Restauro de Datsun 1200

Iniciado por datsun bat, 29 de Novembro de 2007, 07:07

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datsun bat

Boas a todos!

Após alguns anos de volta do meu Datsun 1200, resolvi dar-lhe o que ele merece, até porque me tem dado algumas chatices ao nível do diferencial!
O carro está impecável de chapa e como tal resolvi dar-lhe uma cara nova, a cara original!
A história deste carro é muito engraçada, esteve 3 anos á chuva e ao sol até que soube que o dono o vendia, falei com ele e fiz negócio!
Reboquei o carro para a oficina e fiz-lhe uma reparação de motor, pois ele foi encostado por fazer a admissão ao contrário (que não sei o que é), mas o facto é que ele expirrava a gasolina pelo carburador!
Comprei um conjunto de juntas de descarburização, rectifiquei a cabeça e o carro começou a trabalhar!
Mas entretanto e com os estudos tive de deixar o projecto um pouco de lado!
Sempre que tinha tempo ia mexer no carro até que o comecei a restaurar de chapa, péssima ideia, pois o mecânico não reparou nada, esteve dois anos parado na oficina e até já servia de bancada de ferramentas, para já não falar na quantidade de betume que ele pôs na chapa sem a reparar ( que é frequente nalguns biscateiros), mas enfim, tirei o carro daquelas garras o mais depressa que pude e lá o fui arranjando e pintando como podia!

A pintura foi o que mais me fez pensar, queria um carro todo desportivo sem alterar muito as coisas de origem, e aparece a asneira (podem comprovar nas fotos), umas riscas, um amarelo dourado piroso etc,etc!
Zangado comigo mesmo, resolvi agora dar-lhe a dignidade que tanto merece e está em boas mãos...

Vou postar as fotos do restauro anterior, para poderem ver as asneiras e assim que for tendo fotos do restauro vou postando, quero fazer um relato fiel das várias etapas!

Vou adiantar que o carro se encontra semi-desmontado!


Esta é a única foto que tenho do local onde o carro esteve parado até o adquirir

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Reparação do motor

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Aqui estão as da reparação da chapa...(se é isso que lhe podemos chamar)

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E por fim, aqui fica a minha asneira ao nível das cores do carro!

Mas agora sim, vai voltar ao que era...

Sempre que puder ponho fotos ao longo do restauro!


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Cumprimentos
Mário


Umtali

Oh Mário, já vi carros de muitas cores, mas essas ... http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">

Tens aí uma boa base de restauro pois não vi podres nenhuns, deves é arrancar essa massa toda e voltar a pinta-lo na cor original, que acho muito bonita! http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">

As forras das portas, apesar de estarem boas, também podiam ser mais bem feitas ... e despacha a consola central! http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">



 

Sócio AJA Nº 11

João Freire - Sócio AJA nº 11

nunoturbo

Pois é, há "pormenores" a precisarem de serem ajustados...



ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!


ALMOÇO DE NATAL AJA - DIA 1 DE DEZEMBRO EM COIMBRA

Sócio AJA n.º3

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Tiago Santtos

Essa combinação de cores... http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]"> http://www.deephousepage.com/smilies/AR15firing.gif ALT=":[maxingun]">

Arranja esse menino, que ele bem merece !!

Mad Datsun
http://datsun1200pt.blogspot.com/


datsun bat

Ontem como era sábado fui até á oficina ver como estavam a correr as coisas!

Nesta fase estamos somente a identificar e a avaliar os pontos mais criticos, daí avançar-mos peça a peça, mas já substituimos chapa, embora não ficasse o trabalho terminado.

Mas com calma vai...

Para mim fui uma grande desilusão ver que o carro estava a ficar podre deviso ás camadas excessivas de betume e de fibra! O que só me vai dificultar o trabalho, pois vamos fazer todas as peças manualmente!

Deixo aqui umas fotos e algumas explicações acerca do trabalho efectuado...

Espero que disfrutem e comentem...



Esta é a frente do carro ainda com a mecânica montada!

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Frente do carro com uma pequena moça a corrigir

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Frente esquerda sem qualqeur problema

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Apoio do banco já soladado, pois encontrava-se partido

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Exterior da traseira

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Embaladeiras com alguns pontos criticos

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O problema que originava o diferencial a partir está aqui. O caro sofreu um acidente e ficou empenado ao nível do chassis, as setas mostram a chapa enrugada. Depois de medidos os pontos das rodas a diferenças era de quase 2 cm's!

Mas o pior veio ainda depois...

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Esta foto permite ver a chapa do exterior toda recolhida a encarquilhada!

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Alguns buracos na chapa, o que já esperava...

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Este buraco é ao nível do apoio do vidro...

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E a parte que mais me custou...

Pois tinha a chapa todo empenada e cheia de fibra, teve que ser cortada e vai levar uma traseira nova de um dador que adquiri! Nunca pensei que estivesse em tão mau estado, sem recuperação possível!

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O travão de mão devido ao uso também tinha umas pequenas fissuras...vai ser corrigido brevemente...

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No vidro de trás apenas uma ferrugem ligeira...nada demais...

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Uma peça já reconstruída...

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E por fim as portas, nada de alarmante...

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Uma vista lateral, que por acaso não tem empeno nunhum, nem mesmo nas portas...

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E agora um testemunho do que se fazia e que se fez no meu carro.
Vejam a quantidade de betume que tirei do carro, mesmo a espessura do betume dá para reparar, e depois o lixo, e só desta peça...

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E por este fim de semana está tudo...a ver se esta semana removo toda a tinta e descubro mais umas coisas para rectificar, espero não ter mais surpresas!

O carro até parecia uma boa base de restauro como disse o Umtali, mas há sempre peças que nos enganam, espero que daqui para a frente não me apareçam mais destas!

Até porque de mecânica está a 100%...era mesmo oq ue lhe faltava!

Cumps.
Mário

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=datsunbat>datsun bat at: 3/12/07 2:29

Umtali

Força Mario, não desanimes pois está a andar a bom ritmo! http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

PS - Vocês "queimaram" a tinta para a remover? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">


 

Sócio AJA Nº 11

João Freire - Sócio AJA nº 11

Corolla KE70L

Parece estar muito bom de chapa, não vai ser difícil de reparar.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


Valter Esteves

Bom restauro e uma boa dose de paciência.

Veja o meu tópico aqui no ralenti dos iniciados, sobre o restauro do meu Datsun.

Valter Esteves (Vila Real - Capital da Velocidade)

Valter Esteves
Vila Real (Capital da Velocidade)

datsun bat

Boas a todos!

Este fim de semana que vem vou novamente até à ofocina para ver o aspecto dos avanços!

Quanto à questão do Umtali acerca da tinta, a tinta não foi queimada, é o efeito do decapante em cima do aparelho que é vermelho, mas confesso, houve zonas que mais dava a conta meter o maçarico...principalmente onde tinha quase 2 cm's de betume!

Mas agora vai ser todo endireitado.

Este fim de semana deve ir ao banco de ensaios e vai ser esticado, vamos lá a ver o resultado.

Obrigado pelos vossos comentários, vou dar-lhe o mais rápido possível para o pôr novamente na estrada!

Cumps.
Mário


datsun bat

Boas a todos!

Este fim de semana fui novamente à oficina e já vi algum trabalho realizado!

Aos poucos vai tomando as formas!

Aqui ficam os relatos fotográficos...


Estas peças são as novas embaladeiras...embora não sejam utiizadas na sua grande totalidade. Não consegui arranjar na marca e as que arranjei não são bem o original, logo mais trabalho e tudo feito à mão...

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O carro já sem o tablier...e esta é uma das partes que nem se vai mexer, está toda em excelente estado.

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Lembram-se disto?

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E agora...

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E por dentro?

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já com o tratamento...

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E a imagem final, a porta completamente desempenada e restaurada! Levou tratamento no interior para evitar futuras corrosões.

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Esta parte já depois de ter sido reparada suscitou algumas dúvidas no chapeiro, conclusão, estava mesmo podre.

Primeiro...

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depois de reparada...

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A traseira aos poucos está a ser refeita.
Primeiro cortou-se e já temos os moldes. Já só falta aplicar.

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O molde a aplicar.

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E o lado contrário também já com as peças refeitas e prontas a aplicar.

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E agora a nova aquisição...um dador!

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*Se alguém estiver interessado em algumas peças pode contactar-me, não vou usar todas as peças, quer de mecânica, quer de chapa.

E o grande "doutor" o mestre Luís Vitorino a trabalhar!
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Espero que gostem do que estou a fazer por este carro!

Cumprimentos a todos e obrigado pelo apoio.

Mário


Corolla KE70L

Está no bom caminho para ficar nuobo!!!!http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


metralha328

Belo trabalho!
E conseguiste arranjar um dador de 2 portas que ainda não tinha sido usado para troféu Datsun!!!http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">
Força nesse restauro
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Toyota Corolla


Valen

O teu dador parece já quase despido de tudo. Continuação de bom restauro.


Castello

Força nisso!http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">
Que o meu ex-verdinho te ajude nesse restauro que vai brilhar sem dúvida. Tiveste sorte em encontrar alguém tão competente como o Sr. Vitorinohttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
Abraço e quem sabe, até sábado!


datsun bat

Hoje de manhã estive na oficina, pois o chapeiro ligou-me para ir ver esticar o carro!

Estive lá... e resultado, além da surpresa, tinha já o lado direito do carro todo pronto!

Isto assim vai...

Ora aqui ficam as imagens...

Carro no esticador...

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Esta zona cedeu perto de 1,5 cm's...
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E esta já não está enrugada...
Depois de esticado, foram medidos todos os pontos da parte traseira e não tem empeno nenhum! Muito bom!´

antes...

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Depois...
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Em seguida o que me deixou surpreso...tenho já a traseira lateral direita toda refeita desempenada.
Está com um nível perfeccional de 100%.

Vejam, comparem e comentem...

Antes...
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Depois...

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No interior...

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http://img155.imageshack.us/img155/3262/restaurodatsun2007003ve7.jpg"/>

No final...

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E agora o lado esquerdo, que já está também quase a levar a ilharga...

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Espero que estejam a gostar do desenvolver do restauro, na minha opinião penso que fico com um carro novo!
E mais já só no fim de semana...


Pois é bem verdade, este verdinho era aqui de um membro do AJA, mas também vai ter um bom fim (não fim de vida)...depois veêm...
E até sábado...temos que ir bater a bóia com o Sr. Vitorino...
Cumps.
Mário