Passeio em Regularidade AJA - 50 Anos Fortaleza Pneus - 4 de Junho

Iniciado por AJA Team, 25 de Janeiro de 2011, 17:18

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AJA Team

O AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - Integrado no programa "Fim-de-semana AJA", organiza:


Passeio em Regularidade Histórica AJA - 50 Anos Fortaleza Pneus

Cartaz do evento

Vídeo promocional
Apresentação do Fim -de-semana AJA, Aveiro 4 e 5 de Junho de 2011


Estrutura do Passeio

O passeio tem uma estrutura mista de concentração turística, onde os participantes poderão desfrutar da paisagem, bem como, diversas zonas do tipo "Regularidade Histórica" onde, a médias horárias baixas, serão testados os seus conhecimentos de navegação.

O "Regulamento", que será o espírito do passeio, considera alguns parâmetros considerados fundamentais, tais como:


-> Valorização da regularidade dos participantes em detrimento da rapidez;
-> Valorização da falta de equipamento e mecanismos modernos.


O passeio é composto por um percurso de estrada secreto de 235kms indicado em "Road Book" fornecido à partida.
É subdividido em duas secções: 75kms durante a manhã e 150kms à tarde, que inclui uma regularidade em kartódromo.


Existe a possibilidade de participar neste passeio em modo de "Passeio Turístico". Neste caso os participantes:
- Percorrerão a totalidade do percurso, através das indicações prestadas no "Road Book";
- Terão apenas a indicação de uma hora de partida para cada secção e hora meramente indicativa para a chegada;



Viaturas admitidas

- Todas as viaturas ligeiras de origem Japonesa sem limite de idade;
- Todas as viaturas clássicas, de qualquer origem, cuja data de livrete sejam igual ou anterior a 4 de Junho de 1985, legalmente matriculadas e com toda a documentação legalmente exigível para circulação na via pública.


Inscrições

- As inscrições iniciam-se dia 25 de Abril de 2011 e encerram em 31 de Maio de 2011;
- O número de participantes será limitado a 45 viaturas, a ordem de partida será atribuída pela organização;
- A ordem de inscrição segue respectivamente os seguintes critérios: Associados do AJA, convidados da organização e patrocinador, restantes interessados;
- A inscrição deverá ser feita por e-mail, através da respectiva ficha de inscrição e, se possivel, apresentando o comprovativo de pagamento;
- A inscrição só é validada após o pagamento integral da inscrição.


Programa

- 25 de Abril - Abertura das Inscrições;

- 31 de Maio - Encerramento das inscrições. A partir desta data, somente com agravamento de preço e condicionantes;

- 04 de Junho (9.00 horas) - Abertura do secretariado nas instalações da Fortaleza Pneus;

- 04 de Junho (10.00 horas) - Encerramento do secretariado e inicio do passeio para o participante com o número "1".


Como chegar à Fortaleza Pneus

Rua da República
3800-533 Cacia, Aveiro

Mapa localização em pdf - clicar aqui

Mapa localização no google earth:
http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&t=h&msa=0&ll=40.674961,-8.602268&spn=0.000978,0.002642&z=19&msid=210600630562719042031.0004a1975c07ef7cdf462

Coordenadas GPS:
40º 40' 22,70'' N
08º 36' 15,19'' O



Resumo de informação:

Evento: Passeio em Regularidade Histórica AJA - 50 Anos Fortaleza Pneus
Data: Sábado, 4 de Junho
Local: Aveiro, instalações da Fortaleza Pneus
Horário: Abertura do secretariado às 09:00
Organização: AJA - Amigos dos Japoneses Antigos
E-mail: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
Tlm: 966 240 353
Website: www.amigosjaponesesantigos.pt
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

3. Inscrições


- O valor da inscrição por equipa é de: 80€ para os Associados do AJA e 85€ não associados. (Inclui viatura, condutor e navegador);

- Acompanhante (para além do navegador) 25€;

- Inscrição após 31/05 95€;

- A inscrição por equipa de 2 pessoas inclui: Número, crachá pessoal, RoadBook, Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar, regularidade em kartódromo, lembranças e prémios para os primeiros classificados.



Formas de inscrição:

1) Por e-mail: (Preferencial)
FICHA DE INSCRIÇÃO - Clicar aqui Clique na ficha de inscrição e seleccione a opção "Guardar". De seguida abra o ficheiro a partir do seu computador, preencha os dados e clique em "Guardar como". Reenvie-nos por e-mail para ajateam@amigosjaponesesantigos.pt

2) Por carta para a morada:
Amigos Japoneses Antigos
CTT Santo Ovídio, Apartado 1118
4401-801 Vila Nova de Gaia

3) Fax:
Para o nº 234 913 808

4) Forma de pagamento:
Transferência bancária para o seguinte NIB: 0018.0003.1589.7861.0201.9

Caso efectue a transferência num multibanco, faça-se acompanhar do respectivo talão.
A inscrição só é válida após pagamento da inscrição.
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

Para a realização deste evento, o AJA conta com o apoio de:

->
Website Fortaleza Pneus - Cacia, Aveiro

-> www.SSGarage.com

->
  Vista Alegre

-> SIM - Iluminação automóvel
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

#3
Fotos de eventos anteriores:










Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
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AJA Team

Lista de inscritos: 49 + 5

Miguel Vale + Cátia Amaral - Suzuki Swift GTi
Vítor Ribeiro + José Tavares - Toyota Corolla 1200
José Pereira + Maria Pereira - Mazda MX-5
Santos Silva + Pedro Silva - Toyota Starlet 1.3S - Equipa "Colheita de 1982"
Rui Meireles + José Meireles - Honda Civic
Paulo Dinis + Andreia Olímpio - Táxi
Pedro Costa + Eduardo Gonçalves - Toyota Corolla 1200
Miguel Pinheiro + Nuno Fonseca - Toyota Corolla GT DOHC
Álvaro Tavares + Rui Tavares - Datsun 1200
José Santos + Paula Silva - Datsun 240Z
Armando Modesto + Ernesto Barros - Toyota Celica ST
Abílio Gonçalves + Maria Gonçalves - Saab 99L
João Freire + Isabel Florêncio - Colt Galant
Fernando Mateus + Arminda Silva - Toyota Starlet 1.3S
João Filho + Tiago Caio - MG A
Mário Mesquita + Maria Mesquita - Datsun 1600 SSS
Nelson Martins + Ricardo Martins - Mitsubishi Colt - Equipa "Colheita de 1982"
António Castanheira + António Oliveira - Ford Escort
Eduardo Almeida + N\D - MG A
António Correia + Luciano Carvalho - Toyota Celica ST
Vítor Morais + Miguel Martins - Datsun 1200
Manuel Leandro Pereira + Manuel Pereira - Porsche 924
António Pereira + Cláudio Pereira - Toyota Corolla 1200
António Abrantes + Eulália Abrantes - Datsun 1200
Francisco Ferreira + David Silva - Morris Moke
Rui Machado + Patrícia Mesquita - Honda CRX I-VT
Alfredo Rodrigues + Filipe Rodrigues - Honda S800 cabrio
Pedro Jácome + Gonçalo Jácome - Mazda MX-5
Paulo Gomes + Maria Pereira - Mazda MX-5
João Bernardino + João Ribeiro - Mazda MX-5
Carlos Bernardo + Dina Bernardo - Mazda MX-5
João Gonçalves + Filipa Costa - Mazda MX-5
Luís Duarte + Sandra Duarte - Honda Prelude - Equipa "Colheita de 1982"
Luís Videira + André Silva - Datsun 1200
Cabral Menezes + Seara Cardoso - Datsun 260Z
Vitorino Monteiro + N\D - Toyota Corona (Turística)
Luís Neiva + Ricardo Neiva - Toyota Celica GT
Manuel Cunha + Rui - Ford Escort 1300
Hélder  Valente + Júlia  Rocha - Porsche 911 Carrera 2.7
Fernando  Pacheco + Joaquim Barros - BMW 320
Hugo Tavares + Victor Soares - Datsun 1200 Coupe
Jorge Fernando + João Barroso - Fort 1300 GT
José Gomes + N\D  - Honda CRX
João Clemente + João Praia - Toyota Corolla GT Twin Cam
Jorge Santos + Nuno - Volkswagen Golf GTI
Vítor Delmiro + N\D - Honda S800
João Plácido + N\D - Mazda 818 Coupé
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

4º  PASSEIO EM REGULARIDADE AJA
50 ANOS FORTALEZA PNEUS4 de Junho de 2011

REGULAMENTO

PREÂMBULO


      O AJA - Amigos dos Japoneses Antigos - organiza o seu 4º Passeio em Regularidade no próximo dia 4 de Junho de 2011 em Aveiro.

      Nesta edição, contamos com o apoio da empresa Fortaleza Pneus, localizada na variante de Cacia, Aveiro e que neste ano celebra o seu 50º Aniversário.

Tendo em atenção o gosto já existente por viaturas antigas, bem como o entusiasmo e utilização das mesmas e a captação de simpatias pela parte dos "Japoneses Contemporâneos", é aberta a participação a carros japoneses de qualquer idade e a todas as Viaturas Antigas, independentemente da sua origem, anteriores a Junho de 1985 e a pré-clássicos desportivos.

O presente passeio inclui alguns testes do tipo "Regularidade Histórica" onde, a médias horárias baixas, serão testados os seus conhecimentos de navegação neste tipo de provas.

Convém ainda salientar que o "Regulamento", que será o espírito do "4º Passeio em Regularidade AJA / 50 Anos Fortaleza Pneus" através dos seus artigos, tem em consideração alguns parâmetros considerados fundamentais, tais como:
-        Valorização da regularidade dos participantes em detrimento da rapidez
-        Valorização da falta de equipamentos e mecanismos modernos sofisticados e aperfeiçoados nas Viaturas Antigas



Artigo 1º - CONSTITUIÇÃO  DO  PASSEIO  -  GENERALIDADES

      O passeio consta de uma prova de regularidade em kartódromo um percurso de estrada secreto de 223km, indicado em "Road Book" fornecido à partida; é subdividido em duas secções: 85 km antes de almoço e 138km após almoço.

      O percurso é composto por uma parte de puro passeio (146Km) e por um conjunto de diversos testes de regularidade (77Km).


Artigo 2º - VIATURAS  ADMITIDAS

      São admitidas todas as viaturas ligeiras de origem Japonesa, ou de outra origem e matriculadas até 4 de Junho de 1985, legalmente matriculadas e com toda a documentação legalmente exigível para circulação na via pública.
      Único – A organização poderá, a titulo excepcional, admitir qualquer outra viatura.

Artigo 3º - PARTICIPANTES

      3.1 – São admitidas equipas de dois participantes por viatura, dos quais um terá obrigatoriamente de possuir carta de condução;

      3.2 – Durante todo o percurso a viatura terá de ser conduzida por um participante com carta de condução;

      3.3 – A participação de mais de dois ocupantes por viatura e até ao limite máximo considerado no livrete da mesma, será aceite condicionalmente e apenas confirmada no dia 31 de Maio de 2011.


ARTIGO 4º - INSCRIÇÕES

      4.1 – As inscrições abrirão em 25 de Abril de 2011, sendo encerradas em 31 de Maio de 2011, com eventual possibilidade de o serem só em 2 de Junho de 2011, mediante o pagamento de taxa suplementar e caso hajam vagas;

      4.2 – As inscrições serão limitadas a 45 viaturas participantes a ordem será definida pela organização;

      4.3 – Caso surjam mais de 45 inscrições as restantes integrarão uma lista de espera, elaborada condicionalmente por ordem cronológica de chegada e cuja confirmação de aceitação apenas será fornecida no dia 31 de Maio de 2011;

      4.4 – As inscrições poderão ser efectuadas através de fichas descarregadas deste tópico (ver mensagem "Inscrições").

      4.5 – As inscrições deverão ser enviadas por correio, fax: 234 913 808, ou e-mail: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt

      4.6 – O valor de inscrição correspondente à inscrição de mais de dois ocupantes por viatura, no caso da não aceitação da mesma, será devolvida aos participantes no dia do passeio;

      4.7 – Os valores das taxas de inscrição dos participantes inscritos condicionalmente, no caso da sua não aceitação, serão devolvidos integralmente por correio até ao dia 12 de Junho de 2011, para a morada do condutor indicada na ficha de inscrição;


4.8 – Os valores de inscrição são:

- Viatura com dois participantes - Inscrição até 22 horas de 31/5/2011: 80 Euros p\ sócios AJA e 85 Euros p\ não-sócios.
- Inscrição entre 22 horas de 31/5/2011 e 17 horas de 02/6/2011: 90 Euros p\ sócios e 95 p\ não-sócios.
- Participante suplementar - Inscrição até 22 horas de 31/5/2011: 30 Euros
- Inscrição entre 22 horas de 31/5/2011 e 17 horas de 02/6/2011: 40 Euros


4.9 – Os valores referidos em 4.8 incluem além da candidatura ao acesso às taças, troféus e prémios indicados no local apropriado, o fornecimento de :

- Número identificativo, tipo autocolante
- Crachá pessoal identificativo
- RoadBook
- Oferta de lembranças para todas as equipas
- Pequeno-Almoço
- Almoço
- Jantar


ARTIGO 5º – SEGUROS / RESPONSABILIDADES

      5.1 – Só serão aceites as inscrições de viaturas com seguro de responsabilidade civil em vigor, sendo da total responsabilidade dos participantes as indicações prestadas na ficha de inscrição;

      5.2 – Apesar do "4º Passeio em regularidade AJA / 50 Anos Fortaleza Pneus" não se tratar de uma prova desportiva mas apenas de um passeio de entusiastas, dado que as viaturas por uma questão de fácil identificação possuirão um número identificativo, recomenda-se o aviso prévio de cada participante à sua seguradora de que participa no mesmo, para que em caso de sinistro as mesmas não tentem furtar-se às suas responsabilidades;

      5.3 – A organização do "4º Passeio AJA" declina toda a responsabilidade por qualquer acidente que possa eventualmente ocorrer durante o passeio.


ARTIGO 6º - CONSTITUIÇÃO  DO  "4º  Passeio em Regularidade  AJA / 50 Anos Fortaleza Pneus"


      O "4º Passeio em Regularidade AJA / 50 Anos Fortaleza Pneus" é constituído por:
      6.1 – Prova de regularidade em kartódromo (PRK).
              Com a pontuação estabelecida por:
                                               
                              PRK  =  T1 + T2 + 3 (T1-T2)

onde t1 será o tempo da primeira volta e t2 o tempo da segunda volta;


6.2 – Controles Horários Sem Paragem (CHSP)
      Os tempos de passagem nos CHSP, bem como as respectivas localizações, são indicados exactamente nas Cartas de Controlo.
      A hora de passagem indicada será exacta, ao segundo, constituindo um ponto de penalização cada segundo de avanço ou atraso em relação à hora ideal de passagem no mesmo.
      A localização destes controles está assinalado apenas por placa no local exacto dos mesmos que poderá situar-se em qualquer dos lados da estrada.;

6.3 – Testes de Regularidade por Sectores Consecutivos (RSC)
      Os participantes deverão percorrer sectores consecutivos de igual distância com médias escolhidas por cada participante dentro de limites e com condições a indicar na carta de controle.
      A realização de médias fora do intervalo indicado implicará uma penalização de 60 pontos por cada troço onde tal aconteça.
      Cada segundo de desvio em cada troço, em relação às condições estabelecidas, constitui um ponto de penalização.
      As verificações dos tempos de passagem serão efectuadas no final de cada sector, os quais estarão assinalados por placas.

6.4 – Testes de Verificação de Média (VM)
      Será indicada aos participantes a média com que deverá ser percorrido um determinado percurso, podendo a mesma variar ao longo do referido percurso.
      As verificações da média indicada poderão ser efectuadas em qualquer figura do "Road Book".
      Cada segundo de desvio, avanço ou atraso, nos controles de verificação de média, constituirá um ponto de penalização;

6.5 – Testes de Regularidade Pura  (RP )
      Será indicada aos participantes a média com que deverá ser percorrido o percurso correspondente, podendo a mesma variar ao longo do referido percurso.
      As verificações da média indicada poderão ser efectuadas em qualquer ponto do percurso.
      Cada segundo de desvio, avanço ou atraso, nos controles de verificação de média, constituirá um ponto de penalização;


      6.6 – Testes de Regularidade Absoluta (RA)
      Será indicada aos participantes a média com que deverá ser percorrido o percurso correspondente, podendo a mesma variar ao longo do referido percurso.
      As verificações da média indicada poderão ser efectuadas em qualquer marco hectométrico ou quilométrico da estrada.
      Cada segundo de desvio, avanço ou atraso, nos controles de verificação de média, constituirá um ponto de penalização.
      Só serão válidas as distâncias correspondentes aos marcos existentes na estrada, independentemente da localização dos mesmos estarem ou não correctas ;


ARTIGO 7º - CONTROLOS

      7.1 – Existirão os controlos identificados nos locais ( controles de partida CHP,  controlos horários de chegada CHC,  controles horários sem paragem CHSP e  controlos de passagem CP  ) e os controles secretos de verificações de médias não identificados nos locais;

      7.2 – Todos os controles abrirão 10 minutos antes da hora ideal de passagem do primeiro participante e encerrarão 15 minutos depois da hora ideal de passagem do último participante;

      7.3 – Para cada participante considera-se fora do seu tempo admissível o passar em qualquer controle fora do intervalo de tempo referido em 7.2, o que acarretará uma penalização única de 900 pontos por cada controle onde esta situação se verificar;

      7.4 – As penalizações de todos os controles serão ao segundo e a cada segundo corresponde 1 ponto de penalização;

      7.5 – Nos CHC não haverá penalização. A hora indicada é meramente indicativa;

      7.6 – Os controladores registarão tempos ou assinaturas nas cartas de controle nos CHP, CHC e CP; nos restantes tomarão nota dos tempos de passagem dos participantes, que não pararão, e  não efectuarão consequentemente qualquer registo na carta de controle;

      7.7 – A tomada dos tempos será efectuada quando o cubo da roda da frente da viatura cruzar a linha imaginária do local exacto do controle;

      7.8 – Todos os controles funcionarão tomando por base a hora ideal de passagem de cada um deles, independentemente de qualquer avanço ou atraso em controlos anteriores.


ARTIGO 8º - DIVERSOS

      8.1 – O percurso de estrada está calculado para ser efectuado a velocidades de puro passeio, consoante o perfil de percurso em causa;

      8.2 – Todos os testes de regularidade são efectuados a médias iguais ou inferiores a 50 km/h;

      8.3 – A hora do início dos testes de regularidade é determinada através da carta de controle, cabendo aos participantes a responsabilidade de as iniciarem à hora correcta;

      8.4 – É interdita a paragem, ou circulação a velocidade de tal modo lenta que torne dúbia a existência de movimento da viatura, à vista de qualquer controle horário.
      A infracção deste parágrafo traduz-se numa penalização de 100 pontos por situação, a acrescentar à penalização correspondente ao controle em questão;

      8.5 – Nos controlos considera-se que a respectiva zona começa no campo de visão do controlador, podendo os participantes pararem fora da zona de controlo sem se sujeitarem a qualquer penalização;

      8.6 – Todas as penalizações de controlos horários serão acrescidas de 20% para todas as viaturas que possuam "Cruise Control";

      8.7 – Os participantes serão obrigados a colocarem nas suas viaturas qualquer publicidade que eventualmente lhes seja fornecida pela organização;

      8.8 – A hora oficial do passeio será a do relógio existente à partida;

      8.9 – O presente Regulamento anexa.
-        Programa do passeio
-        Ficha de Inscrição no passeio
-        Exemplo de "Carta de Controlo".

      8.10 - Todas as viaturas com ano de matricula posterior a 1985 sofrefrão uma penalização total suplementar de 5 segundos por cada    
ano de matricula além de 1985. Por exemplo, uma viatura com ano de matricula de 1990 sofrerá uma penalização total suplementar de (1990-1985) X 5 segundos = 25 segundos.

ARTIGO 9º - CLASSIFICAÇÕES

Existirão três classificações neste "3º Passeio AJA":

9.1 – Classificação Geral Final
      Classificação dada pelo menor valor de :
      P = PRK  +  Somatório CHSP(s)  +  RSC(s)  +  VM(s)   +  RP(s)  +    
                 +  RA(s)  +  Penalizações    ;

      9.1.1 – Em cada um dos testes de regularidade a pontuação é o valor do somatório das pontuações dos diversos controles horários instalados ao longo dos mesmos;

      9.2 – Melhores Viaturas sem Instrumentos  --  VSI
              Classificação dada pelo menor valor de P para viaturas que apenas possuam os aparelhos de medida instalados de série nas mesmas e sem serem digitais.

      9.3 -  Melhores Equipas
      9.3.1 - Contarão para a classificação as pontuações das 3 melhores viaturas de cada equipa.
      9.3.1.1 - Cada equipa poderá contar com o máximo de 5 viaturas.
      9.3.2 - As classificações das melhores equipas serão atribuídas ás equipas com maior número de pontos.
     9.3.3 -  As pontuações serão atribuídas de acordo com os lugares obtidos na classificação Geral por cada viatura, como se segue:

1º   - 20 pontos
2º   - 17 pontos
3º   - 15 pontos
4º   - 14 pontos
5º   - 13 pontos
6º   - 12 pontos
7º   - 11 pontos
8º   - 10 pontos
9º   -  9 pontos
10º -  8 pontos
11º -  7 pontos
12º -  6 pontos
13º -  4 pontos
14º -  3 pontos
15º -  2 pontos
Restantes - 1 ponto


ARTIGO 10º - PRÉMIOS

      10.1 – Classificação Geral :
              1º lugar : Prémio Vista Alegre para condutor e navegador
     
              2º lugar : Prémio SIM para condutor e navegador
   
              3º lugar : Prémio Vista Alegre para condutor e navegador

              4º lugar: Prémio Fortaleza Pneus para equipa

              5º lugar: Prémio Fortaleza Pneus para equipa

                               

          10.2 – Melhores VSI :
              1º lugar : Prémio Vista Alegre para condutor e navegador
                     
          10.3 - Prémios de presença Fortaleza Pneus e Vista Alegre
          10.4 - Melhor equipa Troféu Barbot  
          10.5 - Melhor equipa Miatamania
     

ARTIGO 11º - DISTÂNCIA  DE  AFERIÇÃO

      O Road Book foi executado com base nas medições efectuadas por um "Terratrip 202 Plus" cujo calibre foi testado na A25 e confirmado na A17.

Brevemente serão indicados os vários troços de aferição

ARTIGO 12º - MODALIDADE  "PASSEIO  TURÍSTICO"

O 4º Passeio em Regularidade AJA / 50 Anos Fortaleza Pneus poderá ser efectuado na modalidade "Passeio Turístico". Neste caso os participantes:
- Percorrerão a totalidade do percurso, bem como a PRK nele integrado, através das indicações prestadas no "Road Book";
- Não terão Carta de Controlo mas apenas a indicação de uma hora de partida para cada secção e hora meramente indicativa para a chegada;
- Terão apenas direito aos prémio de presença .

TROÇOS  DE  AFERIÇÃO



Tendo em consideração os diversos acessos a Aveiro, foram considerados diversos troços de aferição que permitem calibrar, verificar e confirmar, gerindo as varias saídas das SCUT'S , com economia de trajectos e tendo em consideração um rápido acesso ao local das partidas.
Foi igualmente criado um troço para aferições rápidas de ultima hora e mesmo junto ao local da partidas.




A 25 --  Sentido  Vilar Formoso / Aveiro

Do  km  20,00  ao  km  17,00:   2,980  km
Do  km  11,00  ao  km  6,00:  4,975  km

         --  Sentido  Aveiro / Vilar Formoso

Do  km  6,00  ao  km  11,00  :  4,965 km


A 17 --  Sentido   Aveiro  /  Figueira da Foz

   Do  km  116,00  ao  km  111,00  :  4,978 km

          --  Sentido   Figueira da Foz  /  Aveiro

   Do  km  111,00 ao  km  116,20  :  5,175 km


EN  109  --  Sentido  Sul  / Norte
                    ( Cerca de 1650 m antes da Fortaleza Pneus )

0,000  km  --  Placa azul e branca de paragem de autocarro mesmo antes do   
                       Posto GALP ( marca no chão )

1,000  km  --  Frente a parte central da frontaria de "Detalhes Interiores"
                       ( marca no chão )

1,160  km  --  1ª esquina de entrada na Fortaleza Pneus ( marca no chão )
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

Kaizen

Para "abrir" o tópico, pode-se dizer que o troço da manhã já está pronto.  :D
Ainda vai ter uns ajustes, mas só com o objectivo de caracterizar alguns pontos de controlo.

O percurso da tarde vai terminar num Kartódromo  8)


Podem começar a preparar as máquinas... as de quatro rodas e as de calcular!  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

metralha328

Eu estou é preocupado em ter carro até essa altura... :assobio  :assobio  :assobio

Kaizen

Não precisas de estar preocupado  :green:
Quem não tem carro, assume o lugar de navegador ou de controlador.  :angel:

Duas oportunidades de emprego temporário com elevada procura  :lol
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Umtali

CitaçãoEu estou é preocupado em ter carro até essa altura... :assobio  :assobio  :assobio


Pois já somos dois ... é desta que vou estrear um Datsun  :assobio

João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

ALGUMAS  "DICAS"  SOBRE  REGULARIDADES


   Os passeios de regularidade histórica têm como objectivo testar os conhecimentos dos participantes em provas de regularidade de andamento.
   Em qualquer tipo de prova pretende-se sempre manter uma regularidade, a determinada média ou em determinadas situações, variando contudo os diversos processos pelos quais as ditas regularidades / médias poderão ser controladas / verificadas.
   Dado que não existe nenhum regulamento geral rígido e tipificado, as diversas organizações costumam adaptar ao seu gosto aquilo que é habitual, podendo nalguns casos "inventar" um bocado dentro dos princípios básicos destas provas.
   Neste pequeno apontamento tentaremos resumir os casos que irão ser usados no 4º Passeio em Regularidade AJA / 50 Anos Fortaleza Pneus, que são os mais habitualmente usados, embora não o sejam habitualmente na totalidade e em simultâneo usados numa mesma prova.


Controlos Horários Sem Paragem (CHSP)

   Neste tipo de prova é indicado no "Road Book" um certo percurso ao longo do qual existirão diversos controlos horários sem paragem.
   A carta de controlo indicará a distância exacta a que se situa cada controle, relacionando-o com o "Road Book", e indica o tempo que o participante tem para efectuar esse percurso. Ao ler estes dados o participante deverá adequar o seu andamento à relação distância / tempo.
   A hora de passagem indicada será exacta, ao segundo, constituindo um ponto de penalização cada segundo de avanço ou atraso em relação à hora ideal de passagem no mesmo.
   A localização destes controlos está assinalada apenas por placa no local exacto dos mesmos, não devendo o participante parar e sendo o seu tempo de passagem tomado por um controlador existente no local.


Regularidade por Sectores - Média Indicada

   Os participantes deverão percorrer sectores consecutivos do percurso com igual distância, no mesmo período de tempo em tempos diferentes. Os tempos médios estarão indicados na carta de controlo.
   As verificações dos tempos de passagem serão efectuadas com o carro em andamento. Cada segundo de desvio, avanço ou atraso, no final de cada sector, constituirá um ponto de penalização.


Verificação de Média

   Será indicada aos participantes na carta de controlo a média com que deverá ser percorrido um determinado percurso, podendo a mesma variar ao longo do referido percurso; neste último caso deverão ser indicadas as diversas médias na carta de controlo, referindo entre que figuras do Road Book vigorarão cada uma elas.
   As verificações da média indicada poderão ser efectuadas em qualquer figura do "Road Book", com o carro em andamento e sem paragem, por controladores que poderão ou não estarem visíveis. Os controles são secretos e não estão assinalados.
Cada segundo de desvio, avanço ou atraso, nos controles de verificação de média, constituirá um ponto de penalização;


Regularidade por Sectores – Média a Escolher

Estrutura e penalizações como na regularidade por sectores com média indicada.
Neste caso a média será escolhida pelo participante dentro de limites máximo e mínimo fornecidos pela organização.
A escolha de média fora do intervalo indicado implicará uma penalização adicional por cada sector onde possa ocorrer;


Regularidade Pura – Média Constante

Será indicada aos participantes na carta de controlo a média com que deverá ser percorrido o percurso correspondente.
   As verificações da média indicada poderão ser efectuadas em qualquer ponto do percurso com a viatura em andamento, por controladores visíveis ou não visíveis. Os controles são secretos e não assinalados.
   Cada segundo de desvio na passagem dos controles em relação à hora ideal, por avanço ou atraso, constituirá um ponto de penalização;


Regularidade Pura – Médias Variáveis

Estrutura e penalizações como no caso anterior, mas existindo diversas médias diferentes para partes distintas do percurso; será indicado na carta de controlo entre que figuras do Road Book vigorarão as diversas médias.


Regularidade Absoluta

Será indicada aos participantes na carta de controlo a média com que deverá ser percorrido o percurso correspondente.
   As verificações da média indicada poderão ser efectuadas em qualquer marco hectométrico ou quilométrico da estrada por controladores visíveis ou não visíveis. Os controles são secretos e não estão assinalados. 
   Cada segundo de desvio, avanço ou atraso, na passagem pelos controles em relação á hora ideal, constituirá um ponto de penalização.
   Para efeitos de cálculos de horas ideais só serão válidas as distâncias correspondentes aos marcos existentes na estrada, independentemente da localização dos mesmos estarem ou não correctas.


Regularidade em Kartódromo

   Os participantes efectuarão 2 voltas ao circuito do kartódromo, com partidas e chegadas lançadas.
        Pretende-se obter o menor tempo total para as duas voltas e uma menor diferença de tempo entre ambas as voltas.
        Circularão em pistas vários carros em simultâneo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ze Corona MKII

Já tinha saudades de um evento deste formato.  :clap:

O corona está mais habituado a estas andanças.

A ver vamos... :eusa_think:
Sócio AJA nº22

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Cortina Team

Com ou sem cortinas, vou lá estar no Sábado e no Domingo  :excited: até porque tenho um espaço livre na minha prateleira ao lado do jarrão da Vista Alegre (PM)
e também uma imagem a manter :assobio

É simplesmente o melhor evento do ano... para as máquinas brilharem  :dance:
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

AJA Team

Já está online o cartaz do evento.
Criado pelo associado Paulo Dinis (Cortina Team).  :thumbsup


Paulo, se tiveres oportunidade, coloca uma foto do troféu que recebeste na última regularidade do AJA.  :D
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt