir 4000rpm a puxar o carro engasga-se até as 7000rpm
Qual poderá ser a anomalia!
4º - rotação normal de relantim 1200rpm...só baixa para as 850/900rpm quando está muito quente (tipo 1 hora de transito intenso)
5º - Revisão geral á 5KKM...todos os filtro mudados (ar, gasolina...)
AE86HDJ95 desculpa estar a intrometer-me no teu tópico mas acho que o mal de uns podem ajudar outros
AE86HDJ95
1º o que entendes por prender ( é não desenvolver, acelarares e ele não responder...)
2º em que fase das rotações notas mais....
3º reparaste se nivel de oleo e água tiveram alguma alteração
Díficil de diagnosticar á distância.
Mas TVIS não é de certeza.
Portanto temos:
1-falha de corrente (sistema eléctrico)
2-falha de combustível (entupimento-pressão-caudal-excesso de gasolina etc....)
Eu começava com:
1- velas, cabos,rotor, e tampa de distribuidor novos
Se continuasse a falhar, ainda se põe a hipótese dos sensores Hall (não sabia que o Ae tinha destes, comprei esta ideia aqui) dado que contráriamente ao que foi dito atrás, também fazem falhar sem desligar/cortar o motor. Quem não acredita, ainda não viu o 323 a trabalhar com uns HALL marados.
Depois resta a alimentação:
2- filtro de gasolina, controlador de pressão, bomba,injectores, electrónica etc...
A quem mencionou um excesso de CO e que para passar a inspecção o "mecânico desliga o tubo de respiro", a solução é só uma:
Não há milagres aqui. A compressão está a passar para a cabeça do motor. O que significa que o carter também tem pressão. Tira a vareta do óleo com o motor a trabalhar e vê se te suja a camisa. Veste uma branca de preferência.
Então:Abre o motor. Retentores de válvulas, guias de válvulas, segmentos, pistons/cilindros gastos. É uma destas coisas.
Regra geral na mecânica não há grandes segredos. Há uns princípios básicos a compreender e umas boas práticas a seguir. O resto é fácil.
Quando percebermos que um motor trabalha essencialmente com base em 4 sistemas:
a-Compressão (pode ser baixa que o motor não falha, apenas perde potência, a não ser que esteja tão mal que já isole as velas.
b- Ponto do motor: só muda se alguém mexer ou se se partir algo. Se algo partiu, o carro já não vai andar,
c- Faísca. No momento certo, com a potência certa. Aqui as falhas possíveis são inúmeras. O uso de um multímetro, mais a utilização grátis da natureza (quer dizer ao escuro), mais uma certa dose de experiência é em princípio qb.
d- Alimentação. No momento certo na dose necessária, sem variações bruscas. Aqui tudo pode acontecer.
Na minha experiência nestas coisas, quando falha é sempre ou c ou d.
O problema mais recente que tive deste tipo foi no Escort que veio temporáriamente substituir o 626: resolvi o problema com uma bobine de ignição. No entanto aproveitei para mudar tudo o que mencionei em 1.
E um ditado; troubleshooting means Trail and Error. Esforço, dedicação e capacidade de análise.
Em alternativa há sempre as oficinas dos representantes/importadores. Há 30 anos que não entro numa.
Face ao que ja foi dito, so acrescento uma coisa:
Num Rover 213(honda civic/balade) o meu pai ( e nao so)teve um probrema que se parecia mais ou menos com este, chegou a fazer santarem-leiria a 40km/h, foi a maquina na rover-OK, noutra oficina-é carburador, afinaram-nestes, mediçoes pela pela revista RTA(lembram-se ainda existe?) tudo ok.
Conclusao: apos inspeccao visual ao circuito electrico verificamos que a bobine de alta tinha uma fuga de corrente interna, manifestada atraves do derreter do isolamento.
Posto isto verifica tudo o que te for possivel.
Falaste em tampa do distribuidor estalada-começa por ai, experimenta limpa-la muito bem e aplica verniz das unha na estaladela e testa.
Abraço
J Clemente
O verniz de unhas não me parece solução.
Mas realmente se tens a tampa do distribuidor rachada ou estalada, acho que deverias começar por substitui-la antes de tentar fazer qualquer diagnostico.
Os "ruídos metálicos" que se ouvem não serão ruídos electricos? De chispas a saltarem aleatoriamente?
É que ainda por cima estamos em época de muita humidade no ar. As consequencias da tampa rachada manifestam-se muito mais nesta altura
Se fores daqui do norte posso emprestar-te uma tampa, rotor e bobine pra circulares uns tempos e verificar se a coisa se mantém.
Apenas referi o verniz para tentar isolar a estaladela provisoriamente, depois de bem seca a tampa, pois a humidade e um factor propicio a salta faiscas no sitio errado
Quote:
Há alguns dias atestei o deposito de s/ chumbo 95
Pessoalmente penso que não se deveria colocar gasolina 95 num carro de 80 e tal.
O indice de Octanas serve para saber até que pressão a gasolina AGUENTA antes de explodir (por isso os F1 usam 100e tal octanas). Quanto mais octanas uma gasolina tem, mais ela aguenta... assim só MESMO quando a vela larga a sua faisca é que a explosão se dá.
Na minha humilde opinião, o motor não gostou do indice de octanas e por isso a explosão não acontecia na altura certa... por isso engasgava-se.
Desde que apareceu a BP 100octanas nunca mais coloquei nada diferente a não ser 98aditivada.
O DEFEITO DA TOYOTA é não saber fazer velocimetros... são sempre curtos!

No teu lugar eu recolhia mais alguma informação
A propria Toyota aconselha a todos os carros fabricados a partir de 80 e tal a utilizarem gasolina sem chumbo 95, pois é para isso que foram optimizados.
Mais: até me disseram que se o motor começar a grilar, que o afinam de borla.
Taxas de compressão e avanços são em função do combustível utilizado, não é á toa... (porquê que no tempo da Super e Normal não haviam estas confusões?).
Boas, a ver se consigo responder a tudo.
Woody, muito obrigado mas sou da zona de lisboa
Mazdaman, foram postas 4 velas novas da marca champion à coisa de 3kkms. Vou experimentar comprar outros cabos e uma capa do distribuidor. Perdoa a ignorancia mas podias explicar o que sao esses sensores Hall?
Dxcup, ja nao foi a primeira vez que lhe pus 95 e como ja foi dito ja tinha lido algures que nao havia qualquer problema mas a ver vamos. Vou passar a 98.
SPDragon, estas a vontade, pode ser que a nossa soluçao seja a mesma.
Qualquer opiniao e bemvinda mas devo dizer que so vou poder mexer no carro no inicio de fevereiro devido a faculdade pelo que mal o faça postarei aqui os resultados. Obrigado pela ajuda
PS: sera que na toyota me saberao diagnosticar o problema? E se alguem estiver a par disso, quanto custara tal operaçao?
Abraço
João, os gajos da GC Sport podem ter afinado o ponto mto alto (mais do que os 15º que costumam por) e a gasolina rebentar por detonação (compressão) e não por ignição.
Mas isso era uma situação que tanto acontecia a quente como a frio. Por isso não acho que seja da gasolina. Como o woodypt disse, a Toyota recomenda S/C 95 e é o que o meu usa já à algum tempo sem problemas (com o ponto a 13º).
Haverá algum problema no injector do frio?
Pergunta ao gon se ele tem alguma capa do distribuidor a mais que possa emprestar por uns tempos! Não sei se a dele tava estragada.
Mas de qqer maneira, os cabos (magnecor) e a capa do distribuidor nova são sempre bons investimentos.
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
Quando comprei o AE92, ele veio do alto Minho para a Marinha Grande ora preso ora mais solto, o problema era apenas das velas que estavam mais que gastas, onde fui tb me disseram que o problema podia ser dos cabos ou do distribuidor, mas eram mesmo só as velas que causavam aquele engasgar.
Quanto à gasolina, tenho posto sempre s/chumbo95, sinceramente não noto grande diferênça para as 98 oct ou 100oct, a bem dizer, a única diferênça que noto é na carteira.
Noto é que o motor está mais solto desde que o comprei, mesmo usando 95oct.
Quanto ao problema que o SPDragon diz ter com o relanti às 1200rpm, o meu tb estava assim. Beixei-o na válvula da admissão para as 850rpm, mas dps em trânsito pára-arranca ou estando ao relanti algum tempo, baixava para as 600rpm.
Quando fui à revisão dos 160.000Km na Toyota, pedi para afinarem o relanti e ficou bom. Não cheguei a saber o k era, mas pelo menos não devia ser grave.

Edited by: Fast Peter
at: 31/12/04 3:24
João....qdo puderes liga-me, eu empresto-te uma capa do distribuidor usada e o rotor, e um conjunto de velas com alguns km´s
vamos começar por experimentar isso....
eu aponto para estes orgãos, e tb para o sistema de combustivel obstruido


Ok filipe, mal seja possivel ligo-te e combinamos isso. Depois os resultados serao postos aqui. Bom ano aos AJAs
Abraço
reparei no outro dia q tb tenho la uns cabos de velas e uma capa do distribuidor em "bom" estado, se quiseres exprimentar ......
Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996
Gracias gon, acho que vou requerer os cabos de velas, depois entro em contacto contigo.
Abraço
E aproveito o topico para perguntar se alguém tem um manual de reparação para a versão europeia.
Encontrei no e-mule uma manual excelente, mas nenhuma das indicações para o AE correspondem ao meu, encontrando as correspondencias nas indicações do AW
Já me começo a fartar de problemas electricos no carro.
Já troquei o distribuidor, meses mais tarde voltou a parar e troquei-lhe a bobine e o Igniter, agora tá outra vez parado.
Alguém sabe se poderá ser a centralina a provocar essas avarias?
Haverá possibilidade de medir o distribuidor (a parte de baixo) de forma a determinar se está funcional?
Boas woody eu pelo menos não te posso ajudar...
Já agora aproveito para dizer que já troquei a tampa do distribuidor mas o problema não era esse e agora tenho o carro a trabalhar a 3 cilindros
![:[burrodocara]](http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif)
Decidi reconstruir o motor. Se alguém conhecer bons torneiros na zona de lx/sintra agradecia que me informasse. Muito obrigado
Abraço
Eu não abria o motor.
Antes de decidir a solução é necessário primeiro encontrar o problema e depois a sua causa. É assim que se deve fazer.
Torneiro????? Para quê???
Edited by: MazdaMan Toninho at: 8/3/05 19:20