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Área pública => Geral => Tópico começado por: nunoturbo em 09 de Março de 2004, 16:45

Título: Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Março de 2004, 16:45
Há uns tempos atrás, e durante uma conversa, colocaram-me uma questão há qual não soube responder, e que se prendia com as eventuais diferenças entre as cores dos Líquidos de Circuito de Refrigeração dos motores dos nossos pópós. Anda por aqui alguém que me/nos possa esclarecer?
Título: Re: Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 09 de Março de 2004, 18:42
não tem ciÊncia nenhuma, é apenas para facilitar a verificação do nivel de liquido refrigerante....recomendo o amarelo fluorscente....é do tuning:[upss]  



Título: Re: Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Março de 2004, 19:09
Assim sendo, tanto faz azul, cor e rosa, verde ou amarelo?

:pensador]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: rventura em 09 de Março de 2004, 20:30
Vou perguntar ao meu mecânico mas acho que a côr em nada influência.
A marca e o preço sim é que são as atenções a levar em conta...

Geralmente os dos Hiper-Mercados são muito baratos para terem grande qualidade...

Isto aplica-se tb a oleos e peças simples de revisões.

Título: Re: Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: Woody PT em 09 de Março de 2004, 22:27
Atenção aos Hipermercados!

Com frequencia se encontra água corada.


É preciso ter em conta que o líquido de refrigeração não serve apenas para transportar o calor para o radiador.
Convém que também lubrifique a bomba de água e impeça a oxidação do circuito (e impeça o congelamento, nas zonas onde possa acontecer).


Pessoalmente, para meter algum líquido de marca branca, prefiro água destilada. Tem o mesmo efeito e é muito mais barato.

Depois existem os concentrados.
Normalmente adiciona-se á agua da torneira - com toda a quantidade de minerais que contém.



Pessoalmente, gostei bastante da viscosidade e resultados do vermelhinho da Toyota e do Verde da Renault. Além desses, só mesmo de uma marca conceituada (apesar de não gostar de ir por marcas), concentrado e diluido com água destilada na proporção que me parecer melhor, indiferentemente da indicada.

Já utilizei água destilada com querosene (petroleo iluminante) apenas para limpar o circuito mas gostei do resultado (o ponteiro passou a andar um pouquinho mais abaixo). Só que tive receio pelas tubagens e vedantes :(  

Título: Re: Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Março de 2004, 22:46
Quote:
Já utilizei água destilada com querosene (petroleo iluminante) apenas para limpar o circuito mas gostei do resultado


E limpou o circuito?

Talvez precise de uma coisas dessas...

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Título: agua
Mensagem de: figueiredo em 10 de Março de 2004, 02:12
não tenho certezas acerca das cores mas por o que já vi ,a cor difere da concentração do anticongelante.
existe anticongelantes para -5 graus e outros para -20 graus e por ai fora.a cor difere ai mas tambem de fabricante para fabricante.
uma vez li que o producto anticongelante e feito apartir do glicol.o glicol fazia-se antigamente apartir da fervura de vinho durante muitas horas. este producto tambem serve para manter o motor mais fresco pois transmite melhor o calor.era bastante utilizado nas corridas de antigamente para aumentar a performanse dos carros.
sei de um amigo meu ja com alguma idade que era mecanico numa equipa que fazia na decada de 1960\70 as rampas em portugal. corriam com um mini cooper 1300s e foi com este amigo que me ensinou muitos truques para aumentar a potencia e não só.
os anticongelantes da altura era mesmo só glicol e diz ele que os minis subiam as rampas nas horas e nunca viram nenhum com a junta da cabeça queimada.e se eles andavam..estão a ver um mini cooper´s com perto de 100cv e a dar quase 200km´h!!!!! era uma serie de minis que sairam em 1960 com 82cv de fabrica.
uma vez perguntei ao meu amigo o seguinte? "então e datsun´s ?   resposta - bem em recta ainda davam coça mas nas rampas ficavam para traz.

:[hihih]  

Título: Re: agua
Mensagem de: ROGER MORGAN em 10 de Março de 2004, 01:43
Bem isto nunca foi uma preocupação de maior para mim. Como não tenho club tanto faz a cor :[boleia]    

Normalmente utilizo, até em cicuitos abertos com tubo ladrão e sem bomba de água no circuito de refrigeração o REDEX azul pois fica ao custo da água destilada, mas não sou muito exigente nisso. A minha preocupação é um controlo visual apertado e sistemático do termómetro dos carritos. Estão lá para se ver, pois as luzes led quando acendem, normalmente já estamos na despesa....

Agora água da torneira é que não utilizo nunca, pois tem muitos minerais dissolvidos que acabam com o tempo de ficar agarrados às paredes do circuito de refigeração e aí serve de impedimento à permutação de calor e ao caudal do líquido (diametro mais pequeno). Já vi com os meus olhos tubagens e condutas da EPAL reduzidas a menos de metade do seu diâmetro devido á deposição de calcário e outros minerais mas paredes da conduta.

Agora querosene e petróleo isso afecta com toda a certeza as tubagens e todas as borrachas do circuito. Existem produtos de limpeza do circuito que devem usar com alguma regularidade (todos os anos ou de dois em dois).

Old & Classic Car Fan

Edited by: ROGER MORGAN  at: 9/3/04 19:48
Título: Re: agua
Mensagem de: Woody PT em 10 de Março de 2004, 03:10
Eu uso o petroleo apenas para a limpeza do circuito:

Após usar um produto de limpeza (normalmente deve ficar lá dentro uma ou duas horas), retiro-o, enxaguo e atesto com água destilada e dois litros de petroleo iluminante.
Deixo lá ficar cerca de uma semana, utilizando o carro diariamente.
O petroleo, por ser detergente, limpa todas as impurezas que tenham ficado; desfaz as maiores que ficam "á solta" e, por ser algo gorduroso, entranha-se em todos os nichos da bomba de água, lubrificando-a.

Passado esse tempo, torno a enxaguar, enchendo e esvaziando o circuito duas ou três vezes com água destilada.
No final, atesto com um produto normal.


É realente trabalhoso, mas as verdade é que em n carros, com maus tratamentos, nunca troquei uma bomba de água ou tive problemas de aquecimento (excepto no primeiro, quando aprendi este procedimento).



O Glicol é um tipo de álcool, tem uma temperatura de congelação muito mais baixa que a água. Por isso é adicionado para evitar o congelamento.
Duvido que seja melhor na transferencia de calor, pois a sua massa é muito menor.


Os minerais da água da torneira, além de entupirem os circuitos, tendem a depositar-se também nos termostatos, dificultando o seu funcionamento (já vi um motor aberto, com mais de dez anos e centenas de milhar de Kms, que sempre e só usou água destilada - os canais estavam rigorosamente novos)

Título: Re: agua
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Março de 2004, 16:51
Woody, e a dissolução de todos os resíduos acumulados no bloco do motor, ao desfazerem-se não se entranham na bomba de água e nos favos do radiador?

 

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Título: Re: agua
Mensagem de: Woody PT em 10 de Março de 2004, 18:05
Já por isso é que eu faço n enxaguamentos.


A última que fiz foi no Toyota:
Na altura até andava com ele diariamente, de maneira que andou uma semana com o petroleo lá dentro. Depois de o tirar e passar por água, todos os dias ao chegar a casa (motor quente, termostato aberto), tirava a água que lá estava e ia metendo limpa, lentamente.
Á noite, já frio, voltava a tirar e meter nova.

Dois dias assim, nova dose de petroleo e novo ciclo.

No final, líquido da Toyota (bem caro, por sinal) e no dia seguinte tirei tudo e meti novo.



Tardei duas semanas no processo, mais de trinta litros de água destilada e cinco litros de petroleo.
Eu sei que exagerei, mas nestes casos, prefiro falhar por excesso do que por defeito.

Título: Re: agua
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Março de 2004, 18:09
OK  

:[fixe]  

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Título: reply
Mensagem de: figueiredo em 11 de Março de 2004, 03:03
adicionar petroleo no circuito de arrefecimento e que é nova para mim!!
sem estar a falar mal ou bem ,sempre me disseram que adicionar substancias a base de oleo mandava as borrachas para a sucata.estas substancias a base de oleo depois de quentes corroiem as borrachas.
claro que não tenho a certeza pois foram varias pessoas que me disseram para nunca fazer isso.
agora o que ja vi fazer e adicionar um producto proprio no circuito que serve para lubrificar os diversos orgãos mecanicos e que é muito utilizado em motores maritimos.
sei tambem que é adicionado apenas umas gotas em todo o circuito e que pode ser utilizado sem ser preciso mudar de tempos em tempos.
é um produto que qualquer loja de artigos martitimos teem de certeza.
a lata que em vi (não me lembra o nome) e da marca dos motores da caterpillar.
:[fixe]  

Título: Re: reply
Mensagem de: Woody PT em 11 de Março de 2004, 03:22
Isso realmente é verdade.

Mas repara que o petroleo Iluminante (ou querosene) é realmente um destilado do petroleo.
Mas a gasolina e o Diesel também o são.
Em que matéria são os vedantes das bombas e depositos de combustível?
E as tubagens?

Não é por aí que se degradam tão rapidamente ;)



E por essa dúvida mesmo é que não o mantenho muito tempo dentro do circuito (o mecanico que me ensinou a usar petroleo para limpar por acaso disse-me que o poderia deixar lá dentro pois só fazia bem).



Da mesma forma que eu sempre aprendi que não se deve usar massa consistente para lubrificar peças em contacto com plasticos ou borrachas (o caso dos motores e transmissóes dos limpa pára-brisas, p.ex.) mas sim vaselina.
Realmente a massa consistente degrada os plasticos e borrachas e a vaselina não, mas ambos são derivados do petroleo (acho).
Aliás, há quem use vaselina líquida para limpar e dar brilho aos plásticos interiores.

Título: liquido refrigeração
Mensagem de: figueiredo em 11 de Março de 2004, 04:51
bom ,é verdade que querosene é um destilado do petroleo mas sera que faz alguma coisa ???
não sei mas gostava de saber a quanto tempo já fazes esse tratamento?
tens alguns resultados que possas divulgar.
se eu bem entendi fazes uma limpeza,ao encheres no final metes uma solução tipo meio por meio. sim?
ha quanto tempo andas com essa solução?

todos os dias aprende-mos algo e se calhar ate vou experimentar.

fiquem bem.:[beer]  

Título: ja agora
Mensagem de: figueiredo em 11 de Março de 2004, 04:59
ja agora por falar em liquidos.
sabiam que os liquidos para misturar nos lava-vidros dos carros são feitos a base de alcool azul(desnaturado).
acho que o nome do alcool e esse.
uma vez comprei para experimentar um desses liquidos no modelo\continente.era azul e cheirava a alcool. ate ai tudo bem .ao encher estava comigo um amigo meu que me chamou "burro" pois fui comprar "alcool" e tinha la no serviço de borla. claro que na altura eu não sabia.ele depois me disse que esses liquidos são feitos com alcool azul e que esse alcool nas drogarias fica bem mais barato do que nas lojas ou mesmo nos hiper.cada litro ronda o 1.5€ e nos hiper custa algo mais e vem diluido com agua.
 

Título: Re: ja agora
Mensagem de: Woody PT em 11 de Março de 2004, 06:33
Repara que eu não deixo o petroleo lá dentro.
Apenas o uso algum tempo pra soltar incrustações.
Depois retiro-o.



Já agora, julgo que o Alcool desnaturado é o vermelho (que é alcool com petroleo, por sinal).
O azul julgo que tem outro nome (canforado?).
E o alcool no líquido do lava-vidros tem a mesma função que no radiador:
Anti-congelante (e também ajuda a dissolver insectos).

Título: liquido
Mensagem de: figueiredo em 14 de Março de 2004, 05:31
assim já estou bem mais de acordo.so sas o liquido para limpar o radiador e depois entra só agua durante o funcionamento diario.
eu digo isto porque vi um cavalheiro colocar oleo dos travões no radiador (para lubrificar dizia ele) e a seguir foi comprar tubos novos passado algum tempo.

quanto ao liquido do lava vidros pensei que a principal funcão era mesmo limpar pois o alcool dissolve bem a porcaria em especial os mosquitos.
por vezes coloca e um pouco de sonasol verde (pouco) e sempre limpa melhor.não se pode e exagerar pois faz muita espuma .:[fixe]  

Título: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 06 de Agosto de 2013, 11:36
Gostaria de saber que anticongelante recomendam para a utilização no clássico Honda Civic 1200 SB2
O WURTH HUSKY é uma boa opção? como se procede em termos de concentrações?
Obrigado 
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: rpm em 06 de Agosto de 2013, 12:33
Porque não o original da Honda? Vem pronto a usar.
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 06 de Agosto de 2013, 13:11
Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 12:33
Porque não o original da Honda? Vem pronto a usar.
Antes de mais obrigado pela resposta.
Aonde é possível encontrar?
Cumps
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: rpm em 06 de Agosto de 2013, 13:20
Num concessionário Honda.
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: Camry 2200 em 06 de Agosto de 2013, 17:42
Cuidado com anticongelantes novos em motores antigos. Alguns anticongelantes "limpam" em demasia os sitios mais oxidados do circuito de água dando lugar a fugas.
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 06 de Agosto de 2013, 18:35
Citação de: Camry 2200 em 06 de Agosto de 2013, 17:42
Cuidado com anticongelantes novos em motores antigos. Alguns anticongelantes "limpam" em demasia os sitios mais oxidados do circuito de água dando lugar a fugas.
Pois esse também é o meu medo, daí estar a perguntar qual será o melhor para este caso.
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: rpm em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: Santos Silva em 06 de Agosto de 2013, 18:45
A concentração pode ser mais diluida no caso dos motores mais antigos.
O que é importante é que exista um componente que faça a limpeza sem ser em demasia e não seja apenas água para não deixar calcário ou enferrujam as peças de ferro ou aço.

Diria que a solução do RPM será adequada mas precisas saber qual a diluição. Se for muito concentrado (quase de certeza) coloca 50% e o resto água.
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 06 de Agosto de 2013, 18:48
Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.
Obrigado mais uma vez. sendo assim acho que vou optar pelo anticongelante da Honda.
Cumps
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 06 de Agosto de 2013, 19:07
Citação de: Santos Silva em 06 de Agosto de 2013, 18:45
A concentração pode ser mais diluida no caso dos motores mais antigos.
O que é importante é que exista um componente que faça a limpeza sem ser em demasia e não seja apenas água para não deixar calcário ou enferrujam as peças de ferro ou aço.

Diria que a solução do RPM será adequada mas precisas saber qual a diluição. Se for muito concentrado (quase de certeza) coloca 50% e o resto água.
Segundo o RPM, o anticongelante da Honda já vem pronto a usar, ou seja basta retirar o anterior e colocar este novo, uma outra questão, qual é o procedimento mais correcto, ao efectuar a troca, depois de retirar o anticongelante antigo.
Obrigado
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: Camry 2200 em 06 de Agosto de 2013, 19:24
Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.

Rui, o alumínio também oxida, e de pior forma que os metais ferrosos porque se desfaz. Imagina que, no caso deste honda, não houve cuidado e andou muito com água da torneira, ao colocar anticongelante muito concentrado, o que estiver quase a ceder cede de forma rápida, daí a ter alertado. 8)
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 06 de Agosto de 2013, 20:42
Citação de: Camry 2200 em 06 de Agosto de 2013, 19:24
Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.

Rui, o alumínio também oxida, e de pior forma que os metais ferrosos porque se desfaz. Imagina que, no caso deste honda, não houve cuidado e andou muito com água da torneira, ao colocar anticongelante muito concentrado, o que estiver quase a ceder cede de forma rápida, daí a ter alertado. 8)
Um dos cuidados que tive foi verificar o radiador e aparentemente está com anticongelante, só que o carro já está há algum tempo parado, desde 1998, daí ter a necessidade de o trocar
Título: Re: Anticongelante
Mensagem de: diogonike em 07 de Agosto de 2013, 12:01
Em alternativa ao anticongelante da Honda, visto que só consigo encontra-lo num confessionário o que fica fora da minha zona.
Posso utilizar este?
INUGEL OPTIMAL  da Motul, compre as normas da Honda "Honda Honda HES D 2009-75"
http://www.alfaclassicos.com/oleos/fichas_tecnicas_pt/INUGEl_OPTIMAL_PT.pdf (http://www.alfaclassicos.com/oleos/fichas_tecnicas_pt/INUGEl_OPTIMAL_PT.pdf)
Título: Re: Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: Daniel Maia em 05 de Novembro de 2013, 17:18
Qual é o líquido mais indicado para um starlet kp61?
Título: Re: Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: Santos Silva em 05 de Novembro de 2013, 22:06
O do Continente que tem uma percentagem de 5% a 15%.
Não vale a pena gastar muito dinheiro!!! :lol
Título: Re: Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: Daniel Maia em 05 de Novembro de 2013, 22:38
Secalhar este fds faço a limpeza toda do circuito de água, e coloco o líquido novo
Título: Re: Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração
Mensagem de: diogonike em 19 de Dezembro de 2013, 19:58
encontrei um produto que limpa eficazmente todo o circuito de refrigeração
Chama-se  Restom PAC 2030 - Antiferrugem e limpeza do  radiador  para Radiador do Sistema de Arrefecimento de motores. Acido muito rapido a actuar, decapa imediatamente eliminando a ferrugem e os depositos calcarios numa so acçao..Nao ataca as juntas, cobre ou latao e soldaduras.

Cumprimentos